segunda-feira, 23 de julho de 2018

LENDA PARA SÉRIES INICIAIS: A LENDA DO JAPIM - NÁDIA MARA - COM GABARITO

Lenda: A LENDA DO JAPIM

        Japim era um pássaro que vivia no céu cantando para Tupã, o chefe dos deuses.
        Um dia, apareceu uma doença terrível entre os índios. Ninguém sabia o que fazer para ficar livre desse mal.
        Os índios resolveram pedir ajuda a Tupã.
        Tupã teve então uma ideia: mandar o pássaro Japim para aliviar o sofrimento dos índios.
        Japim desceu à Terra e cantou. Seu canto maravilhoso distraía os índios. A doença foi desaparecendo e a alegria voltando à tribo.
        Os índios ficaram tão contentes que pediram a Tupã para deixar Japim vivendo para sempre com eles.
        Tupã atendeu ao pedido e deu o pássaro para a tribo. Mas Japim começou a ficar orgulhoso. Ele passou a imitar os outros pássaros da floresta e a zombar deles.
        Os pássaros, aborrecidos, foram queixar-se a Tupã.
        Tupã não gostou da atitude de Japim e disse-lhe:
        -- De hoje em diante, perderás o teu canto maravilhoso e passarás a imitar o canto das outras aves.
        É por isso que Japim, ao cantar, imita o canto dos pássaros.

               Adaptado do folclore. Postado por Nádia Mara.
Entendendo a lenda:
01 – Quem era Japim?
      Era um pássaro que vivia no céu.

02 – Por que os índios resolveram pedir ajuda ao deus Tupã?
      Porque apareceu uma doença terrível entre os índios.

03 – Assinalar as frases na ordem que aparecem na história:
(4) Tupã não gostou da atitude do pássaro.
(1) Os índios tiveram uma doença terrível.
(2) O canto do Japim fez a doença desaparecer.
(3) O pássaro ficou muito orgulhoso.

04 – Responda por escrito:
a)   Como os índios resolveram se livrar da doença que os afligiam?
Pedindo ajuda para Tupã.
b)   Qual foi a solução encontrada por Tupã?
Mandar o pássaro Japim para aliviar o sofrimento dos índios.
c)   De que maneira o pássaro ajudou os índios?
Cantando. Seu canto maravilhoso distraia os índios.

05 – Copie, lado a lado, as palavras e seus significados. Use o dicionário.
Palavras
Significados
Imitar
Reproduzir, arremedar.
Atitude
Procedimento.
Zombar
Caçoar, troçar.
Maravilhoso
Extraordinário.
Orgulhoso
Ufania, satisfação.

06 – Escreva as frases, trocando as palavras sublinhadas por seus sinônimos.
a)           Os pássaros ficaram aborrecidos.
     Os pássaros ficaram tristes.
b)           Japim veio aliviar o sofrimento dos índios.
     Japim veio aliviar a dor dos índios.
c)           Seu canto maravilhoso distraia os índios.
     Seu canto lindo distraía os índios.

07 – Complete as expressões utilizando palavras do retângulo:
Orgulhoso – bondoso – corajoso – poderoso –
Orgulhosa – bondosa – poderosa – corajosa.

a)           Quem tem orgulho é orgulhoso ou orgulhosa.
b)           Quem tem poder é poderoso ou poderosa.
c)           Quem tem coragem é corajoso ou corajosa.
d)           Quem tem bondade é bondoso ou bondosa.

08 – Transcreva do texto as palavras que têm s com som de z.
      Deuses, desaparecendo, orgulhoso.

09 – Complete com s ou z:
Zombar   -   atrasado   -   cozinha   -   surpresa   -   buzina.
Casinha   -   tesoura   -   beleza   -   rasura   -   roseira.

10 – Faça por escrito o resumo da lenda do Japim.  Não esqueça de que, num resumo, devemos citar apenas os fatos mais importantes, ou seja, as ideias principais.
      Resposta pessoal do aluno.

11 – Qual foi o pedido dos índios a Tupã, depois que a doença foi desaparecendo?
      Para que Tupã deixa-se o Japim viver com eles.

12 – Por que os pássaros foram queixar-se a Tupã?
      Porque Japim passou a imitar os outros pássaros da floresta e a zombar deles.

13 – Qual foi o castigo dado a Japim pelo deus Tupã?
      Ele perdeu o canto maravilhoso e passou a imitar outras aves.


FÁBULA: O PERU MEDROSO - MONTEIRO LOBATO - COM GABARITO

Fábula: O peru medroso
               Monteiro Lobato

    Gordo o peru e Lindo o galo, costumavam empoleirar-se na mesma árvore. Certo dia a raposa os avistou e veio vindo contente, a lamber os beiços com quem diz: “Temos petisco hoje!”.
        Ao avistá-la o peru leva um susto tão grande que por um triz não cai da árvore. Já o galo o que fez foi rir, e como sabia que subir na árvore a raposa não sabia, fechou os olhos e adormeceu.
        O peru, coitado, medroso como era, tremia como vara verde e não tirava os olhos do amigo.
        – O galo não apanho, mas este peru cai-me logo no papo…- falou consigo mesmo a raposa.
        E começou a fazer caretas medonhas, a dar pinotes, a roncar e trincar os dentes, dando a impressão duma raposa louca. Pobre peru! Cada vez mais apavorado, não perdia de vista um só daqueles movimentos. Por fim tonteou, caiu do galho e veio ter aos dentes da raposa faminta.
        – Estúpido animal! – exclamou o galo acordando. Morreu por excesso de cautelas. Tanta atenção prestou aos atos da raposa, que lá se foi…
        Moral: A prudência manda não atentar demais aos perigos.

Lobato, Monteiro. Fábulas. São Paulo.
Editora Brasiliense, 1994.
Entendendo a fábula:

01 – No texto, há palavras que se referem à personagens, caracterizando-as.
a)   Qual palavra caracteriza o galo?
Lindo.

b)   Quais palavras caracterizam a raposa?
Louca e faminta.

c)   E quais palavras caracterizam o peru?
Gordo, coitado, medroso, pobre e apavorado.

d)   A qual classe gramatical essas palavras pertencem?
Pertencem à classe dos adjetivos.

02 – Qual é o título do texto?
      O título do texto é “O peru medroso”.

03 – Quem é o autor? 
      O autor é Monteiro Lobato.

04 – Quantos parágrafos há no texto?
      O texto possui 7 parágrafos.

05 – Quantos e quais são os personagens da história?
      São 03 os personagens da história, o peru, o galo e a raposa.

06 – Onde os personagens estavam no início da história? E por quê?
      No início da história os personagens estava empoleirados em uma arvore. Eles iam para lá todos os dias.

07 – Por que o galo estava dormindo?
      O galo resolveu dormir pois sabia que a raposa não conseguiria subir na árvore.

08 – O que a raposa fez para conseguir o que queria?
      A raposa começou a fazer caretas para poder assustar o peru, para que ele caísse.

09 – Por que o galo morreu?
      O galo morreu pois se distraiu e desequilibrou, caindo da árvore.



CRÔNICA: A CIDADE DO ÓBVIO - LUÍS FERNANDO VERÍSSIMO - COM GABARITO

Crônica: A cidade do Óbvio

      É fácil localizar a cidade do óbvio. Ela fica exatamente onde você esperava que ela ficasse, e inclusive, está identificada no mapa pela palavra "Óbvio". Quem for de carro deve seguir as indicações na estrada até chegar onde quer ir: é Óbvio. Pode-se ir de ônibus, tendo o cuidado de pegar um ônibus que não vá para outro lugar, ou de trem, desde que se desça na estação certa. O nome da cidade, Óbvio, está escrito na estação com letras. Se o nome na estação for outro, não é Óbvio. É claro.
        Apesar de uma certa mesmice, as casas de Óbvio, todas feitas com material de construção, se distinguem por certos detalhes arquitetônicos, como janelas e portas que abrem e fecham. Existem ruas. A cidade é cheia de lugares comuns.
        Em Óbvio conversa-se pouco. Primeiro, porque desde a fundação da cidade ninguém jamais teve um pensamento original e os assuntos se repetem. Segundo, porque as pessoas não precisam dizer nada. Em Óbvio, está tudo na cara.
        Óbvio fica logo depois de Evidente para quem vai a Redundância.
        E Óbvio tem uma peculiaridade quanto ao clima, lá só chove no molhado.

                                                                    Luís Fernando Veríssimo.
Entendendo a crônica:
01 – Esse texto é:
(   ) conto  
(X) crônica    
(  ) roteiro de viagem

02 – Qual é o tema tratado no texto?
      A localização de “óbvio”.

03 – Dê o significado das palavras abaixo (use o dicionário):
·        Óbvio: evidente, claro, patente, manifesto.
·        Redundância: superfluidade de palavras, pleonasmo.
·        Truísmos: verdade banal, evidente.
·        Peculiaridade: próprio, privativo, especial.
·        Mesmice: ausência de variedade, aquele que é o mesmo que outro em tudo.

04 – Qual a diferença entre “lugar comum” e “lugar-comum”?
·        Lugar comum: Pra definir a expressão batida e tão repetida que já perdeu a graça. É o mesmo que chavão ou clichê.
·        Lugar-comum: Fonte geral de onde os oradores podem tirar argumentos e provas para qualquer assunto.

05 – O texto é composto por obviedades. Para você qual efeito o autor produziu?
      Resposta pessoal do aluno.

06 – Indique se a afirmação é verdadeira (V) ou falsa (F):
(F) Óbvio é uma cidade turística pouco conhecida, por isso o autor dá tantas explicações para se chegar até lá.
(V) O texto ironiza a falta de criatividade.
(F) As informações contidas no primeiro parágrafo são desnecessárias.
(V) Óbvio é uma cidade muito diferente das outras.
(V) Em Óbvio falta assunto entre as pessoas.

07 – O que significa “chover no molhado”?
      Significa repetir o que já foi dito, ou já é sabido, sem acrescentar nenhum dado.

08 – O que uma pessoa pode fazer para fugir do óbvio ou da mesmice?
      Ter o cuidado, para não ficar repetindo sempre a mesma coisa.


TEXTO: A CORRENTE BRANCA - MEC - COM INTERPRETAÇÃO/GABARITO

Texto: A Corrente Branca

           O leite é muito mais do que o produto de fêmeas mamíferas.

        Ao tomar um copo de leite, a gente dá pouca atenção ao significado dessa ação. O gostoso líquido foi produzido, embalado, transportado e vendido até chegar ao copo para ser consumido. Aliás, o copo também foi produzido, embalado, transportado e vendido, envolvendo um grande número de trabalhadores de diversas esferas da produção, distribuição e comercialização, esferas que, por sua vez, consumiram quantidades de energia e matéria-prima.
        Como então esse leite chegou até o momento de poder ser consumido? Nas cidades, provavelmente alguém foi até a padaria comprar um litro de leite. Seguramente pediu a um balconista aquilo que precisava. O balconista teve como primeira tarefa do seu dia de trabalho guardar o lote de leite, que chegou de madrugada, na geladeira, para que não estragasse. Ele é um trabalhador, funcionário do dono do estabelecimento. Pode ser um empregado com registro na Carteira de Trabalho conforme manda a lei, ou fazer parte do contingente de trabalhadores que vivem relações de trabalho consideradas precárias.
        No momento da compra do produto, foi necessário escolher entre marcas, tipos e embalagens de leite com preços diferenciados, assim como tomar algumas precauções: Olhar a data de validade do leite, como estava armazenado (com boas condições de refrigeração), se a embalagem estava intacta, etc. Foi preciso conferir o troco e guardar o comprovante da operação de compra e venda do produto, pois, com ele, o consumidor, caso lesado, pode recorrer ao serviço de atendimento ao consumidor da empresa fornecedora do leite, às associações de defesa de consumidores civis e governamentais.
        No preço pago pelo produto, há também impostos embutidos, que geram numerário para que o governo forneça serviços, contrate obras e fiscalize, por meio de uma série de órgãos da administração pública, a produção, a distribuição e a comercialização, por exemplo, daquele leite, para garantir suas condições de higiene e qualidade, assim como verificar o cumprimento das leis que regulam as relações de trabalho e consumo. Essas leis, conquistadas ao longo da história pelos cidadãos organizados, partem do reconhecimento da desigualdade de forças existente nas relações de trabalho e consumo e visam proteger os cidadãos contra abusos e discriminações.
        A renda auferida pelo proprietário da padaria na venda do leite e de outros produtos pode ser depositada ou aplicada num banco. O banco, parte do sistema financeiro, reúne uma variedade de trabalhadores com diferentes qualificações, remunerações e direitos, sindicatos e associações profissionais. Enquanto o depositante mantém seu dinheiro no banco, a instituição financeira o utiliza, juntamente com o depósito de milhares de outros clientes, em operações financeiras e de crédito, sujeitas a taxas de juros cobradas de outras pessoas, empresas ou organizações que solicitam dinheiro para financiar sua produção, seus projetos e até as suas dívidas.
        É, parece que um copo de leite “esconde” muito leite mesmo!
        Para esse leite poder ser consumido, precisou ser transportado do laticínio até a padaria. Uma série de trabalhadores, os motoristas, proprietários de seus caminhões ou funcionários de empresas transportadoras, sujeitos a determinadas condições de salário e trabalho com seus direitos e sindicatos, fazem esse serviço pela madrugada afora. Para transportar o leite são necessários caminhões com refrigeração, projetados e produzidos em grandes fábricas nacionais ou multinacionais que consomem energia e matéria-prima e que, novamente, empregam um grande número de trabalhadores com diferentes especializações, sujeitos a diferentes formas de organização do trabalho, salários e direitos, possivelmente também organizados em seus sindicatos ou associações profissionais. Esses caminhões foram, por sua vez, vendidos por concessionárias que, também, reúnem trabalhadores do comércio, com sua respectiva organização.
        O laticínio, formado no Brasil inicialmente por cooperativas e com a presença, atualmente, de empresas multinacionais no setor, é a indústria do produto. É aí que o leite será pasteurizado, homogeneizado e embalado. Máquinas e outros instrumentos são necessários para a realização do processo, produzidas, também, por fábricas, com o trabalho dos engenheiros, projetistas e operários. A indústria do leite desenvolveu, além dos leites tipos A, B, C (diferenciados pelo seu teor de gordura entre outros aspectos), outros tipos de leite: o leite longa vida, o leite condensado, o leite em pó, o leite desnatado, assim como uma série de produtos lácteos, como bebidas com gosto de frutas, os mais variados iogurtes (tradicionais, com polpas de frutas, diets e lights), atingindo, dessa forma, públicos diferenciados por idade e poder aquisitivo.
        Uma parte da produção do leite não chega ao consumidor diretamente. Pães, bolos da indústria de panificação e outros produtos o utilizam como ingrediente. Para que a população compre (e não só uma vez, mas, se possível, sempre) um novo produto lácteo desenvolvido pela indústria do laticínio, é necessário que ela tome conhecimento da existência da mercadoria e sinta a necessidade de consumi-la. A propaganda, nas sociedades modernas, utilizando os meios de comunicação de massa, tem o papel de informar e “convencer” a pessoa de que ela “deve” comprar determinadas marcas e produtos. Este é outro setor que emprega o trabalho de uma série de profissionais que se dedicam ao estudo do perfil dos possíveis consumidores do produto, para encontrar os caminhos de seu sucesso de vendas.
        Mas para que o laticínio possa dar início a todo esse processo é necessária a matéria-prima: o leite. Para tanto, ainda é necessária a propriedade da terra (grandes propriedades, pequenas propriedades cooperadas, etc.), a plantação e manutenção do pasto, o cuidado dos animais, a cargo de trabalhadores, sujeitos a diferentes relações de trabalho, para que se produza esse importante e complexo líquido.
        Portanto, para que tudo isso possa aparecer nas prateleiras, trabalhadores com habilidades e conhecimentos diferenciados e adequados produzem e controlam a produção. Todos eles trabalham para obter remuneração que lhes permita comprar o leite e ouros produtos que consideram necessários para si e para os seus familiares.
        Pelo que se viu, o leite é muito mais que um “líquido branco, opaco, segregado pelas glândulas mamárias das fêmeas dos animais mamíferos” [...]

                Trecho extraído dos Parâmetros Curriculares Nacionais –
                                               Caderno Trabalho e Consumo – MEC.
Entendendo o texto:
01 – Qual é o título do texto? E o subtítulo?
·        A corrente branca.
·        O leite é muito mais do que o produto de fêmeas mamíferas.

02 – Quantas etapas o leite precisa passar, até chegar a sua mesa? E quais são elas?
      Passa por 06 etapas.
      São: produção, transporte, processamento, distribuição, varejo e consumo final.

03 – Para se produzir um produto, o que é necessário?
      Precisa-se de mão-de-obra, energia, matéria-prima, etc.

04 – Quais as precauções que devemos ter na hora de comprar o leite e outros produtos de consumo?
·        Olhar a data de validade.
·        Como está armazenada.
·        Se a embalagem está intacta, etc.

05 – O que é necessário guardar, para que possa recorrer ao SAC?
      O comprovante da operação de compra e venda do produto, Nota Fiscal ou Cupom Fiscal.

06 – Para que serve os impostos embutidos nos preços dos produtos?
      Serve para que o governo forneça serviços, contrate obras e fiscalize os produtos, visando proteger os cidadãos contra o abusos e discriminações.

07 – Onde é feita a pasteurização, homogeneização e embalagem do leite?
      No laticínio, que são formado no Brasil por cooperativas e com presença de empresas multinacionais no setor.

08 – Quais os produtos desenvolvidos pela indústria do leite?
      Possui diversos produtos como: Leite tipo A, B, C, (que são diferenciados pelo teor de gordura), o leite longa vida, o leite condensado, o leite em pó, o leite desnatado, assim como uma série de produtos lácteos, manteigas, queijos, etc.

09 – Qual é a matéria-prima que o laticínio precisa, para dar início a esse processo? E de quem ele depende?
      O Leite. Depende dos pequenos e grandes produtores de leite cooperados.

10 – O que as propriedades precisam para produzirem esse importante e complexo líquido?
      Precisam ter animais de produção bem cuidado, Cuidado especial com a plantação e manutenção das pastagens. E funcionários especializados para essas funções.

11 – No texto: “Para que tudo isso possa aparecer nas prateleiras, trabalhadores com habilidades e conhecimentos diferenciados e adequados produzem e controlam a produção, O que eles precisam ter?
      Ter uma remuneração que lhes permita comprar o leite e outros produtos que consideram necessários para si e seus familiares.

12 – O que você entendeu na frase: “Líquido branco, opaco, segregado pelas glândulas mamárias das fêmeas dos animais mamíferos”?
      Resposta pessoal do aluno.

13 – Você conhece uma propriedade produtora de leite? Já conhece os trabalhos?
      Resposta pessoal do aluno.


sábado, 21 de julho de 2018

MÚSICA(ATIVIDADES): A CANÇÃO DO SENHOR DA GUERRA - LEGIÃO URBANA - COM GABARITO

Música(Atividades): A Canção Do Senhor Da Guerra

                                       Legião Urbana

Existe alguém esperando por você
Que vai comprar a sua juventude
E convencê-lo a vencer

Mais uma guerra sem razão
Já são tantas as crianças
Com armas na mão
Mas explicam novamente que a guerra
Gera empregos, aumenta a produção
Uma guerra sempre avança a tecnologia
Mesmo sendo guerra santa
Quente, morna ou fria

Pra que exportar comida se as armas
Dão mais lucros na exportação?

Existe alguém que está contando com você
Pra lutar em seu lugar já que nessa guerra
Não é ele quem vai morrer

E quando longe de casa
Ferido e com frio
O inimigo você espera
Ele estará com outros velhos
Inventando novos jogos de guerra

Que belíssimas cenas de destruição
Não teremos mais problemas
Com a superpopulação
Veja que uniforme lindo fizemos pra você
E lembre-se sempre que:
Deus está do lado de quem vai vencer

O senhor da guerra não gosta de crianças
O senhor da guerra não gosta de crianças
O senhor da guerra não gosta de crianças
O senhor da guerra não gosta de crianças
O senhor da guerra não gosta de crianças
O senhor da guerra não gosta de crianças.

                                                   Composição: Renato Russo.
Entendendo a canção:
01 – O que podemos observar no eu lírico, nos versos da primeira estrofe?
      Ele faz um alerta a quem o ouve. É tudo muito literal, ir à guerra é como jogar fora a sua juventude; que vencer não é uma ideia própria, mas sim foi convencido por alguém.

02 – Cite os versos onde o eu lírico não vê sentido em fazer guerra.
      “Mais uma guerra sem razão.
       Já são tantas as crianças com armas nas mãos.”

03 – Que assuntos são abordados na terceira estrofe?
      Faz menções à Guerra Fria, fala da disputada corrida armamentista entre URSS e os EUA.

04 – Esta canção trata de que tema?
      Ela é uma crítica à lógica das guerras, que são produzidas por aqueles que não lutarão nelas e agem segundo seus próprios interesses econômicos – políticos.

05 – Em que versos o poeta menciona que na verdade, não há inimigo maior para um homem do que aquele que o instiga a brigar, a lutar, a fazer guerra?
      “E quando longe de casa
       Ferido e com frio
       O inimigo você espera
       Ele estará com outros velhos
       Inventando novos jogos de guerra.”

06 – Quando o autor diz que “Deus está do lado que vai vencer”. O que podemos entender?
      Como ironia já que a história é contada pelo vencedor que entende que seus atos são justos.




FILME(ATIVIDADES): O PATRIOTA - ROLAND EMMERICH - COM SINOPSE E QUESTÕES GABARITADAS

Filme(ATIVIDADES): O PATRIOTA

 Data de lançamento 21 de julho de 2000 (2h 40min)
Direção: Roland Emmerich
Gêneros HistóricoDramaGuerraAção
Nacionalidades EUAAlemanha

SINOPSE E DETALHES
        Benjamin Martin (Mel Gibson) foi o herói de um violento conflito. Desde o término da guerra ele renunciou à luta, vivendo em paz com sua família. Quando os ingleses levam a guerra da independência americana para dentro de sua casa, Benjamin não vê outra saída a não ser pegar nas armas novamente, desta vez acompanhado por seu filho idealista (Heath Ledger), e liderar uma brava rebelião em uma batalha contra o implacável e equipado exército britânico.

Entendendo o filme: 
01 – Como vivia a família Martin antes da guerra?
      Eles viviam em uma fazenda e os negros não eram escravos.

 02 – Qual era o problema físico da menina caçula da família Martin no início do filme? Ela consegue superar esse problema?
      Ela não falava. Sim, ela consegue.

03 – Qual o principal motivo que levou os americanos a lutarem pela Independência?
      Pelos altos impostos cobrados pela Inglaterra.

04 – O que aconteceu com Tomas, quando os soldados ingleses chegaram à casa da família Martin e levaram Gabriel preso?
      Ele tentou salvar seu irmão empurrando alguns soldados, mas depois ele morreu com um tiro.

05 – O que os soldados ingleses faziam com os soldados americanos que se rendiam?
      Queimavam, matavam.

06 – O que os empregados de Martin responderam ao general inglês, quando esse os convidou para lutar em nome do rei da Inglaterra prometendo que ao final da guerra deixariam de ser escravos?
      Eles falaram que não eram escravos, que ali eles eram tratados como amigos.

07 – Como foram usados os soldadinhos de chumbo do Tomas, pelo senhor Martin, durante a guerra?
      Foram derretidos para fazer balas.

08 – Os Estados Unidos eram colônia de que país?
      Inglaterra.

09 – Graças a ajuda de qual nação, que os americanos conseguiram vencer a guerra e tornar-se uma nação livre, deixando de ser colônia?
      França.

10 – Você gostou do filme? Por quê?
      Sim, porque o filme nos mostra como os estados unidos lutaram por sua independência, como eles sofreram, quem os ajudou, quem lutou contra eles. E gostei também por estar dentro do conteúdo que estamos estudando.