segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

QUESTÕES GRAMATICAIS - SUJEITO/ADJUNTO ADVERBIAL/CRASE/CONCORDÂNCIA/ORAÇÃO COORDENADA E SUBORDINADA - COM GABARITO

Questões de  Gramática


01 – (FF-Recife) Nas orações a seguir:
I – No trabalho, use equipamento de proteção;
II – Júlio, no clube, falaram mal de você;
III – Vendeu-se a pá.
O sujeito é, respectivamente:
     a)  Simples, simples, simples.
      b)  Oculto, simples, simples.
      c)  Indeterminado, indeterminado, simples.
     d)  Oculto, indeterminado, simples.
     e)   Oculto, indeterminado, indeterminado.

02 - (GV) Assinale a alternativa que tem oração sem sujeito:
a)   Existe um povo que a andeira empresta.
b)   Embora com atraso, haviam chegado.
c)   Existem flores que devoram insetos.
d)   Alguns de nós ainda tinham esperança de encontra-lo.
e)   Há de haver recurso desta sentença.

03 – Assinale a alternativa correta. Em “Retira-te, criatura ávida de vingança”, o sujeito é:
a)   Te.                                 d) Criatura.
b)   Inexistente.                    e) N.D.A.
c)   Oculto determinado.

04 – (CFET-PR) Assinale a alternativa em que há oração sem sujeito:
a)   Esperanças haverá sempre.
b)   Ninguém trovejou de tanta raiva quanto eu.
c)   Haveria desejado ele tudo isso?
d)   Alguém havia aberto a porta.
e)   Choveu papel picado nas ruas de Curitiba.

05 – Ocorre erro no emprego do verbo impessoal em:
a)   Não mais deve haver empecilhos à nossa vitória.
b)   Ainda existem alguns obstáculos a superar.
c)   Deveriam existir mais oportunidades de sucesso.
d)   Sempre houveram homens corruptos no governo.
e)   Ocorreram entre mim e ela alguns desentendimentos.

06 – Assinale a alternativa em que NADA funciona como sujeito:
a)   Nada vi.                            d) Nada quer.
b)   Nada somos.                    e) N.D.A.
c)   Nada me perturba.

07 – Assinale a alternativa em que ocorre sujeito composto:
a)   Deus, Deus, que farei?
b)   Os livros contemplei, os quadros e as outras obras.
c)   Nós, os homens do futuro, venceremos.
d)   Foram João e Maria.
e)   Ontem foi João e José, hoje.

08 – (UFPI) Na frase: “De repente, de dentro do quarto sal um homem careca, sério”:
a)   O predicado é verbo-nominal.
b)   Há um aposto.
c)   Há um único adjunto adverbial.
d)   O verbo é transitivo direto.
e)   “Um homem careca” é o sujeito.

09 – (MACK) “Não fazem motocicletas como antigamente. O item destacado funciona como:
a)   Objeto direto.                           d) Vocativo.
b)   Objeto indireto.                        e) Sujeito.
c)   Adjunto adnominal.

10 – (MACK) Em “Abandona-me, elemento indesejável”, o sujeito:
a)   Oculto.                            d) Inexistente.
b)   Me.                                 e) Elemento indesejável.
c)   Indeterminado.

11 – (OSEC) Das seguintes orações: “Pede-se silêncio”; “A caverna anoitecia aos poucos” e “Fazia um calor tremendo naquela tarde”. O sujeito classifica-se, respectivamente, em:
a)   Indeterminado, inexistente, simples.
b)   Oculto, simples, inexistente.
c)   Inexistente, inexistente, inexistente.
d)   Oculto, inexistente, simples.
e)   Simples, simples, inexistente.

12 – Escreva nos parênteses os números correspondentes à seguinte classificação:
(1) Oração sem sujeito.
(2) Oração com sujeito indeterminado.
(3) Oração com sujeito determinado.

(2) Júlio, no clube falaram mal de você.
(1) Embaixo da caixa havia dinheiro espalhado.
(2) Ninguém se apresentou.
(1) Não faz muito tempo, houve ali um motim.
(2) Agora já não se fazem destes aparelhos.
(2) Trabalha-se de dia, descansa-se à noite.

13 – (FUVEST) Assinale a oração que começa com um adjunto adverbial de tempo:
a)   Com certeza havia um erro no papel do banco.
b)   No dia seguinte Fabiano voltou à cidade.
c)   Na porta (...) enganchou as rosetas das esporas.
d)   Não deviam trata-lo assim.
e)   O que havia era safadeza.

14 – (FEI-SP) Resolva as questões a seguir conforme o código que segue:
a)   Adjunto adverbial de lugar;
b)   Adjunto adverbial de tempo;
c)   Adjunto adverbial de modo;
d)   Adjunto adverbial de causa.
I - Segunda-feira haverá um jogo importante (b).
II – Com o mau tempo não podemos trabalhar ao relento (d).
III – O livro foi acolhido com entusiasmo pelos leitores (c).
IV – O automóvel parou bem perto do rio (a).

15 – (FUVEST) Leia com atenção o texto que segue:
        “E todos principalmente muito calmos falando de papai. A imagem dele foi diminuindo e virou uma estrelinha brilhante no céu. Agora todos comiam o peru com sensualidade, porque papai fora muito bom sempre se sacrificara tanto por nós, fora um santo”.
                                                                             Mário de Andrade.
Indique que tipo de circunstância exprime os adjuntos adverbiais destacados no texto acima:
a)   Muito: adjunto adverbial de intensidade.
b)   Agora: adjunto adverbial de tempo.
c)   Com sensualidade: adjunto adverbial de modo.
d)   Sempre: adjunto adverbial de tempo.
e)   Por nós: adjunto adverbial de causa.

16 – (Cásper Líbero – SP) “As flores que adornam nosso jardim são lindas”. Nesse texto, qual a função do pronome relativo que:
      Exerce a função de sujeito.

17 – (UEL-PR) “... O espírito do ex-professor, vexado daquele pensamento, arrepiou caminho, buscou outro assunto, uma canoa que ia passando; o coração, porém, deixou-se estar a bater de alegria. Que lhe importa a canoa nem o canoeiro, que os olhos do Rubião acompanham, arregalados?”.
Quais as respectivas funções sintáticas do que em:
a)   “Uma canoa que ia passando ...”
Sujeito.
b)   “... nem o canoeiro, que os olhos...”
Objeto direto.

18 – (CESCEA-SP) Aponte a alternativa em que ocorre adjunto adverbial de causa:
a)   Compro livros com o dinheiro.
b)   O poço secou com o calor.
c)   Estou sem amigos.
d)   Vou ao Rio.
e)   Pedro é efetivamente bom.

19 – Classifique os períodos compostos abaixo escrevendo nos parênteses o número correspondente ao sistema sintático:
(1)  Coordenação.
(2) Subordinação.
(3) Coordenação e subordinação (misto)
(2) O cão que fica acorrentado, salta de alegria, quando é posto em liberdade.
(3) O jornal é torrente que desliza e passa, o livro é lago que recolhe e guarda.
(1) Vão-se os anéis, mas fiquem os dedos.

20 – (FUVEST) Seguem três orações independentes. Organize-as num só período, criando entre elas apenas relações de coordenação.
·        As suspeitas recaíam sobre um loiro alto, com um forte sotaque germânico.
·        O rapaz apreendido sequer conhecia o bê-a-bá do alemão.
·        Não demonstrava a menor preocupação.
     As suspeitas recaíam sobre um loiro alto, com um forte sotaque germânico, mas o rapaz apreendido sequer conhecia o bê-a-bá do alemão, portanto não demonstrava a menor preocupação.

21 – (UFGO) Transforme o período abaixo em um período composto por coordenação, sendo a primeira oração assindética e a segunda sindética adversativa.
      “Embora achasse graça na birutice de Pio (Zanine), acabou saturado.”
      Zanine achou graça na birutice de Pio, mas acabou saturado.

22 – (UFPR) Numere a segunda coluna de acordo com a primeira, estabelecendo o tipo de relação existente entre as orações de cada período e assinale a sequência obtida.
1 – Relação de causa.
2 – Relação de conclusão.
3 – Relação de consequência.
(1) Não pudemos sair porque chovia torrencialmente.
(2) Chovia torrencialmente; portanto, não pudemos sair.
(3) Chovia tanto, que não pudemos sair.
a)   1 – 2 – 3.                                  d) 2 – 3 – 1.
b)   1 – 3 – 2.                                  e) 3 – 2 – 1.
c)   2 – 1 – 3.

23 – (Santa Casa - SP) Por definição, oração coordenada que seja desprovida de conectivo é denominada assindética. Observando-se os períodos seguintes:
I – “Não caía um galho, não balançava uma folha.”
II – “O filho chegou, a filha saiu, mas a mãe nem notou.”
III – “O fiscal deu o sinal, os candidatos entregaram a prova. Acabaram o exame.” Nota-se que existe coordenação assindética em:
a)   I apenas.                            d) I, II, III.
b)   II apenas.                           e) N.D.A.
c)   III apenas.

24 – (CESGRANRIO) A oração “Não se verificou, todavia, uma transplantação integral de gosto e de estilo” tem valor:
a)   Conclusivo.                        d) Explicativo.
b)   Adversativo.                       e) Alternativo.
c)   Concessivo.

25 – (FEI-SP) Fez isso ........ Não conseguiu o resultado.
Qual das alternativas abaixo preenche a lacuna, indicando que B é um fato anterior a A?
a)   Entretanto.                         d) Enquanto.
b)   Pois.                                   e) E.
c)   Porém.

26 – (PUC-SP) Todas s orações são coordenadas, exceto:
1 – Colhemos frutos, jogamos bola.
2 – Bem depressa, no entanto produz pouco.
4 – Não chores, que a vida é luta.
8 – Chore, que lágrimas lavam a dor.
16 – Eu me sentia mais livre do que todos.
32 – Choveu durante a noite, pois as ruas estão molhadas.

27 – (MACK)
I – “Também te aconselho a que o faças.” (Camilo C. Branco).
II – “A ambição e o egoísmo se opõem a que a paz reine sobre a terra.” (Nélson C. Oliveira).
III – “Tenho a horrível sensação de que me furam os tímpanos com pontas de ferro.” (G. Ramos).
Sobre as orações grifadas nos períodos acima, é correto dizer que:
a)   I e II são substantivos completivas nominais.
b)   II e III são substantivas objetivas indiretas.
c)   Somente II é substantiva objetiva indireta.
d)   Somente III é substantiva completiva nominal.
e)   Somente I é substantiva completiva nominal.

28 – (Univ. Metodista) Qual dos períodos compostos abaixo possui uma oração subordinada subjetiva?
a)   Desde os primórdios, sabemos que o homem é mortal.
b)   Desde os primórdios, o homem sabe que é mortal.
c)   Desde os primórdios, percebe o homem que é mortal.
d)   Desde os primórdios, dizem que o homem é mortal.
e)   Desde os primórdios consta que o homem é mortal.

29 – Substitua a oração subordinada adjetiva por um adjetivo simples:
Ex.: Ele tinha uma letra que não se conseguia ler. = Ilegível.
a)   Aconteceu um caso que não se pode descrever. Indescritível.
b)   Este é um fato que não se consegue explicar. Inexplicável.
c)   Esta é uma notícia que não se pode publicar. Impublicável.
d)   Formou-se uma marca que se podia perceber a distância. Imperceptível.
e)   Eis a história que jamais será esquecida. Inesquecível.

30 – (FUVEST) Segue uma lista de conjunções subordinativas. Preencha os espaços vazios com a conjunção que lhe parecer adequada a cada situação. Indique o tipo de relação que a conjunção estabeleceu.
Modelo: Os irmãos resolveram vender o circo porque o patriarca da família havia morrido.
1- Porque                 2 – Se                          3 – Embora.
Resposta: 1 – relação de causa.

a)   Embora seja simples, o programa TV Mulher não se arrasta em superficialidades.
a – Porque                  b – Embora            c – Quando.

b)   A casa é tão bem situada que dali se avista o bairro inteiro.
a – Que                      b – segundo            c – para que.

c)   Quanto mais leio este livro, mais quero que ele não acabe.
a – Ainda que            b – que                    c – quanto mais.

31 – (UFPR) Na frase: “Se eu te amasse, morreria.” Classifique as orações, pela ordem em que se encontram.
1ª oração                                                 2ª oração
a)   Subord. adv. concessiva.               Principal.
b)   Subord. adv. condicional.               Principal.
c)   Subord. adjetiva.                            Coord. adversativa.
d)   Subord. subst. subjetiva.                Coord. assindética.
e)   Principal.                                         Coord. sindética.

32 – (UFPR) Em qual alternativa o vocábulo a deve receber acento grave?
a)   Pintou o quadro a óleo.
b)   Fomos a uma aldeia.
c)   Dirigiram-se a Vossa Excelência.
d)   Voltou a casa paterna.
e)   Começou a chover.

33 – (UFPR) Em qual das frases o a não deve receber acento grave?
a)   Todos se referiam à casa de João.
b)   Todos aspiravam à posição de João.
c)   Todos visavam à exaltação de João.
d)   Todos se dirigiram à casa de João.
e)   Todos pretendiam à amizade de João.

34 – (UFPR) Assinale a alternativa cujas formas preencham corretamente as lacunas:
a)   Veio a Curitiba.
b)   Referia-se a revistas publicadas.
c)   Relatei o fato a certas pessoas.
d)   Não irei àquela festa.
e)   Fez alusão à viagem.
a)   À, a, a, aquela, à.                  d) a, a, a, aquela, a.
b)   A, a, a, àquela, à.                  e) à, à, à, àquela, à.
c)   A, à, à, aquela, a.

35 – Assinale a opção que preencha corretamente os pontilhados:
a)   Vamos à cidade pagar os impostos.
b)   Fui às lojas fazer compras.
c)   Iremos às festas de aniversário.
d)   Iriam a Curitiba no final do ano.
a)   À, à, às, à.                             d) à, às, às, a.                          
b)   A, a, as, a.                             e) à, à, as, à.
c)   A, à, às, a.

36 – (MACK-SP) Assinale a alternativa que não apresenta erro quanto ao emprego da crase.
a)   Dirigindo-se as mesmas jovens e obedecendo às ordens disciplinares com tranquilidade.
b)   Embora dissesse a verdade e deixaste às claras suas intenções a todas as pessoas presentes, ninguém acreditava em suas palavras.
c)   Escreveu a carta a lápis, apesar de ter recebido determinação para redigi-la à máquina.
d)   As observações eram dirigidas à Vera, porém as referências eram feitas àquela jovem que estava a seu lado.
e)   Falava à moça que dele se aproximava naquele momento e não a que via à distância.

37 – (STA CASA-SP) Em meio à neblina, esboçou-se, a poucos metros de nós, o vulto do potrinho à busca do qual saíramos.
a)   A – a – a.                              d) à – à – à.
b)   A – à – à.                              e) à – à – a.
c)   À – a – à.

38 – (FCC – Carlos Chagas – RJ) Aconselhei-o a que, daí a pouco, assistisse à novela.
a)   A – à – a.                              d) à – a – a.
b)   A – a – à.                              e) à – a – a.
c)   À – à – a.

39 – (ITA-SP) Analisando as sentenças:
1)   Ele foi assassinado a canivete.
2)   Sua explicação é igual a que escutei ontem.
3)   Nunca fui a festa alguma.
Constatamos que o acento indicador da crase do “a” deve ocorrer:
a)   Apenas na sentença n° 1.
b)   Apenas na sentença n° 2.
c)   Apenas na sentença n° 3.
d)   Em todas as sentenças.
e)   N.D.A.

40 – (OBJ-SP) Assinale a frase em que se admite o acento indicativo de crase.
a)   Chegaram a margem do rio. 
b)   ... pôs-se a chorar.
c)   A seca parecia-lhe como um fato necessário.
d)   Pelo espírito atribulado do sertanejo passou a ideia.
e)   O menino mais velho e a cachorra Baleia iam atrás.

41 – (UFBA) Indique a alternativa que preenche corretamente as lacunas das frases a seguir:
1)   Chegava a minha casa quase sempre à tardinha.
2)   É grande a distância de Curitiba a Brasília.
3)   Abrimos a loja às cinco horas.
4)   Comprar à prazo, jamais!
a)   Á, á, a, a, às, à.                       d) a, à, a, a, às, a.
b)   A, à, à, a, às, a.                       e) a, a, à, à, as, à.
c)   À, a, à, a, as, à.

42 – (UFRS) À igreja cabe propugnar pelos princípios éticos e morais que devem reger a vida das comunidades, enquanto a política deve visar ao bem comum.
a)   A – à – à.                                 d) À – à – á.
b)   À – a – a.                                 e) A – a – a.
c)   À – à – a.

43 – (PUC-RS) A notícia de que a Associação dos Cientistas do Meio Ambiente denunciou as transgressões às normas de proteção à natureza não surpreendeu a ninguém.
a)   Às – à – a.                               d) às – a – a.
b)   Às – à – à.                               e) as – à – a.
c)   As – a – a.

44 – Faça a concordância usando as palavras que se encontram entre parênteses:
a)   Possuía linda boca e nariz. (Lindo).
b)   Chamavam a atenção seu rosto e corpo perfeitos. (Perfeito).
c)   Tinha roupa e sapato surrados. (Surrado).
d)   Mulher e marido briguentos devem ter calma. (Briguento).
e)   Aromáticas violetas e cravos enfeitavam a sala. (Aromático).
f)    Seu preparo e competência rara/raros ajudaram-no. (Raro).
g)   Querida titia e primos. (Querido).
h)   Gerente e secretária competente. (Competente).
i)     A água e o gás envenenados. (Envenenado).
j)     As maravilhosas Célia e Lia atraem os moços. (Maravilhoso).
k)   Clara sempre recebia bilhete e cartinha amáveis. (Amável).
l)     Há pessoas que fazem bastantes questões. (Bastante).
m) A justiça declarou criminoso o empresário e seus secretários. (Criminoso).
n)   Mantenha limpas as mãos e ouvidos. (Limpo).
o)   Elas estavam bastante felizes. (Bastante).
p)   Deixe bem fechada a janela e a porta. (Fechado).
q)   As alunas e os alunos permaneceram atentos. (Atento).
r)    Com a ausência do orador, a turma ficou meio triste. (Meio).
s)   Os empresários mesmos negaram tudo. (Mesmo).
t)     Envio-lhe anexa a cara. (Anexo).
u)   Os vales vão anexos. (Anexo)
v)   É necessário confiança. (Necessário).
w)  A pintura em anexo deve ser juntada à carta. (Anexo).
x)   É necessária a cautela. (Necessário).

45 – (CEFET-PR) Escolha a forma correta dentre as dos parênteses e complete a lacuna:
É necessária muita coragem e prudência. (Necessário/necessária).

46 – (FUVEST) “Disse com cuidado e sabedoria de ancião, como se precisasse tomar esse ar para falar como velho (...)” Clarice Lispector.

a)   Se, em vez de locução adjetiva de ancião, usássemos o adjetivo venerando, que formas o adjetivo poderia assumir, segundo a concordância nominal?
Veneranda / venerandos.

b)   E se colocássemos o mesmo adjetivo antes dos substantivos: cuidado e sabedoria?
Venerando.

47 – (FUVEST) Qual a sequência correta obtida a partir do seguinte código:
A)  Só a I está correta.
B)  I e II estão corretas.
(  ) I) “Era-me necessária a carreira política” (...) (M. Assis)
II) Era-me necessário a carreira política.
(  ) I) “Aos espiões nunca foi necessária essa liberdade.”
II) “Aos espiões nunca foi necessário essa liberdade.”
(  ) I) Para melhor compreender a existência é necessário um pouco de ignorância (...) (M. Fernandes)
II) Para melhor compreender a existência é necessária ignorância.
Resposta: A – B – A.

48 – (UNESP) Complete com a forma adequada:
As moças, estando sós tiveram, elas mesmas de tomar as providências que a situação exigia. (Só – mesmo).

49 – (PUC-RIO) Preencha as lacunas com a forma adequada das palavras entre parênteses, fazendo a flexão quando necessário:
a)   Por piores que sejam as consequências, esta é a única tentativa possível. (Pior)
b)   Seus propósitos são bastante claros. (Bastante)
c)   As informações prometidas seguem anexas a esta carta. (Anexo).

50 – (FUVEST) Complete os espaços vazios das frases que seguem com a palavra :
      Elas estão sós.
      Os gatos estão sós.
      A árvore está .
51 – (UFGO) Complete os espaços com as palavras obrigado, certo, sensato, respectivamente, flexionando-as, se necessário:
      “Muito obrigada, disse ela. Vocês procederam certo, considerando meu ponto de vista e minha argumentação sensata / sensatos.

52 – (CEFET-PR) Reescreva o período, substituindo o termo grifado pelo do parênteses, estabelecendo a concordância devida: Não há meio termo (palavras).
      Não há meias palavras.

53 – (UFSC) Reescreva o período abaixo. Corrija-o, se necessário, quanto à concordância. Justifique a sua resposta
      É proibido a entrada de pessoas estranhas no recinto.
      Correção: proibida.
      Justificativa: proibida concorda com o substantivo entrada.

54 – (UEPG-PR) Vão ........ as faturas e os documentos ..............
a)   Anexo – requisitados.
b)   Anexas – requisitados.
c)   Anexos – requisitadas.
d)   Em anexo – requisitadas.
e)   Em anexo – requisitados.

55 – (UFPB) Há concordância inadequada em:
a)   Campo e restingas devastadas.
b)   Campo e restinga devastados.
c)   Restingas e campo devastadas.
d)   Restingas e campo devastado.
e)   Restingas e campo devastados.

56 – (UFPR) Assinale a alternativa que contém adjetivos corretamente empregados, quanto à concordância nominal, em:
1)   Comprei um terno e um sapato escuros.
2)   Comprei capas e sapatos escuros.
3)   Comprei uma capa e um sapato escuro.
a)   1           b) 2           c) 3          d) 1 e 2.       e) 1, 2 e 3.

57 – (PUC-PR) Completando o período com o elemento que falta:
1)   Ofereceram prêmios para os primeiro e segundo ..............
2)   Ofereceram prêmios para o primeiro e segundo ................
3)   Hastearam ................. brasileira e inglesa.
4)   Hastearam ................. brasileira e a inglesa.
A sequência correta deve ser:
a)   Colocado, colocados, a bandeira, as bandeiras.
b)   Colocados, colocados, as bandeiras, a bandeira.
c)   Colocados, colocado, as bandeiras, a bandeira.
d)   Colocado, colocado, a bandeira, a bandeira.
e)   Colocado, colocados, a bandeira, a bandeira.

58 – (MARK-SP) Aponte a alternativa em que há erro:
a)   Ante o perigo, os guardas se mantinham alertas.
b)   Sua família tinha muito menos riquezas que a nossa.
c)   Há bastantes meses, falou-me de seu grande amor.
d)   Seus quadros eram os mais clássicos possíveis.
e)   N.D.A.

59 – (FMU-SP) Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas das frases a seguir:
      Vão ............ aos processos várias fotografias.
      Paisagens as mais belas ............
      Ela estava ................ narcotizada.
a)   Anexas, possíveis, meio.
b)   Anexas, possível, meio.
c)   Anexo, possíveis, meia.
d)   Anexo, possível, meio.
e)   Anexo, possível, meia.

60 – (PUC-MG) Elas ...............providenciaram os atestados, que ..............enviaram às procurações, como instrumentos ..................... para os fins colimados.
a)   Mesmas, anexos, bastante.
b)   Mesmo, anexos, bastantes.
c)   Mesmas, anexo, bastante.
d)   Mesmo, anexo, bastante.
e)   Mesmas, anexos, bastantes.

61 – (FEI-SP) Assinale a alternativa em que a concordância nominal está errada:
a)   Os braços e as mãos trêmulas erguiam-se para o céu.
b)   Chegada a sua hora e a sua vez, intimidou-se.
c)   Tinha belos olhos e boca.
d)   Todos se moviam cautelosamente alertas ao perigo.
e)   A terceira e a quarta série tiveram bom índice de aprovação.

62 – (PUC-PR) Assinale a opção que preenche corretamente os pontilhados:
1)   Segue, em ....................a procuração.
2)   Pedro está ....................com o serviço militar.
3)   Os vigias estão sempre ..........................
4)   Maria estava ....................encabulada.
a)   Anexo, quites, alerta, meio.
b)   Anexos, quites, alertas, meia.
c)   Anexo, quite, alerta, meio.
d)   Anexo, quites, alertas, meio.
e)   Anexa, quite, alertas, meia.

63 – (CESGRANRIO) Há concordância inadequada em:
a)   Clima e terras desconhecidas.
b)   Clima e terra desconhecidos.
c)   Terras e clima desconhecidas.
d)   Terras e clima desconhecido.
e)   Terras e clima desconhecidos.

64 – (UFPE) Assinale a alternativa em que ocorra algum erro de concordância nominal:
a)   Seguem em anexo as faturas.
b)   Estou quite com meus credores.
c)   Cometeu um crime de lesa-majestade.
d)   Incluso estão os processos.
e)   Maria saiu meio decepcionada.

65 – (UEPG-PR) Marque a frase absolutamente inaceitável, do ponto de vista da concordância nominal.
a)   É necessária paciência.
b)   Não é bonito ofendermos aos outros.
c)   É bom bebermos cerveja.
d)   Não é permitido presença de estranhos.
e)   Água de melissa é ótimo para os nervos.

66 – (CEFET-PR) Escolha a forma correta e complete as lacunas:
a)   Neste teatro, assiste-se, anualmente, a grandiosos espetáculos. (Assistem-se – assiste-se)
b)   Após o desastre, houve cenas de tristeza e desespero. (Houve – houveram)

67 – (CEFET-PR) Complete com a forma correta:
      Seus métodos são eficientes hajam vista os resultados alcançados. (hajam vista – haja vista)

68 – (FUVEST) Preencha os espaços com a forma verbal adequada:
a)   “As bichas excomungadas eram a causa da seca.” (Era – eram) (G. Ramos)
b)   “Toda língua são rastros de velho mistério.” (É – são) (G. Rosa).
c)   As crianças são a paixão de Lady Diana. (É – são)
d)   Ele acabou confessando um dia: fui eu mesmo. (Foi – fui) (F. Sabino)

69 – (CASPER LÍBERO) Qual das orações é correta: “As estrelas parece brilharem” ou “As estrelas parecem brilhar?”
      Ambas estão corretas.

70 – (CESCEM) Já ..........anos, ......... neste local árvores e flores. Hoje, só .......... ervas daninhas.
a)   Fazem – havia – existe.
b)   Fazem – havia – existe.
c)   Fazem – haviam – existem.
d)   Faz – havia – existem.
e)   Faz – havia – existe.

71 – (UFPR) Qual a alternativa em que a concordância está errada?
a)   Precisa-se de empregados.
b)   Precisam-se de empregados.
c)   Vendem-se refrigerantes.
d)   Consertam-se pianos de cauda.
e)   Compram-se jornais velhos.

72 – (UFBA) Observe:
1)   Sou eu que pago.
2)   A maioria dos acidentes de trânsito ocorrem em dia de chuva.
3)   A maioria dos trabalhadores recebeu ontem a notificação.
4)   Devem-se escolher bons livros.
5)   Davam nove horas, na matriz, quando chegamos à praça.
Nas frases acima a concordância está:
a)   Correta em todas.
b)   Incorreta em todas.
c)   Incorreta na 4.
d)   Incorreta na 1 e 2.
e)   Incorreta na 2 e 4.

73 – (UFMT) Reescreva os períodos, substituindo a forma verbal pela do Futuro Presente do Indicativo, mantendo a mesma pessoa, número e fazendo acertos, se necessários.
      Modelo: Dividi-o com cuidado.
                    Dividi-lo-ei com cuidado.
a)   Trago-lhe o trigo da Argentina.
Trá-lo-ei o trigo da Argentina.
b)   Põem-no sobre a mesa.
Pô-lo-ão sobre a mesa.
c)   Faço-o com muito prazer.
Fá-lo-ei com muito prazer.

74 – (ITA-SP) Dadas as sentenças:
1)   Seria-nos muito conveniente perceber tal orientação.
2)   Em hipótese alguma enganaria-te.
3)   Você e a pessoa que delatou-me.
Constatamos que está(ão) correta(s):
a)   Apenas a sentença 1.
b)   Apenas a sentença 2.
c)   Apenas a sentença 3.
d)   Todas as sentenças.
e)   N.D.A.

75 – Assinale o período em que a colocação do pronome pode ser alterada:
a)   Passe-me o livro, por favor!
b)   Foi este o artigo que vocês leram e me recomendaram?
c)   A criancinha veio, mal se equilibrando nos pexinhos.
d)   Ter-se-ão retirado, quando você chegar.
e)   Não lhe quero falar sobre o caso.

76 – (PUC-MG) Indique a opção que contém erro de colocação pronominal:
a)   Resolveram fazê-la tomar um calmante.
b)   Quando conheci-a era uma jovem de apenas 16 anos.
c)   Pelo amor de Deus, salve-me!
d)   Veio de novo o rapaz que era médico, mas a velha o rejeitou com um gesto.
e)   Assim que o viu, D. Dalva agarrou-lhe a mão.

77 – (UEL) Tanto .........que não ...........para o novo projeto, que ......... a apresenta-lo durante a reunião.
a)   Dissemos-lhe – convocasse-nos – se recusou.
b)   Dissemos-lhe – nos convocasse – se recusou.
c)   Dissemos-lhe – convocasse-nos – recusou-se.
d)   Lhe dissemos – nos convocasse – se recusou.
e)   Lhe dissemos – nos convocasse – recusou-se.

78 – (MACK) Assinale a alternativa incorreta quanto à colocação pronominal:
a)   Nunca se ouviu falar nele.
b)   Apelidar-te-ei de “formoso”.
c)   Me impuseram severo castigo.
d)   Largaste-me só e desamparado.
e)   Apressa-te porque já é dia.

79 – (UFBA) “Um Delfim à venda”
      Um Delfim está à venda em Curitiba, não trata-se propriamente do Ministro, mas, sim, de um de seus smokings, presenteado a um curitibano que o colocou à venda.
      Na notícia acima, o pronome destacado em “não trata-se” está empregado:
a)   Erroneamente, porque o advérbio de negação é palavra atrativa e, neste caso, a próclise é empregada.
b)   Corretamente, porque nunca o pronome deve ser usado procliticamente, quando depois do verbo houver um advérbio de modo.
c)   Corretamente, porque o verbo tratar é transitivo indireto e, neste caso, a ênclise é obrigatória.
d)   Erroneamente porque o verbo tratar é transitivo direto e, neste caso, deve ocorrer a próclise.
e)   A colocação do pronome é facultativa (próclise ou ênclise) uma vez que antes e depois do verbo há um advérbio.

80 – (UEM-PR) O oblíquo o coloca-se procliticamente nos períodos abaixo, exceto em:
a)   Deus ........livre ..........de um tropeço na prova!
b)   Como ...........achou .............ontem?
c)   Não quis o rapaz aqui, ............mandei ..........embora.
d)   Sei onde ............colocaram ..............
e)   Quando ................viu ................., perturbou-se.

81 – (UFPR) Em qual das alternativas a regência verbal está errada?
a)   Prefiro sofrer injustiças do que praticá-las.
b)   Assisti a um jogo de futebol.
c)   Amar a Deus sobre todas as coisas.
d)   Aonde você irá domingo?
e)   Sempre se esforçou por fugir à mediocridade.

82 – (UEL-PR) Concedi ............prontamente ...........licença solicitada, permitindo- ..........ausentar-se por 15 dias.
a)   O – com a – o.
b)   O – com a – lhe.
c)   Lhe – da – o.
d)   Lhe – a – lhe.
e)   O – a – lhe.

83 – (UFPR) Quais as frases incorretas?
a)   Ouça com atenção o que lhe vamos dizer.
b)   Espere um pouco; preciso lhe falar.
c)   Se quiseres, nós te avisaremos logo que chegarem.
d)   Queremos cumprimentar-lhe pela nomeação.
e)   Quando fores, iremos contigo.



HISTÓRIA: A ILHA - JOSÉ J.VEIGA - COM GABARITO

HISTÓRIA: A ILHA
                José J. Veiga

     Camilinho vivia desconfiado que a gente devia ter um lugar escondido, só nosso, e andava sempre atrás adulando, oferecendo brinquedos, me deu uma lente de óculo, tão forte que até acendia papel no sol. Às vezes me dava remorso de ver o bestinha brincando sozinho uns brinquedos sem graça de botar besouro para carrear caixa de fósforo, fazer zorra que nunca zoava, ajuntar folha de folhinha; mas quando falei para Tenisão que a gente devia levar Camilinho ao menos uma vez pra ver os brinquedos da ilha, Tenisão deu na mala, disse que nem por um óculo, que ele era muito chorão, parecia moenda.

        Acho que um dia Camilinho pombeou nós três e viu quando tiramos a jangada da moita e atravessamos para a ilha. Quando foi de noite, na porta da igreja, ele me perguntou onde a gente tinha ido na jangada, e outro dia na escola um tal de Estogildo, menino muito entojado que vivia passando rasteira nos outros, disse que ele também ia fazer uma jangada pra passear longe no rio. Depois eu vi Camilinho muito entretido com garrucha de taquara, dessas que jogam bucha de papel, uma mesma que eu tinha visto na mão de Estogildo. Eu não contei pra Tenisão pra ele não bater no Camilinho, porque de nós três ele era o que mais não gostava de Estogildo; mas aí eu principiei a desconfiar que o brinquedo na ilha ia acabar acabando?

        E nem demorou muito, parece até que eles estavam só esperando uma vaza. Passamos uns dias sem ir lá porque Tenisão andou com dedo inchado com panariz, doía muito, foi preciso lancetar, e brinquedo sem ele desanimava. Nesses dias a gente ia pra beira do rio e ficava olhando a ilha. De longe ela parecia mais bonita, mais importante. Quando vimos o fumaceiro corremos lá eu e Cedil, Tenisão ainda não podia.

        Estava tudo espandogado, a casa, a usina, os postes arrancados, o monjolinho revirado. Cedil chorava de soluço, corria pra cima e pra baixo mostrando os estragos, chamando a ruindade. Eu quase chorei também só de ver a tristeza dele. Para nós a ilha era brinquedo, para ele era consolo.

José J. Veiga, A ilha dos gatos pingados. 6ª ed., Rio de Janeiro.
Civilizações Brasileiras,1974

01 – Responda as questões seguintes, com base no texto " A ilha":
a)   Quem é o autor do texto?
José J. Veiga.

b)   Quem é o narrador?
É o narrador-personagem.

c)   Qual a diferença entre autor e narrador?
·        Autor é aquela pessoa que escreve, ou seja, quem cria.
·        Narrador é ser que pertence a história, que está sendo narrada; conduz o fio narrativo.

d)   Para conhecer bem este texto, você precisa saber mais sobre o autor, a infância dele. Por quê?
Porque é uma auto biografia do autor.

02 – No texto, qual a posição que o narrador assume?
a)  Narrador-observador                                              
b)  Narrador-personagem

03 – Quais os personagens que brincavam na ilha?
      O narrador-personagem, o Tenisão e o Cedil.

04 – Para compor o texto, o narrador selecionou um conjunto de ações, opiniões, fatos e falas das personagens relacionadas a um assunto central. Qual é ele?
a) A destruição dos brinquedos da ilha.
b) A destruição da ilha.
c) O sofrimento de Cedil.
d) Um incêndio ocorrido na ilha.

05 – O texto pode ser dividido em 4 partes. Dê um título para cada parte.
      1ª parte é a Amizade, dos três.
      2ª parte é o Segredo, acordo feito entre os três.
      3ª parte é a Inteligência, que eles tiveram para construir os brinquedos na ilha.
      4ª parte é a Destruição, dos brinquedos da ilha.

06 – Com que objetivo Camilinho dava presente para o narrador?
      Para ganhar a amizade e a confiança e ser chamado para brincar junto com eles na ilha.

07 – Por que Tenisão não aceitou que Camilinho fosse ver os brinquedos da ilha?
      Porque ele era muito chorão, parecia moenda.

08 – Na sua opinião, porque a ilha para Cedil era um consolo?
      Resposta pessoal do aluno.









CORDEL - MESTRE BIMBA - COM GABARITO

MESTRE BIMBA - CORDEL


        Cordel – é a arte do sertanejo. Pertence à tradição oral e pode ser recitado ou cantado. Chama-se assim porque os livretos e versos produzidos pelos cordelistas ficam pendurados em cordéis nas feiras livres.


Manoel dos Reis Machado
É nossa árvore do bem
Nosso grande mestre Bimba
Nome que até hoje vem
Famoso na capoeira
Por não perder pra ninguém.

Engenho velho de Brotas
Local do seu nascimento
Salvador sua cidade
Onde alegria e tormento
Lhe deram vivacidade
Força , coragem e talento.
(...)
Nasceu com ele esse nome
Bimba nasceu pra vencer
Cresceu lutou ganhou fama
Os pais gostavam de ver
O futuro batuqueiro
Lá na rede a se mexer.
(...)
Bimba tinha o tipo físico
De uma rocha escarpada
Muito alto, andar dançante
Seguro em cada passada
Olhos grandes, ombros largos
E sempre dando risada.
Apertava sempre os olhos
Estudando o inimigo
Gostou muito de charuto
Se zangasse era um perigo
Ninguém levava a melhor
Desafiando consigo.
(...)
Nunca levou desaforo
Mas era camaradeiro
Preservador de amizade
Desconfiado e ligeiro
Não dobrava em uma esquina
Nem para ganhar dinheiro.
(...)
Ganhou a vida, com tudo
Fez carvão, cortou madeira
Foi trapicheiro e carpina
Estivador de primeira
Mas o que fez com mais classe
Só foi jogar capoeira.
(...)
Bimba enfrentou com seus golpes
Duas guerras mundiais
Resto da escravidão
Repressões policiais
Mas botou a capoeira
Nos mais altos pedestais.
Praticou bem a angola
Aprendeu com quem sabia
Depois criou outra luta
Com mais garra e valentia
Pôs o nome regional
Representando a Bahia.
(...)
No ano de 74
A 5 de fevereiro
Bimba fechou seu arquivo
Deu adeus ao mundo inteiro
Entrou de férias na terra
Foi ver Deus, Pai verdadeiro.
Os berimbaus soluçaram
Alunos botaram luto
O dia e relembrado
Como uma data de culto
Hoje os livros e os filmes
Representam o seu produto.
(...)
Luiz Gonzaga foi rei
Cantando Mulher Rendeira
Pelé foi o rei da bola
Com meião e com chuteira
E Mestre Bimba sem dúvida
Foi o rei da capoeira.
Bule-Bule

(Antônio Ribeiro da Conceição). Coleção Cordel é coisa da gente.
Umburana – BA, 1992.

GLOSSÁRIO

Escarpada – difícil de subir
Trapicheiro – trabalhador de trapiche – armazém-geral ou pequeno engenho de açúcar.

01 – Que parte da história do mestre Bimba você achou mais interessante?
      Resposta pessoal do aluno.

02 – Mestre Bimba tornou-se capoeirista famoso e hoje é respeitado em todo o mundo. Que versos indicam as ações que o tornaram conhecido e famoso?
      “Manoel dos Reis Machado
      É nossa árvore do bem
      Nosso grande mestre Bimba
      Nome que até hoje vem
      Famoso na capoeira
      Por não perder pra ninguém.”

03 – Alguns versos revelam a importância de mestre Bimba para a nossa cultura. Comente a importância cultural do mestre Bimba, utilizando elementos do texto.
      O Mestre Bimba enfrentou com seus golpes duas guerras mundiais, resto da escravidão, repressões policiais, mas botou a capoeira no mais altos pedestais.
      Ele conseguiu que ficasse evidente, através de sua própria vida, o desrespeito e o descaso das autoridades pela nossa cultura.

04 – Releia a última estrofe e responda:
a)   No texto é estabelecida uma relação entre mestre Bimba, Luís Gonzaga e Pelé. Que semelhança há entre eles?
Todos foram reis.

b)   Qual dos três você menos conhece? Que explicação você daria para isso?
Resposta pessoal do aluno.

05 – Em uma das estrofes acima trata da morte de mestre Bimba. Que expressões são empregadas pelo narrador para se referir a este momento?

      “Bimba fechou seu arquivo
       Deu adeus ao mundo inteiro
       Entrou de férias na terra
       Foi ver Deus, Pai verdadeiro.”


domingo, 7 de janeiro de 2018

MÚSICA(ATIVIDADES): EU SEI QUE VOU TE AMAR - TOM JOBIM - COM GABARITO

Música(Atividades): Eu Sei Que Vou te Amar

                                                             Tom Jobim
Eu sei que vou te amar
Por toda a minha vida eu vou te amar
Em cada despedida eu vou te amar
Desesperadamente, eu sei que vou te amar

E cada verso meu será
Pra te dizer que eu sei que vou te amar
Por toda minha vida

Eu sei que vou chorar
A cada ausência tua eu vou chorar
Mas cada volta tua há de apagar
O que esta ausência tua me causou

Eu sei que vou sofrer a eterna desventura de viver
A espera de viver ao lado teu
Por toda a minha vida.

Entendendo a canção:

01 – De que se trata essa linda canção?
      Fala da vida de pessoas apaixonadas, se uma for embora ela sentirá falta, chorará, diz ser fiel por toda vida... E as despedidas, quando seu amor vai embora sentirá falta dele também... Toda a vida pelo amor!

02 – Quando é feita um estudo de texto como esse é necessário pensar na questão cultural que está inserido o autor para entender detalhes da obra? Esse processo é percebido neste texto de Vinicius e Jobim?  Por exemplo, o amor exagerado, em que sociedade é visto isso?
       Não creio que esse processo da questão cultural possa ser percebido no poema, pois o autor o trata com parâmetros universais.

03 – Como se dá o processo de onda lírica no texto?
       No texto escrito, a onda lírica é marcada pela sugestão de repetição do sentimento, reiterado pela utilização de elementos linguísticos que guardam em si essa marca “eu sei, toda a minha vida...” junto a uma descrição de contrários (amar/sofrer).

04 – Qual a importância do movimento cíclico que há na música e onde ele aparece?
       Aí está o segredo da harmonia: O movimento cíclico está na música inteira.

05 – O que faz dessa composição refinada e ao mesmo tempo popular?
       Justamente esta harmonia entre letra e melodia. Além disso, se olharmos separadamente, tanto a melodia como a letra são elementos que sobrevivem sozinhos. O refinamento se dá, então, pela forma, e o fator popular, pela simplicidade.

06 – No texto dessa letra, observa-se a presença da linguagem coloquial, quando o leitor verifica.
a)   O uso da segunda pessoa do singular, em ocorrências como “a cada ausência tua”, forma de tratamento empregada em situações comunicativas menos formais, sobretudo quando seu produtor utiliza no texto.
b)   O emprego da expressão: “há de apagar”, uma vez que, nesse caso específico, o verbo haver, por não ser sinônimo de existir, refere-se a uma forma típica do português falado espontaneamente.
c)   A ocorrência da expressão “eu sei que vou te amar”, porquanto, na linguagem coloquial, a tendência, é não empregar o pronome oblíquo proposto à locução verbal; desse modo, na modalidade padrão, a forma a ser empregada seria: eu sei que vou amar-te.
d)   A inversão sintática no verso “A cada ausência tua, eu vou chorar”, pois, como a linguagem coloquial ocorre principalmente em situações comunicativas menos tensas e formais, é natural o uso de inversões linguísticas, como a que se observa no verso citado.

07 – Como se dá a lírica da canção?
      É marcada pela sugestão de repetição do sentimento, reiterado pela utilização de elementos linguísticos que guardam em si essa marca “eu sei, toda a minha vida...” junto a uma descrição de contrários (amor/sofrer).

08 – Apesar de todo romantismo na letra, por que o eu lírico sofre a cada despedida?
      Porque ela esconde que o eu lírico não é a parceira dele e sim sua amante.

09 – Por que os autores utilizam a repetição da frase: “Eu sei que vou te amar”?
      Para afirmar sua certeza.

10 – Apesar de todo romantismo na letra, na verdade o que eu lírico esconde?
      Esconde que a música foi feita para sua amante, por isso ele sofre em cada despedida, sabe que vai esperar a vida toda pela promessa de viver com ela.

11 – Observe o primeiro verso de cada uma das estrofes:
          “Eu sei que vou te amar”.
          “Eu sei que vou chorar”.
          “Eu sei que vou sofrer”.

Cada um desses versos é formado por duas orações, ligadas pela conjunção que. Esses períodos são compostos por coordenação ou por subordinação?
      São compostos por subordinação.

12 – O verbo saber é transitivo direto e, portanto, exige complemento.
a)   Qual é o objeto direto desse verbo em cada um desses períodos?
Que vou te amar, que vou chorar, que vou sofrer, respectivamente.

b)   O que a repetição dessa estrutura sintática sugere quanto aos sentimentos do eu lírico?
Sugere que ele está certo dos seus sentimentos em relação à pessoa amada.

13 – O eu lírico dessa canção é correspondido no amor? Justifique a sua resposta com versos do poema.
      Não. Conforme demonstram os versos: “Eu sei que vou sofrer / A eterna desventura de viver / A espera de viver ao lado teu / Por toda a minha vida”.

14 – Explique o valor semântico das expressões adverbiais por toda a minha vida e desesperadamente, considerando o sentimento amoroso do eu lírico.
      As duas expressões acentuam o caráter dramático dos sentimentos do eu lírico.

15 – Classifique sintaticamente as orações destacadas, interprete os provérbios populares e identifique em qual situação são utilizados:
a)   Não declares que as estrelas estão mortas só porque o céu está nublado.
Oração subordinada substantiva objetiva direta. Sugestão: É utilizado quando se quer sugerir que o interlocutor tem uma visão muito pessimista e ou imediatista.

b)   A árvore, quando está sendo cortada, observa com tristeza que o cabo do machado é de madeira.
Oração subordinada substantiva objetiva direta. Sugestão: É utilizado para sugerir que o perigo pode estar onde menos esperamos ou que falsos amigos acabam se voltando contra nós.

c)   Dize-me com quem andas e dir-te-ei quem és.
Ambas são orações subordinadas substantivas objetivas diretas. Sugestão: É utilizado para sugerir que é possível conhecer o caráter de uma pessoa pela escolha que ela faz das companhias.








CONTO: EM DEZEMBRO (FRAGMENTO) - LUIZ VILELA - COM GABARITO

 CONTO:  Em dezembro (FRAGMENTO)

        Em dezembro mangas maduras eram vistas da janela – mas antes disso já tínhamos comido muita manga com sal, tirado escondido da cozinha. [...]
        - Quem comeu manga verde? Vamos, confessa, já.
        Nenhum confessava: os dois de castigo.
        Mostrei para Neusa a manga amoitada no capim: começava a amarelar. Ela cheirou, apertou contra o rosto, me pediu.
        - Dou um pedaço.
        - Quero a manga inteira.
        - A manga inteira não. Um pedaço. [...]
        - A manga inteira ou nada.
        - Então nada.
        Quando entrei na cozinha, Vovó estava me esperando:
        - Pode ir direto para o quarto, já sei de tudo.
        Fiquei fechado de castigo até a hora da janta.
        Se tornar a comer manga verde, da próxima vez vai apanhar é de vara, ouviu?
        Quem apanhou de vara foi a Neusa. Cerquei-a no fundo do quintal com uma vara:
        - Você enredou, agora vai apanhar. [...]
        Ela pediu pelo amor de Deus. Perguntei se ela gostava de mim, ela disse que gostava. Pedi para ela dizer: “Eu te amo”. Ela disse. [...]eu falei que era mentira, que ela gostava é de Marcelo. Então ela disse que era mentira mesmo, que tinha é nojo de mim, e eu desci uma varada nas pernas dela. Em vez de correr, ela ficou parada, encolhida contra o muro [...]
        - Pede perdão, senão eu bato de novo!
        Ameacei com a vara, mas ela só chorava. Então bati de novo, e dessa vez ela nem bem se mexeu, como se não tivesse sentindo dor. Foi andando em direção à casa, e eu fiquei parado, vendo-a afastar-se. [...]
        Ao voltar para casa, deixei três moranguinhos na mesa do quarto onde ela, deitada, havia adormecido.
        No dia seguinte recebi uma caixinha embrulhada - dentro os três moranguinhos e um bilhete: “Eu gostava é de você mesmo, mas agora nunca mais”.

Luiz Vilela. Contos da infância e da adolescência. São Paulo: Ática, 2001.

01 – Quem comeu manga verde?
      Foi o narrador.

02 – Por que a Vovó não queria quer eles comessem manga verde com sal?
      Porque era para esperar as mangas madurarem.

03 – O texto é narrado em 1ª pessoa. Que marcas gramaticais permitem dizer isto?
      São os verbos: mostrei, fiquei, perguntei, ameacei, etc.

04– Quais frases ou expressões revelam impressões do narrador?
·        “- Você enredou, agora vai apanhar.”
·        “Eu desci uma varada nas pernas dela.”
·        “Deixei três moranguinhos na mesa do quarto onde ela, deitada, havia adormecido.”

05 – Em que momento o narrador descobre os verdadeiros sentimentos de Neusa em relação a ele?
      No último parágrafo: “Eu gostava é de você mesmo, mas agora nunca mais”.

06 – Em sua opinião, por que ele não acreditou quando ela disse, no quintal, que gostava dele?
      Porque ele não tinha a certeza dos sentimentos da Neusa.

07 – Que tempo verbal o narrador utiliza na maior parte de suas falas?
      No Pretérito Perfeito do Indicativo.

08 – Por que o narrador bateu em Neusa?
      Porque ela contou a vovó, que foi ele que tinha comido a manga verde.

09 – Qual o foco narrativo do texto lido? O narrador participa da história ou narra os fatos como observador apenas? Justifique sua resposta.
      O foco narrativo é subjetivo. O narrador participa da história, pois relata fatos que acontecem com ele. Os verbos estão na 1ª pessoa: “... tínhamos comido muita manga verde...”; “Mostrei para Neusa a manga...”; etc.

10 – O menino e a menina comiam juntos as mangas verdes e sofriam juntos o castigo. Que mudança ocorre nessa situação inicial?
      A menina quer a manga só para ela.

11 – Por que só o menino ficou de castigo?
      Porque a menina contou à avó que ele havia comido a manga que começava a amarelar.

12 – Qual foi a ameaça que a avó fez ao menino?
      A avó ameaçou-o com uma surra de vara.

13 – O que a menina diz ao menino antes de levar a primeira varada?
      Ela diz não gostar dele, sentir nojo dele.

14 – O menino exige que a menina lhe peça perdão. Perdão pelo que: por ela tê-lo denunciado ou pelo que ela acabava de dizer?
      Parece que por ambos os motivos. Os sentimentos se misturam.

15 – Qual o sentimento da menina em cada uma das seguintes passagens?
a)   “Ela pediu pelo amor de Deus”: Desespero.
b)   “Então ela disse que era mentira mesmo, que tinha é nojo de mim...”: Raiva.
c)   “Ela escondeu o rosto no braço e começou a chorar”: Dor, amargura, decepção.
d)   “... bati de novo, e dessa vez ela nem se mexeu...”: Orgulho, amor-próprio.

16 – A violência do menino teve resultado positivo?

      Não. A menina não quis mais saber dele.