sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

MÚSICA(ATIVIDADES): AMOR MAIOR - JOTA QUEST - COM GABARITO

MÚSICA(ATIVIDADES):   AMOR MAIOR

                                                                                JOTA QUEST

Eu quero ficar só
Mas comigo só eu não consigo
Eu quero ficar junto
Mas sozinho só não é possível

É preciso amar direito
Um amor de qualquer jeito
Ser amor a qualquer hora
Ser amor de corpo inteiro
Amor de dentro pra fora
Amor que eu desconheço

Quero um amor maior
Um amor maior que eu
Quero um amor maior, yeah!
Um amor maior que eu

Eu quero ficar só
Mas comigo só eu não consigo
Eu quero ficar junto
Mas sozinho assim não é possível

É preciso amar direito
Um amor de qualquer jeito
Ser amor a qualquer hora
Ser amor de corpo inteiro
Um amor de dentro pra fora
Um amor que eu desconheço

Quero um amor maior
Um amor maior que eu (que eu)
Quero um amor maior, yeah!
Um amor maior que eu
Yeah! Yeah!

Então seguirei meu coração até o fim
Pra saber se é amor
Magoarei mesmo assim
Mesmo sem querer
Pra saber se é amor
Eu estarei mais feliz
Mesmo morrendo de dor, yeah!
Pra saber se é amor
Se é amor

Quero um amor maior, yeah!
Um amor maior que eu (que eu)
Quero um amor maior, yeah!
Um amor maior que eu
Um amor maior que eu, yeah!

Maior que eu
Um amor maior que eu
Maior que eu

Um amor maior que eu!
                                         FLAUSINO, Rogério. Jota Quest – MTV ao vivo. Sony/BMG, 2003.CD.
Entendendo a canção

01 – Quem é o eu lírico do poema: homem ou mulher?
      Pela análise do segundo e do nono versos constata-se que seja um homem, pois usa a expressão “sozinho” nesses versos.

02 – O eu lírico desse poema se refere a alguém? Quem?
      O eu lírico, nesse poema, faz uma reflexão sobre o amor, quer um amor maior, no entanto ainda desconhece tal sentimento. Sendo assim, ele fala para ele mesmo.

03 – Nos versos 1 e 2, é possível destacar uma figura de linguagem a partir das expressões “comigo só” e “sozinho só”? Qual a contribuição dela para a canção?
      A figura destacada é um pleonasmo. Ela contribui para intensificar a ideia de solidão por meio da repetição da palavra que transmite essa sensação.

04 – Qual o sentido do verso “Amor de dentro pra fora”?
      O verso representa que o amor seja verdadeiro, um sentimento que brota do seu interior, e não que seja apenas uma convenção, uma aparência.

05 – Qual o sentido dos 1° e 2° verso?
      Parece que o eu lírico, inicialmente, gostaria de ficar sozinho, mas não consegue, porque na verdade ele quer encontrar um amor, alguém com quem possa ficar junto, pois não consegue mais ficar só.

06 – “É preciso amar direito”. O que seria “amar direito”?
      Amar direito seria o sentimento de um amor verdadeiro, sem exigências ou sem restrições.

07 – Como poderia ser explicado o verso: “Ser amor a qualquer hora, ser amor de corpo inteiro”.
      Se entregar completamente ao amor, um amor pleno.

08 – A expressão “Se é amor” aparece várias vezes na penúltima estrofe da canção. Por quê?
      Com a intenção de reforçar a ideia, ou seja, para ter a certeza de que realmente é amor.

09 – Qual o significado do verso: “Eu estarei mais feliz mesmo morrendo de dor”?
      Mesmo que o amor lhe traga dor e sofrimento, valerá a pena se ele vivenciar esse sentimento.

10 – Que tipo de AMOR é retratado pelo autor?
      O amor verdadeiro, com entrega de corpo, de alma, algo maior que tudo.

11 – Qual sentido poderia ter a expressão “Amor Maior” na canção? Explique por meio de exemplos da canção.
      Um amor completo, pleno, absoluto. De entrega e abdicação a qualquer outra coisa por este amor, pois é maior, mais valioso que tudo.
      “Um amor de qualquer jeito
       Ser amor a qualquer hora
       Ser amor de corpo inteiro
       Um amor de dentro pra fora”

       [...]
12 -   O que quer dizer o seguinte verso na canção?
             “Quero um amor maior, um amor maior que eu”
       O eu poético deseja um amor que seja intenso, um amor que ele ainda não sentiu.

13 -   Algumas palavras e expressões da canção contrastam entre si, expressando ideias opostas. Transcreva-as em seu caderno e depois responda: O que essas oposições indicam a respeito do eu poético?
        “ficar só” X “ficar junto”; “amar direito” X “amar de qualquer jeito”; “amor de corpo inteiro” X “amor que eu desconheço”; “estarei mais feliz” X “morrendo de dor”. Indicam que o eu poético não consegue fiar só e possivelmente está disposto a amar intensamente, mesmo que isso lhe traga mágoas, dores ou outros conflitos.

14 -   Identifique as diferenças e as semelhanças entre “Órion” e “Amor maior” quanto aos seguintes aspectos:
a)      O tipo de linguagem empregada (popular, formal, coloquial)
Uma linguagem mais formal, e o emprego das normas urbanas de prestígio. A canção usa essas mesmas normas, mas de maneira coloquial.

b)      A estrutura do texto.
Ambos se apresentam em versos.

c)       O uso de linguagem figurada
Os dois apresentam linguagem figurada.

d)      A relação entre o que poético e a pessoa amada.
Em “Órion”, o eu poético é distante da pessoa amada, mas existe o par amoroso; já em “Amor maior”, não existe o par amoroso; o eu poético está à procura de um amor intenso.

  

6 comentários: