sexta-feira, 19 de setembro de 2025

POESIA: BRASIL - FRAGMENTO - RONALD DE CARVALHO - COM GABARITO

 Poesia: Brasil – Fragmento

             Ronald de Carvalho

        Nesta hora de sol puro

        Palmas paradas

        Pedras polidas

        Claridades

        Faíscas

        Cintilações

        Eu ouço o canto enorme do Brasil!

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj2ftWfqMwKlwf2xVgDymD1r37HlhxUrP-DFWXekWN1KzTEpjvrXGF7eulYuD3aTCqs5AoTEkCIeyoNh7WSYCdoyotSFMkOq0aDoo8mGqXJi24Js4dldUAYnajEJ-1dQquQxtYOOrw-fclXIb9cUGrg2GlNPIab6pseXPJj1N7rss31DfewO8XSpy0qpGQ/s1600/SOL.png


        Eu ouço o tropel dos cavalos de Iguaçu correndo na ponta das rochas nuas, empinando-se no ar molhado, batendo com as patas de água na manhã de bolhas e pingos verdes;

        [...]

        Eu ouço os arroios que riem, pulando na garupa dos dourados gulosos, mexendo com os bagres no limo das luras e das locas;

        Eu ouço as moendas espremendo canas, o gluglu do mel escorrendo nas tachas, o tinir das tigelinhas nas seringueiras;

        E machados que disparam caminhos,

        E serras que toram troncos,

        E matilhas de “Corta Vento”, “Rompe-Ferro”, “Faíscas” e “Tubarões” acuando suçuaranas e maçarocas,

        E mangues borbulhando na luz,

        E caititus tatalando as queixadas para os jacarés que dormem no tejuco morno dos igapós...

        [...]

Antologia Universitária, vol. IV. Taubaté, Universidade de Taubaté, 1980.

Fonte: Português – 1º grau – Descobrindo a gramática 8. Gilio Giacomozzi; Gildete Valério; Cláudia Reda Fenga. São Paulo. FTD, 1992. p. 129.

Entendendo a poesia:

01 – Que elementos visuais e de luminosidade são descritos no início do poema?

      O poema começa descrevendo um momento de "sol puro" com "palmas paradas" e "pedras polidas", além de termos que remetem à luz, como "claridades", "faíscas" e "cintilações".

02 – Qual o sentido principal que o eu lírico usa para "ouvir o canto enorme do Brasil"?

      Apesar da referência ao "canto", o eu lírico usa a audição para descrever sons que remetem à natureza e à atividade do país, como o "tropel dos cavalos de Iguaçu" e o som dos "arroios que riem".

03 – De que forma o poeta personifica a força das Cataratas de Iguaçu?

      O poeta personifica as águas de Iguaçu como "cavalos de Iguaçu correndo na ponta das rochas", que se "empinam no ar molhado" e batem com suas "patas de água".

04 – Quais são os sons relacionados à produção de cana-de-açúcar que o eu lírico ouve?

      O eu lírico ouve o som das "moendas espremendo canas", o "gluglu do mel escorrendo nas tachas" e o "tinir das tigelinhas nas seringueiras".

05 – Que tipos de sons ligados à floresta e ao trabalho na mata são citados?

      Ele ouve o barulho dos "machados que disparam caminhos" e o das "serras que toram troncos", além do som de cachorros de caça (como "Corta Vento" e "Rompe-Ferro") acuando animais.

06 – Quais animais são mencionados na poesia e qual é a ação que eles realizam?

      São mencionados "dourados gulosos" e "bagres" (peixes) nos arroios. Na floresta, há "suçuaranas e maçarocas" sendo acuadas por cachorros, e "caititus" que "tatalam as queixadas" para os "jacarés" que dormem.

07 – De que forma a natureza e o trabalho humano se unem na paisagem sonora do poema?

      A paisagem sonora do poema é uma mistura de sons naturais (o rio, os animais) e sons do trabalho humano (machados, serras, moendas). Essa união mostra a interação entre o homem e a natureza no Brasil, onde as atividades de subsistência e produção se fundem com a exuberância da vida selvagem.

 

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