quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

QUESTÕES DE GRAMÁTICA - FONEMAS/ENCONTROS VOCÁLICOS/HIATO/DÍGRAFOS/NÚMEROS DE SÍLABAS/VÍRGULA - COM GABARITO

Questões de   Gramática


                           EXERCÍCIOS
01 – Dê o número de letras e fonemas das seguintes palavras:

a – Baú: 3 letras e 3 fonemas
b – Ascensorista: 12 letras e 11 fonemas.
c – Atóxico: 7 letras e 8 fonemas.
d – Quinquênio: 10 letras e 8 fonemas.
e – Floricultura: 12 letras e 12 fonemas.
f – Antiguidade: 11 letras e 10 fonemas.
g – Encantamento: 12 letras e 12 fonemas.
h – Excursão: 8 letras e 8 fonemas.
i – Explosão: 8 letras e 8 fonemas.
j – Piauí: 5 letras e 5 fonemas.
l – Guilhotina: 10 letras e 8 fonemas.
m – Taxímetro: 9 letras e 10 fonemas.


02 – Classifique os encontros vocálicos das palavras abaixo:
Ditongo crescente oral = DCO
Ditongo decrescente oral = DDO
Ditongo crescente nasal = DCN
Ditongo decrescente nasal = DDN
Tritongo oral = TO
Tritongo nasal = TN
Hiato = H

a – Aguaceiro = DDO
b – Praieira = H (1) DDO
c – Aguentam = DCN
d – Inquietam = DCN
e – Muito = DDO
f – Quinquênio = DCN – DCO – DCO/H
g – Iaiá = DCO – DCO.
h – Cooperam = H
i – Saíram = H
j – Cauim = DCN (ca-uim).
l – Espiões = DDN
m – Aorta = H
n – Enxáguem = TN
o – Apaziguou = TO.

03 – Sublinhe os vocábulos que têm hiato:
Luís – imundície – mau – pólen – elétron – espontâneo – argúem jaúsairdes – quanto – genuíno – troféu – painel – metaloide – aindapaisinho – reféns – construindoveículo – plebeu.

04 – Numere as palavras de acordo com o código:
Ditongo crescente oral = DCO
Ditongo decrescente oral = DDO
Ditongo crescente nasal = DCN
Ditongo decrescente nasal = DDN
Tritongo oral = TO
Tritongo nasal = TN
Hiato = H

a – Secretária = DCO/H
b – Secretaria = H
c – Saúdo = H
d – Mais = DDO
e – Poema = H
f – Espécie = DCO/H
g – Esquentar = DCO
h – Limões = DDN
i – Ingênuo = DCO
j – Cruel = H
l – Quão = TN
m – Também = DDN
n – Iguais = TO
o – Rainha = H
p – Bilíngue = DCO
q – Mágoas = DCO/H
r – Circuito = DCO
s – Reagísseis = H/DDO
t – Frear = H
u – Frequentavam = DCN
v – Piauiense = H(a)/DDO(mi).


05 – Quantos dígrafos você vê no texto abaixo?
Gato escaldado tem medo de água fria.
Felino, tendo sofrido em sua própria pele a experiência de fervura com líquido inodoro, insosso e incolor, passará a temer esse líquido mesmo em temperatura abaixo da média.
                       Fernandes, Millor. Folha de S.Paulo. 10/6/2001.
      Possui 07 dígrafos.

06 – Marque a opção em que todas as palavras apresentam um dígrafo:
a)   Tóxico, auxílio, fixo, exame.
b)   Enxergar, luxo, bucho, olho.
c)   Bicho, passo, carro, banho.
d)   Choque, sintaxe, unha, coxa.

07 – Classifique as palavras de acordo como número de sílabas:
a)   Cheiro: dissílaba.
b)   Acompanhou: polissílaba.
c)   Ascender: trissílaba.
d)   Tungstênio: trissílaba.
e)   Infeliz: trissílaba.
f)    Interurbano: polissílaba.
g)   Pseudônimo: polissílaba.
h)   Exceção: trissílaba.
i)     Ritmo: trissílaba.
j)     Semeia: trissílaba.
k)   Circuito: trissílaba.
l)     Secretária: polissílaba.
m) Subestimar: polissílaba.
n)   Apoio: trissílaba.
o)   Exceto: trissílaba.
p)   Iguais: dissílaba.
q)   Saguões: dissílaba.
r)    Secretaria: polissílaba.
s)   Designar: trissílaba.
t)     Abstrato: trissílaba.
u)   Fricção: dissílaba
v)   Transtorno: trissílaba.
w)  Faria: trissílaba.

08 – Assinale a alternativa correta.
A palavra também é:
a)   Monossílaba e paroxítona.
b)   Dissílaba e paroxítona.
c)   Dissílaba e oxítona.
d)   Monossílaba e oxítona.

09 – Marque a alternativa em que ocorre um vocábulo paroxítono:
a)   Luís.
b)   Expressão.
c)   Apóstrofo.
d)   Bauru.
e)   Lápis.
f)    Ipê.

10 – Complete com s/z; g/j; ch/x; o/u.

01 – Jocoso.                     18 – Azeitar.                    35 – Enxaguar.
02 – Abolir.                       19 – Anis.                        36 – Angélico.
03 – Capacho.                   20 – Bulir.                      37 – Abusar.
04 – Cafajeste.                  21 – Enxurrada.             38 – Goela.
05 – Coser.                       22 – Jeito.                       39 – Salsicha.
06 – Curtume.                   23 – Cozer(cozinhar).     40 – Sarjeta.
07 – Tacha(prego).           24 – Manuel.                   41 – Cioso.
08 – Estrangeiro.              25 – Mexer.                     42 – Embutir.
09 – Cuscuz.                    26 – Gengiva.                  43 – Chalé.
10 – Tribo.                        27 – Fusível.                    44 – Geringonça.
11 – Xale.                         28 – Tábua.                     45 – Frisar.
12 – Tacho.                      29 – Tabuleta.                 46 – Varejista.
13 – Modernizar.              30 – Vexame.                  47 – Bueiro.
14 – Resina.                     31 – Gorjeta.                   48 – Enxoval.
15 – Nódoa.                     32 – Revezar.                  49 – Mojiano.
16 – Xícara.                     33 – Polir.                        50 – Vazar.
17 – Lisonjeiro.                34 – Xará.                        51 – Moringa.

11 – Escolha a letra ou o dígrafo apropriado para preencher o seguinte texto (g, j, c, ç, s, ss, x, ch, z):

a)   Um bonde chamado desejo.

      Expulso das ruas em nome da modernidade dos automóveis, o bonde, ícone dos tempos em que os homens andavam de chapéu e as pessoas ainda nadavam no ria Tietê, insinua uma volta triunfal à cidade de São Paulo.
      Adquirido de um colecionador, um bonde, movido a eletricidade, prepara-se para voltar aos trilhos ainda este ano, percorrendo cerca de dois quilômetros de extensão e, pelo menos, cem anos de história.
      Conforme o trajeto escolhido pela Secretaria Estadual da Cultura, os passageiros deverão sair da Sala São Paulo. Sede da Orquestra Sinfônica Estadual, passar pela futura Faculdade da Música (ex-Deops, hoje em reforma), seguir pelo parque da Luz e entrar na Avenida Tiradentes, na altura do Museu de Arte Sacra. Na volta, o bonde vai circundar a Pinacoteca do Estado em direção à estação da Luz, que deverá abrigar um centro de língua portuguesa.
                       Dimenstein, Gilberto. Folha de S. Paulo, 15/4/2001.


b)  O peixe do milagre.

      Existe um homônimo, natural dos mares do hemisfério Norte, mas o peixe Saint-Pierre, mais consumido no Brasil, é de água doce e sua trajetória vai além da importação. Do gênero das tilápias e originário do rio Jordão e do mar da Galileia – na verdade, um lago esse peixe foi registrado em hieróglifos egípcios. Segundo estudiosos da Bíblia, Jesus usou dois deles e cinco pães no milagre da multiplicação, alimentando mais de 5.000 pessoas. Seu nome também é uma referência a São Pedro, um pescador. Séculos mais tarde, o Saint-Pierre passou a ser criado em cativeiro – as matrizes importadas pelo Brasil geralmente são de criadores israelenses.
                            Folha Equilíbrio. Folha de São Paulo, 3/5/2001.

12 – Reescreva as frases abaixo usando letra maiúscula onde for necessário:
a)   O exmo. sr. vice-presidente da república compareceu ao casamento do ilmo. sr. capitão do exército.
O Exmo. Sr. Vice-Presidente da República compareceu ao casamento do Ilmo. Sr. Capitão do Exército.
b)   a igreja não admite o aborto.
A Igreja não admite o aborto.
c)   o primo basílio foi escrito por eça de queirós, escritor português.
O Primo Basílio foi escrito por Eça de Queirós, escritor português.
d)   o presidente encontrou-se com o ministro na sede do banco do paraná.
O Presidente encontrou-se com o Ministro na sede do Banco do Paraná.
e)   para melhor entender o modernismo brasileiro é necessário que voltemos ao século XX.
Para melhor entender o Modernismo Brasileiro é necessário que voltemos ao século XX.
f)    disse o pe. vieira: “a segunda ignorância, que tira o merecimento ao amor, é não conhecer quem ama, a quem ama”.
Disse o Pe. Vieira: “A segunda ignorância, que tira o merecimento ao amor, é não conhecer quem ama, a quem ama.”

13 – Coloque a vírgula quando for necessário:
a)   Eu fui ao Rio; ele, a Brasília.
b)   E vem, e vai, e não sai disso.
c)   Eu, você e Bóris vamos passear na praça.
d)   São pobres, honestos e felizes.
e)   O homem, que é racional, saberá evitar uma grande tragédia.
f)    Bob, venha cá!
g)   Eu, que nada sabia, agora sei.
h)   Você permitiu a entrada daqueles moleques, portanto não deve reclamar agora.

14 – Pontue adequadamente:
a)   Ele não foi, mas por que diz que gostaria de ter ido?
b)   A casa era pequena, mal iluminada e muito abafada, por isso gritou! não fico mais aqui!
c)   Várias vezes procurou por garotas, garotas, garotas.
d)   A meu pai, com efeito, ninguém fazia falta. (O. Lara Rezende)
e)   Chamo-me Gustavo, ela, Sônia.
f)    Chico, largue disso. Venha me fazer companhia.
g)   Voz chorosa. Voz fraca. Voz rouca.

15 – Acentue, se necessário:
01 – Róseo.            09 – arrepio.           17 – somente.         25 – lótus.
02 – Catástrofe.     10 – paranoico.       18 – destrói.            26 – bússola.
03 – Refém.           11 – Área.                19 – ruido.              27 – Cruéis. 
04 – Balaústre.       12 – hesitante.         20 – meritíssimo.   28 – parti-lo
05 – Improvisar.     13 – chuvoso.           21 – boa.               29 – mártir.
06 – Defesa.          14 – detrás.               22 – pivô.              30 – sósia.
07 – Reúno.           15 – maisena.           23 – Brás.              31 – cédula.
08 – Petróleo         16 – errôneo.            24 – bílis.               32 – circuito.

16 – (OSEC) “Às vezes, as ideias não........, ou ..........muito numerosas. Todos ....... às necessidades locais, poucos .............auxiliar. No presente do indicativo, os verbos seriam, pela ordem.
a)   Veem, vêm, veem.
b)   Vêm, vêm, veem, vêm.
c)   Vêm, vêm, vêm, vêm.
d)   Veem, veem, veem, veem.
e)   Vêm, veem, veem, vêm.

17 – (São Marcos) Assinale a oração cujas palavras estejam indevidamente acentuadas.
a)   Corria pêlos bosques em completo desespero.
b)   Arrancávamos os pelos do gato.
c)   O verbo pôr é bastante complicado.
d)   Por que você não para de fazer tantas perguntas, menino?
e)   Você já foi ao Polo Sul?

18 – (UNIFFAP) Reescreva as palavras incorretas, corrigindo-as quando necessário, de acordo com a regra que rege o correto emprego do trema.
a)   Consequência.          b) Aquoso.            c) Tranquilidade.

19) (ESPM) Preencha as lacunas das frases com a forma correta das palavras indicadas entre parênteses:
      Ele prescinde (prescinde/precinde) de nossa ajuda, pois está chovendo à beça (à beça/à bessa) e ele está obcecado (obcecado/obsecado) por esse assunto.

20 – (FESP) Pedro é um ....... funcionário, ...........remunerado que ............ teve tempo de aprender o que é bom ou ..............
Preenchendo as lacunas, a alternativa correta é a:
a)   Mal, mau, mal, mau.
b)   Mau, mau, mal, mal.
c)   Mal, mau, mal, mal.
d)   Mau, mal, mal, mau.
e)   Mau, mal, mal, mal.

21 – (UNITAU) Assinale a alternativa em que todas as palavras estão grafadas corretamente.
Em nossa ...................... ao ................... não ................ de trazer mercadorias que o Brasil já .....................
a)   Viagem, exterior, ouve jeito, possue.
b)   Viagem, esterior, houve jeito, possui.
c)   Viagem, exterior, houve jeito, possui.
d)   Viagem, exterior, ouve geito, possue.
e)   Viagem, esterior, houve jeito, possui.

22 – (I. CHARUPAGNAT ENS. SUP.) Em todas as alternativas, a palavra MAL foi corretamente empregada, exceto em:
a)   Procópio dizia que os negócios iam de mal a pior.
b)   Desde aquela época o hotel era mal afamado.
c)   Assim, nada de mal poderia acontecer-nos.
d)   Teus exemplos levaram-na a proceder mal.
e)   Com mal-humor, respondeu que quase não dormira.

23 – Preencha os espaços com há/a:
a)   Os meninos irão ao baile daqui a pouco.
b)   Não a vejo muitos anos.
c)   uma notícia interessante neste caderno.
d)   muito que ele se foi, daqui a dois messes, talvez eu o vejo.
e)   uma casa lotérica em cada esquina.
f)    Não sabemos o que vai acontecer daqui a alguns anos.
g)   Não nos encontramos anos.
h)   Pretendemos nos encontrar daqui a alguns meses.
i)     muitas razões para você parar de fumar.

24 – Preencha os espaços com mal / mau:
a)   Ela fez um mau negócio comprando aquele carro.
b)   Um homem mau sofre muito.
c)   Era um brinquedo mal feito.
d)   Elas, quando se juntam, falam mal de você.
e)   Que moleque mal educado!
f)    Foi dispensado do colégio porque tinha mau comportamento.
g)   Uma ponte mal feita é um perigo.
h)   Ela dormiu de mau jeito.
i)     Que blusa mal feita!

25 – Preencha os espaços com eu / mim:
a)   Para mim é difícil dizer adeus.
b)   Para eu terminar esta blusa, preciso de mais lã.
c)   Houve um desagravo entre mim e ela.
d)   Paula, faça isso para mim.
e)   São muitos quilômetros para eu conseguir chegar lá.
f)    Venham até mim se quiserem ouvir a notícia.
g)   São planos para eu construir uma piscina.
h)   Quer dizer que para eu ir ao cinema, preciso antes lavar a louça?
i)     Entre mim e você não existe mais nada.
j)     Chegaram várias encomendas, mas nenhuma para mim.


MÚSICA(ATIVIDADES): DITADORES (COMO DIRIA RAULZITO) - ZÉ GERALDO - COM GABARITO

Música(Atividades): Ditadores (Como Diria Raulzito)

                               Zé Geraldo

Quanto mais conheço os ditadores
Mais eu amo meu cachorro

Confinei os cabeças-pensantes em campos gelados
A corrupção é cria do homem
Está por todo lado
Aumentam pedágios escolas TRU
Trocentos por cento de aumento no IPTU
Tamo nu!

Quanto mais conheço os ditadores
Mais eu amo meu cachorro

Aprovam decretos por decurso de prazo
Botam os velhos na fila
Isso não vem ao caso
Os negros, os índios, os demais sem terra
Deixa pra depois

Uma boa ajuda aos contras
Pra equilibrar as baixas
Debita isso tudo no Caixa Dois
Ora pois

Mete fogo na mata
Mata o bicho
Joga o lixo atômico
No fundo de qualquer quintal
Não faz mal

Quanto mais conheço os ditadores
Mais eu amo meu cachorro.

Entendendo a canção:

01 – Quando você leu o título da canção, construiu hipóteses sobre seu conteúdo. Suas suposições se confirmaram após a leitura? Explique.
      Sim, pois o ditador é uma pessoa que concentra em suas mãos todos os poderes.

02 – Qual o tema principal da canção?
      Ditadura Militar.

03 – Como podemos compreender o verso: “Confinei os cabeças-pensantes em campos gelados”?
      Significa, todas as pessoas que eram contrário ao governo militar, desde estudantes, professores, jornalistas, artistas, cantores, médicos, assistentes sociais, bancários, donas de casa, enfim eram presos, torturados, violentados. Muitos morreram ou desapareceram lutando para que hoje nós vivêssemos numa democracia.

04 – É possível perceber quando essa letra da canção foi escrita? Por quê?
      Não, pois o autor mistura fatos e períodos históricos, como por exemplo a ditadura (1964-1985), já os impostos citados como o IPTU foi instituído pela Constituição Federal (1988), marcado principalmente pela repressão, tortura e censura dos meios de comunicação, perseguição políticas.

05 – Que tipo de linguagem está escrita nesta canção?
      Linguagem Informal / Coloquial.

06 – Nos versos:
      “Quanto mais conheço os ditadores
       Mais eu amo meu cachorro.”
        O que quis dizer o autor?
      Que os ditadores eram o contrário dos cachorros, seus instintos de crueldade, maldade e vingança eram violentos. Pior do que um animal.

07 – Que povo usa-se o termo “Ora pois”, que se encontra na canção?
      Os Portugueses.

08 – Atualmente as pessoas dão um valor exagerado aos animais de estimação, principalmente os cachorros por serem muito inteligente e fiel ao seu dono. Cite versos da música que mostra isto:
      “Quanto mais conheço os ditadores / mais eu amo meu cachorro”.


MÚSICA(ATIVIDADES) : A MONTANHA - ROBERTO CARLOS/ERASMO CARLOS - COM GABARITO

Música(Atividades): A Montanha

                                  Roberto Carlos e Erasmo Carlos

Eu vou seguir uma luz lá no alto
Eu vou ouvir uma voz que me chama
Eu vou subir a montanha e ficar
Bem mais perto de Deus e rezar

Eu vou gritar para o mundo me ouvir e acompanhar
Toda a minha escalada e ajudar
A mostrar como é
O meu grito de amor e de fé

Eu vou pedir que as estrelas não parem de brilhar
E as crianças não deixem de sorrir
E que os homens jamais
Se esqueçam de agradecer

Por isso eu digo
Obrigado, Senhor, por mais um dia
Obrigado, Senhor, que eu posso ver
Que seria de mim
Sem a fé que eu tenho em Você?

Por mais que eu sofra
Obrigado, Senhor, mesmo que eu chore
Obrigado, Senhor, por eu saber
Que tudo isso me mostra
O caminho que leva a Você

Mais uma vez
Obrigado, Senhor, por outro dia
Obrigado, Senhor, que o sol nasceu
Obrigado, Senhor

Agradeço, obrigado, Senhor
Por isso eu digo
Obrigado, Senhor, pelas estrelas
Obrigado, Senhor, pelo sorriso
Obrigado, Senhor

Agradeço, obrigado, Senhor
Mais uma vez
Obrigado, Senhor, por um novo dia
Obrigado, Senhor, pela esperança
Obrigado, Senhor
Agradeço, obrigado, Senhor

Por isso eu digo
Obrigado, Senhor, pelo sorriso
Obrigado, senhor, pelo perdão
Obrigado, Senhor
Agradeço, obrigado, Senhor

Mais uma vez
Obrigado, senhor, pela natureza
Obrigado, Senhor, por tudo isso
Obrigado, Senhor
Agradeço, obrigado, Senhor.


Entendendo a canção:

01 – Qual a finalidade do personagem da música em subir a montanha?
      Para ficar mais perto de Deus, assim como fazia Jesus quando ia dizer alguma coisa importante, ou para meditar.

02 – Quais são os pedidos do personagem da música em relação:
a)   As estrelas: Que não parem de brilhar.
b)   As crianças: Não deixem de sorrir.
c)   Aos homens: Que jamais se esqueçam de agradecer.

03 – Ilustre 3 dos motivos pelo qual há agradecimento do personagem da música.
      Resposta pessoal do aluno.

04 – Quais os motivos fazem você ser grato a Deus? Escreva 4 deles.
      Resposta pessoal do aluno.

05 – Podemos observar na 1ª estrofe que o cantor inicia-se alguns versos com a mesma expressão. Que nome se dá a esta figura de linguagem?
      Anáfora.

06 – Que mensagem esta música nos transmite?
      Nos transmite uma mensagem de fé em Deus, paz e amor.

07 – Quantas estrofes há na canção?
      Possui dez (10) estrofes.

08 – Quantos versos há na canção?

      Quarenta e sete versos.