sábado, 5 de novembro de 2022

INFOGRÁFICO: COMO FUNCIONA O BASQUETE EM CADEIRA DE RODAS - COM GABARITO

 Infográfico: Como funciona o basquete em cadeira de rodas


Basquete em Cadeira de Rodas: história, regras e curiosidades

        Um dos esportes mais populares do mundo, o basquete tem sua versão para pessoas com algum comprometimento físico-motor: o basquete em cadeira de rodas.

        A modalidade é uma das mais tradicionais na história do movimento paraolímpico, tendo sido disputada em todos os Jogos Paraolímpicos. No Brasil, ainda estamos em busca das nossas primeiras medalhas.

        Quer saber quais são as diferenças nas regras do basquete em cadeira de rodas para o basquetebol que estamos acostumados a ver na NBA ou no NBB? Nós vamos te contar!

        Fique com a gente e saiba também todos os detalhes da história do basquete em cadeira de rodas!

        Quando surgiu o basquete em cadeira de rodas?

        O basquete em cadeira de rodas surgiu como alternativa para reintegração dos soldados norte-americanos que haviam se ferido durante a Segunda Guerra Mundial. Assim, o esporte foi um importante caminho para ajudá-los em sua reabilitação.

        No Brasil, o basquete em cadeira de rodas ganhou projeção a partir de 1958, com a introdução do esporte no movimento paraolímpico por Sérgio Del Grande e Robson Sampaio.

        A modalidade foi disputada nos Jogos Paraolímpicos desde sua primeira edição, em 1960, em Roma. A primeira participação da versão feminina aconteceu pela primeira vez em 1968, em Tel Aviv.

        As regras do basquete em cadeira de rodas são padronizadas pela Federação Internacional de Basquete em Cadeira de Rodas (IWBF). 

Infográfico elaborado com base em: BRASIL. Rede Nacional do Esporte. Basquete em cadeira de rodas. Disponível em: http://rededoesporte.gov.br/pt-br/megaeventos/paraolimpiadas/modalidades/basquete-em-cadeira-de-rodas. Acesso em: 9 jun. 2020.

Fonte: Língua Portuguesa – Se liga nas linguagens – Área do conhecimento: Linguagens e suas Tecnologias – Ensino Médio – 1ª edição – São Paulo, 2020 – Moderna – p. 142-4.

Entendendo o infográfico:

01 – O basquetebol em cadeira de rodas possui algumas adaptações em relação ao basquetebol convencional. Em sua opinião, isso o torna menos competitivo?

      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Apesar de alguns parâmetros serem alterados em razão das deficiências dos atletas, as exigências competitivas são intensas.

02 – Qual é o principal objetivo do sistema de classificação funcional?

      Possibilitar que atletas com diferentes tipos e graus de deficiência possam jogar juntos.

03 – A participação de atletas com diferentes graus de deficiência em um mesmo jogo é compatível com o princípio da excelência do esporte, que pressupõe a seletividade dos melhores atletas? Justifique sua resposta.

      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: A participação, em um mesmo jogo, de atletas classificados em categorias associadas ao grau de comprometimento motor não ameaça o princípio de excelência do esporte, apenas o adéqua à realidade motora de cada grupo de atletas.

04 – Em sua opinião, é acertada a classificação de atletas por pontos de acordo com o grau de comprometimento motor relacionado à sua deficiência? Por quê?

      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: A complexidade de se classificar as pessoas: por um lado, pode causar uma série de constrangimentos e dificuldades; por outro, abre possibilidades de participação democrática de pessoas com maior comprometimento físico-motor.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário