quarta-feira, 20 de junho de 2018

TEXTO PARA SÉRIES INICIAIS - MACAQUINHO CHIMPA - COM GABARITO


Texto  - Macaquinho Chimpa

        - Quando nasci era bem pequenininho. Mamãe me embalava no seu colinho.
        - Amor é sempre um bom alimento. Vitamina especial para o crescimento.
        - Brinco, passeio, aprendo a vida. Minha professora é bem divertida.
        - Minha escola é a natureza. Tem rios, plantas e muita beleza!
        - Não sou pássaro, não sei voar, mas lá no alto eu posso chegar.
        - De galho em galho bem ligeirinho, eu vou descobrindo o meu caminho.

                                                                    Camila Pereira de Farias.
Entendendo o texto:
01 – Qual o título do texto?
      Macaquinho Chimpa.

02 – Como era o macaquinho quando nasceu?
      Bem pequenininho.

03 – O que a mamãe fazia?
      O embalava no seu colinho.

04 - Onde é a escola de Chimpa?
      É a natureza.

05 – Como Chimpa vai descobrindo o seu caminho?
      De galho em galho bem ligeirinho.


TEXTO PARA SÉRIES INICIAIS: NESTOR, O DRAGÃO - COM INTERPRETAÇÃO/GABARITO


Texto - Nestor, o dragão

        Nestor era um dragão calmo, que gostava muito da floresta em que vivia. Ele era muito feliz, e adorava as flores e as árvores daquela floresta. Quando escutava um barulho, ia correndo se esconder na caverna escura. Nestor ficava na caverna, bem escondido! Ele não queria que ninguém soubesse que havia um enorme dragão naquela floresta.
        Um dia, Nestor ouviu barulhos, e, como sempre, correu para a sua caverna. Ficou espiando, e teve uma terrível surpresa: estavam cortando as árvores que tanto adorava! Em um impulso, Nestor saiu de sua caverna e fez um enorme barulho! Começou a soltar fogo pelas narinas e a correr atrás daqueles homens malvados...
       Nestor não queria que destruíssem suas árvores! Suas belas árvores! Os homens malvados largaram tudo e correram dali... Nestor falou bem alto:
        - Eu protejo a natureza, e não quero que a destruam! – Nossas vidas dependem dela também.
                                                                   Camila Pereira de Farias.
Entendendo o texto:
01 – Qual o título do texto?
      Nestor, o dragão.

02 – Quem é Nestor?
      Um dragão calmo.

03 – Onde Nestor vivia?
      Na floresta.

04 – O que Nestor fazia quando escutava um barulho?
     Ia correndo se esconder na caverna escura.

05 – Por que Nestor se escondia?
      Ele não queria que ninguém soubesse que havia um enorme dragão naquela floresta.

06 – Que surpresa Nestor teve certo dia?
      Estavam cortando as árvores que ele tanto adorava.

07 – O que Nestor fez para impedir?
      Saiu da sua caverna e fez um enorme barulho. Começou a soltar fogo pelas narinas e correr atrás dos homens malvados.

terça-feira, 19 de junho de 2018

FILME(ATIVIDADES): MARIA ANTONIETA - SINOPSE E QUESTÕES GABARITADAS

Filme(ATIVIDADES): MARIA ANTONIETA

Data de lançamento 16 de março de 2007 (2h 03min)
Direção: Sofia Coppola
Gêneros HistóricoBiografiaDrama
Nacionalidades FrançaEUAJapão

SINOPSE E DETALHES
        A princesa austríaca Maria Antonieta (Kirsten Dunst) é enviada ainda adolescente à França para se casar com o príncipe Luís XVI (Jason Schwartzman), como parte de um acordo entre os países. Na corte de Versalles ela é envolvida em rígidas regras de etiqueta, ferrenhas disputas familiares e fofocas insuportáveis, mundo em que nunca se sentiu confortável. Praticamente exilada, decide criar um universo à parte dentro daquela corte, no qual pode se divertir e aproveitar sua juventude. Só que, fora das paredes do palácio, a revolução não pode mais esperar para explodir.

Entendendo o filme:

01 – Com quantos anos Maria Antonieta se casou?
(   ) 25 anos.
(   ) 20 anos.
(X) 14 anos.
(   ) 30 anos.
(   ) 15 anos.

02 – Qual o nome completo de Maria Antonieta?
(X) Maria Antônia Josefa Joana de Habsburgo – Lorena.
(   ) Maria Antonieta Garcia.
(   ) Maria Antônia Josefa Joana.
(   ) Maria Antônia Joana de Habsburgo.
(   ) Maria Antônia Josefa.

03 – Quantas irmãs Maria Antonieta teve?
(   ) 0.
(   ) 1.
(   ) 10.
(   ) 14.
(X) 15.

04 – Em que dia Maria Antonieta morreu?
(X) 21 de setembro de 1792.
(   ) 1 de outubro de 1500.
(   ) 5 de março de 1200.
(   ) 25 de dezembro de 1110.
(   ) 12 de dezembro de 2012.

05 – Como a corte chamava Maria Antonieta?
(   ) Autrichienne.
(   ) Autre-chienne.
(X) L’Autre-Chienne.
(   ) Maria Antoinette.
(   ) Maria Leszczy.

06 – Como se chamava a mãe da Maria Antonieta?
(X) Maria Tereza.
(   ) Sophie.
(   ) Lara.
(   ) Clarisse.
(   ) Samantha.

07 – Em que ano Maria Antonieta nasceu?
(X) 2 de novembro de 1755.
(   ) 5 de outubro de 1888.
(   ) 22 de fevereiro de 1478.
(   ) 24 de agosto de 1690.
(   ) 1 de janeiro de 1702.

08 – Qual é o nome do marido de Maria Antonieta?
(X) Luís XVI.
(   ) Napoleão Bonaparte.
(   ) Nero.
(   ) Dom Pedro I.

09 – Qual o nome do pai de Maria Antonieta?
(X) Francisco I.
(   ) Luís XV.
(   ) Perceu.
(   ) Hermes.
(   ) Ângelo.

10 – O que Maria Antonieta era na França?
(   ) Deputada.
(   ) Imperatriz.
(X) Rainha.
(   ) Ministra.
(   ) Atriz.

11 – Você consegue me dizer a época em que o filme se passa?
      O filme se passa no século XVII, mostrando a revolução francesa.

12 – Nesta época, de acordo com as roupas e a decoração, você consegue me dizer em que período da História da Arte ele se situa?
      Sim. As roupas e a decoração são decorrentes do período Barroco.

13 – Assistindo ao filme, você reparou que as roupas dos personagens eram diferentes das roupas que usamos hoje. Descreva como eram, basicamente, as roupas dos homens e as roupas das mulheres no filme.
      Na época do filme as roupas eram muito diferentes das de hoje, tanto para os homens quanto para as mulheres. Cobriam praticamente todo o corpo. Mulheres usavam vestidos longos e cheios, acenturados e com muitos babados e enfeites, além de uma veste por baixo do vestido. Já os homens usavam um conjunto de casaco, colete e calção. As roupas eram cheias de bordados e laços. Fora os cabelos e chapéus da época.
14 – Maria Antonieta era uma jovem quando chega à França. Como ela se sente em um ambiente estranho? Como ela reage?
      Maria Antonieta ao chegar a França se sente totalmente desconfortável, achando todas as regras de etiqueta uma bobagem. Ela continua agindo com seus modos que a vista dos franceses são inapropriados.
15 – Você consegue encontrar valores, atitudes, comuns do personagem Maria Antonieta (quando jovem) com os jovens de hoje?
      Sim. Pois Maria Antonieta tinha prazer nos exageros em relação a bebidas e ao sexo, assim como os jovens de hoje.
16 – Qual foi o momento do filme que você mais gostou? Descreva.
      O momento do filme que eu mais gostei foi quando Maria Antonieta trai o rei. Nas cenas de traição ela se revela como uma mulher atraente e cheia de desejos, dos quais estavam guardados já que seu marido, o rei, não fazia questão alguma. É surpreendente as atitudes de Maria Antonieta para época vivida.



MÚSICA(ATIVIDADES): SER DIFERENTE É NORMAL - VINICIUS CASTRO/ADILSON XAVIER - COM GABARITO


Música(Atividades): Ser Diferente É Normal
                                   Vinicius Castro / Adilson Xavier


Todo mundo tem seu jeito singular
De ser feliz, de viver e de enxergar
Se os olhos são maiores ou são orientais
E daí, que diferença faz?

Todo mundo tem que ser especial
Em oportunidades, em direitos, coisa e tal
Seja branco, preto, verde, azul ou lilás
E daí, que diferença faz?

Já pensou, tudo sempre igual?
Ser mais do mesmo o tempo todo não é tão legal
Já pensou, sempre tão igual?
Tá na hora de ir em frente:
Ser diferente é normal!
Ser diferente é normal!
Ser diferente é normal!
Ser diferente é normal!

Todo mundo tem seu jeito singular
De crescer, aparecer e se manifestar
Se o peso na balança é de uns quilinhos a mais
E daí, que diferença faz?

Todo mundo tem que ser especial
Em seu sorriso, sua fé e no seu visual
Se curte tatuagens ou pinturas naturais
E daí, que diferença faz?

Já pensou, tudo sempre igual?
Ser mais do mesmo o tempo todo não é tão legal
Já pensou, sempre tão igual?
Tá na hora de ir em frente:
Ser diferente é normal!

Entendendo a canção:
01 – De qual parte da letra da canção você mais gostou? Por quê?
      Resposta pessoal do aluno.

02 – Qual é o título da letra da canção?
      “Ser diferente é normal.”

03 – Você concorda com o que diz o título? Por quê?
      Resposta pessoal do aluno.

04 – De acordo com a letra da canção, somos diferentes em quê?
      Somos diferentes na maneira de ser feliz, de viver, de enxergar, no formato dos olhos, na cor da pele, no tamanho, no peso, na fé.

05 – Pinte de vermelho os versos que fale apenas de características físicas.
·        Se os olhos são maiores ou são orientais
·        Seja branco, preto, verde, azul ou lilás.
·        Se o peso na balança é de uns quilinhos a mais.
·        Se curte tatuagens ou pinturas naturais.

06 – Leia as frases e coloque (V) para verdadeiro e (F) para falso, de acordo com a letra da canção:
(V) Ser diferente é normal.
(V) Cada um pode ter sua fé.
(F) Nem todo mundo tem que ser especial.
(V) Cada um tem seu jeito de crescer, aparecer e se manifestar.
(V) Tanto faz a cor dos olhos ou da pele, todos somos especiais.


     


FÁBULA PARA SÉRIES INICIAIS: O GATO E A BARATA - MILLÔR FERNANDES - COM GABARITO

Fábula: O GATO E A BARATA
              MILLÔR FERNANDES


        A baratinha velha subiu pelo pé do copo que, ainda com um pouco de vinho, tinha sido largado a um canto da cozinha, desceu pela parte de dentro e começou a lambiscar o vinho. Dada a pequena distância que nas baratas vai da boca ao cérebro, o álcool lhe subiu logo a este. Bêbada, a baratinha caiu dentro do copo. Debateu – se, bebeu mais vinho, ficou mais tonta, debateu – se mais, bebeu mais, tonteou mais e já quase morria quando deparou com o carão do gato doméstico que sorria de suas aflição, do alto do copo.
       -- Gatinho, meu gatinho – pediu ela –, me salva, me salva. Me salva que assim que eu sair eu deixo você me engolir inteirinha, como você gosta. Me salva.
       -- Você deixa mesmo eu engolir você? – disse o gato.
       -- Me saaaalva! – implorou a baratinha. – Eu prometo.
       O gato então virou o copo com uma pata, o líquido escorreu e com ele a baratinha que, assim que se viu no chão, saiu correndo para o buraco mais perto, onde caiu na gargalhada.
       -- Que é isso? – perguntou o gato. – Você não vai sair daí e cumprir sua promessa? Você disse que deixaria eu comer você inteira.
        -- Ah, ah, ah – riu então a barata, sem poder se conter. – E você é tão imbecil a ponto de acreditar na promessa de uma barata velha e bêbada?
          Moral: Ás vezes a auto depreciação nos livra do pelotão.

Millôr Fernandes. Fábulas fabulosas. 8. ed.
Rio de Janeiro, Nórdica, 1963. p. 15-6.
Entendendo a fábula:
01 – Quais as personagens das fábula?
      O gato e a barata.

02 – O que aconteceu à barata?
      Ela entrou dentro de um copo que tinha um resto de vinho.

03 – O que fez ela, quando se viu presa dentro do corpo?
      Bebeu o vinho, se debateu e bebeu mais vinho, ficando tonta.

04 – Segundo o autor, por que o vinho subiu logo à cabeça da barata?
      A pequena distância entre a boca e o cérebro.

05 – Que faz o gato ao ver a aflição da barata?
      Virou o copo, e derramou o vinho.

06 – Vendo – se salva, como age a barata?  Como reage quando o gato lhe cobra a promessa?
      Corre e entra no buraco mais perto.
       -- Ah, ah, ah – riu então a barata, sem poder se conter. – E você é tão imbecil a ponto de acreditar na promessa de uma barata velha e bêbada?   
 
07 – Explique a moral da fábula com suas palavras.
      Resposta pessoal do aluno.

08 – Você concorda com a moral do texto? Justifique sua resposta, procurando ilustra-la com um fato de que tenha tido conhecimento ou que tenha acontecido com você.
      Resposta pessoal do aluno.

09 – Crie uma outra moral para essa fábula.
      Resposta pessoal do aluno.


TEXTO: OS SEMEADORES DA VIA LÁCTEA - PAULO RANGEL - COM GABARITO


Texto: OS SEMEADORES DA VIA LÁCTEA
             Paulo Rangel

 
    (...)
        Sempre que Alex contemplava o universo as mesmas indagações o tomavam: “Quem sou eu? Que faço na Terra? Qual o meu papel no mundo? Sou apenas uma poeira desprezível do cosmo ou posso fazer algo útil ao meu semelhante, ao meu País, à Terra, à galáxia?”
        Quando lia jornais ou assistia televisão se convencia que o planeta estava doente. Os homens não haviam aprendido a viver nele; para enriquecer ou satisfazer instintos criminosos, queimavam florestas, derrubavam árvores, caçavam animais em extinção, incendiavam poços de petróleo, destruíam as camadas de proteção do globo. Sonhava em resolver esses problemas mas não conhecia profissão que cuidasse disso. Seu ideal seria cursar a Faculdade dos Salvadores da Terra, mas infelizmente escola como essa ainda não fora criada no Brasil. A atividade mais próxima era política, mas os políticos precisavam ter, em vez da pele, casca grossa para absorver ofensas e ele não havia nascido com essa carcaça protetora. A profissão menos distante do que aspirava era a Medicina. Na realidade desejava muito mais...
        (...)
        Por volta das três da madrugada um zumbido enlouqueceu os cachorros da cidade. Vira-latas e cães de raça uivavam desesperadamente. Pareciam ter escutado vibrações que somente eles captam e os homens jamais percebem. A louca sinfonia canina atravessou as fronteiras de São Paulo e se espalhou em ondas pelas montanhas de Minas.
        Alex viu três objetos do tamanho de grandes helicópteros aterrissar à sua volta. Não teve dúvida de que se tratavam de discos voadores, com design parecido com os imaginados pelos artistas de histórias em quadrinhos. Aqueles OVNIs assemelhavam-se a pratos de sopa com as bordas voltadas umas conta as outras. Ao se aproximarem varreram a cerração com rotores especiais, abrindo um círculo de 150 metros de raio.
        Seis estranhos seres, com escafandros branco-acinzentados, rostos escondidos nos capacetes, cercaram Alex. Carregavam, nos cinturões, misteriosos instrumentos. Suas mãos portavam canos grossos, semelhantes a bazucas. Atiraram ao mesmo tempo, e os projéteis acertaram o jovem em cheio.
      Alex teve absoluta convicção de que fora aprisionado por extraterrestres.
        (...)

              OS ALIENÍGENAS HUMANÓIDES

      Nove estranhos seres o fitavam. Não eram humanos. Nem robôs. Alex presumiu que se tratava de alienígenas humanoides. (...)
        Alguns eram branco-pálidos, outros esverdeados. Todos pareciam ter recebido banhos de bílis, cujos pigmentos amarelados haviam aderido ao corpo, como sardas.
     Possuíam cabeça, tronco e membros. Inteiramente carecas, tinham apenas um olho no meio da testa. Esse detalhe abalou Alex; mais chocado ficou quando descobriu que possuíam um segundo olho na parte traseira da cabeça. Deviam ter cérebros privilegiados para captar e interpretar sinais em um círculo de 360 graus.
       Não contavam com sobrancelhas nem barbas. Os narizes eram finíssimos e alongados. Das narinas saiam chumaços de pelos arruivados. Era a única parte visível dos seus corpos com pelos.
        Sete deles mediam cerca de 1 metro e 50. O oitavo era um anãozinho de 1,20 m. E o nono era um gigante esquelético de mais de dois metros de altura.
        Idade média? Impossível avaliar. Entre trinta e trezentos anos.
        Vestiam-se de três maneiras. Alguns com malhas brilhantes, aluminizadas. Outros, com macacões azul-mercurizados. E os terceiros com uniformes de cor verde-glacial. Estes calçavam sandálias estilo Grécia antiga, e os outros, algo semelhante a galochas.
        Os nove conduziam cinturões com esquisitas ferramentas. Alex presumiu que se tratava de lanternas a laser, chaves de fenda espaciais, alicates ou aparelhos de comunicação tipo bip ou walkie-talkie.
        (...)

      REVELAÇÕES SOBRE VIAGENS DOS DISCOS VOADORES.
        Grins dissera extra ordinária, separando a palavra, dando à frase um sentido duplo e contraditório. Seria um ET irônico, trocadilhista e gozador. Mas Alex precisava de informações e fora ele o escolhido para responder.
        -- Quantas vezes os skissianos visitaram a Terra? - perguntou Alex.
        -- Três - disse Grins. - A primeira, pelo calendário de vocês, em 1789.
        -- Esse ano foi fundamental para a História da Humanidade. A partir daí tudo mudou. Sobrevoaram Paris?
        -- Sobrevoamos.
        -- Notaram algo de anormal?
        -- Morticínios. Pancadarias. Tiroteios. Sangue. Cabeças guilhotinadas. Arruaças. Bandeiras desfraldadas. Nada sério. Briguinhas internas, sem importância. Como nosso critério de avaliar o adiantamento de uma civilização é a tecnologia espacial e o sentimento de integração dos seres vivos ao cosmos, nada do que observamos nos interessou. A matança parisiense provou que o homem se encontrava numa idade mental primitiva. Marcamos em nossa agenda para retornar à Terra após 3000 anos... Pelos nossos cálculos era um tempo suficiente para o homem civilizar-se.
        -- Por que se anteciparam?
        -- Uma das nossas sondas de observação astronômica que percorre a Via Láctea incessantemente registrou grande luminosidade na Terra em 1945. Ao analisar as imagens, nossos cientistas se surpreenderam com essa novidade cósmica. Mandamos à Terra a espaçonave Scanfs Digs – cujo nome significa cidade voadora – com 99 pesquisadores. Em 1960 sobrevoamos o planeta com seis discos voadores, enquanto a nave mãe permanecia em órbita terrestre. Filmamos campos e cidades. Ficamos impressionados com o progresso da Terra! Em menos de dois séculos vocês haviam inventado artigos de grande utilidade, como cachorro-quente, margarina, café solúvel, batatinha frita...
        -- Pera lá! – interrompeu Alex. – Não cuidamos apenas da culinária.
        -- Não quis dizer isso – continuou Grins. – Vocês também inventaram metralhadoras, granadas de mão, bomba atômica...
        -- Não fabricamos apenas armas de guerra – protestou Alex. – Houve quem se preocupasse por outras coisas... Que me diz do avião?
        -- Seu patrício Santos Dumont goza de muito prestígio entre nós – continuou Grins. – Se ele tivesse se submetido a intervenções cirúrgicas de amputações de dedos, transferência da posição dos olhos, implantação de novo sexo, teria se transformado num skissiano autêntico! Seria um dos nossos heróis espaciais!
        -- E quanto à luminosidade de 1945? Não vai dizer que foi a bomba atômica! – falou Alex, sem dar importância ao non sense de Grins.
        -- Tenho a desagradável obrigação de dizer que foi. Os terrestres não têm ideia da radiação nefasta que viaja pelo espaço sideral, devido a esse terrível artefato... Se continuarem com essa fúria de destruição, vão infectar a Via Láctea... O Universo inteiro...
        Os dois ficaram em silêncio. Com ironia e galhofa, Grins apresentara temas muito sérios para meditação.
        -- E aí? O que fizeram?
        -- Deixamos ao redor da Terra sondas de captação de rádio e televisão e voltamos para Skiss. No trajeto entre o seu e o meu planeta colocamos no interespaço uma rede com nove estações retransmissoras de imagens e sons. Durante anos gravamos e estudamos programas de vários países da Terra. Trinta e três especialistas decodificaram, traduziram e catalogaram tudo o que havíamos recebido.
        -- O que aconteceu com esse material?
        -- Depois de detalhada análise, o grupo recomendou a imediata destruição de 100% dos programas de rádio. E a incinerarão de 99% dos programas de televisão. Mesmo assim sobrou 1% de natureza educativa, o suficiente para entendermos a evolução da Terra, desde o começo até hoje.
        -- E onde está esse material? – interessou-se o terráqueo.
        Grins dirigiu-se à parede escamoteável. Abriu-a e dela tirou uma latinha semelhante à conhecida de Alex.
        -- Aí está – disse Grins, abrindo o objeto.
        Alex contou 37 cigarrinhos brancos, presos a encaixes, parecidos com os carretéis de linha que sua mãe guardava na caixa de costura.
        -- Toda a cultura e a história da Terra encontra-se aí? – duvidou Alex, entre incrédulo e decepcionado.
        -- Toda... – confirmou Grins.
        (...)
Paulo Rangel – “Os semeadores da Via Láctea”. Rio de Janeiro:
Ao Livro Técnico, 1993, p. 17, 24, 29-30, 44-6.
VOCABULÁRIO:
BÍLIS: líquido esverdeado e amargo segregado pelo fígado.
CONTRADITÓRIO: oposto, ambíguo. 
NON SENSE: expressão inglesa que significa não ter sentido.
TROCADILHISTA: pessoa que faz trocadilho, jogo de palavras parecidas no som e diferentes no significado.

Entendendo o texto:

01 – Relacione as palavras destacadas aos seus significados.
a – Zombaria, gracejo.
b – Que causa desgraça.
c – Descrente.  
d – Genuíno.

(b) “Os terrestres não têm ideia da radiação nefasta...”.
(d) “... teria se transformado num skissiano autêntico!”
(c) “... duvidou Alex, entre incrédulo e decepcionado.”
(a) “Com ironia e galhofa, Grins apresentara temas muito sérios para meditação.”

02 – Relacione as palavras a seus significados, escrevendo-as nos parênteses:
ARTEFATO – INCINERAÇÃO – ESCAMOTÁVEL – CÓSMICA.
a - (Cósmica) ... nossos cientistas se surpreenderam com essa novidade que pertence ao Universo.

b - (Artefato) ... devido a esse terrível objeto.

c – (Escamotável) Grins dirigiu-se à parede que podia desaparecer sem que ninguém percebesse.

d - (Incineração) E a queima até reduzir a cinzas de 99% dos programas de televisão.

03 - O texto começa com a descrição dos extraterrestres. Descreva:
a - sua aparência: Uns eram branco-pálidos , outros esverdeados.
b - seus olhos: Um olho no meio da testa e outro e outro atrás da cabeça.
c - seu rosto: Não contavam com sobrancelhas nem babas.
d - seus narizes: Eram finíssimos e alongados.

04 – Qual a hipótese levantada pelo narrador quanto à localização dos olhos dos alienígenas e sua influência no cérebro?
      Deveriam ter cérebros privilegiados para captar e interpretar sinais em um círculo de 360 graus.

05 – Quando os skissianos visitaram a Terra em 1789, viram morticínios, pancadarias, tiroteios, sangue, arruaças. Por que nada disso foi considerado importante para eles?
      Como nosso critério de avaliar o adiantamento de uma civilização é a tecnologia espacial e o sentimento de integração dos seres vivos ao cosmos, nada do que observamos nos interessou.     

06 – Responda às perguntas relacionadas ao tempo em que a ação se desenrolou.
a - Os skissianos visitaram a Terra pela primeira vez em 1789. Por que marcaram para retornar após 3000 anos?
      Porque eles acharam que era o tempo suficiente para o homem civilizar-se.

b - Por que anteciparam a volta para 1945?  
     Ao analisar as imagens, nossos cientistas se surpreenderam com essa novidade cósmica. Mandamos à Terra a espaçonave Scanfs Digs – cujo nome significa cidade voadora – com 99 pesquisadores.  
    
c - O que fizeram em 1960?
       Em 1960 sobrevoamos o planeta com seis discos voadores, enquanto a nave mãe permanecia em órbita terrestre. Filmamos campos e cidades. Ficamos impressionados com o progresso da Terra! Em menos de dois séculos vocês haviam inventado artigos de grande utilidade, como cachorro-quente, margarina, café solúvel, batatinha frita... 

07 – O que Alex achou das considerações de Grins a respeito de Santos Dumont?
      Seu patrício Santos Dumont goza de muito prestígio entre nós.

08 – Identifique nas falas das personagens o que é uma hipótese e o que é a narração de um fato.
a - (Narração de um fato) “-- Uma das nossas sondas de observação astronômica... registrou grande luminosidade na Terra em 1945.”
b - (Hipótese) “Se continuarem com essa fúria de destruição, vão infectar a Via Láctea...”

09 – O que aconteceu com o material que eles coletaram na Terra? Por quê?
      “-- Depois de detalhada análise, o grupo recomendou a imediata destruição de 100% dos programas de rádio. E a incinerarão de 99% dos programas de televisão. Mesmo assim sobrou 1% de natureza educativa, o suficiente para entendermos a evolução da Terra, desde o começo até hoje.”

10 – Qual o problema abordado no texto?
      A integração dos seres.

11 – O que você sentiu e pensou quando terminou a leitura do texto?
      Resposta pessoal do aluno.

12 – Reconte a história conforme o que entendeu do texto. Refira-se aos seguintes trechos:
a)   Quando foi a primeira aparição desses alienígenas no Planeta Terra?
Foi em 1789.

b)   O que eles viram nessa data? Isso os agradou? Por quê?
Viram o desenrolar da Revolução Francesa com morticínios e pancadarias. Os alienígenas ficaram indiferentes perante o fato por representar uma briguinha interna. Para eles o que interessava era avaliar o adiantamento de uma civilização pela tecnologia espacial.

c)   O que os alienígenas viram em 1945? O que essa atitude do homem representou para a Via Láctea?
Em 1945, os alienígenas viram a explosão da bomba atômica no Japão. Essa atitude representou um grande perigo não só para a Terra como para o universo.

d)   Que atitude os alienígenas tomaram diante disso?
Colocaram no espaço uma nave com pesquisadores e ficaram impressionados com o progresso da Terra.

e)   Qual foi a reação de Alex diante dos relatos dos seus extraterrestres? O que ele indicou como positivo no planeta?
Alex não concordou que os homens tivessem inventado só coisas ruins, como metralhadoras, bombas, etc., ou coisas sem importância, como cachorro-quente, batatinha frita, e citou o avião descoberto por Santos Dumont.

13 – Qual o personagem principal do texto? Que objetivos você usaria para caracterizá-la?
      Alex. Resposta pessoal do aluno.

14 – Quem são os personagens secundários?
      Os alienígenas humanoides.

15 – Em boa parte das histórias encontramos características físicas e psicológicas das personagens, ou seja, qualidades referentes aos aspectos exteriores e interiores (jeito de ser, de se comportar, de reagir diante da vida). Essas características podem ser descritas por meio de adjetivos ou compreendidas por meio das ações das personagens. Retire do texto duas características físicas e duas características psicológicas dos alienígenas.
      Uns eram branco-pálidos, outros esverdeados. Deveriam ter cérebros privilegiados para captar e interpretar sinais. Grins seria um ET irônico, trocadilhista ou gozador.

16 – Por que será que Alex chama os extraterrestres de “alienígenas humanoides”?
      Por causa de uma aparência psicológica (pensam como os humanos) e também por alguns aspectos na aparência física.

17 – Você sabe o que significa a palavra alienígena? Encontre-a no dicionário. Você se surpreenderá com o resultado de sua pesquisa.
      Alienígena: aquele que é de outro país.

18 – Em que ambiente ocorre a história? Descreva-o.
      Num ambiente barulhento, provavelmente entre os estados de São Paulo e Minas. Os cães uivavam desesperadamente porque certamente perceberam vibrações que os homens não conseguem captar. Nesse ambiente, Alex vê três objetos voadores aterrissarem à sua volta. Seis estranhos seres, com rostos escondidos nos capacetes, cercam Alex.

19 – Por que será que 99% dos programas de televisão foram incinerados? Que ideia o autor do texto quis nos transmitir nesse trecho?
      Porque certamente não possuíam qualidade.

20 – Por que Alex ficou “entre incrédulo e decepcionado” ao contar 37 cigarrinhos brancos no local onde estavam guardados toda a cultura e história da Terra?
      Porque não acreditou que a história da humanidade pudesse ser resumida em tão pouco espaço.

21 – Por que o texto recebeu esse título?
      Porque os alienígenas humanoides têm o objetivo de unir os seres vivos do cosmo.

22 – Qual a ideia central do texto? Que ideia importante ele transmitiu para você?
      A ideia de integração dos seres do universo. Resposta pessoal do aluno.