domingo, 27 de novembro de 2022

MITO: PANDORA - MITOLOGIA GREGA - COM GABARITO

 MITO: PANDORA 

        Num tempo distante, os homens dominaram a dádiva do fogo, graças a Prometeu, tornando melhor a vida na Terra.

         Mas diante daquela afronta, a ira de Zeus não teve limites, e ele resolve então punir os homens.

         Ordenou a Hefesto que moldasse uma mulher de barro, tão linda quanto uma verdadeira deusa, que lhe desse voz e movimento e que seus olhos inspirassem um encanto divino.

          A deusa Atena teceu-lhe uma belíssima roupa, as três Graças a cobriram com joias e as Horas a coroaram com uma tiara de perfumadas flores brancas. Por isso a jovem recebeu o nome de Pandora, que em grego significa “todas as dádivas”.

           No dia seguinte, Zeus deu instruções secretas a seu filho Hermes que, obedecendo às ordens do pai, ensinou a Pandora a contar suaves mentiras. Com isso, a mulher de barro passou a ter uma personalidade dissimulada e perigosa.

            Feito isso, Zeus ordenou a Hermes que entregasse a mulher de presente a Epimeteu, irmão de Prometeu, um homem ingênuo e lento de raciocínio.

            Ao ver Pandora, Epimeteu esqueceu-se que Prometeu havia-lhe recomendado muitas vezes para não aceitar presentes de Zeus, e aceitou-a de braços abertos.

            Certo dia, Pandora viu uma ânfora muito bem lacrada, e, assim que se aproximou dela, Epimeteu alertou-a para se afastar, pois Prometeu lhe recomendara que jamais a abrisse, caso contrário, os espíritos do mal recairiam sobre eles.

            Mas, apesar daquelas palavras, a curiosidade da mulher de barro aumentava, não mais resistindo, esperou que o marido saísse de casa e correu para abrir o jarro proibido.

            Mal ergueu a tampa, Pandora deu um grito de pavor e, do interior da ânfora, saíram monstros horríveis o Mal, a Fome, o Ódio, a Doença, a Vingança, a Loucura e muitos outros espíritos maléficos.

            Quando voltou a lacrar a jarra, conseguiu prender ali um único espírito, a Esperança.

             Assim, então, tudo aconteceu exatamente conforme Zeus havia planejado. Usou a curiosidade e a mentira de Pandora para espalhar o mal sobre o mundo, tornando os homens duros de coração e cruéis, castigando Prometeu e toda a humanidade.

 PANDORA. Mitologia grega. In: Ministério da Educação. Contos tradicionais, fábulas, lendas e mitos. p.125.

Disponível em:www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me001614pdf

Acesso em:6 maio 2018.

Fonte: Maxi: ensino fundamental 2:multidisciplinar:6 º ao 9º ano/obra coletiva: Thais Ginicolo Cabral. 1.ed. São Paulo: Maxiprint,2019.7º ano Caderno 4 p.38 a 41.

INTERAGINDO COM O TEXTO

 01. Quem são os personagens principais do mito “Pandora”? Eles são seres humanos, heróis, deuses ou seres sobrenaturais? Comente sua resposta.

Os personagens principais são Zeus, que era um deus; Pandora, que era um ser sobrenatural feito de barro; Prometeu e Epimeteu, que também eram seres sobrenaturais.

02. Segundo o mito, o que causou a ira de Zeus?

Zeus considerou uma afronta Prometeu ter ensinado aos homens dominaram o fogo, tendo, com isso, uma vida mais confortável.

03. Sobre a personagem Pandora, responda ao que se pede.

a)   Pandora foi criada por uma idealização de Zeus. Por que ela recebeu esse nome?

Pandora recebeu esse nome em virtude de todas as dádivas que recebeu: a belíssima roupa, as joias, a tiara perfumada, pois seu nome em grego significa “todas as dádivas”.

b)   Relacione os personagens de acordo com as dádivas dadas à Pandora em sua criação.

I.Hefesto                  ( III ) Cobriram Pandora  com joias.

II.Atena                    (  I  ) Moldou Pandora com barro.

III.As três Graças     (  V ) Ensinou Pandora a contar suaves

                                                        mentiras.

               IV.As Horas             (  II )Teceu-lhe roupas belíssimas.

               V.Hermes                ( IV ) Coroaram Pandora com flores

                                                        Perfumadas.

04. A quem Zeus enviou Pandora? Por quê?

Zeus enviou Pandora ao ingênuo Epimeteu, irmão de Prometeu, para realizar seu plano de se vingar de Prometeu e, ao mesmo tempo, castigar a humanidade com a maldade.

 05. O mito é um texto narrativo e, como tal, pode ser estruturado em: situação inicial, conflito, clímax e situação final (desfecho).

a)   Descreva a situação inicial.

Para se vingar da atitude desleal de Prometeu, Zeus teceu um plano para castigar a humanidade idealizando Pandora.

b)   Explique como o conflito é gerado.

Pandora não resiste à curiosidade e abre o jarro proibido, mesmo tendo sido recomendado por Epimeteu para jamais abri-lo.

c)   Que ações são desencadeadas a partir desse fato?

Ao abrir a tampa, saíram monstros horríveis do interior do jarro: o Mal, a Fome, o Ódio, a Doença, a Vingança, a Loucura e muitos outros espíritos maléficos, somente um espírito permaneceu preso, a Esperança.

d)   Explique como ocorre a situação final (desfecho).

Tudo ocorre como Zeus havia planejado, ele usou a curiosidade e a mentira de Pandora para espalhar o mal sobre o mundo, castigando Prometeu e a humanidade.

06. Conforme vimos, os mitos procuram explicar fatos da realidade, fenômenos naturais ou aspectos da condição humana de maneira fantástica.

a)   O que o mito de Pandora procura explicar?

O mito procura explicar a origem dos males do mundo.

b)   Após fechar o jarro, apenas um espírito fica preso: o da Esperança. Em sua opinião, qual é a possível causa de somente esse espírito ter permanecido preso?

Resposta pessoal.

Sugestão: O fato de a Esperança ter ficado presa refere-se a uma tentativa de explicar que os seres humanos, apesar de todos os infortúnios que vivem, sempre perseveram por ter esperança que um dia tudo será melhor.

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário