sábado, 26 de novembro de 2022

MITO- GUATEMALA, HONDURA E MÉXICO: OS MAIS - CRIAÇÃO DO MUNDO - ZULEIKA DE ALMEIDA PRADO - COM GABARITO

 MITO -  GUATEMALA, HONDURAS E MÉXICO: OS MAIAS

         Os maias têm uma maneira marcante de relatar a criação do mundo. Isso é contado no livro sagrado desse povo que se chama Popol Vuh, o livro dos Príncipes.

         Está escrito no Popol Vuh que, no início de tudo, havia um grande silêncio, um enorme vazio onde podiam ser encontrados sete deuses. O deus maior era  Hurakán, o coração do céu que vive no meio às águas inferiores e superiores, nos mares e nos céus. Ao seu redor havia seis deuses: Tzacol, o criador; Bitol, o formador; Tepeu, o soberano; Gucumatz, a serpente de penas verdes; Alon, a deusa-mãe; e Cajolon, deus-pai.

          Após a formação do primeiro mundo, os deuses começaram, a povoá-lo com animais de todos os tipos, com montanhas, árvores e outros seres viventes. Criavam e olhavam. Paravam, pensavam, observavam, e criavam novamente. Entretanto, não ficavam satisfeitos. Nenhum daqueles seres era capaz de agradecer aos seus criadores o fato de existir e estar vivo. Os deuses estão resolveram destruir aquele mundo e criar outro.

          O segundo mundo trazia como novidade os seres humanos. Eles eram feitos de uma mistura de barro com água. Sabiam falar, mas não demonstravam alegria ou tristeza, não sentiam emoção nenhuma. Também não pensavam. Além do mais, viviam muito pouco, pois, quando se molhavam, desfaziam-se como lama. Os deuses olharam novamente e, mais uma vez não gostaram. Começaram tudo de novo.

           Eles se reuniram, debateram e decidiram povoar o Terceiro Mundo com homens de madeira, mais resistentes à água. Porém, estes ainda não entendiam o que se passava ao redor. Não sabiam amar nem cantar, tampouco tinham memória. Andavam sem direção, como zumbis. O pior de tudo é que eram incapazes de agradecer a seus criadores pelo milagre de sua existência. Os deuses estavam intrigados e contrariados, mas não desistiam tão facilmente de seus planos. E mais uma vez começaram tudo de novo.

          Mas, antes que isso acontecesse, um semideus vaidoso e arrogante falou que também queria criar um mundo. Esse semideus, chamado Vucub-Caquix, adorava metais e pedras preciosas. Com tantas joias e brilhos, julgava-se superior a todos e dizia aos quatro ventos. “Agora eu sou o senhor dos homens. Eu sou o sol, a lua, sou o que brilha.” E assim, envaidecido, não enxergou o sol, a lua e as estrelas que já existiam. Foi então que dois jovens deuses planejaram mata-lo, pois temiam que Vucub-Caquix se tornasse o Todo-Poderoso.

         Ocorreu uma guerra sem precedentes entre deuses e semideuses. Após batalhas sangrentas, os semideuses foram derrotados e deportados para o céu, onde passaram a brilhar como estrelas. Os verdadeiros deuses reassumiram o controle e passaram a criar o Quarto Mundo.

          Hurakán, o deus maior, assumiu a responsabilidade pela criação. Fez o homem e a mulher a partir do milho. Dessa vez deu certo. Surgiram seres humanos capazes de sentir, pensar e agradecer o dom da vida a seus criadores. O deus Hurakán, agora, estava feliz. A criação estava completa!

                                   PRADO, Zuleika de Almeida. Mitos da criação.São Paulo. Callis, 2005. p. 16 e 17.

Fonte: Maxi: ensino fundamental 2:multidisciplinar:6 º ao 9º ano/obra coletiva: Thais Ginicolo Cabral. 1.ed. São Paulo: Maxiprint,2019.7º ano Caderno 4 p.33-6.

 Interagindo com o texto

 01. O texto que você leu constitui um mito da civilização maia. Como vimos anteriormente, o mito é um gênero narrativo muito antigo, originado do imaginário popular para explicar fatos da realidade e aspectos da condição humana de maneira fantástica, fantasiosa.

a)   Que acontecimento o mito que você leu procura explicar?

Esse mito narra e explica a criação do mundo e dos seres humanos sob a ótica do povo maia.

b)   Esse acontecimento começa a ser narrado já no primeiro parágrafo do texto? Justifique sua resposta.

Não, no primeiro parágrafo, a autora que recontou o mito faz uma contextualização do acontecimento que será narrado: a forma como os maias relatavam a criação do mundo, registrada no livro sagrado desse povo. A narrativa propriamente dita começa no segundo parágrafo do texto.

 02. Como se trata de um texto narrativo, o mito contém elementos da narrativa. Analise alguns desses elementos respondendo às questões que seguem.

a)   Quando e onde acontecem os fatos narrados no mito?

Os fatos acontecem em um passado muito distante, “no início de tudo”, mas não é determinado. O local também é impreciso “um enorme vazio”, onde viviam os deuses.

b)   Qual é o foco narrativo desse mito? Copie um trecho do texto para justificar sua resposta.

O mito é narrado em 3ª pessoa. “O deus maior era Hurakán [...]”

c)   Os mitos têm como personagens seres sobrenaturais, deuses, semideuses e heróis. Quais são os personagens desse mito?

Os deuses Hurakán, Tzacol, Bitol, Tepeu, Gucumatz, Alon e Cajolon, mais dois jovens deuses, cujos nomes não são citados, e o semideus Vucub-Caquix.

03. Além da narração, o mito também faz uso da descrição, sobretudo, para caracterizar lugares e personagens, seres sobrenaturais, como deuses e semideuses.

Associe cada personagem a sua identificação.

A.  Hurakán                 (  B  ) Deus criador.

B.  Tzacol                    (  E  ) Deus serpente de penas verdes.

C.  Bitol                        (  G  ) Deus-pai.

D.  Tepeu                     (  F  ) Deusa-mãe.

E.  Gucumatz               (  C  ) Deus formador.

F.   Alon.                       (  A  ) Deus maior.

G.  Cajolon.                  (  D  ) Deus soberano.

04. Caracterize os demais personagens desse mito, segundo o texto.

O semideus Vucub-Caquix, que é vaidoso e arrogante, e os dois jovens deuses que matam Vacub-Caquix.

05. O enredo é um dos elementos da narrativa, o qual é composto de situação inicial, conflito, clímax e desfecho. Identifique, nesse mito, quais são as partes que compõem a estrutura do enredo.

    a)   Situação inicial: Os deuses começaram a povoar o Primeiro Mundo. Após sua formação, não satisfeitos, criaram mais dois mundos.

   b)   Conflito: Os deuses já haviam criado três mundos, mas ainda não estavam satisfeitos. Vucub-Caquix também quis criar um mundo. Temendo que Vucub-Caquix se tornasse o Todo-poderoso, dois jovens deuses planejaram matá-lo.

c)   Clímax: A guerra entre deuses e semideuses.

d)   Desfecho: Hurakán, o deus maior, assumiu a responsabilidade pela criação do Quarto Mundo, fazendo o homem e a mulher a partir do milho.

         06. O surgimento do Universo, a origem dos deuses e o confronto entre eles são temas recorrentes nos mitos de todas as culturas. Os temas que falam da origem do mundo são chamados de mitos da criação.

a)   No mito maia que você leu, não foi criado um, mas quatro diferentes mundos. Que motivo levou os deuses a fazer isso? Explique.

Os deuses queriam seres capazes de reverenciá-los e, até chegar a um mundo que desse certo, criaram três. Apenas no quarto é que conseguiram o resultado esperado.

b)   Explique o que, segundo o mito, descontentava os deuses em cada tentativa da criação do mundo.

Na primeira tentativa, nenhum dos seres era capaz de agradecer o dom de existir e de estar vivo. Na segunda tentativa, os seres humanos apareceram pela primeira vez, porém viviam pouco, pois eram feitos de barro e, quando se molhavam, desfaziam-se como lama, além disso, apesar de falar, não demonstravam alegria nem tristeza, não falavam e não pensavam. Na terceira tentativa, os homens eram feitos de madeira e, apesar de serem mais resistentes à água, eles andavam sem direção, como zumbis, e também não tinham a capacidade de agradecer aos criadores o milagre da existência. Na quarta tentativa, a criação ficou conforme queriam: o ser humano foi capaz de sentir, pensar e agradecer o dom da vida a seus criadores. Quem criou o ser humano, dessa vez, foi apenas Hurakán, que fez o homem e a mulher a partir do milho.

        c)   Na cultura maia, o milho tem grande importância é um alimento fundamental na alimentação desse povo. Sabendo que a mitologia reflete a cultura de cada povo, de que forma a importância do milho para os maias fica evidenciada nesse mito da criação?

A importância do milho fica evidenciada pelo fato de o ser humano ter dado certo apenas quando for feito a partir desse cereal. Ao dizer que o milho é a matéria de que são formados os seres humanos entende-se a importância desse cereal para esse povo.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário