terça-feira, 29 de agosto de 2017

ROMANTISMO - QUESTÕES DE VESTIBULARES - COM GABARITO

ROMANTISMO  - QUESTÕES DE VESTIBULARES 


01 – (FEI-SP) São características comuns aos movimentos romântico e modernista:
a)     Sentimento trágico da vida; desilusão e sofrimento.
b)    Visão da natureza como refúgio acolhedor; atração por ambiente noturnos.
c)     Projeção na natureza do estado de espírito do poeta; religiosidade cristã.
d)    Nacionalismo; liberdade; desejo de reformas sociais.
e)     Idealização da mulher; morte encarada como libertação.


02 – (ENC-SP) As duas obras-primas do romantismo português – Frei Luís de Sousa e Eurico, o Presbítero – gêmeas no tempo e nos motivos, saparam-se tanto quanto Garrett se afasta e diverge de Herculano. Um é a constante pessoal do português aberto à ordem clássica, o português lúcido e sensível da saudade e do pecado de delícia numa equação de tragédia, com sentimentos de Bermardim em formas de Camões; outro, o do português de cerne, que peca sobriamente e supera com dureza o seu pecado, sentindo a Sá de Miranda e falando com ásperos soluços. Ambos bem nossos.
                                                          Vitorino Nemísio.
       
Tendo por base o texto crítico abaixo e, sobretudo, a leitura de Frei Luís de Sousa e Eurico, o Presbítero, é correto afirmar que:

a)     O “português aberto à ordem clássica” difere de “português de cerne”, porque se deixa levar mais profundamente pela emoção, devido às influências da tragédia clássica.
b)    O problema do celibato, no drama de Garrett, serve para criar intenso conflito entre as personagens, que adotam o hábito forçadas pela situação; já, em Eurico, o Presbítero, supera-se a ideia do pecado, porque a personagem veste o hábito movida pela autêntica fé cristã e pelo desejo de combater os infiéis.
c)     Frei Luís de Sousa insere-se na linha da rigorosa construção clássica, que supõe a recuperação de típicos expedientes dramáticos da tragédia, enquanto que a construção mais livre, em Eurico, o Presbítero, implica a atualização em grande escala de expedientes comuns ao Romantismo, como o da expansão sentimental.
d)    Há influência clássica tanto em Frei Luís de Sousa quanto em Eurico, o Presbítero, presente na construção rigorosa das duas obras, que obedecem aos cânones da estética seiscentista.
e)     O sentimento da emoção, muito mais presente em Herculano do que em Garrett, é autenticamente português. Enquanto que a construção trágica não passa de influência estranha a Portugal.

03 – (ENC-SP) Amor de perdição é uma obra tipicamente romântica porque nela Camilo Castelo Branco valoriza:
a)     O sentimento nativista, presentes na recusa de Simão e Teresa em fugirem de Portugal, apesar de perseguidos pela justiça.
b)    As natureza, como fonte de vida e inspiração, em que Simão se refugia, no final da obra, quando não pode mais ter acesso a Teresa.
c)     Os valores espirituais de Cristianismo, a que Simão se apega quando é condenado ao degredo.
d)    O mundo das paixões, o excesso de sentimentos, evidentes no modo violento como Simão assassina Baltazar Coutinho.


04 – (FUVEST) Leia o texto abaixo:
        O pacto feito por ele com os árabes não tardou a ser por mil modos violado, e o ilustre guerreiro teve de se arrepender, mas já debalde, por haver deposto a espada aos pés dos infiéis, em vez de pelejar até à morte pela liberdade. Fora isto o que Pelágio preferira, e a vitória coroou o seu confiar no esforço dos verdadeiros Godos e na piedade de Deus.
        Agora, responda as questões:

I – Qual das características abaixo está presente no texto?
a)     Retomada dos valores medievais.
b)    Denúncia de males sociais.
c)     Despreocupação formal.
d)    Análise psicopatológica.
e)     Aproveitamento da mitologia clássica.

II – O autor do texto é:
a)     Eça de Queirós.
b)    Camilo Castelo Branco.
c)     Padre Antônio Vieira.
d)    Fernando Namora.
e)     Alexandre Herculano.

05 – (UNIVERSITÁRIO-SP) Leia com atenção o trecho abaixo, extraído do último capítulo de Amor de Perdição, de Camilo Castelo Branco.
        Viram-na um momento, bracejar, não para resistir à morte mas para abraçar-se ao cadáver de Simão, que uma onda lhe atirou aos braços. O comandante olhou para o sítio donde Mariana atirara, e viu, enleado no cordame, o avental, e à flor da água, um rolo de papéis, que os marujos recolheram na lancha.
a)     Que relação há, em Amor de Perdição, entre as personagens Simão e Mariana?
Mariana alimenta um amor resignado e subserviente a Simão. e Simão dedica à Mariana apenas um sentimento de gratidão.
b)    No trecho citado, o narrador menciona um “rolo de papéis”. Que papéis são esses?
Os papéis são as cartas trocadas entre Simão e Teresa.
c)     Considerando as respostas dadas aos itens a e b, analise a função desempenhada pela personagem Mariana na estrutura do romance.
Mariana serve de apoio a Simão nas adversidades que ele enfrenta. Além disso, Mariana é o elo de ligação entre Simão e Teresa.


06 – (METODISTA-PIRACICABA-SP) Na primeira metade do século XIX, a discordância entre a literatura e a modernização presentifica-se de maneira nítida e profunda. Pelas obras literárias percebe-se uma cosmovisão marcada pelo choque com o cotidiano imediato e as evidências de um mal-estar, que passou a ser conhecido como o mal do século. Os textos revelam uma ânsia de evasão deste presente circunstancial e descolorido. Na busca de compreensão, o artista valoriza a imaginação criadora: a arte se converte em manifestação da alma... e assim tem-se o:
a)     Simbolismo.
b)    Parnasianismo.
c)     Romantismo.
d)    Barroso.
e)     Pré-modernismo.

07 – (FCMSC-SP) A renovação das formas, a liberdade de expressão e a tentativa de incorporar à literatura nossas coisas mais típicas – como particularidades regionais e termos indígenas – são marcas frequentes do:
a)     Barroco.
b)    Arcadismo.
c)     Romantismo.
d)    Realismo.
e)     Pré-modernismo.


08 – (OSEC-SP):
        Do tamarindo a flor faz entreaberta,
        Já solta o bogari mais doce aroma,
        Também meu coração, como estas flores,
        Melhor perfume ao pé da noite exala!

              É possível reconhecer, na estrofe acima, um exemplo da corrente:



a)     Barroca, pela imagem que evoca a natureza como símbolo da transitoriedade da vida.
b)    Arcádica, pois o poeta revela seu amor a uma natureza idealizada.
c)     Romântica, pela identificação dos sentimentos humanos com aspectos da natureza.
d)    Parnasiana, pela apresentação da natureza com imagem da perfeição.
e)     Simbolista, pois a natureza é apenas um recurso que o poeta transcende, atingindo um nível de espiritualidade plena.

09 – (UFPR) Alguns dos maiores expoente da estética romântica em Portugal no século XIX foram:
a)     Castro Alves, Almeida Garret e Alexandre Herculano.
b)    Cesário Verde, Álvares de Azevedo e Castro Alves.
c)     Eça de Queiroz, Camilo Castelo branco e Vitor Hugo.
d)    Stendhal, Antero de Quental e Fagundes Varela.
e)     Almeida Garret, Alexandre Herculano e Camilo Castelo Branco.

10 – (OBJETIVO-SP) Assinale a característica não-aplicável à poesia romântica:
a)     O artista goza de liberdade na metrificação e na distribuição rítmica.
b)    O importante é o culto da forma, a arte pela arte.
c)     A poesia é primordialmente pessoal, intimista e amorosa.
d)    Enfatiza-se a auto-expressão, o subjetivismo, o individualismo.
e)     A linguagem do poeta é a mesma do povo: simples, espontânea.

11 – (FUNVEST) O autor de Lendas e narrativas pertenceu ao movimento romântico.
a)     Quem foi?
Alexandre Herculano.
b)    Em que época se passam as Lendas e narrativas?
Fim da Idade Média.
12 – (FUVEST) Qual o autor considerado o mestre da novela passional portuguesa? Indique o século e o movimento literário em que se situa sua obra.
      Camilo Castelo Branco. Sua obra situa-se no século XIX e pertence ao Romantismo.


13 – (UNESP):
        Desde que saímos da igreja até a entrada de casa, caminhamos sempre debaixo de nuvens de flores. O estrondo dos bacamartes era atroador, e os sinos da freguesia repicaram desde que saímos do templo até ao anoitecer desse dia.
        Meia hora depois que chegamos, entrei no quarto de minha mulher, e encontrei-a de joelhos diante duma imagem de S. João dos Bem Casados.
        Ergue-se ela, benzendo-se, e esperou que eu a beijasse pela segunda vez. Penso que o público me releva a confissão de que, ao dar-lhe este segundo beijo, encontrei os lábios. Era o instinto das sensações agradáveis, mas honestas, que ensinou a minha mulher o segredo do máximo prazer de um beijo.
        Estava o almoço na mesa.
              O texto que você acabou de ler pertence a uma novela de Camilo Castelo Branco que é considerada como um bom exemplo da sátira camiliana. 

A leitura atenta do texto permitirá identificar o título da novela, em uma das alternativas abaixo indicadas:
a)     Coração, cabeça e estômago
b)    O romance dum homem rico.
c)     A mulher fatal.
d)    Amor de salvação.
e)     A queda dum anjo.

14 – (PUC-RS) Marque a alternativa correta sobre a obra Amor de Perdição, de Camilo Castelo Branco:
a)     Trata-se de uma narrativa centrada na opressão da liberdade individual, opressão esta promovida por uma sociedade provinciana ligada a velhos preconceitos.
b)    Estabelece-se, na narrativa, o conflito entre o meio social, com a consequente vitória do indivíduo através da realização de seus objetivos.
c)     Nota-se que o sentimento amoroso, a imaginação e a sensibilidade são valores que realçam a liberdade individual e abrem, a expectativa de manutenção das normas sociais institucionalizadas.
d)    Percebe-se que o sentimento do amor romântico entra em relação de equilíbrio com a razão, para manter a liberdade do indivíduo e o seu contato harmônico com o meio social provinciano.
e)     Observa-se a pouca importância atribuída ao sentimento amoroso, que é superado pela razão equilibrada de uma sociedade provinciana e estável.

15 – (FUVEST) Assinale a alternativa que só contém características românticas:
a)     Fusionismo – Dualismo – sentido dilemático da vida – oposições, paradoxos e antítese – metaforização.
b)    Simplicidade – bucolismo – pastoralismo – relacionalismo – “poesia de gramática”.
c)     Sentimentalismo – valorização da natureza – religiosidade – egocentrismo – miscigenação dos gêneros literários – metaforização.
d)    Formalismo – temas greco-latinos e patrióticos – preferência pelas formas fixas e versos alexandrinos – impassibilidade – denotação – descritivismo.
e)     Musicalidade – sinestesia – sugestão – não-separação de sujeito e objeto – metaforização – fusão de concreto + abstrato.

16 – (FUVEST) Assinale o que não é correto sobre a poesia romântica:
a)     De modo geral, a mensagem focaliza a pessoa do emissor (“eu”), predominando a função emotiva da linguagem.
b)    A poesia romântica marca uma ruptura com a poética clássica, quando abandona os esquemas métricos regulares e deprecia o soneto.
c)     A poesia romântica retoma os temas do Neoclassicismo, apenas inovando a seleção vocabular, que se torna pessoal.
d)    De maneira geral, acentua-se na poesia romântica o seu caráter intimista, uma vez que a poesia é pensada como “voz do coração” ou expressão de um pensamento divino.
e)     Dos dois procedimentos básicos de operação com a língua, a metáfora: do que decorre a idealização de seus poemas.

17 – (UNI-TAUBATÉ-SP) Das características abaixo, assinale a que não se refere ao Romantismo:
a)     Poesia encarada como expressão dos estados da alma.
b)    Valorização da natureza.
c)     Estabelecimento de rígidas leis artísticas.
d)    Liberdade de expressão e forma.
e)     Temática nacionalista.

18 – (SANTA CASA-SP) Afrânio Coutinho aponta as seguintes qualidades que caracterizam o espírito romântico:
I – Individualismo e subjetivismo.
II – Escapismo.
III – Exagero.
E explica:
a)     Na sua busca de perfeição, o romântico cria o mundo em que coloca o que imagina de bom, bravo, belo, amoroso, puro, um mundo de perfeição e sonho.
II - Escapismo.
b)    O romantismo é o primado exuberante da emoção, imaginação, paixão, intuição, liberdade pessoal e interior.
I - Individualismo e subjetivismo.
c)     Nem fatos nem tradições despertam o respeito do romântico. Pela liberdade, revolta, fé e natureza, constrói o mundo novo à base do sonho.
III - Exagero.
       A melhor associação de qualidade e explicações é:
a – I – b;   II – c;   III – a.
b – I – c;   II – a;   III – b.
c – I – a;   II – b;   III – c.
d – I – c;   II – b;   III – a.
e – I – b;   II – a;   III – c.

19 – (FUVEST):
a)     Dentre as obras – Camões; Eurico, o Presbítero, Flores sem frutos – qual a iniciadora do movimento romântico em Portugal?
Camões.
b)    Qual o seu autor?
Almeida Garret.

20 – (PUC-RJ) Das alternativas abaixo, assinale aquela que não corresponde às características do Romantismo:
a)     Ocorre a superação das normas literárias construtoras e negação da concepção tradicional de poesia.
b)    Movimento que dá origem a políticas conservadoras, bem como ao socialismo.
c)     O homem manipula e domina a natureza, não mais a obedece.
d)    Desvaloriza a expressividade da alma, ocorrendo a primazia da obra (objeto) sobre o indivíduo (criador).
e)     Insere-se no momento histórico em que o homem adquire a ideia de liberdade.



21– (VUNESP):
        Simão, meu esposo. Sei tudo... Está conosco a morte. Olha que te escrevo sem lágrimas. A minha agonia começou há sete meses. Deus é bom, que me poupou ao crime. Ouvi a notícia da tua próxima morte, e então compreendi que estou morrendo hora a hora. Aqui está o nosso fim, Simão! ... Olha as nossas esperanças! quando tu me dizias os teus sonhos de felicidade, e eu te dizia os meus! ... Por que não merecemos nós o que tanta gente tem! ... Assim acabaria tudo, Simão? Não posso crê-lo! A eternidade apresenta-se me tenebrosa, porque a esperança era a luz que me guiava de ti para a fé. Mas não pode findar assim o nosso destino. Vê se podes segurar o último dia da tua vida a uma esperança qualquer. Vernos-emos num outro mundo, Simão? Terei eu merecido a Deus contemplante? Eu rezo, suplico, mas desfaleço na fé, quando me lembram as últimas agonias do teu martírio.
      O texto acima transcrito pertence a uma carta que Teresa de Albuquerque escreve a Simão Botelho, numa novela considerada o melhor exemplo de novelística romântica em Portugal. O texto é, portanto, característico do estilo romântico e evidencia elementos que permitem identificar a novela a que pertence e o nome do seu autor.

      Assim sendo, responda às seguintes questões:
I – Qual o nome do autor e qual o título da novela a que o texto pertence?
     Camilo Castelo Branco – Amor de Perdição.
II – Indique alguns segmentos (frases ou palavras) que, no texto, são característicos da escola romântica.
     “Está conosco a morte”.
     “Olha que te escrevo sem lágrimas”.
     “Deus é bom (...)”.
     “Eu rezo, suplico, mas desfaleço na (...)”.
III – Que outros romancistas e poetas românticos você conhece na literatura portuguesa?
     Almeida Garrett, Soares de Passos, Alexandre Herculano, Antônio Castilho, João de Lemos.

22 – (VUNESP) A poesia deste autor é representativa do ultra romantismo português: pessimismo, morte, ruínas, mal-do-século – spleen, irracionalismo, cemitérios, cadáveres e sentimentos lúgubres:
a)     João de Deus.
b)    Camilo Castelo Branco
c)     Soares de Passos.
d)    Castilho.
e)     Álvares de Azevedo.

23 – (UFV-MG) Assinale a alternativa falsa:
a)     O Romantismo, como estilo, não é modelado pela individualidade do autor; a forma predomina sempre sobre o conteúdo.
b)    O Romantismo é um movimento de expressão universal, inspirado por modelos medievais e unificado pela prevalência de características comuns a todos os escritores da época.
c)     O Romantismo, como estilo de época, constitui, basicamente, um fenômeno estético-literário, desenvolvido em oposição ao intelectualismo e à tradição racionalista e clássica do século VIII.
d)    O Romantismo, ou melhor, o espírito romântico, pode ser sintetizado numa única qualidade: a imaginação. Pode-se creditar à imaginação a capacidade extraordinária dos românticos de criarem mundos imaginários.
e)     O Romantismo possui características como o subjetivismo, o ilogismo, o senso de mistério, o exagero, o culto da natureza e o escapismo.

24 – (UFV-MG) Quanto à diferença de conceitos da relação homem/mundo, expresso pela arte e pela literatura, pode-se afirmar:
I – No Barroco, essa relação se mostra emocional; pode-se dizer dramática.
II – No Romantismo, essa relação se mostra pessimista, procurando na natureza um lugar de refúgio idealizado.
III – No Barroco, essa relação mostra-se equilibrada, liberta de forças contrárias.
IV – No Neoclassicismo e no arcadismo, essa relação se mostra orientada por critérios racionais e intelectuais.
V – No Romantismo, essa relação se mostra mediada pela visão e interpretação científica da realidade.
Assinale a opção correta:
a)     Todas as alternativas estão corretas.
b)    Apenas as alternativas I, II e III estão corretas.
c)     Apenas as alternativas I, IV e V estão corretas.
d)    Apenas as alternativas I, II e IV estão corretas.
e)     Apenas as alternativas II, III e IV estão corretas.

25 – (UFU-MG) O homem de todas as épocas se preocupa com a natureza. Cada período a vê de modo particular. No Romantismo, a natureza aparece como:
a)     Um cenário cientificamente estudado pelo homem; a natureza é mais importante que o elemento humano.
b)    Um cenário estático, indiferente; só o homem se projeta em busca de sua realização.
c)     Um cenário sem importância nenhuma; é apenas pano de fundo para as emoções humanas.
d)    Confidente do poeta, que compartilha seus sentimentos com a paisagem; a natureza se modifica de acordo com o estado emocional do poeta.
e)     Um cenário idealizado onde todos são felizes e os poetas são pastores.


26 – (UFPA) Os versos abaixo são de Soares de Passos:
         Vai alta a lua! na mansão da morte
         Já meia-noite com vagar soou.
         Que paz tranquila; dos vaivéns da sorte
         Só tem descanso quem ali baixou.
         Que paz tranquila! ... mas eis longe, ao longe
         Funérea campa com fragor rangeu;
         Branco fantasma semelhante a um monge,
         Dentre os sepulcros a cabeça ergueu.

                 Caracterizam o ultra romantismo devido:




a)     À introspecção subjetiva.
b)    À predestinação para a grandeza.
c)     À beleza estética.
d)    Ao gosto pelo fúnebre e ao tom melodramático.
e)     À relação entre Deus e o homem.

BARROCO E ARCADISMO - QUESTÕES DE VESTIBULARES/ENEM - COM GABARITO


QUESTÕES OBJETIVAS - BARROCO E ARCADISMO


01 – (FUVEST):
        Entre os semeadores do Evangelho há uns que saem a semear, há outros que semeiam sem sair. Os que saem a semear são os que vão pregar à Índia, à China, Ao Japão; os que semeiam sem sair são os que se contentam com pregar na pátria. Todos terão sua razão, mas tudo tem sua conta. Aos que têm a seara em casa, pagar-lhes-ão a semeadura: aos que vão buscar a seara tão longe, hão-lhes medir a semeadura, e hão-lhes de contar os passos. Ah! dia do juízo! Ah! pregadores! Os de cá, achar-vos-eis com mais paço; os de lá, com mais passos...
        A passagem acima é representativa de uma das tendências estéticas da prosa seiscentista a saber:
a)     O sebastianismo, isto é, a celebração do mito da volta de D. Sebastião, rei de Portugal, morto na batalha de Alcácer-Quibir.
b)    A busca do egoísmo e da aventura ultramarina, presentes nas crônicas e narrativas de viagem.
c)     A exaltação do heróico e do épico, por meio das metáforas grandiloquentes da epopeia.
d)    Lirismo trovadoresco, caracterizado por figuras de estilo passionais e místicas.
e)     Conceptismo, caracterizado pela utilização constante dos recursos da dialética.

02 – (FUVEST) A respeito do Pe. Antônio Vieira, pode-se afirmar que:
a)     Embora vivesse no Brasil, por sua formação lusitana, não se ocupou de problemas locais.
b)    Procura adequar os textos bíblicos às realidades de que tratava.
c)     Dada sua espiritualidade, demonstrava desinteresse por assuntos mundanos.
d)    Em função de seu zelo para com Deus, utilizava-o para justificar todos os acontecimentos políticos e sociais.
e)     Mostrou-se tímido diante dos interesses dos poderosos.

03 – (FUVEST) O Barroco é, na verdade, dois estilos: o Cultismo e o Conceptismo. O Cultismo:
a)     Caracteriza-se pelo agudo jogo de conceitos e ideias, que desenvolve apoiando-se no raciocínio silogístico.
b)    É o estilo que busca a aproximação entre poesia e música, valorizando figuras sonoras e os efeitos musicais do ritmo.
c)     Corresponde a uma estética de nomeação, em que predomina a poesia descritiva e de traço arqueológico.
d)    Caracteriza-se pela linguagem metafórica, pelo uso excessivo de figuras sobretudo antíteses e hipérboles, pela visão de mundo dualista, contraditório e sensorial.
e)     N.D.A.

04 – (OBJETIVO-SP) Assinale a(s) afirmação(ões) incorreta(s) ou não relacionada(s) ao período Barroco em Portugal:
a)     (   ) Contra reforma – Inquisição.
b)    (   ) Decadência política e econômica.
c)     (   ) Domínio espanhol.
d)    (   ) Mito sebastianista.
e)     (   ) Predomínio da prosa sobre a poesia.
f)      (   ) Sermonística, prosa didática e moralizante.
g)     ( X ) Elitização, frivolidade da produção acadêmica.
h)    ( X ) Academias dos Generosos e dos Singulares.
i)       ( X ) Academias dos Esquecidos e dos Renascidos.

05 – (OBJETIVO-SP) Assinale a alternativa que encerra uma associação incorreta, acerca do Barroco em Portugal:
a)     Pe. Manuel Bernardes – Nova Floresta.
b)    Pe. Francisco Manuel de Melo – Carta de Guia aos Casados.
c)     Antônio José da Silva (O Judeu) – Guerras do Alecrim e da Manjerona.
d)    Manuel de Souza Coutinho (Frei Luís de Sousa) – História de São Domingos.
e)     Sóror Mariana D’Alcoforado – Cartas.
f)      Felix Renascido e Postilhão de Apolo – Coletâneas de Poesias seiscentistas portugueses.
g)     Pe. Vieira – Poemas à Virgem Maria.


06 – (ENC-SP):
        O pregador há de ser como quem semeia, e não como quem ladrilha ou azuleja. Ordenado, mas como as estrelas. Todas as estrelas estão por sua ordem; mas é ordem que faz influência, não é ordem que faça favor. Não fez Deus o céu em xadrez de estrelas, como os pregadores fazem o sermão em xadrez de palavras. Se de uma parte está branco, de outra há de estar negro; se de uma parte está dia, de outra há de estar noite; se de uma parte dizem luz, da outra hão de dizer sombra; se de uma parte dizem desceu, da outra hão de dizer subiu.
        No fragmento acima, pertencente ao Sermão da Sexagésima, o padre Antônio Vieira mostra uma tendência muito comum em sua obra:
I – Uso das antíteses com o propósito deliberado de equilibrar os anseios espiritualistas e teocêntricos da Idade Média com os materialistas e antropocêntricos do Renascimento.
II – Critica os exageros formais dos pregadores cultistas, que usavam e abusavam das antíteses, tornando o estilo obscuro.
III – Defende o apuro formal dos pregadores gongoristas, vendo nele uma forma mais adequada de convencer e converter o fiel.
        Interpreta corretamente o que se afirma apenas em:
a)     I.          b) II.          c) III.         d) I e II.         e) I e III.

07 – (UFRJ) Aponte, nas questões seguintes, o que é falso F e o que é verdadeiro V.
a)     ( V ) Vieira defende a ideia de que o pregador não deve usar a palavra pela palavra só para satisfazer o gosto pelos malabarismos estéticos – na verdade, condena o estilo cultista.
b)    ( V ) Vieira acusa diretamente o estilo gongórico como o responsável pelo afastamento dos fieis.
c)     ( F ) O grande pregador conceptista enfatiza que a importância da Linguagem preciosa é decisiva para que o ouvinte fique impressionado.
d)    ( F ) A linguagem de Vieira é evidentemente uma defesa ao cultismo, daí ter conseguido persuadir o seu público.


08 – (UEL-PR):
       Que és terra, homem, e em terra hás de tornar
       Te lembra hoje Deus por sua Igreja;
       De pó te fez espelho, em que se veja
       A vil matéria, de que quis formar-te.

        Conforme sugere o excerto acima, o poeta barroco não raro expressa:
a)     O medo de ser infeliz; uma intensa angústia em face da vida, a que não consegue dar sentido; a desilusão diante da falência de valores terrenos e divinos.
b)    A consciência de que o mundo terreno é efêmero e vão; o sentimento de nulidade diante do poder divino.
c)     A percepção de que há saídas para o homem; a certeza de que o aguardam i inferno e a desgraça espiritual.
d)    A necessidade de ser piedoso e caritativo, paralela à vontade de fluir até as últimas consequências o lado material da vida.
e)     A revolta contra os aspectos fatais que os deuses imprimem a seu destino e à vida na terra.

09 – (CESESP-PE) Numere os parêntese, obedecendo à seguinte convenção:
1 – Barroco.
2 – Arcadismo.
3 – Romantismo.
( 3 ) Exacerbação do sentimento, envolto numa visão de amor idealista.
( 1 ) Visão dualista do universo, refletida numa linguagem essencialmente antitética.
( 2 ) Expressão constante e quase monótona da fugacidade da vida.
( 2 ) Ênfase na incorrespondência amorosa das tiranas donzelas.
( 1 ) Sobre exaltação da beleza feminina, superior aos elementos da natureza.
      De cima para baixo, a resposta correta é:
a)     3, 1, 1, 2, 1.
b)    2, 1, 1, 3, 2.
c)     1, 3, 2, 1, 2.
d)    3, 1, 2, 2, 1.
e)     2, 1, 2, 3, 1.

10 – (OBJETIVO-SP):
        Ele é considerado um dos três maiores sonetistas da língua portuguesa, ao lado de Camões e de Antero de Quental. Sua poesia lírica, extremamente pessoal, é marcada por um rebelde libertarismo emocional. Às vezes calmo. Sua vasta obra poética apresenta dois aspectos fundamentais: o satírico e o lírico; mas é no lírico que o poeta se realiza plenamente e fica famoso. Foi, sem dúvida, o maior poeta português do século XVIII. Seu pseudônimo arcádio é Elmano Sadino. Trata-se de:
a)     Cruz e Silva.
b)    Domingo Caldas Barbosa.
c)     Filinto Elísio.
d)    Almeida Garret.
e)     Bocage.

11 – (FAC.OSVALDO CRUZ-SP) A “áurea mediocridade”, a fuga à vida citadina, o bucolismo definem-se como tendências do:
a)     Romantismo.
b)    Arcadismo.
c)     Parnasianismo.
d)    Barroco.

12 – (FAC. MED. TRIÂNGULO MINEIRO) A busca da simplicidade da linguagem e a descoberta da felicidade pela integração do homem na natureza, em oposição ao artificialismo formal e à angústia dos conflitos entre o bem e o mal, são algumas das características que contrapõem o ________________ao ________________.
a)     Barroco – classicismo.
b)    Arcadismo – barroco.
c)     Romantismo – arcadismo.
d)    Parnasianismo – romantismo.
e)     Simbolismo – parnasianismo.

13 – (CFET-PR) Assinale a alternativa que melhor indica os valores da estética árcade:
a)     Natureza, simplicidade, pastoralismo.
b)    Equilíbrio, natureza, filosofia.
c)     Pastoralismo, sonoridade, natureza.
d)    Bucolismo, pastoralismo, ilogismo.
e)     Pastoralismo, ilogismo, subjetivismo.

14 – (FUVEST) De Bocage, pode-se dizer que:
a)     Passou a maior parte de sua vida no Brasil.
b)    É o expoente máximo da poesia portuguesa do século XVIII.
c)     Foi grande cultor do soneto barroco.
d)    Escreveu contos eróticos.
e)     Representa a poesia parnasiana em Portugal.


15 – (ENC-SP) Leia com atenção o texto de Manuel Maria Barbosa du Bocage, a seguir:
 Chorosos versos meus desentoados,
 Sem arte, sem beleza e sem brandura,
 Urdidos pela mão da Desventura,
 Pela baça Tristeza envenenados, desesperados,
        No mundo esquecimento a sepultura;
        Se os ditosos vos lerem sem ternura,
        Ler-vos-ão com ternura os desgraçados:
        Não vos inspire, ó versos, cobardia,
        Da sátira mordaz o furor louco,
        De maldizente voz a tirania:
        Desculpa tendes, se valeis tão pouco;
       Que não pode cantar com melodia
       Um peito, de gemer cansado e rouco.

            Sobre esse soneto, é correto afirmar:
a)     O amor é apresentado de maneira controlada, de acordo com os princípios do racionalismo e equilíbrio que orientavam a criação poética da Arcadismo.
b)    O texto demonstra que Bocage, apesar de pertencer à Arcádia Lusitana, ultrapassa os limites do Arcadismo e antecipa características da inspiração poética do Romantismo.
c)     O poeta se identifica com os bem-aventurados e solicita a piedade do leitor para com os seus versos.
d)    A emoção interfere na elaboração artística.
e)     Sabe-se que Bocage foi um árcade rebelde; pertenceu à Nova Arcádia, mas foi expulso dela. O soneto em questão apresenta características formais neoclássicas e, quanto ao conteúdo, antecipa o sentimentalismo romântico.

16 – (OBJETIVO-SP) Assinale, com relação ao Arcadismo (V) verdadeiro ou (F) falso:
a)     ( V ) Desenvolveu-se na segunda metade do século XVIII, refletindo os ideais iluministas. Coincide no Brasil com o ciclo da mineração e com as rebeliões nativistas.
b)    ( V ) É um regresso aos ideais do classicismo greco-romano e renascentistas (clareza, simplicidade, busca do belo, bem, verdade e perfeição).
c)     ( V ) Os temas predominantes são o pastoralismo e o bucolismo. A natureza é o cenário suave e convencional onde “pastores” e “musas” vivem amenos idílios campestres.
d)    ( V ) O estilo é contido, há poucas figuras (em comparação ao Barroco) e predomina a ordem direta.
e)     ( V ) Não há conflitos, a expressão é sereno e apoia-se na mitologia grego-romana, no convencionalismo amoroso.
f)      ( V ) A arte volta-se para o natural e o verdadeiro e tem finalidade didática e moralizante. A imaginação é contida.
g)     ( V ) Segue os ideais clássicos da “fugere urbem”, da “carpe diem”, da “aurea mediocritas” e tem como lema “Inutilia Truncat”.

17 – (OBJETIVO-SP) Assinale a(s) alternativa(s) não relacionadas ao Arcadismo em Portugal:
a)     (   ) Regime Pombalino – despotismo esclarecido.
b)    ( X ) Influência espanhola.
c)     (   ) Influência francesa e italiana.
d)    (   ) Iluminismo, racionalismo.
e)     (   ) Arcádia Lusitana e Nova Arcádia.

18 – (OBJETIVO-SP) Assinale O QUE não se referir a Bocage:
a)     Idílio Marítimo e Rimas, razão X sentimentos.
b)    Pré-Romantismo – confessionalismo, presença da morte, poesia noturnal.
c)     Poesia lírica e satírica.
d)    Autor das Espístolas e Marília.
e)     O bucolismo e o pastoralismo são os temas dominantes em seus melhores sonetos.

19 – (UFMG) Aponte a alternativa cujo conteúdo não se aplica ao Arcadismo:
a)     Desenvolvimento do gênero épico, registrando o início da corrente indianista na poesia brasileira.
b)    Presença da mitologia grega na poesia de alguns poetas desse período.
c)     Propagação do gênero lírico em que os poetas assumem a postura de pastores e transformam a realidade num quadro idealizado.
d)    Circulação de manuscritos anônimos de teor satírico e conteúdo político.
e)     Penetração de tendência mística e religiosa, vinculada à expressão de ter ou não fé.

20 – (CENTEC-BA) Quando o poeta neoclássico pinta uma paisagem como um “estado de alma”, podemos dizer que estamos diante de uma paisagem:
a)     Tipicamente neoclássica.
b)    Sugestivamente simbólica.
c)     Rebuscadamente barroca.
d)    Prenunciadora de parnasianismo.
e)     Antecipadamente romântica.

21 – (UEL-PR) Assinale a alternativa em que aparece uma característica imprópria do Arcadismo:
a)     Bucolismo.
b)    Presença de entidades mitológicas.
c)     Exaltação da natureza.
d)    Tranquilidade no relacionamento amoroso.

e)     Evasão da morte.