Gramática: Substantivo – Classificação
Substantivo é a palavra variável
que serve para dar nome aos seres, aos animais, aos lugares, aos objetos, aos
sentimentos, aos seres reais e aos seres criados pela nossa imaginação.
Os substantivos variam em gênero,
número e grau.
Os substantivos classificam-se em: comuns;
próprios; concretos; abstratos.
Comuns são aqueles que designam
seres da mesma espécie. Exemplos: menina, anjo, mesa, relógio.
Próprios são aqueles que
designam um ser em particular. Exemplos: Vera, Brasil, Deus.
Concretos
são aqueles que designam os seres com existência real ou que a nossa imaginação
apresenta como tal. Exemplos: mesa, máquina, anjo, alma, fada.
Abstratos são aqueles que
designam qualidades, sentimentos, ações e estados dos seres. Os substantivos
abstratos não têm existência própria; têm existência apenas no pensamento.
Exemplos: beleza, bondade, coragem (qualidades); amor, dor, saudade, alegria
(sentimentos); viagem, estudo, esforço (ações); doença, morte, vida (estados).
Substantivo coletivo é um
substantivo comum que, mesmo estando no singular, indica um conjunto de seres
da mesma espécie. Exemplo: boiada – substantivo comum, concreto,
singular, mas que indica um conjunto de seres da mesma espécie (bois).
Entendendo o substantivo:
01 – Leia as frases e sublinhe
os substantivos comuns.
a) A cadeira e o banco são de Marcos.
b) Preciso comprar flores para a sala.
c) Titia é irmã de papai.
d) As garotas escolheram frutas e bombons.
e) Abacaxi e manga são frutas deliciosas.
02 – Escreva substantivos
próprios que sejam:
a) Nomes de pessoas.
Resposta pessoal do aluno.
b) Nomes de cidades.
Resposta pessoal do aluno.
c) Nomes de escolas.
Resposta pessoal do aluno.
03 – Sublinhe os substantivos
abstratos.
a) Vera tem orgulho de Daniela.
b) A verdade e a justiça são importantes.
c) Daniel tem simpatia e amizade por Luciana.
d) Eliana tem ódio e raiva pelo que fez.
e) A viagem foi maravilhosa.
04 – Escreva o coletivo
correspondente a cada um dos conjuntos.
Soldados: exército.
·
Estrelas: constelação.
·
Peixes: cardume.
·
Ovelhas: rebanho.
·
Livros: biblioteca.
·
Abelhas: colmeia.
·
Pássaros: passarada/bando.
·
Discos: discoteca.
05 – Complete as frases com o substantivo
coletivo adequado.
a) Comprei mais um livro para a minha biblioteca.
b) Uma nuvem de gafanhotos invadiu o sítio.
c) O delegado prendeu o ladrão da quadrilha.
d) A orquestra/banda de Carlinhos tocou na festa.
e) Todo o elenco da novela se reuniu.
f) Vou colocar no álbum as fotografias da viagem.
06 – Complete com os coletivos
de:
·
Meninos: meninada.
·
Pessoas: multidão.
·
Viajantes: caravana.
·
Chaves: molho.
·
Letras: alfabeto.
·
Cantores: coro.
07 – Classifique os
substantivos abaixo, conforme o modelo.
·
Mesa: dissílaba, paroxítona,
substantivo concreto.
· Saudade: trissílaba, paroxítona, substantivo abstrato.
·
Recife: trissílaba,
paroxítona, substantivo próprio.
·
Povo: dissílaba,
paroxítona, substantivo coletivo.
·
Esforço: trissílaba,
paroxítona, substantivo abstrato.
·
Alma: dissílaba,
paroxítona, substantivo concreto.
·
Cardume: trissílaba,
paroxítona, substantivo coletivo.