segunda-feira, 8 de julho de 2024

CRÔNICA: UM CASTIGO SÓ TEM VALOR SE FOR EDUCATIVO - C.SALAZAR MÉXICO - COM GABARITO

 CRÔNICA: Um Castigo só tem valor se for EDUCATIVO

 

Como todos os meninos, eu era curioso e um pouco destruidor. Um dia cometi a travessura de fazer uns buracos em uma das portas de nossa casa, para ficar espiando o que ocorria na rua. Procurando dar-me um castigo educativo, meu pai fez-me reparar o estrago que causara. "Vá buscar uns pedaços de madeira, e procure cortá-las de modo a se ajustarem nos buracos; depois passe a lixa". 

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjDNaANf3V8KCDXjyYjGdInF20gx1WptT-u0Hjc-jQlkBqoHu_zNQ0tTOZ6Z5PLgCo4C-87BT-SRQRE0kxq7NAm8x2jcnuf5IEIdkX8kQh2ZBedlwOmy1jKYvRppb-YmaewMmlPY7ztNdY0yzUH63aaqjZurFogUE_Myjs_wryk_PQxJBUIjRMuXxIZ4Gg/s320/PINTURA.jpg



Fiz o trabalho um pouco envergonhado, e, ao terminá-lo, era pouca a vontade que tinha de olhar para a porta azul com aqueles círculos brancos. Meu pai, calmamente, examinou o resultado do meu trabalho, então me disse que eu devia pintar aqueles círculos da mesma cor da porta, e me deu dinheiro para comprar tinta

A que arranjei não era exatamente da mesma cor, e por isso, por insistência do meu pai, pintei toda a porta. Desde esse momento, surgiu em mim uma espécie de gosto para melhorar e reparar as coisas da nossa casa. Pintei seis portas e duas janelas, que não ficaram mal, senti-me orgulhoso de ser pintor, e minha atitude mudou em consequência daquele castigo que terminou em forma agradável e boa.                                                                                           

Por: C. Salazar México

Entendendo o texto

 01- Qual a tese defendida pelo autor do texto-discurso?

          a- É preciso castigar as crianças de forma divertida;

          b- Só a punição faz a criança mudar de atitude;

       c- É preciso dar uma punição reparadora dos danos de forma que a criança reflita e aprenda;

         d- Não se deve castigar as crianças

02-Qual o tema central em discussão?

a-   O castigo;

b-   a punição infantil;

c-   a única forma adequada de se castigar;

d-   as travessuras infantis

03-O texto-discurso acima é uma tomada de posição política contra outras formas de se educarem as crianças.

      Assinale I para as formas consideradas INCORRETAS de se educar e C para as formas consideradas CORRETAS:

     a-(  I  ) crianças bem educadas são as que recebem severas punições; 

     b-(  I ) crianças bem educadas nunca devem  ser punidas;

     c-( C ) crianças bem educadas são as que recebem punições acompanhadas de lições de reparação dos erros; 

     d-( I  ) crianças só devem receber punições leves.

04 -A que ou quem se referem as palavras sublinhadas no texto-discurso?

      As palavras sublinhadas referem-se ao narrador e às ações que ele realizou ao longo do castigo imposto pelo pai.

05 -No trecho Como todos os meninos”, a palavra sublinhada estabelece relação de:

      a- adição;

      b- contradição/adversidade;

      c- comparação;

      d-causa.

06 -O menino foi castigado a pintar toda a porta, por qual motivo?

a-   fez uns buracos na porta;

b-   comprou uma tinta um pouco diferente da cor da porta;

c-   o pai queria que ele se tornasse pintor;

d- porta ficou com círculos brancos.

07- No trecho “Meu pai, calmamente, examinou o resultado do meu trabalho...”, a palavra grifada sugere:

a-   o lugar onde estava o pai;

b-   o modo como o pai agiu;

c-   a intensidade do gesto do pai;

d-   o momento em que o pai agiu.

08 -No trecho “Fiz o trabalho um pouco envergonhado...”, a palavra destacada sugere:

a-   a intensidade da vergonha;

b-   o modo da vergonha;

c-   o momento da vergonha

09 -No trecho “era pouca a vontade que tinha de olhar para a porta azul”, a palavra destacada sugere:

a-   o momento da vontade;

b-   o modo da vontade;

c-    a intensidade da vontade.

10-No trecho “Pintei seis portas e duas janelas, que não ficaram mal...”, a palavra destacada sugere:

a-   a intensidade da pintura;

b-   o modo da pintura;

c-   o lugar da pintura;

d-   o tempo da pintura.

11- No trecho “minha atitude mudou em consequência daquele castigo que terminou em forma agradável e boa.” , a expressão destacada sugere:

a-   a intensidade do término do castigo;

b-   o momento do término do castigo;

c-   o modo como terminou o castigo;

d- o lugar em que terminou o castigo.

12-O texto-discurso foi escrito predominantemente na forma:

a-   narrativa;

b-   descritiva;

c-   expositiva;

d-   dissertativa;

e-    injuntiva.

13-No trecho “A que arranjei não era exatamente da mesma cor...”, a palavra grifada sugere:

a-   confirmação;

b-   negação;

c-   retificação;

d-   modo.

14-No trecho “A que arranjei não era exatamente da mesma cor...” a palavra grifada substitui-se por:

a-   certamente;

b-   propriamente;

c-   indubitavelmente;

d- conclusivamente.

15-Cite dois adjetivos que qualificam/caracterizam, positiva e negativamente, o narrador-personagem.

Positivamente: curioso, trabalhador.
Negativamente: destruidor, envergonhado.

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário