quarta-feira, 22 de abril de 2020

TEXTO: POR QUE A INTERNET ASSUSTA OS PAIS - LUCIANA VICARIA - COM QUESTÕES GABARITADAS

Texto: Por que a internet assusta os pais
         
   LUCIANA VICÁRIA

 Já se foi o tempo em que a televisão era vista como vilã. Pesquisas mostram que agora os pais têm mais medo da internet que dos programas da TV. Eleita a grande ameaça para as crianças com 85% dos votos, a internet se tornou a mídia mais perigosa da atualidade, de acordo com uma pesquisa americana do Insight Media Group publicada na última semana. Na opinião de 78% dos entrevistados, os sites de relacionamento não são lugares seguros para fazer novos amigos. Essa pesquisa é o retrato do medo contemporâneo dos pais. Será que ele é justificado?
        Quando os pais de hoje eram crianças, os adultos tinham medo da TV. Vários livros e artigos de educadores foram escritos debatendo a possível influência negativa de filmes violentos ou programas eróticos na formação das crianças. A discussão se dava em torno das cenas de amor na novela das 8, consideradas picantes demais para o horário, ou sobre o comprimento da saia de apresentadoras infantis, considerado insinuante demais. Institutos denunciavam que crianças eram expostas a cenas de violência. Hoje, aquele medo parece inocente diante dos perigos que a rede oferece.
        Para os pais, a internet é muito mais difícil de controlar que a TV porque abre as portas de casa. As crianças podem entrar em sites adultos e travar contatos com estranhos em comunidades como o Orkut. Podem trocar informações, endereços e até vídeos e fotos. Muitos adultos nem sabem como funcionam os sites de relacionamento. Um estudo da ONG de segurança on-line infantil i-Safe America, dos Estados Unidos, revelou que 40% das crianças não conversam com os pais sobre a segurança na internet. A pesquisa mostra ainda que uma em cada quatro crianças já foi exposta à pornografia na rede. Cerca de 20% já receberam propostas sexuais on-line. Uma em cada 33 crianças já foi convidada a se encontrar pessoalmente com alguém que tenha conhecido na web. "Quando se trata de uma mídia interativa, como a web, o mau uso pode colocar em risco a própria vida da criança", afirma Teri Schroeder, presidente do i-Safe America.
        Casos de adolescentes que marcam pela rede encontros com pessoas que não conhecem são cada vez mais comuns. Alguns têm final trágico. No Brasil, uma adolescente baiana de 12 anos foi estuprada e morta em janeiro deste ano, possivelmente por um colega virtual. O caso ainda não foi esclarecido, mas a polícia do Estado da Bahia recuperou trechos de um bate-papo virtual suspeito no computador da vítima. Histórias tristes como essa criam um sentimento de repulsa à internet. "Ela faz mal, deturpa valores e atrai as crianças para a pedofilia", diz a mãe Maria do Carmo Oliveira. Ela registrou boletim de ocorrência no dia 27, depois que monitorou a conversa de sua filha de 11 anos com adultos em salas de bate-papo. "Perguntavam se ela era virgem e insistiam em um encontro real, até que, pressionada, Isabela passou o telefone e o endereço de casa", afirma.
        Mas responsabilizar o computador por todas essas angústias pode ser um erro. E privar crianças das mídias interativas pode prejudicar sua formação. A tecnologia tem mais vantagens que riscos. A rede já se consagrou como ferramenta indispensável no aprendizado dos jovens profissionais do futuro. É um lugar para entretenimento, mas também para debate de temas e pesquisas escolares. A única saída é alertar os mais novos sobre os riscos da interatividade e monitorar o uso quanto for possível. "É preciso orientar o contato com a internet sem privar a liberdade da criança", diz o educador Celso Antunes. Os pais terão de aprender a lidar com a rede.
                      Luciana Vicaria. Revista Época. 03 de junho de 2006.

Entendendo o texto:

01 – Assinale o trecho que traduz o assunto abordado no texto.
a)   Institutos denunciavam que crianças eram expostas a cenas de violência.
b)   Essa pesquisa é o retrato do medo contemporâneo dos pais. Será que ele é justificada?
c)   Casos de adolescentes que marcam pela rede encontros com pessoas que não conhecem são cada vez mais comuns.
d)   É preciso orientar o contato com a internet sem privar a liberdade da criança.

02 – Hoje, a internet atrai muito mais os jovens que a TV. Assinale o fatos que, segundo o texto, NÃO justifica essa afirmativa.
a)   A grande quantidade de informações amplia o aprendizado.
b)   As opções de entretenimento são praticamente ilimitadas.
c)   É possível interagir com pessoas e com informações.
d)   As pessoas se mantêm passivas em face das informações.

03 – Sobre as razões da preocupação dos pais em face do uso da internet pelos filhos, marque (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas.
(V) Os filhos podem ter acesso a informações e imagens prejudiciais a sua formação.
(V) Sites de relacionamentos expõem informações pessoais que podem comprometer a vida do filho e da família.
(V) Os filhos sempre conhecem mais que os pais como funcionam os sites de relacionamentos.
(F) A internet propicia espaço para jogos e lazer e auxilia em pesquisas escolares.
Assinale a sequência correta:
a)   V, F, V, F.
b)   V, V, V, F.
c)   F, F, V, V.
d)   F, V, F, V.

04 – Sobre os argumentos dos pais para evitar que os filhos sejam expostos a materiais ou sites indevidos na internet, considere:
I – Dados da família fornecidos a estranhos podem ser usados impropriamente.
II – Privar os filhos de usar a internet resolve as preocupações e não traz prejuízos.
III – Nem todo conteúdo da internet é verdadeiro.

São argumentos pertinentes:
a)   I e III, apenas.
b)   I, II e III.
c)   II e III, apenas.
d)   I e II, apenas.

05 – Antigamente a TV causava medo aos pais, hoje acontece o mesmo com a internet. Isso porque ambas, de certa maneira, têm a capacidade de:
a)   Influenciar a postura educacional.
b)   Levar ao sonho e a um mundo irreal.
c)   Exibir informações desligadas da realidade.
d)   Modificar o comportamento social.

06 – No último parágrafo, a autora do texto defende a internet. Qual argumento NÃO corrobora sua defesa?
a)   Já que muitos pais trabalham fora e não podem monitorar os filhos o dia todo, estes escolhem em quais sites navegar e com quem interagir.
b)   Há mais ganhos que perdas na utilização da internet de forma equilibrada e consciente, pois contribui com informações e lazer.
c)   Se os jovens forem proibidos de usar a rede, os pais se sentirão mais tranquilos, mas os filhos perderão em conhecimentos.
d)   Os pais devem orientar devidamente o uso da rede pelos filhos em função da relevância dela na preparação de seu futuro.

07 – O texto pertence ao gênero artigo jornalístico, pois:
a)   Destaca parecer de autoridade sobre fatos obtidos em pesquisas.
b)   Sustenta uma opinião com afirmações generalizadas para persuadir o leitor.
c)   Expressa valor a respeito de fato controverso ou situação social da atualidade.
d)   Adota uma postura bem humorada para comentar situações do cotidiano.


quinta-feira, 16 de abril de 2020

MÚSICA(ATIVIDADES): FLORES EM VIDA - ZEZÉ DI CAMARGO E LUCIANO - COM QUESTÕES GABARITADAS

Música(Atividades): Flores em Vida

                  Zezé Di Camargo e Luciano

Quero o seu amor agora
Não a saudade depois
Seu carinho pela vida afora
Antes que o fim pare entre nós dois

Quero a sua companhia
Caminhar na mesma direção
Exceto que um certo dia
A vida nos separe em alguma estação

Quero flores em vida
Seu sorriso a me iluminar
As lágrimas de despedida
Não estarei por perto para enxugar

Eu quero viver a vida, Quero flores em vida
Colhidas no jardim do amor, Do nosso amor

Quero flores em vida
Seu sorriso a me iluminar
As lágrimas de despedida
Não estarei por perto para enxugar

Eu quero viver a vida, Quero flores em vida
Colhidas no jardim do amor, Do nosso amor.
                                                Zezé  Di Camargo e Luciano

Entendendo a canção:

01 – A música "flores em vida" do Zezé Di Camargo e Luciano, conta que tipo de história pra você?
      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Na música diz que ele quer viver a vida, flores em vida, ou seja, ele quer flores enquanto a vida segue, pois normalmente as flores só chegam quando estamos dentro de um caixão, na tristeza. 

02 – O título de um texto é sempre o primeiro a levantar expectativas quanto ao seu conteúdo. A partir dele fazemos uma série de suposições iniciais que depois podem ser modificadas ou confirmadas. Que emoções e ideias foram despertadas pela leitura da canção? Comente.
      Flores em vida é amar ao próximo, é dar ao próximo um pouco do seu amor, é ser simples, é ser amoroso, caridoso. Se amamos mesmo alguém, gostamos muito dela, devemos a presentear com flores em vida, como diz a canção.

03 – Em todos os versos, nota-se a marca da:
a)   1ª pessoa do singular.
b)   3ª pessoa do plural.
c)   1ª pessoa do plural.
d)   2ª pessoa do singular.

04 – As repetições utilizadas favorecem a construção da canção?
      Sim, a repetição melhora por causa da atratividade, raridade, proximidade, ênfase e frequência.

05 – Que estrofe do poema expressa mais claramente o entusiasmo e paixão do eu lírico pela pessoa amada?
      A primeira estrofe.
      “Quero o seu amor agora
      Não a saudade depois
      Seu carinho pela vida afora
      Antes que o fim pare entre nós dois.”

06 – Em que versos podemos encontrar a figura de linguagem antítese?
      “Quero o seu amor agora
      Não a saudade depois...”



FILME(ATIVIDADES): BAILE PERFUMADO - LÍRIO FERREIRA, PAULO CALDAS - COM QUESTÕES GABARITADAS

Filme(ATIVIDADES): BAILE PERFUMADO

Data de lançamento 26 de julho de 1997 (1h 33min)
Nacionalidade Brasil

SINOPSE E DETALHES

        Amigo íntimo do Padre Cícero (Jofre Soares), o mascate libanês Benjamin Abrahão (Duda Mamberti) decide filmar Lampião (Luís Carlos Vasconcelos) e todo seu bando, pois acredita que este filme o deixará muito rico. Após alguns contatos iniciais ele conversa diretamente com o famoso cangaceiro e expõe sua ideia, mas os sonhos do mascate são prejudicados pela ditadura do Estado Novo.

Entendendo o filme:

01 – Qual seria o tema central do filme “Baile Perfumado”?
      Um dos melhores filmes de 1997, "Baile Perfumado" mostra à relação do fotógrafo Benjamim Abrahão (Duda Mamberti) com o notório cangaceiro Lampião (Luís Carlos Vasconcelos), quando o libanês se embrenhou no sertão nordestino para revelar, em um documentário, a rotina do bando do temido e admirado Virgulino Ferreira. O fato histórico gera uma película de cores vivas, na qual a audácia e tino comercial de um homem conduzem-no a uma aventura repleta de perigos e seduções. O documentário de Abrahão capta Lampião em momentos comuns de fé e demonstração de liderança e confraternização com os outros bandoleiros. No entanto, o filme de Lírio Ferreira e Paulo Caldas focaliza um Lampião cruel, severo, mas capaz de simpatia e deleitamento com a beleza e a música. 

02 – Qual foi o papel de Padre Cícero nesta história?
      Ele se tornou o responsável pelo então repercutido encontro entre o eminente bando de Lampião e Benjamim Abrahão.

03 – Que interesse tinha o libanês em acompanhar o bando de Lampião?
      Interessado para registrar através de filmagem o estilo de vida do grupo e poder comercializar depois.

04 – É um filme muito inovador na forma, pois se inicia com um plano sequência (sem corte), onde o filme começa com Padre Cícero agonizando e como termina a cena?
      Termina com ele imediatamente já morto, no velório. Não seria possível alguém filmar uma cena assim na realidade.

05 – Benjamim Abrahão, foi o único a conseguir tirar fotos de Lampião e seu bando e algo interessante acontece na trama é o modo como ele “transforma” o carrasco e sanguinário Lampião. Em quê?
      Um Lampião mais pop, deslumbrado com o uísque escocês, o perfume francês e a máquina fotográfica.


POEMA: MENINOS - MURILO MENDES - COM GABARITO

Poema: Meninos
          
    Murilo Mendes

Sentado à soleira da porta
Menino triste
Que nunca leu Júlio Verne
Menino que não joga bilboquê
Menino das brotoejas e da tosse eterna

Contempla o menino rico na varanda
Rodando na bicicleta
O mar autônomo sem fim.

É triste a luta de classes.

Fonte d imagem - https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjuLavCYDFXW84ky-ptRtB8DbeHgGjtdpsSicbEmJoJ1kT1vyUgEBuWTaVHu5zcjn0QDmLI8jZVRWjTjuhFVcLKuoelApNxz2IcYQw3-prGM5np_4p_AcdVYSZxx4MgbXvgYMk9bCDpWtc/s1600/MENINOOO.jpg

Entendendo o poema:

01 – De acordo com o poema, é certo dizer que:
a)   O menino está triste, porque nunca leu Júlio Verne.
b)   O menino é triste, pois está na luta das classes.
c)   O menino triste é pobre e adoentado.
d)   O menino não brinca de bilboquê, devido a tosse eterna.

02 – Explique o sentimento do eu lírico ao comparar os dois meninos.
      O poema fala sobre a desigualdade social, fazendo referência a forma como vivem os meninos.

03 – Descreva o lugar onde ocorreu o fato.
      À soleira da porta.

04 – Quem são as personagens do poema?
      O menino triste e o menino rico.

05 – Existe uma relação entre os meninos do poema e os meninos do nosso dia-a-dia?
      Sim, pois a desigualdade social é um mal que assola nosso país.

06 – Que tipo de narrador há no poema?
      Narrador-onisciente (conhece tudo sobre os personagens e sobre o enredo).


TEXTO: VIDA SIM, DROGAS NÃO! (FRAGMENTO) - FREI BETTO - COM GABARITO

Texto: Vida sim, drogas não! (Fragmento)
        
    Frei Betto
        (...)

    O narcotráfico movimenta por ano, no mundo, cerca de US$ 400 bilhões ­ pouco menos que o PIB brasileiro. Os cabeças escapam através da lavagem de dinheiro, do tráfico de influências, da compra de policiais, militares e juízes. Os pés-de-chinelo são caçados nas favelas, morrem crivados de balas ou padecem nas prisões.
        De 1980 a 1996, os assassinatos, no Brasil, dobraram de 13 para 25 por cada grupo de 100 mil habitantes. Entre jovens de 15 a 19 anos, o índice subiu para 44,8/100 mil. A maioria em decorrência do uso e do tráfico de drogas.
        Quem são os culpados? Todos nós somos responsáveis, até mesmo por omissão frente ao problema, e somos também vítimas (assaltos por drogados, acidentes de trânsito em consequência de bebidas, disseminação da Aids, políticos eleitos com o dinheiro do narcotráfico etc.). Inútil pensar que a questão da droga é um problema individual. É, sim, uma grave questão social.
        A droga não é causa, é efeito. Se quisermos erradicá-la, teremos de encarar de frente um desafio: a mudança da sociedade em que vivemos. Não se trata de ceder ao maniqueísmo ideológico e acreditar que o advento do socialismo porá fim ao problema. Também nas sociedades socialistas da Europa do Leste o narcotráfico atuava, como hoje opera em Cuba.
        Essa "civilização química" na qual vivemos resulta do nosso desencanto subjetivo. Uma pessoa destituída de valores espirituais ­ religião, utopia, ideologia etc. ­ tende a buscar sucedâneos que preencham o seu vazio interior. No fundo, recorre-se à droga para alterar o estado de consciência. Eis uma necessidade da qual nenhum ser pode prescindir. Ninguém aguenta ser "normal" o tempo todo.
        É uma exigência de nossa saúde espiritual cultivar a subjetividade, como o artista esteticamente febril diante de sua obra, o profissional encantado com o seu projeto, o militante guevarianamente empenhado em sua luta, a jovem apaixonada, o místico tocado pelo amor divino. São estados de plenitude e felicidade.
        Porém, não se encontram à venda na farmácia da esquina, nem merecem publicidade na mídia. Até porque são valores anticonsumistas. Quanto mais realizada uma pessoa, graças ao sentido que imprime à sua vida, menos ela sente necessidade de recursos artificiais que alteram momentaneamente o estado de consciência para, em seguida, passado o efeito, desabar no vazio de si mesmo, no abismo da própria frustração.
        Mudar a sociedade não é só transformar as suas estruturas. Isso é o prioritário: assegurar a todos alimentação, moradia, saúde e educação, trabalho, lazer e cultura, o que supõe distribuição de riqueza, partilha dos frutos do trabalho humano, soberania nacional, reforma agrária etc. Mudar a sociedade é modificar também os valores que regem a vida social. Essa revolução cultural certamente é mais difícil que a primeira, a social. Talvez por isso o socialismo tenha desabado como um castelo de cartas no Leste europeu. Saciou a fome de pão, mas não a de beleza. Erradicou-se a miséria, mas não se logrou que as pessoas cultivassem sentimentos altruístas, valores éticos, atitudes de compaixão e solidariedade. O resultado é assombroso: após 70 anos de socialismo, a Rússia hoje destaca-se pelas máfias de prostituição infantil e pela corrupção crônica em todos os escalões da sociedade.
        (...)
         FREI BETTO. In: O São Paulo. Jornal da Arquidiocese de São Paulo. 7 mar. 2001, p. 4.
Fonte: Linguagem Nova. Faraco & Moura. Editora Ática. 8ª série. p. 54-7.
Entendendo o texto:

01 – Logo no início do texto, o autor chama a atenção do leitor para um dado importante. Que dado é esse?
      A quantidade exorbitante de dinheiro movimentada pelo narcotráfico (cerca de 400 bilhões de dólares).

02 – Qual é a ideia principal desse parágrafo?
      Mostrar que as consequências são piores para os pobres que se envolvem com o narcotráfico, já que os ricos podem “comprar” a justiça.

03 – O que mostram os dados estatísticos no segundo parágrafo?
      Que a maioria dos assassinatos ocorridos entre jovens de 19 a 25 anos é decorrente do uso ou tráfico de drogas.

04 – No terceiro parágrafo, o autor apresenta seu ponto de vista sobre o problema das drogas:
a)   Como ele faz isso?
Inicialmente lança uma pergunta – “Quem são os culpados?” –, para depois responde-la.

b)   Segundo o autor, todos nós somos de algum modo responsáveis pela situação gerada pelas drogas. Explique.
Quem não toma nenhuma atitude é responsável por omissão diante do problema.

c)   Qual é a ideia principal apresentada pelo autor nesse parágrafo?
A droga é um problema social e não só individual.

05 – O que o autor quer dizer ao afirmar que o problema da droga é efeito e não causa?
      Não é a droga a responsável pelos males da sociedade, mas são os problemas sociais que acabam levando ao consumo de droga.

06 – Segundo ele, qual é a condição para se acabar com o problema da droga?
      A transformação total da sociedade.

07 – Maniqueísmo é uma doutrina segundo a qual tudo se baseia em dois princípios opostos: o bem e o mal. De acordo com uma visão maniqueísta, se o socialismo representasse o bem, qual seria o mal?
      O capitalismo.

08 – Vivemos numa sociedade capitalista. Ao propor uma transformação na nossa sociedade, o autor está propondo necessariamente o socialismo como alternativa? Explique.
      Não. Segundo ele, o problema das drogas também estava presente nas sociedades socialistas.

09 – O que o autor quer dizer com a expressão “civilização química”?
      Possivelmente quer dizer que nossa sociedade está dominada por produtos químicos, principalmente os que causam dependência.

10 – Qual é, segundo ele, a causa desse tipo de civilização?
      A falta de valores espirituais, que gera um vazio interior.

11 – Explique com suas palavras a frase: “Ninguém aguenta ser ‘normal’ o tempo todo”.
      Resposta pessoal do aluno.

12 – No sexto parágrafo, de acordo com o autor, de que maneiras podemos cultivar nossa subjetividade, isto é, cultivar nossos valores espirituais?
      Por meio de uma atividade artística, da militância política, da paixão, da fé, etc.

13 – No sétimo parágrafo:
a)   “...não se encontram à venda na farmácia da esquina...”. O que o autor quis dizer com essa frase?
Que os valores espirituais não são facilmente encontráveis.

b)   Que palavras ou expressões do 5° e do 6° parágrafos podem-se relacionar ao termo farmácia?
“Civilização química”, droga, saúde, febril.

c)   Reescreva a frase que segue, começando com a expressão “Quanto menos...”, mantendo o mesmo sentido: Quanto mais realizada é uma pessoa, menos ela sente necessidade de recursos artificiais.
Quanto menos realizada é uma pessoa, mais ela sente necessidade de recursos artificiais.

d)   “Até porque são valores anticonsumistas”. Qual é o sentido, no texto, da palavra destacada?
Que não são de consumo rápido e efeito momentâneo.

14 – Do oitavo parágrafo, transcreva os dois períodos que resumem a opinião do autor sobre o tema.
      “Mudar a sociedade não é só transformar as suas estruturas”; “Mudar a sociedade é modificar também os valores que regem a vida social”.

15 – Segundo o autor, o que é mais fácil: fazer com que a população incorpore valores anticonsumistas ou passar de um governo capitalista para um socialista?
      A segunda alternativa é a resposta.     
      


segunda-feira, 13 de abril de 2020

FILME(ATIVIDADES): RAIN MAN - BARRY LEVINSON - (SOBRE AUTISMO) - COM QUESTÕES GABARITADAS

Filme(ATIVIDADES): RAIN MAN


Data de lançamento 24 de março de 1989 (2h 13min)
Direção: Barry Levinson
Nacionalidade EUA

SINOPSE E DETALHES

        Charlie (Tom Cruise), um jovem yuppie, fica sabendo que seu pai faleceu. Eles nunca se deram bem e não se viam há vários anos, mas ele vai ao enterro e ao cuidar do testamento descobre que herdou um Buick 1949 e algumas roseiras premiadas, enquanto um "beneficiário" tinha herdado três milhões de dólares. Curioso em saber quem herdou a fortuna, ele descobre que foi seu irmão Raymond (Dustin Hoffman), cuja existência ele desconhecia. Autista, Raymond é capaz de calcular problemas matemáticos com grande velocidade e precisão. Charlie sequestra o irmão da instituição onde ele está internado para levá-lo para Los Angeles e exigir metade do dinheiro, nem que para isto tenha que ir aos tribunais. É durante uma viagem cheia de pequenos imprevistos que os dois entenderão o significado de serem irmãos.

Entendendo o filme:

01 – Quais são as habilidades excepcionais de Rain Man?
      As habilidades estão na leitura e na matemática, sendo capaz de contar cartas nos jogos de cassino.

02 – Explique o porquê do título do filme ser “Rain Man”.
      Rain Man é a forma com que Charlie, aos três anos, se referia ao irmão, que, dentro de sua rotina de tarefas, protegia-o da solidão.

03 – Por que Charlie não conviveu com seu irmão Raymond?
      Porque sua mãe morreu quando ele tinha três anos e Raymond foi mandado para uma clínica, pois representava (segundo o pai) um perigo para o irmão.

04 – Como Charlie Babbit descobre que Raymond é seu irmão?
      Foi quando seu pai faleceu, e ele herdou apenas um carro e algumas roseiras, enquanto a fortuna de três milhões de dólares ficou para um “beneficiário” desconhecido.
      Charlie então sai em busca do tal beneficiário e descobre que se trata de Raymond, um irmão que ele não conhecia.

05 – Por qual motivo Raymond vive em uma clínica desde criança?
      Porque ele é autista.

06 – Que faz Charlie para tirar Raymond da clínica?
      Charlie “sequestra” o irmão para leva-lo a Los Angeles e exigir a metade da herança.

07 – Raymond se recusa a andar de avião. Como eles viajam, então?
      Os dois irmãos cruzam o país de carro. Com a convivência durante a viagem, Charlie começa a descobrir mais sobre seu irmão e deixa de ser frio e calculista, interessado apenas em bens materiais e passa a entender o real significado de se ter um irmão.

08 – Rain Man é dado como um indivíduo incapaz de viver em sociedade, sendo inapto de compreender a noção de dinheiro, entender o caos do cotidiano e criar estratégias para lidar com problemas. Como ele compensa essas dificuldades?
      Por meio de rotinas fixas, do que comer cada dia, das horas de seus programas de TV, e de seu horário de dormir.