sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

CRÔNICA: ANTIGAMENTE - CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE - COM GABARITO

                     
CRÔNICA: ANTIGAMENTE
                 Carlos Drummond de Andrade

         Antigamente as moças se achavam mademoiselles e eram todas mimosas e muito prendadas. Não faziam anos: completavam primaveras, em geral dezoito. Os janotas, mesmo não sendo rapagões, faziam-lhes pés de alferes, arrastando as asas, mas ficavam longos meses debaixo do balaio. E, se levavam tábua, o remédio era tirar o cavalo da chuva e ir pregar noutra freguesia. As pessoas, quando corriam, antigamente, era para tirar o pai da forca, e não caíam de cavalo magro. Algumas jogavam verde para colher maduro, e sabiam com quantos paus se faz uma canoa. O que não impedia que, nesses entrementes, esse ou aquele embarcasse em canoa furada. Encontravam alguém que lhes passasse a manta e azulava, dando às de vila-diogo. Os mais idosos, depois da janta, faziam o quilo, saindo para tomar fresca; e também tomavam cautela de não apanhar sereno. Os mais jovens, esses iam ao animatógrafo, e mais tarde ao cinematógrafo, chupando balas de alteia. Ou sonhavam em andar de aeroplano; os quais, de pouco siso, se metiam em camisa de onze varas, e até em calças pardas, não admira que dessem com os burros n`´agua. [...]
                                                                                 ANDRADE, Carlos Drummond de. Poesia e prosa.
                                                                                                       Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1988.
a)      Por que o título do texto é “Antigamente”?
Porque o texto refere-se a comportamento de outra época e para isso emprega palavras e expressões usadas antigamente.

b)      O texto apresenta uma série de expressões populares nascidas da tradição oral. Quais delas você pôde identificar no texto?
Possibilidades: “completar primaveras”, “arrastar asas”, “tirar o cavalo da chuva”, “pregar em outra freguesia”, “tirar o pai da forca”, etc.

c)       Há alguma palavra ou expressão antiga cujo significado você já conhecia?
Resposta pessoal.

d)      Que palavra você achou mais interessante conhecer? Qual lhe parece mais estranha ou mais engraçada?
Resposta pessoal.

e)      De que maneira a relação entre passado e presente é estabelecida no texto?
Por meio do título “Antigamente”, que indica ao leitor que o comportamento era diferente do atual, assim como a linguagem, as palavras e as expressões.

f)       Provavelmente, com que intenção o autor escreveu esse texto?
Informar o leitor de que muitas palavras e expressões ainda hoje empregadas têm origem muito antiga e, ao mesmo tempo, apresentar outras que possivelmente ele ainda não conhece. Além disso, busca provocar no texto efeitos de humor a fim de divertir o leitor.

g)      De que maneira o texto mostra os diferentes usos dos termos correspondentes à atual palavra “cinema”?
O texto apresenta ao leitor as palavras “animatógrafo” e “cinematógrafo”, nomes dados antigamente ao cinema, indicando a ordem de uso desses termos.

h)      O texto lhe ajudou a conhecer melhor a história de alguns costumes das pessoas? Por que?
Resposta pessoal.





14 comentários: