sexta-feira, 15 de junho de 2018

POEMA: AS SEM-RAZÕES DO AMOR - CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE - COM GABARITO

Poema - As sem-razões do amor
            Carlos Drummond de Andrade
Eu te amo porque te amo,
Não precisas ser amante,
e nem sempre sabes sê-lo.
Eu te amo porque te amo.
Amor é estado de graça
e com amor não se paga.


Amor é dado de graça,
é semeado no vento,
na cachoeira, no eclipse.
Amor foge a dicionários
e a regulamentos vários.


Eu te amo porque não amo
bastante ou demais a mim.
Porque amor não se troca,
não se conjuga nem se ama.
Porque amor é amor a nada,
feliz e forte em si mesmo.


Amor é primo da morte,
e da morte vencedor,
por mais que o matem (e matam)
a cada instante de amor.
                                                    

Entendendo o poema:


01 – Pode-se afirmar que existe um trocadilho no título do poema. Explique as possíveis intenções do mesmo.
      O trocadilho está relacionado à palavra “sem” que poderia ser interpretada como prefixo, no sentido de “não ter”, ou ainda apesar da diferença na grafia, como numeral “cem”.

02 – O poema é uma reflexão do comportamento humano. Escreva um parágrafo explicando como o amor é abordado pelo autor.
      O poeta procura passar a ideia de que o amor foge a convenções, não há razões ou lógica no ato de amar. É um sentimento sublime, que não necessita de explicações, ele é um sentimento superior.

03 – Há algum tipo de metáfora no poema? Exemplifique.
      Sim. “Amor é dado de graça, é semeado no vento, na cachoeira, no eclipse”.

04 – No poema, prevalece a ideia de que, em uma relação amorosa:
a)   O indivíduo deve procurar amar e ser amado na mesma proporção.
b)   Aquele que ama não precisa ser correspondido para continuar amando.
c)   As pessoas devem compartilhar o sentimento, dando e recebendo amor.
d)   O sujeito precisa ter ciência dos motivos que o levam a amar o outro.
e)   Cada um deve amar a si mesmo acima de tudo para depois poder amar o outro.

05 – Segundo o poeta, o amor:
a)   Tem sua atuação dicionarizada.
b)   É mais forte que a morte.
c)   Explora todo amante.
d)   Produz ações inexplicáveis.
e)   É baseado em regras e compromissos.

06 – Assinale a alternativa correta em relação ao texto “As sem-razões do amor”.
a)     O gênero textual acima é um poema, pois está estruturado da seguinte forma: estrofes (que é cada linha do poema) e versos (que é o conjunto de estrofes).
b)     O gênero textual acima é um poema, pois está estruturado da seguinte forma: versos (que é cada linha do poema) e estrofes (que é o conjunto de versos).

07 – Podemos dizer que a função da linguagem que predomina no texto acima é:
a)   (  ) a função referencial, cujo objetivo real é informar algo.
b)   (X) a função emotiva, cujo objetivo principal é transmitir emoções e sentimentos.
c)   (  ) a função referencial , cujo objetivo principal é transmitir emoções e sentimentos.
d)   (  ) a função emotiva, cujo objetivo real é informar sobre algo.

08 – (Cesgranrio 1998) Agora, escolha a alternativa em que o à ou às está mal empregado: 
a)   Referi-me às sem-razões do amor.
b)   Amores à vista. 
c)   Submeteram o amor à provações difíceis.
d)   Estava meu coração à mercê das paixões. 
e)   Desobedeci às limitações sentimentais.

09 – No título do poema, está presente um jogo de ideias contrárias que problematiza o amor - sentimento de muitas razões e de razão alguma. Os versos que melhor expressam a problematização do sentimento amoroso estão transcritos em:
a)   "Não precisas ser amante, / e nem sempre sabes sê-lo" (versos 2 e 3).
b)   "Amor é estado de graça / e com amor não se paga" (versos 5 e 6).
c)   "é semeado no vento, / na cachoeira, no eclipse" (versos 8 e 9).
d)   "Amor é primo da morte, / e da morte vencedor" (versos 18 e 19).

10 – Na terceira estrofe do poema, verifica-se um movimento de progressão textual que reitera as razões para o amor. Essa progressão está caracterizada pela repetição do seguinte procedimento linguístico:
a)   Construção frasal em ordem indireta.
b)   Estrutura sintática em paralelismo.
c)   Pontuação com efeito retórico.
d)   Rima como recurso fonológico.

11 – “Amor é primo da morte, e da morte vencedor, por mais que o matem (e matam) a cada instante de amor." Os dois últimos versos transcritos estabelecem com os dois anteriores uma relação de:
a)   Conformidade.
b)   Causalidade.
c)   Concessão.
d)   Conclusão. 

12 – Observe estes versos do poema de Carlos Drummond de Andrade:
        “Amor é estado de graça.
         E com amor não se paga.”
        “Porque amor é amor a nada,
         Feliz e forte em si mesmo.”

a)   Em que esses fragmentos se assemelham, considerando-se a concepção de amor que expressam?
Ambas expressam a concepção de que o amor não é uma troca, não espera correspondência.

b)   Em que consiste a originalidade do enfoque dado por Drummond no tratamento do tema?
Geralmente o eu lírico dos poemas de amor deseja ser correspondido ou canta a realização amorosa.

13 – Em relação à última estrofe do texto, interprete: Por que, para o eu lírico:
a)   O amor é morto a cada instante de amor?
Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Porque, na visão do eu lírico, o amor pode se desgastar, pode morrer.

b)   O amor é “da morte vencedor”?
Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Porque o amor é vida, e sempre vence. Mesmo quando o amor termina, sempre renasce num novo amor.



TEXTO PARA SÉRIES INICIAIS - A OVELHINHA ISOLDA - COM GABARITO


Texto  - A ovelhinha Isolda

        - Olá, sou uma ovelhinha e me chamo Isolda. Ainda sou muito pequena e tenho pouca lã. Mas, quando crescer, vou ter muita lã como mamãe, e ficarei protegida do frio do inverno. No verão, a lã é cortada porque é muito quente. Com ela, são feitos casacos para as pessoas vestirem no inverno.
        Hoje, o céu está azul e convida a correr e brincar com as outras ovelhinhas. Sou muito sapeca. Gosto de empurrar as ovelhinhas para dentro da água do lago. Mas, uma vez, um carneiro correu atrás de mim e eu fui direto para debaixo da minha mamãe. Todos riram muito. Quando bate a fome, eu e mamãe comemos a graminha do pasto. Mas eu gosto mesmo é de mamar! À noite, vamos para o cercado. Eu e mamãe ficamos no estábulo, onde é mais quentinho.
                                                                  Camila Pereira de Farias.
Entendendo o Texto:
01 – Qual o título do texto?
      A ovelhinha Isolda.

02 – Por que a lã é cortada no verão?
      Porque é muito quente.

03 – O que são feitos da lã?
      Casacos para as pessoas vestirem no inverno.

04 – O que Isolda gosta de fazer?
      De empurrar as ovelhinhas para dentro da água do lago.

05 – O que comem a ovelhinha Isolda e sua mamãe?
      A graminha do pasto.

06 – Onde ficam a noite?
      No estábulo que é mais quentinho.


TEXTO PARA SÉRIES INICIAIS - CINDY CUIDA DA HIGIENE - CAMILA P.FARIAS - COM GABARITO


Texto - Cindy cuida da higiene


        De manhã, Cindy lava o rosto, escova os dentes e penteia os cabelos. Ela toma o seu delicioso café bem arrumadinha.
       Toda vez, antes de qualquer refeição, Cindy lava as mãos. Principalmente na escola, para comer o seu lanche. E depois das refeições, além de lavar as mãos, Cindy escova os dentes. Isso acaba com as bactérias invisíveis, que causam doenças. Cindy adora vestir roupa bem limpinha e cheirosa. Assim, ela se sente bem para brincar com suas amigas!
        Cindy nunca sai de casa sem estar bem calçada. Dentro de casa, ela usa chinelinhos, mas para brincar, calça tênis confortáveis com meia. Cindy gostaria de ter as unhas compridas de sua mamãe. Mas sabe que para brincar é preciso ter as unhas curtinhas. É mais higiênico.
        Cindy não esquece de usar guardanapos de papel para comer uma fruta ou um pastel na feira com seu papai. Cindy toma banho com sabonete e passa xampu nos cabelos. Depois, espera os cabelos secarem e vai dormir para sonhar com o dia seguinte.
                                                                   Camila Pereira de Farias.
Entendendo o texto:

01 – Qual o título do texto?
      Cindy cuida da higiene.

02 – O que Cindy faz de manhã?
      Lava o rosto, escova os dentes e penteia os cabelos.

03 – Antes de qualquer refeição, o que Cindy faz?
      Lava as mãos.

04 – O que Cindy gostaria de ter?
      Unhas compridas como a de sua mãe.

05 – Como Cindy toma banho?
      Com sabonete e passa xampu nos cabelos.

06 – Depois do banho, o que Cindy faz?
      Espera os cabelos secarem e vai dormir.

TEXTO PARA SÉRIES INICIAIS: FELÍCIO, O CAVALO- MARINHO - CAMILA PEREIRA DE FARIAS - COM GABARITO


Texto - Felício, o cavalo-marinho

        Felício cresceu, junto com cinco irmãozinhos, dentro da aconchegante bolsa ventral de seu papai. Um dia, Felício saiu da bolsa junto com os seus irmãozinhos. Mas ele gostava de ficar só, admirando as belezas do fundo do mar. Ficava encantado com o colorido ao seu redor. Era tudo tão lindo e maravilhoso! Viu que alguns peixinhos eram seus amiguinhos, brincavam com os cavalos-marinhos como ele. Mas seu papai disse que peixes grandes eram muito perigosos e que deveria ficar bem longe deles. Por isso, Felício foi para perto das algas que, além de fornecerem alimentos, eram um esconderijo natural para cavalos-marinhos pequeninos como ele. Felício e seus irmãozinhos viveram muitos felizes, brincando e se divertindo no meio das algas marinhas com seus amiguinhos peixinhos. Que legal!

                                                                   Camila Pereira de Farias.
Entendendo o texto:
01 – Qual o título do texto:
      Felício, o cavalo-marinho.

02 – Quantos irmãos Felício tinha?
     05 irmãozinhos.

03 – Do que Felício gostava?
      De ficar só, admirando as belezas do fundo do mar.

04 – O que o papai de Felício disse que era muito perigoso?
      Os peixes grandes.

05 - Por que Felício foi para perto das algas?
      Além de fornecerem alimentos, eram um esconderijo natural para os cavalos-marinhos pequenos como ele.


quinta-feira, 14 de junho de 2018

MÚSICA(ATIVIDADES): DANÇA DO DESEMPREGADO - GABRIEL O PENSADOR - COM QUESTÕES GABARITADAS

Música(Atividades): Dança do Desempregado

                                 Gabriel O Pensador

Essa é a dança do desempregado
Quem ainda não dançou tá na hora de aprender
A nova dança do desempregado
Amanhã o dançarino pode ser você

E vai levando um pé na bunda vai
Vai por olho da rua e não volta nunca mais
E vai saindo vai saindo sai
Com uma mão na frente e a outra atrás
E bota a mão no bolsinho (Não tem nada)
E bota a mão na carteira (Não tem nada)
E bota a mão no outro bolso (Não tem nada)
E vai abrindo a geladeira (Não tem nada)
Vai procurar mais um emprego (Não tem nada)
E olha nos classificados (Não tem nada)
E vai batendo o desespero (Não tem nada)
E vai ficar desempregado

Essa é a dança do desempregado
Quem ainda não dançou tá na hora de aprender
A nova dança do desempregado
Amanhã o dançarino pode ser você

E vai descendo vai descendo vai
E vai descendo até o Paraguai
E vai voltando vai voltando vai
"Muamba de primeira olhai quem vai?"
E vai vendendo vai vendendo vai
Sobrevivendo feito camelô
E vai correndo vai correndo vai
O rapa tá chegando olhai sujô!...
E vai rodando a bolsinha (Vai, vai!)
E vai tirando a calcinha (Vai, vai!)
E vai virando a bundinha (Vai, vai!)
E vai ganhando uma graninha
E vai vendendo o corpinho (Vai, vai!)
E vai ganhando o leitinho (Vai, vai!)
É o leitinho das crianças (Vai, vai!)
E vai entrando nessa dança

Essa é a dança do desempregado
Quem ainda não dançou tá na hora de aprender
A nova dança do desempregado
Amanhã o dançarino pode ser você

E bota a mão no bolsinho (Não tem nada)
E bota a mão na carteira (Não tem nada)
E não tem nada pra comer (Não tem nada)
E não tem nada a perder
E bota a mão no trinta e oito e vai devagarinho
E bota o ferro na cintura e vai no sapatinho
E vai roubar só uma vez pra comprar feijão
E vai roubando e vai roubando e vai virar ladrão
E bota a mão na cabeça!! (É a polícia)
E joga a arma no chão E bota as mãos nas algemas
E vai parar no camburão
E vai contando a sua história lá pro delegado
"E cala a boca vagabundo malandro safado"
E vai entrando e olhando o sol nascer quadrado
E vai dançando nessa dança do desempregado

Essa é a dança do desempregado
Quem ainda não dançou tá na hora de aprender
A nova dança do desempregado
Amanhã o dançarino pode ser você.

                                             Composição: Gabriel o Pensador
Entendendo a canção:
01 – De acordo com o texto, qual é o significado das palavras abaixo:
·        Rapa: carro com fiscal que apreende mercadorias de ambulantes sem licença, fiscalização.
·        Ferro: arma.
·        Camburão: carro de polícia que transporta presos.

02 – Explique o sentido das seguintes expressões:
a)   Olhar o sol nascer quadrado.
Ficar preso, estar na cadeia.

b)   Ir pro olho da rua.
Ser despedido de uma firma, perder o emprego.

c)   Com uma mão na frente e a outra atrás.
Sem nada, na miséria.

03 – Na frase seguinte, o autor do texto usou a linguagem popular, coloquial, e gíria. Reescreva-a usando a língua-padrão (a língua culta): “O rapa tá chegando olhaí sujô! ...”
      O fiscal está chegando, olha aí, temos problema! ...

04 – Assinale as alternativas que estão de acordo om o texto.
      O tipo de desempregado apresentado:
      (X) Tem capacidade de trabalho.
      (   ) É violento.
      (X) Tem iniciativa.
      (   ) É malandro.

05 – Assinale os versos que denotam a situação financeira do desempregado e o caracterizam como uma pessoa de algum poder aquisitivo (não como um miserável).
(   ) “Com uma mão na frente e a outra atrás.”
(X) “E vai abrindo a geladeira.”
(X) “Muamba de primeira olhaí quem vai?”

06 – Observe a frase: “Vai procurar mais emprego”. Que palavra denota a insistência do desempregado em conseguir trabalho?
      É a palavra mais.

07 – Que verso indica que o desempregado vai se envolvendo com o roubo, por força das circunstâncias?
      “E vai roubando e vai roubando e vai virar ladrão.”

08 – Observe a frase: “E não tem nada a perder”. No contexto, qual é o sentido dessa frase? Por que a personagem não tem nada a perder?
      A personagem está desesperada, a situação é difícil, sem perspectiva e não há nada para comer.

09 – Escolha um verso da primeira estrofe que sirva como outro título para a música. Explique por que você escolheu esse verso.
      Resposta pessoal do aluno.



FILME(ATIVIDADES): NARRADORES DE JAVÉ - COM QUESTÕES GABARITADAS

Filme(ATIVIDADES): NARRADORES DE JAVÉ

Data de lançamento 23 de janeiro de 2004 (1h 40min)
Direção: Eliane Caffé
Gênero Drama
Nacionalidades BrasilFrança

SINOPSE E DETALHES
        Somente uma ameaça à própria existência pode mudar a rotina dos habitantes do pequeno vilarejo de Javé. É aí que eles se deparam com o anúncio de que a cidade pode desaparecer sob as águas de uma enorme usina hidrelétrica. Em resposta à notícia devastadora, a comunidade adota uma ousada estratégia: decide preparar um documento contando todos os grandes acontecimentos heroicos de sua história, para que Javé possa escapar da destruição. Como a maioria dos moradores são analfabetos, a primeira tarefa é encontrar alguém que possa escrever as histórias.

Entendendo o filme:
01-O que significa fazer o "papel de escriba"?
      Significa escrever diferentes histórias dos lugares nos quais identificam as origens de um determinado povo. O registro serve para mostrar a existência, a história, a cultura e a crença de um lugar.

02 – Qual o papel do escriba naquela comunidade?
      O escrita na comunidade de javé teve um papel muito importante, pois sua missão era a recuperação, através da escrita, da história do passado do povo e da origem do vilarejo na esperança de mostrar que aquela cidadezinha era um patrimônio histórico a ser preservado e assim impedir seu desaparecimento.

03 – Analise os traços de oralidade daquela comunidade.
      O filme demonstra que a oralidade do povo de Javé não é simplesmente uma tradição, mas mostra um problema vivenciado em muitas cidadezinhas do Brasil, o analfabetismo. Devido à precária situação sócio econômica dos moradores, quase todos analfabetos, acabam passando a história de sua cultura através da oralidade, sem registro, sem documentação. Ao receber a notícia da inundação, os moradores ficaram desesperados, por não possuírem nenhum registro histórico que comprovasse o valor cultural do lugarejo. 

04 – Analise o processo de construção da escrita do personagem que faz o papel de escriba.
      O processo de construção de escrita de Antônio Biá teve início quando ele foi de casa em casa ouvir os relatos dos moradores, porém teve dificuldade de registrar, no papel, porque havia diferentes versões nas narrativas sobre a origem do vilarejo.Com isso Biá sentiu-se impedido de concretizar a construção da escrita, de produzir o livro.

05 – Qual a relação entre oralidade e escrita?
      O povo do vilarejo tinha a oralidade, mas perceberam que não tinham nenhum registro de sua história, de suas origens." A relação que se dá entre a escrita e a oralidade e memória, acontece a partir de disputas de poder", em que cada família, cada morador tem a sua versão para Javé a partir de seus interesses pessoais e familiares.
      A oralidade é muito importante na construção da escrita.

06 – Analise as práticas de letramento daquela comunidade.
      As práticas de letramento daquela comunidade eram inexistente, pois os moradores eram analfabetos. Apenas Biá lia e escrevia. A população colocou todas as suas expectativas no escriba.

07 – Como você percebe a relação entre ser alfabetizado e ser letrado no contexto do filme?
      O filme conta a história de um povo sem cultura perante a escrita, mas de uma imaginação fértil capaz de superar obstáculos.
A relação era de profunda esperança na escrita de Biá, pois só ele era considerado letrado.

08 – Em que atividades práticas, no contexto da sala de aula, você exerce o papel de escriba?
      Quando estou fazendo anotações sobre o desempenho dos alunos e suas dificuldades; durante a produção de texto, orientando na organização das ideias e fazendo as correções necessárias; nas discussões sobre determinado assunto, na produção de texto coletivo, onde os alunos vão contando a história e eu escrevendo no quadro. Em todos os momentos de sala de aula posso está fazendo o papel de escriba.

09 – Qual a importância do escriba na construção da leitura e da escrita?
      O papel do professor (escriba) nas aulas de leitura e escrita pode ser um diferencial para o processo de ensino e aprendizagem, a partir de uma proposta bem planejada que motive os alunos a sentirem prazer ao ler, escrever e produzir textos. Ele é o guia para os alunos, fazendo intervenções para ajudá-los, orientando-os passos a passo para que avancem à medida que lhe é oferecido novos desafios.

CONTO: A ÁRVORE - AUTOR DESCONHECIDO - COM GABARITO

Conto: A ÁRVORE

        A árvore tem um amigo muito especial, o passarinho.
        Certo dia, a árvore ao ver o passarinho falou:
 - Amigo passarinho, você é muito importante para mim. Você carrega as sementes e come os bichos que estragam as minhas folhas.
        O passarinho piou e disse:
        -- Árvore amiga, eu lhe devo minha vida. Aqui eu faço o meu ninho. Aqui eu pego a minha comida, aqui eu fico seguro dos perigos.
        A árvore logo disse:
        -- Nessa vida, um amigo ajuda o outro.

                                                                         Autor desconhecido.
Entendendo o conto:
01 – Quais são os personagens desta história?
      A árvore e o passarinho.

02 – Quem é o amigo especial da árvore?
      O passarinho.

03 – Qual é a importância das árvores para nós?
·        Providenciar as necessidades de oxigênio para nossa existência.
·        Ajudam a diminuir a poluição do ar, promovem sombreamento e um ambiente atrativo, calmo e adequado para recreação.
·        São responsáveis por manter mais de 50% da biodiversidade.
·        Fornecem base para produtos como medicamentos e chás, além de frutas, flores, sementes, fibras, madeira, látex, resinas e pigmentos.

04 – Você já ajudou alguém? escreva como foi essa ajuda.
      Resposta pessoal do aluno.

05 – Qual foi a última palavra da árvore?
      “-- Nessa vida, um amigo ajuda o outro.”





FÁBULA: O DESAFIO - MARIA EDINARA COSTA - COM GABARITO

Fábula: O Desafio


         Numa bela manhã de sábado, toda a bicharada estava reunida, inclusive Tatá, o grilo sabichão e a formiga Nina.
         Os dois, como sempre, viviam brigando e disputando para saber quem corria mais.
         Tatá propôs um desafio para Nina, assim iriam tirar essa dúvida. Eles marcaram uma corrida. Tatá ficou zombando de Nina, pois ela nunca conseguiria ir ao outro lado da floresta, por ser pequena.
         Chegou a hora esperada, todos estavam lá, então a corrida começou. O grilo saiu na frente, depois ficou cansado e decidiu tomar um pouco de água num riacho que tinha ali perto. Nem se preocupou com o tempo, pois achava que a formiga nunca iria ganhar. Chegando ao riacho, ele encontrou uma barata e os dois começaram a conversar.
         Nada do grilo lembrar da corrida, quando se lembrou, era tarde demais, pois Nina já tinha vencido a corrida.

        MORAL: Nunca devemos zombar dos outros pelo tamanho, nem por idade, pois todos somos capazes de algo, basta acreditar.
                                                                           Maria Edinara Costa.
Entendendo a fábula:   

01 – Qual o título do texto?
      O título do texto é “O desafio”.

02 – Quais são os personagens principais do texto?
        Os personagens principais do texto são Tatá o grilo sabichão, e Nina a formiga.

03 – Por que Nina e Tatá viviam brigando?
      Eles viviam brigando e disputando para saber quem corria mais rápido.

04 – Por que tatá propôs um desafio para a formiga Nina?
      Para acabar com a dúvida e saber quem corria mais rápido.

05 – Por que o grilo tatá ficou zombando da formiguinha nina?
      Ele achava que por ser pequena a formiga não conseguiria vencê-lo.

06 – O que aconteceu durante a corrida?
      O grilo Tatá saiu na frente, mas ficou cansado e parou para tomar água.

07 – O que aconteceu enquanto Tatá descansava?
      O grilo tatá encontrou uma barata, começou a conversar e perdeu a hora.

08 – Por que o grilo tatá não se preocupou com o tempo que passou conversando com a barata?
       O grilo tatá não se preocupou com o tempo, pois ele achou que a formiguinha nunca iria chegar, pois era muito pequena.

09 – Quando o grilo Tatá se lembrou da corrida o que aconteceu?
      Quando o grilo Tatá se lembrou da corrida já era tarde, pois a formiga Nina já havia ganho a corrida.






TEXTO PARA SÉRIES INICIAIS: DIA DE CULINÁRIA - CAMILA PEREIRA DE FARIAS - COM GABARITO


Texto  - Dia de culinária

        Riki e Ben convidaram Gabi para brincar na casa deles. Gabi pediu para sua mãe e ela levou a querida gatinha até a casa dos amigos. Eles disseram que tinham uma grande surpresa. Gabi chegou muito animada à casa dos amigos, pois estava curiosa para saber qual era a surpresa que Riki e Ben tinham preparado para ela. Ao chegar à cozinha, Gabi viu alguns potes com açúcar, trigo, fermento, ovos e margarina. Os amigos estavam preparando uma sessão de culinária. Iriam fazer deliciosas bolachas. Gabi ajudou Riki e Ben, e assim todos conseguiram preparar deliciosas bolachas. Cada um fez a massa em formato diferente. Todos se divertiram bastante e, é claro, comeram muitas bolachas.
                                                                   Camila Pereira de Farias.
Entendendo o texto:
01 – Qual o título do texto?
      Dia de culinária.

02 – Quem levou Gabi até a casa de seus amigos?
      A mamãe dela.

03 – Qual surpresa Riki e Ben fizeram para Gabi?
      Estavam preparando uma sessão de culinária.

04 – O que Gabi viu o chegar a cozinha?
      Alguns potes com açúcar, trigo, fermento, ovos e margarina.

05 – Como foi a sessão de culinária?
      Cada um fez a massa em formato diferente, todos se divertiram e comeram bastante bolachas.


TEXTO PARA SÉRIES INICIAIS: CUIDANDO DAS FLORES - CAMILA PEREIRA DE FARIAS - COM GABARITO


Texto - Cuidando das flores

      No jardim da casa da avó de Gabi existia um grande espaço de grama sem nenhuma flor. Gabi olhou para o jardim de sua vó e perguntou:
     - Vovó, por que não existem flores em seu jardim? A avó da Gabi disse que não sabia qual flor deveria plantar, e pediu que Gabi a ajudasse.
    Gabi foi com sua avó comprar algumas mudas de flores, e escolheu as mais coloridas. As duas plantaram todas elas no belo e grande jardim. Depois de alguns dias, Gabi e sua avó admiravam as flores plantadas no jardim. Então a avó de Gabi disse:
        - Obrigada, Gabi! Com sua ajuda, meu jardim agora está colorido e muito mais alegre.
                                                                  Camila Pereira de Farias.
Entendendo o texto:
01 – Qual o título do texto?
      Cuidando das flores.

02 – O que existia no jardim da casa da avó da Gabi?
      Um grande espaço de grama sem nenhuma flor.

03 – Gabi foi comprar o que com sua avó?
      Algumas mudas de flores e escolheu as mais coloridas.

04 – Depois de alguns dias o que Gabi e sua avó fizeram?
      Ficaram admirando as flores plantadas no jardim.

05 – O que a vó de Gabi disse a ela?
      Agradeceu, porque com a ajuda de Gabi o jardim agora estava colorido e muito mais alegre.