segunda-feira, 29 de julho de 2024

ARTIGO DE OPINIÃO: JOGAR VIDEOGAME FAZ MAL? (FRAGMENTO)- ROSELY SAYÃO - COM GABARITO

 ARTIGO DE OPINIÃO: Jogar videogame faz mal? – Fragmento

             Rosely Sayão

        Você gosta de jogar videogame? Eu adoro!

        "O quê? Você gosta disso? Na sua idade?". Eu já ouvi
muitas vezes essas reações quando confesso que eu gosto, e também já enfrentei caras feias, sabia? Acho que, no fundo, as pessoas se perguntam como uma pessoa velha como eu pode curtir esse tipo de jogo. Vou contar como foi que aprendi a gostar disso.

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj0DOQcRSde9v4ctdh0Fo49n8LLqmAQXyuLGCEqnt1LaCs8mfZ7Hf8jJMlheZArn8TRYxQQMppUpkGkN8MjCJCLLq_m0znhhdRagYRtK9dWoxrVNPa47zrjp2MXluIq30eeo1m4kDNouRqRP6jFOKeqhUohOJCLbxm6RUFHXqOU5BvulpNGupLSiBtE3_U/s320/destaque-videogame.jpeg


        Quando meus filhos tinham a sua idade, mais ou menos, eles ganharam o primeiro videogame da tia deles. E, aí, foi aquela loucura lá em casa.

        Os dois não saíam da frente daquele aparelho, e eu tinha que chamá-los uma, duas, três vezes até que eles me respondessem, de tão concentrados que ficavam. E eu não entendia nada, nadinha do jogo. Uma noite, depois que eles foram dormir, eu peguei o jogo para tentar aprender. E fiquei vidrada nele! Aí senti na pele o que acontece com as crianças quando elas jogam.

        É mesmo fascinante, não é? Tudo o que a gente quer é ganhar do aparelho, passar para a próxima fase, não ficar sem vida para poder continuar a jogar.

        E assim o tempo passa e as horas voam, sem que
a gente se dê conta.

        Acredita que tive que começar a marcar hora para parar de jogar? É, não foi fácil mandar no jogo e não deixar que ele mandasse em mim. E até hoje é assim.

        Sabe que o videogame provoca a maior confusão no mundo? É
que tem quem ache que ele prejudica a criança, e tem quem pense que é bom. [...]

        Uma coisa é certa: tudo o que é exagerado e que prende a gente não pode fazer bem. Afinal, prisão é prisão, seja ela qual for.

        Então, se você tem vídeo game e adora jogar, como eu, precisa aprender a controlar o bicho, porque há muitas outras coisas legais para você fazer e se divertir também. [...] 

SAYÂO, Rosely. Jogar vídeo game faz mal? Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/folhinha/2014/09/1523168-jogar-videogame-faz-mal-leia-a-coluna-de-rosely-sayao.shtml. Acesso em: 13 jul. 2019.

Entendendo a notícia:

01 – Qual é a opinião inicial de Rosely Sayão sobre jogar videogame?

      Rosely Sayão confessa que adora jogar videogame, apesar das reações negativas que recebe por causa de sua idade.

02 – Como Rosely Sayão começou a se interessar por videogames?

      Rosely Sayão começou a se interessar por videogames quando seus filhos ganharam um videogame da tia. Ela decidiu experimentar o jogo uma noite e ficou fascinada.

03 – Qual foi a reação de Rosely Sayão ao experimentar o videogame pela primeira vez?

      Rosely Sayão ficou vidrada no jogo e entendeu o fascínio que ele exerce sobre as crianças, sentindo na pele a vontade de ganhar e avançar para a próxima fase.

04 – O que Rosely Sayão teve que fazer para controlar o tempo que passava jogando videogame?

      Rosely Sayão teve que começar a marcar hora para parar de jogar, para evitar que o jogo tomasse conta de seu tempo.

05 – Qual é a opinião de Rosely Sayão sobre os efeitos do videogame?

      Rosely Sayão reconhece que há uma grande confusão sobre os efeitos do videogame, com algumas pessoas achando que prejudica as crianças e outras acreditando que é benéfico. No entanto, ela afirma que qualquer coisa em excesso não pode fazer bem.

06 – O que Rosely Sayão aconselha para quem gosta de jogar videogame?

      Rosely Sayão aconselha a aprender a controlar o tempo de jogo, pois há muitas outras atividades divertidas que também merecem atenção.

07 – Como Rosely Sayão define o exagero no contexto dos videogames?

      Rosely Sayão define o exagero como uma forma de prisão, indicando que qualquer coisa que nos prenda em excesso não pode ser saudável.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário