TIRINHAS
1 – Níquel Náusea, Fernando Gonsales
a)
O que leva a mulher a observar que o papagaio
“fala tudo errado”?
A mulher identifica, na fala do papagaio, diferenças entre a maneira
de ele pronunciar certas palavras e a pronúncia socialmente aceita como
“correta” das mesmas palavras.
b)
A que conclusão se espera que o leitor
chegue, ao ler o segundo quadrinho, sobre o motivo que leva o papagaio a falar
como fala?
Quando o leitor lê a fala da pessoa de quem a mulher supostamente comprou
o papagaio, identifica o mesmo tipo de pronuncia observada no papagaio. O
papagaio aprendeu a falar da mesma maneira como o dono que ensinou.
c)
O que a observação da mulher sugere a
respeito da maneira como as pessoas costumam avaliar diferentes maneiras de
falar?
A reação da mulher, ao classificar como “errada” a fala do papagaio,
deixa implícita uma expectativa característica dos membros de qualquer
comunidade linguística: a de que existe apenas uma forma “correta” de
pronunciar as palavras.
2 – O melhor de Calvin, Bill
Watterson
a)
A graça da tira está no uso que Calvin e sua
mãe fazem da linguagem nos três primeiros quadrinhos. Explique essa afirmação.
A graça da tira está no estranhamento com relação à linguagem
utilizada por Calvin e sua mãe nos três primeiros quadrinhos. Isso deve-se ao
fato de que a língua falada por eles é extremamente formal em um contexto de
informalidade.
b)
No último quadrinho, Calvin pergunta se não
há nenhum seriado policial em que as pessoas falem como “gente de verdade”. Como
seria a fala de “gente de verdade”?
Calvin faz uma crítica à linguagem utilizada em um “seriado de
polícia” a que ele e sua mãe assiste. Para ele, essa linguagem não
corresponderia à que ele conhece e que, de fato, deveria ser usada em programas
de televisão.
3 – leia a tira e responda:
a)
Para entender a tira, é preciso identificar o
contexto estabelecido em cada um dos quadrinhos. Quais são esses contextos?
No primeiro quadrinho, vemos uma dona de casa que faz uso de uma
vassoura para limpar o chão.
No segundo, uma bruxa voa com o auxílio de uma vassoura.
No terceiro quadrinho, um homem utiliza uma vassoura para matar um
rato.
b)
Embora a fala das personagens seja exatamente
a mesma, ela traduz um sentido diferente para cada uma das situações em que
ocorre. Quais são esses sentidos?
No primeiro quadrinho, o uso da vassoura provoca dor nas costas da
mulher. Por isso ela afirma, “essa vassoura está me matando”.
No segundo quadrinho, observa-se que bruxa está em queda livre e, se
não conseguir controlar sua vassoura voadora, vai se espatifar no chão.
No terceiro quadrinho, o desejo do homem é utilizar a vassoura para
matar o rato. A fala dita pelo rato, deve ser entendida que se ele for atingido
provavelmente morrerá.
c)
Explique por que a identificação do contexto
é fundamental para a compreensão do sentido do enunciado “Essa vassoura está me
matando”.
Somente vendo as imagens podemos traduzir que os sentidos são
diferentes um do outro, embora a fala dos personagens são exatamente a mesma.
4 – Leia a tira abaixo:
a)
Para responder de modo adequado à primeira
pergunta, o homem de terno verde deve interpretá-la de uma determinada maneira.
Explique.
A primeira pergunta deve ser entendida como um questionamento sobre
a capacidade do homem de terno para usar computadores em um contexto
profissional.
b)
Como ela foi interpretada pelo homem de terno
verde?
O homem de terno verde interpretou a pergunta como se referindo à
sua capacidade de “provocar” ou “irritar” um computador.
c)
O que, na tira, indica que foi dada outra
interpretação à pergunta inicial?
A atitude da personagem que, logo após a pergunta, passa a “ofender”
o computador, chamando-o de “calculadora de bolso” e perguntando se ele tinha
sido importado de Neanderthal.
d)
Que termo, na fala inicial, desencadeou a
segunda interpretação? Por quê?
O termo que gerou essa interpretação foi o verbo mexer, que pode
significar tanto “ter habilidade para uma determinada tarefa” quanto “provocar,
irritar”.
e)
Considerando o contexto em que as duas
personagens se encontram, essa segunda interpretação é possível? Explique.
Não. O contexto de uma entrevista de emprego, como o que está
retratado, impede que se interprete o verbo mexer como sinônimo de “irritar”.
5 – Leia a tira abaixo:
a)
No último quadrinho da tira, o galo reage
enfurecidamente a algo que foi dito no segundo quadrinho. Por que o galo tem
essa reação?
Ele imagina que a galinha está pensando em algum outro galo e, por
isso, se enfurece.
b)
Que trecho da fala da galinha, permitiu a
interpretação equivocada do galo?
Trecho: “... estou com esse belo galo na cabeça!”.
c)
Que sentido tem, para a galinha, esse trecho
da sua fala?
A galinha faz referência ao calombo que se formou após ela ter
batido a cabeça.
d)
O duplo sentido foi um efeito desejado pelo
autor da tira para produzir o humor. Como ele produziu esse efeito?
O autor produz esse efeito ao fazer com que o galo não ouça o início
da conversa. O duplo sentido, nesse caso, é gerado porque galo e galinha
associam a expressão “esse belo galo”.
6 - Leia a tira abaixo:
a)
Na tira, o general Dureza diz à sua
secretária, dona Tetê, que não consegue retirar a aliança de casamento do dedo.
A observação feita por dona Tetê, no último quadrinho, sugere que ela considera
isso um problema. Por quê?
Ela imagina que a aliança esteja muito apertada no dedo e possa, por
esse motivo, prejudicar a circulação de sangue no local.
b)
A resposta dada pelo general deixa claro que
ele deu uma interpretação inesperada à fala de sua secretária. Que
interpretação é essa?
Pela resposta do general Dureza, fica evidente que ele está se
referindo à sua liberdade para fazer o que bem entender e ir a qualquer lugar
que deseje. Circulação, esse caso, significa deslocamento de uma pessoa e não
fluxo de sangue, como na pergunta de dona Tetê.
c)
Que opinião sobre o casamento fica implícita
na fala do general?
Como o general atribui sua impossibilidade de se deslocar livremente
ao fato de ter se casado, podemos concluir que ele julga que o casamento
cerceia a liberdade das pessoas.
d)
Explique por que o efeito de humor da tira
depende da dupla interpretação da fala da secretária.
É justamente a dupla interpretação dada à observação de que a
aliança pode prejudicar a circulação que desencadeia o efeito de humor, porque
ela permite ao general revelar sua opinião sobre o casamento.
7 – Leia a tira abaixo:
a)
Considerando as falas das personagens no
primeiro quadrinho, explique por que Hagar imagina que o homem com quem
conversa seria “sentimental”.
O homem diz que sente saudades do vento salgado batendo em seus
cabelos. Hagar provavelmente associa esse sentimento a uma postura mais
sentimental, de alguém que relembra o passado com nostalgia.
b)
A resposta dada pelo homem à pergunta de
Hagar é a esperada? Justifique.
Não. A primeira fala da personagem, aludindo à saudade do vento
batendo em seus cabelos, sugere que Hagar tem bons motivos para considera-lo
sentimental. Sua resposta é surpreendente, porque muda completamente o foco do
diálogo para uma condição física.
c)
Qual pode ter sido a intenção do autor da
tira ao mudar o foco do diálogo? Explique.
O autor da tira provavelmente pretende provocar o riso do leitor com
a resposta inesperada do interlocutor de Hagar.
8 – Leia a tira abaixo:
a)
Na tira a mãe de Calvin procura convencê-lo a
comer um prato de comida vegetariana. Como o menino reage à sugestão da mãe?
Calvin demonstra aversão à comida vegetariana. Alega que não é
vegetariano.
b)
Elabore uma hipótese, a partir da análise da
estrutura da palavra vegetariana, para explicar a reação de Calvin.
Calvin conclui, pela observação do prato de comida, e também pelo
adjetivo que a qualifica, que os alimentos presentes são todos vegetais.
c)
No último quadrinho, Calvin cria uma palavra
para explicar suas preferências alimentares. Que palavra é essa?
Sobremesiano.
d)
Explique qual foi o processo de formação de palavras
utilizado pelo menino.
Calvin faz uso da derivação por sufixação e cria, por analogia a
vegetariano, o adjetivo sobremesiano.
9 – Leia a tira abaixo:
a)
Qual a intenção de Mafalda ao dizer que é um
presidente?
Mostrar-se como uma autoridade superior, que toma as decisões sobre
a sua própria vida.
b)
Por que a resposta da mãe deixou Mafalda sem
ação?
Porque a mãe de Mafalda mostra que existem organizações
internacionais que têm mais poder que um presidente.
c)
Você já ouviu falar em algum dos organismos
internacionais citados pela mãe de Mafalda?
Resposta pessoal do aluno.