domingo, 21 de janeiro de 2024

GRAMÁTICA: SUBSTANTIVO - CLASSIFICAÇÃO - COM GABARITO

 Gramática: Substantivo – Classificação

        Substantivo é a palavra variável que serve para dar nome aos seres, aos animais, aos lugares, aos objetos, aos sentimentos, aos seres reais e aos seres criados pela nossa imaginação.

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgagEMezuVMkHTtal8yU_7PPSnnYooEt9xnfgokXAIloOmtTeA7Nw_aY769QWYc1JtdugpnsPpp3QiJn4hAJfb0ZdOfNPPDKgxbWzguykfiWra8EU44ZkpZTCPz3rEbnrrW3l6DewPSVZ4ef5DIPHXtzFrydvxcvRVY9seo2Rk9qPb33wQC5X4k5m_TWME/s320/SUBSTANTIVO.jpg


      Os substantivos variam em gênero, número e grau.

        Os substantivos classificam-se em: comuns; próprios; concretos; abstratos.

        Comuns são aqueles que designam seres da mesma espécie. Exemplos: menina, anjo, mesa, relógio.

        Próprios são aqueles que designam um ser em particular. Exemplos: Vera, Brasil, Deus.

        Concretos são aqueles que designam os seres com existência real ou que a nossa imaginação apresenta como tal. Exemplos: mesa, máquina, anjo, alma, fada.

        Abstratos são aqueles que designam qualidades, sentimentos, ações e estados dos seres. Os substantivos abstratos não têm existência própria; têm existência apenas no pensamento. Exemplos: beleza, bondade, coragem (qualidades); amor, dor, saudade, alegria (sentimentos); viagem, estudo, esforço (ações); doença, morte, vida (estados).

        Substantivo coletivo é um substantivo comum que, mesmo estando no singular, indica um conjunto de seres da mesma espécie. Exemplo: boiada – substantivo comum, concreto, singular, mas que indica um conjunto de seres da mesma espécie (bois).

Entendendo o substantivo:

01 – Leia as frases e sublinhe os substantivos comuns.

a)   A cadeira e o banco são de Marcos.

b)   Preciso comprar flores para a sala.

c)   Titia é irmã de papai.

d)   As garotas escolheram frutas e bombons.

e)   Abacaxi e manga são frutas deliciosas.

02 – Escreva substantivos próprios que sejam:

a)   Nomes de pessoas.

Resposta pessoal do aluno.

b)   Nomes de cidades.

Resposta pessoal do aluno.

c)   Nomes de escolas.

Resposta pessoal do aluno.

03 – Sublinhe os substantivos abstratos.

a)   Vera tem orgulho de Daniela.

b)   A verdade e a justiça são importantes.

c)   Daniel tem simpatia e amizade por Luciana.

d)   Eliana tem ódio e raiva pelo que fez.

e)   A viagem foi maravilhosa.

04 – Escreva o coletivo correspondente a cada um dos conjuntos.

       Soldados: exército.

·        Estrelas: constelação.

·        Peixes: cardume.

·        Ovelhas: rebanho.

·        Livros: biblioteca.

·        Abelhas: colmeia.

·        Pássaros: passarada/bando.

·        Discos: discoteca.

05 – Complete as frases com o substantivo coletivo adequado.

a)   Comprei mais um livro para a minha biblioteca.

b)   Uma nuvem de gafanhotos invadiu o sítio.

c)   O delegado prendeu o ladrão da quadrilha.

d)   A orquestra/banda de Carlinhos tocou na festa.

e)   Todo o elenco da novela se reuniu.

f)     Vou colocar no álbum as fotografias da viagem.

06 – Complete com os coletivos de:

·        Meninos: meninada.

·        Pessoas: multidão.

·        Viajantes: caravana.

·        Chaves: molho.

·        Letras: alfabeto.

·        Cantores: coro.

07 – Classifique os substantivos abaixo, conforme o modelo.

·        Mesa: dissílaba, paroxítona, substantivo concreto.

·        Saudade: trissílaba, paroxítona, substantivo abstrato.

·        Recife: trissílaba, paroxítona, substantivo próprio.

·        Povo: dissílaba, paroxítona, substantivo coletivo.

·        Esforço: trissílaba, paroxítona, substantivo abstrato.

·        Alma: dissílaba, paroxítona, substantivo concreto.

·        Cardume: trissílaba, paroxítona, substantivo coletivo.

 

GRAMÁTICA: SINAIS DE PONTUAÇÃO - COM GABARITO

 Gramática: Sinais de pontuação

        Pontuação é o emprego de sinais gráficos que ajudam na compreensão da leitura.

        Os sinais de pontuação são: ponto finalponto de interrogaçãoponto de exclamaçãovírgulaponto-e-vírguladois-pontosreticênciastravessãoaspasparênteses.

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   O ponto final (.) indica o fim de uma frase afirmativa ou negativa. Exemplo: Paulinho brinca com a pipa.

        O ponto de interrogação (?) indica uma pergunta. Exemplo: O que as meninas estão fazendo?

        O ponto de exclamação (!) é usado nas frases exclamativas. Indica alegria, tristeza, surpresa, medo, espanto, admiração. Exemplo: Que árvore bonita!

        A vírgula (,) é usada para:

·        Indicar uma pequena pausa na frase, como: Eu sou um garoto educado, alegre, carinhoso.

·        Separar nomes de uma relação como: As uvas, as mangas, as limas são de Lia.

·        Separar, nas datas, o nome do lugar, como: Salvador, 15 de junho de 1993.

        O ponto-e-vírgula (;) é usada para indicar uma pausa maior. Exemplo: Marquinhos acordou cedo; ele foi correr na orla.

        Os dois-pontos (:) são usados:

·        Para anunciar a fala de alguém. Exemplo: Marquinhos disse: estou feliz.

·        Quando queremos indicar uma enumeração. Exemplo: Fui ao mercado e comprei: verduras, frutas e ovos.

·        Antes das palavras citadas por alguém. Exemplo: D. Pedro gritou: “Independência ou Morte!”

        As reticências (...) são usadas, principalmente, para indicar a suspensão do pensamento ou corte da frase de um personagem. Exemplo: Pipoca é engraçado, mas...

        O travessão (--) é um traço maior que o hífen e é usado para indicar a mudança de personagem ou início da fala de um personagem.

        Ao iniciarmos uma frase com travessão, devemos coloca-lo na mesma direção do parágrafo. Exemplo:

        André falou para Marcos:

        -- Você está vendo o que o gato fez?

        -- Estou vendo sim.

        -- E o que você vai fazer agora?

        -- Vou contar para mamãe.

        Os parênteses (()) são usados para isolar palavras ou grupos de palavras nas frases a fim de chamar a atenção ou dar uma explicação. Exemplo: Aquele garoto (meu aluno) é muito atencioso.

        As aspas (“”) são sinais usados para:

·        Indicar uma citação;

·        Destacar alguma expressão;

·        Citar uma frase de outra pessoa.

Exemplo: “Independência ou Morte”, gritou D. Pedro.

Entendendo os sinais de pontuação:

01 – Use o ponto de interrogação nas frases.

a)   Como vai você?

b)   Onde você mora?

c)   Quantos anos você tem?

d)   Que dia é hoje?

e)   Como você se chama?

f)     Quem é você?

02 – Coloque a vírgula e o ponto final.

a)   Vera levou para a praia um balde, uma toalha e um relógio.

b)   Comprei tomates, batatas, cenoura e farinha.

c)   As vírgulas separam orações, palavras, nomes e números.

d)   A vírgula, o ponto final e os dois-pontos são sinais de pontuação.

e)   Márcia ganhou um ursinho, uma boneca e um coelhinho.

03 – Pontue corretamente o diálogo abaixo.

a)   Quem é você?

-- Eu sou a formiguinha Zizi.

-- Para onde você vai?

-- Eu vou para o meu formigueiro.

     b) Para que tanta pressa, Sérgio?

         -- É que eu vou ao futebol.

         -- Você gosta de futebol?

         -- Gosto muito.

04 – Use corretamente os sinais de pontuação.

a)   Pinduca é inteligente, mas...

b)   Viva o Brasil! gritou Marcelo.

c)   Você estudou a lição de Ciências?

d)   Mamãe comprou biscoitos, queijo, salame e refrigerantes.

e)   Que dia lindo!

 

 

       

GRAMÁTICA: ACENTUAÇÃO - CEDILHA E O TIL - COM GABARITO

 Gramática: Acentuação

        Acento agudo – acento grave – acento circunflexo – til – hífen – trema – cedilha – apóstrofo.

        Observe bem os sinais destacados acima. Estes são os sinais gráficos.

        Os sinais gráficos auxiliam as letras na representação dos fonemas da nossa língua.

FONTE: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgUkqEtmICILlOF_XVkT6nrFCRYQ6zftHWFOhBQzlGUBLOHw6Y8t7Oj-VK4W26qLD5qTgTtbhFrWBtflsLL9zV0CfYrB68oceImIOU7J2xykpXv_HS929Is1JO3GsYPtKtFqGjXSKX_UQBhHaJOspQyvrBflhDzbTInhWic4lEGtrxZqDNr7T97ADckYOo/s1600/CEDILHA.jpg


        A cedilha e o til

        A cedilha é usada na letra c antes de a, o e u para lhes dar o som de ss.

Exemplos: carroça, laço, açúcar.

        Não se usa cedilha no c antes das letras e e i, nem no começo de palavras.

Exemplos: cinema, cenoura.

        O til é usado sobre as vogais a e o para lhes dar um som nasal.

Exemplos: balão, balões.

Entendendo a gramática:

01 – Coloque a cedilha onde for necessário.

Cidade – fração – doença – ração – canção – palhaço – adoecer – açúcar – coração – lição – adormecer – pescoço – cinema – sociedade – caçador – lenço – felicidade – receber – raça – cedo.

02 – Aponte a alternativa em que todas as palavras estão acentuadas corretamente.

(  ) dominó – página – jácare – você.

(  ) você – jácare – pagína – dominó.

(X) página – dominó – jacaré – você.

(  ) dominó – pâgina – jacarê – você.

03 – Acentue corretamente as palavras.

a)   O exercito portugues e grande.

O exército português é grande.

b)   A jiboia mordeu o paje.

A jiboia mordeu o pajé.

c)   Voce e amiga de Americo.

Você é amiga de Américo.

d)   Catia morou perto de Brasilia.

Cátia morou perto de Brasília.

e)   Emilia tem o habito de correr.

Emília tem o hábito de correr.

f)     O magico tem boa saude.

O mágico tem boa saúde.

g)   Luis gosta de geleia com cha.

Luís gosta de geleia dom chá.

04 – Aplique a regrinha prática para saber se há crase em cada das frases.

        Vou a, volto da – crase há.

        Vou a, volte de – crase não há.

a)   Vou a Paraíba. à.

b)   Vou a Santa Catarina. Não há.

c)   Vou a feira e a missa. à – à.

d)   Vamos a Paquetá. Não há.

e)   Quem foi a cidade? à.

f)     Fui até a papelaria. à.

g)   Vou a Campina Grande. Não há.

h)   Depois fui a oficina. à.

i)     Meu pai foi a Alagas. Não há.

j)     Quem vai a Santos? Não há.

k)   Vou a Itália. à.

l)     Quer ir a Copacabana? Não há.

m) Vou a França. à.

n)   Vamos dar um pulo a fazenda. à.

ORTOGRAFIA: PALAVRAS COM L OU U - COM GABARITO

 Ortografia: Palavras com L ou U

Exercícios:

01 – Complete as palavras com l ou u depois reescreva-as.

·        Almofada: almofada.

·        Automóvel: automóvel.

·        Fralda: fralda.

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·        Saudade: saudade.

·        Alface: alface.

·        Autora: autora.

·        Maldade: maldade.

·        Autoridade: autoridade.

·        Sinal: sinal.

·        Mingau: mingau.

·        Alfabeto: alfabeto.

·        Degrau: degrau.

·        Altura: altura.

02 – Separe as sílabas.

·        Aumentar: au-men-tar.

·        Cacau: ca-cau.

·        Astronauta: as-tro-nau-ta.

·        Funil: fu-nil.

·        Vegetal: ve-ge-tal.

·        Carretel: car-re-tel.

·        Jornal: jor-nal.

·        Barril: bar-ril.

·        Animal: a-ni-mal.

·        Saudação: sau-da-ção.

03 – Ordene as sílabas e escreva as palavras.

·        tar-al: altar.

·        man-cal-te: calmante.

·        nel-a: anel.

·        dal-de: dedal.

·        ma-cal: calma.

·        co-pal: palco.

·        cão-bal: balcão.

·        tal-pos: postal.

·        de-bal: balde.

·        ven-a-tal: avental.

·        na-car-val: carnaval.

·        to-al: alto.