sábado, 28 de janeiro de 2017

POEMA: CANÇÃO DO EXÍLIO - GONÇALVES DIAS - COM GABARITO

  CANÇÃO DO EXÍLIO
  Gonçalves Dias

Minha terra tem palmeiras,                                      Minha terra tem primores,
Onde canta o Sabiá;                                                    Que tais não encontro eu cá;
As aves, que aqui gorjeiam,                                       Em cismar – sozinho, à noite –
Não gorjeiam como lá.                                                Mais prazer encontro eu lá:
Nosso céu tem mais estrelas,                                    Minha terra tem palmeiras,
Nossas várzeas têm mais vida,                                  Onde anta o sabiá.
Nossos bosques têm mais vida,                                Não permita Deus que eu morra,
Nossa vida mais amores.                                            Sem que volte para lá:
Em cismar, sozinho, à noite,                                      Sem que desfrute os primores
Mais prazer encontro eu lá:                                       Que não encontro por cá:
Minha terra tem palmeiras,                                        Sem qu´inda  aviste as palmeiras,
Onde canta o sabiá.                                                      Onde canta o sabiá
                                                                 DIAS, Gonçalves. Obra poéticas de Antônio Gonçalves dias.
                                                                                          São Paulo: Companhia Edito Nacional, 1944.

1 -   Que visão de pátria é apresentada no poema? Confirme sua resposta transcrevendo dois versos do texto em seu caderno.
     Uma visão positiva e idealizada da pátria (Brasil). “Minha terra tem primores”; “Nossos bosques têm mais vidas/Nossa vida mais amores”.

2 -   No poema, as palavras “lá” e “cá” aparecem repetidamente. O que elas representam para o eu poético?
     O lugar deixado para trás (a pátria) e o lugar em que o eu poético se encontra no momento em que sente saudades.

3 -   Apesar de se referir ao próprio país, o Brasil, podemos considerar universal a maneira como o poeta vive seu sentimento em relação à pátria. Por quê?
     Porque muitas pessoas, de diferentes culturas e países, experimentam a sensação de saudades da terra de origem quando vivem em outro lugar. Assim como Gonçalves Dias, inúmeros poetas “cantaram” o exílio.

4 -   Como você interpretaria a repetição da expressão “Minha terra tem...”?
     Ela dá ênfase àquilo que a pátria tem, `aquilo que ela é. Ou seja, o poema valoriza a pátria.

5 -   Transcreva, em seu caderno, os versos do poema que podem ilustrar os seguintes sentimentos:
a)      Desilusão.
Resposta possível: “AS aves, que aqui gorjeiam, / não gorjeiam como lá”.

b)      Encantamento.
Resposta possível: “Nosso céu tem mais estrelas, / Nossas várzeas têm mais flores”.

6 -   Alguns versos do poema de Gonçalves Dias podem ser relacionados a trechos do “Hino Nacional Brasileiro”, escrito 63 anos depois, em 1909. Identifique esses versos e transcreva-os em seu caderno.
     “Nossos bosques têm mais vida”, / “Nossa vida” no teu seio “mais amores”.

  


                   





13 comentários: