quinta-feira, 23 de março de 2017

CRÔNICA: ADOLESCÊNCIA - A PORTA DA VIDA - AFFONSO ROMANO DE SANT'ANNA - COM GABARITO

CRÔNICA: – ADOLESCÊNCIA: A PORTA DA VIDA
                           Affonso Romano de Sant'Anna 

               Às vezes, quando olhamos à nossa volta, cercados de amigos queridos, temos a sensação de que aquele momento é eterno e que nada poderá mudar o rumo de nossas vidas. Mas será mesmo?

                       O que será que a vida prepara para cada um de nós?

                        PORTA DE COLÉGIO

     Passando pela porta de um colégio, me veio uma sensação nítida de que aquilo era a porta da própria vida. Banal, direis. Mas a sensação era tocante. Por isto, parei, como se precisasse ver melhor o que via e previa.
     Primeiro há uma diferença de clima entre aquele bando d adolescentes espalhados pela calçada, sentados sobre carros, em torno de carrocinhas de doces e refrigerantes, e aqueles que transitam pela rua. Não é só o uniforme. Não é só a idade. É toda uma atmosfera, como se estivessem ainda dentro de uma redoma ou aquário, numa bolha, resguardados do mundo. Talvez não estejam. Vários já sofreram a pancada da separação dos pais. Aprenderam que a vida é também um exercício de separação. [...]. Mas há uma sensação de pureza angelical misturada com palpitação sexual, que se exibe nos gestos sedutores dos adolescentes. Ouvem-se gritos e risos cruzando a rua. Aqui e ali um casal de colegiais, abraçados, completamente dedicados ao beijo. Beijar em público: um dos ritos de quem assume o corpo e a idade. Treino para beijar o namorado na frente dos pais e da vida, como quem diz: também tenho desejos, veja como sei deslizar carícias.
     Onde estarão esses meninos e meninas dentro de dez ou vinte anos?
     Aquele ali, moreno, de cabelos longos corridos, que parece gostar de esportes, vai se interessar pela informática ou economia; aquela de cabelos loiros e crespos vai ser dona de butique; aquela morena de cabelos lisos quer ser médica; a gorduchinha vai acabar casando com um gerente de multinacional; aquela esguia, meio bailarina, achará um diplomata. Algumas estudarão Letras, se casarão, largarão tudo e passarão parte do dia levando filhos à praia e praça e pegando-os de novo à tardinha no colégio. Sim, aquela quer ser professora de ginástica. Mas nem todos têm certeza sobre o que serão. Na hora do vestibular resolvem. Têm tempo. É isso. Têm tempo. Estão na porta da vida e podem brincar.
     [...]
     A turma já perdeu um colega num desastre de carro. É terrível, mas provavelmente um outro ficará pelas rodovias. Aquele que vai tocar rock vários anos até arranjar um emprego em repartição público. [...] Tão desinibido aquele, acabará líder comunitário e talvez político. Daqui a dez anos os outros dirão: ele sempre teve jeito, não lembra aquela mania de reunião e diretório? [...]
     Se fosse haver alguma ditadura no futuro, aquele ali seria guerrilheiro. Mas esta hipótese deve ser descartada.
     Quem estará naquele avião acidentado? Quem construirá uma linda mansão e um dia convidará a todos da turma para uma grande festa rememorativa? [...] Aquela ali descobrirá os textos de Clarice Lispector e isto será uma iluminação para toda a vida. Quantos aparecerão na primeira página do jornal? Qual será o tranquilo comerciante e quem representará o país na ONU?
     Estou olhando aquele bando de adolescentes com evidente ternura. Pudesse passava a mão nos seus cabelos e contava-lhes as últimas estórias da carochinha antes que o lobo feroz os assaltasse na esquina. Pudesse lhes diria daqui: aproveitem enquanto estão no aquário e na redoma, enquanto estão n porta da vida e do colégio. O destino também passa por ai. E a gente pode às vezes modifica-lo.
  Affonso Romano de Sant`Anna. Porta de colégio e outras crônicas.
                                                          São Paulo: Ática, 1999. P. 9-11.

Entendendo o texto

1 – No 1º parágrafo, o narrador traça um paralelo entre a porta do colégio e a porta da vida.
a)   A que se refere a palavra aquilo na frase “me veio uma sensação nítida de que aquilo era a porta da própria vida”?
Refere-se não apenas ao espaço físico (a porta de um colégio), mas a tudo o que se via: o movimento dos adolescentes, sua expressão, sua transformação e o futuro de cada um, que já começava a se anunciar.

b)   Interprete: De acordo com o texto, o que é a porta da vida?
É a porta da maturidade, da vida adulta que se abre a partir da adolescência.

2 – Ainda no 1º parágrafo, o narrador percebe que a sensação que teve pode ser alvo da crítica de seu leitor.
a)   Que frase evidencia essa consciência?
Banal, direis.

b)   Por quê a sensação que o narrador teve poderia ser qualificada dessa forma?
Possivelmente porque a ideia de que o período escolar é uma preparação para a vida, assim como a adolescência é um estágio para a vida adulta, seja comum ou já desgastada.

3 – O narrador para diante da cena com o objetivo de “ver melhor o que via e previa”.
a)   Que parágrafo do texto descreve o que ele via?
O 2º parágrafo.

b)   Que parágrafos descrevem o que ele previa?
Do 4º ao 7º parágrafos.

4 – Ao reparar no que vê, o narrador distingue dois grupos: um “bando de adolescentes espalhados pela calçada” e “aqueles que transitam pela rua”.
a)   Qual desses grupos já atravessou a porta da vida?
O dos que transitam pela rua.

b)   Além do uniforme e da idade, o narrador percebe uma diferença mais sutil entre os dois grupos. O que caracteriza o grupo dos que ainda vão entrar pela “porta da vida”?
Um clima, uma atmosfera, “como se estivessem ainda dentro de uma redoma ou aquário, numa bolha, resguardados do mundo”.

5 – Situados entre a infância e a vida adulta, alguns adolescentes que começam a entrar pela “porta da vida” já sofrem os primeiros impactos da vida.
a)   Que palavras ou expressões empregadas no 2º parágrafo, de sentidos opostos entre si, mostram a fase de transição vivida pelos adolescentes?
A expressão “pureza angelical”, de um lado, e, de outro, “palpitação sexual”, “gestos sedutores”, “beijar em público”.

b)   Que exemplo de impacto é mencionado no texto, no 2º parágrafo?
A separação dos pais.

c)   Interprete a frase: “Aprenderam que a vida é também um exercício de separação”.
Professor: Sugerimos abrir a discussão com a classe, pois pode haver mais de uma interpretação. Sugestão: Na vida, nos deparamos com muitas situações de separação: a morte de parentes e pessoas queridas, separações amorosas, separação de amigos de quem nos distanciamos por diferentes razões, separação de filhos que se casam, etc.

6 – Observe como é o futuro que o narrador prevê para cada um dos adolescentes.
a)   As previsões são todas otimistas?
Não, pois há os que vão morrer precocemente.

b)   O que ele prevê para esses jovens é diferente daquilo que são os adultos hoje?
Não, pois as previsões dele correspondem aos diferentes tipos de pessoas que vivem na sociedade atual.

c)   De acordo com a visão do narrador, esses jovens, no futuro, vão transformar o mundo? Por quê?
Não, pois eles vão repetir aquilo que os adultos de hoje fazem. Sugestão: abra a discussão com a classe.

7 – No último parágrafo, o narrador faz uma reflexão final sobre a cena que vê na frente da escola.
a)   Que sentimento ele revela ter pelos adolescentes que se preparam para entrar pela “porta da vida”?
Um sentimento de ternura.

b)   Que imagem ele utiliza para representar a chegada da vida futura? Ela é positiva ou negativa? Por quê?
A imagem de um “lobo feroz”; ela é negativa, pois devora os sonhos ingênuos da infância.

c)   Na visão do narrador, a vida é uma fatalidade ou ainda há esperança para cada um dos adolescentes? Explique.
De acordo com o texto, é possível mudar o destino; logo, há a esperança de que cada adolescente aprenda a enfrentar o lobo que o aguarda na esquina.

MÚSICA(ATIVIDADES): DESCE - ARNALDO ANTUNES - COM GABARITO

 MÚSICA(Atividades) :  DESCE

                                                                  ARNALDO ANTUNES
          desce do trono, rainha
          desce do seu pedestal
          de que te vale a riqueza sozinha,
          enquanto é Carnaval?

          desce do sono, princesa
          deixa o seu cetro rolar
          de que adianta haver tanta beleza
          se não se pode tocar?

         hoje você vai ser minha
         desce do cartão-postal
         não é o altar que te faz mais divina
         deus também desce do céu

        desce das suas alturas
        desce da nuvem, meu bem
        por que não deixa  de tanta frescura
        e vem para a rua também?

Arnaldo Antunes Desce. Intérprete: Arnaldo Antunes. Em: O Silêncio.BMG, 1996.

1)    A quem o eu lírico se dirige?
A uma mulher.

2)    Quais são as palavras que ele usa para se dirigir a essa pessoa?
Rainha, princesa.

3)    Que verbo expressa a ideia de distância entre o eu lírico e sua interlocutora?
Desce

4)    Como a interlocutora do eu lírico é caracterizada na letra?
Como uma pessoa distante, rica, bela, inacessível.


NOTÍCIA: ONÇA É FLAGRADA EM RUA DE CAMPOS DE JORDÃO - COM GABARITO

NOTÍCIA – ONÇA É FLAGRADA EM RUA DE CAMPOS DO  JORDÃO

          Animal estava no bairro do Capivari durante a madrugada.
          Onça não foi vista novamente em cidade paulista.
          Uma onça foi flagrada caminhando no meio de uma rua de Campos do Jordão, a 181 km de São Paulo, no início de agosto. As imagens foram divulgadas pela polícia nesta semana e exibidas no jornal Hoje nesta sexta-feira (19).
          As câmeras da polícia flagraram o animal andando pelo bairro do Capivari, um dos mais movimentados da cidade, durante a madrugada. Por causa do horário, a rua estava deserta e a onça passou sem problemas. Segundo a polícia, o animal não foi mais visto na cidade.

                             Disponível em: http://g1.globo.com. Acesso em: 13 out. 2011.

1 – Qual fato inusitado está sendo contado na notícia?
        A invasão de uma onça, um animal selvagem, em uma cidade.

2 – Copie no caderno uma palavra do título em que se apresenta a surpresa frente ao fato.
        Flagrada.

3 – Copie do texto as palavras e expressões que dão ideia de tempo.
        “Durante a madrugada”, “no início de agosto”, “nesta semana”, “nesta sexta-feira”.

4 – Há no texto expressões que indicam lugar. Quais?
        “em rua de Campos do Jordão”, “no bairro do Capivari”, “em cidade paulista”, “no meio de uma rua de Campos do Jordão”, “a 181 km de São Paulo”, “pelo bairro do Capivari”, “a rua”, “na cidade”.

5 – Que expressão presente no texto indica como foi a passagem da onça pela cidade?
        Sem problemas.


domingo, 19 de março de 2017

POEMA: ESPERANÇA - MÁRIO QUINTANA - COM GABARITO

 POEMA: ESPERANÇA
                  MÁRIO QUINTANA

        Lá bem no alto do décimo segundo andar do Ano
           Vive uma louca chamada Esperança
           E ela pensa que quando todas as sirenas
           Todas as buzinas
           Todos os reco-recos tocarem
           Atira-se
           E
           - ó delicioso voo!
           Ela será encontrada miraculosamente incólume na calçada,
           Outra vez criança...
           E em torno dela indagará o povo:
           - Como é teu nome, meninazinha de olhos verdes!
           E ela lhes dirá
           (É preciso dizer-lhes tudo de novo!)
           Ela lhes dirá bem devagarinho, para que não esqueçam:
           - O meu nome é ÉS-PE-RAN-ÇA...

Mario Quintana. Nova antologia poética.12.ed. São Paulo:Globo, 2007.
ENTENDENDO O POEMA

  1. O poema se refere a determinada época do ano. Que época é essa? Como isso aparece no texto?
Época de fim de ano. Aparece o clima festivo com as sirenas, as buzinas, os reco-recos tocando, e o mês de dezembro sendo comparado ao “décimo segundo andar do Ano”.
  1. Que relação se pode fazer entre a Esperança e essa época do ano?
No fim do ano, as pessoas costumam ficar mais esperançosas com a chegada de um tempo novo. Parece que coisas novas virão e transformarão a rotina das pessoas.

  1. O que representa a descida da Esperança?
A passagem do ano.
  1. A palavra esperança é classificada como um substantivo abstrato. No poema, esse substantivo é apresentado de modo original. Como ele aparece no poema?
A palavra esperança está personificada, isto é, é representada por uma menina de olhos verdes. Deixa de ser um sentimento e passa a ser uma pessoa.
  1. A que gênero e grau pertence o substantivo meninazinha? O que esse diminutivo indica?
O substantivo meninazinha pertence ao gênero feminino e ao grau diminutivo, o qual indica tanto tamanho pequeno como afetividade.
  1. A palavra devagarinho está no grau diminutivo. Que efeito o uso desse grau produz no poema?
Intensifica o advérbio devagar.
  1. Transcreva do poema um substantivo composto e um coletivo.
Reco-reco, povo.

TEXTO: O BOTO E A BAÍA DA GUANABARA - COM GABARITO

TEXTO: O boto e a Baía da Guanabara

          Piraiaguara sentiu um grande orgulho de ser carioca. Se o Atobá Maroto tinha dado nome para as ilhas, ele e todos os outros botos eram muito mais importantes. Eles eram o símbolo daquele lugar privilegiado: a cidade do Rio de Janeiro.
        - A “mui leal e heroica cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro”.
        Piraiaguara fazia questão de lembrar do título, e também de toda a história da cidade e da Baía de Guanabara.
        Os outros botos zombavam dele:
         - Leal? Uma cidade que quase acabou conosco, que polui a baía? Heroica? Uma cidade que expulsou as baleias, destruiu os mangues e quase não nos deixou sardinhas para comer? Olha aí para o fundo e vê quanto cano e lixo essa cidade jogou aqui dentro!
          - Acorda do encantamento, Piraiaguara! O Rio de Janeiro e a Baía de Guanabara foram bonitos sim, mas isso foi há muito tempo. Não adianta ficar suspirando pela beleza do Morro do Castelo, ou pelas praias e pela mata que desapareceram. Olha que, se continuar sonhando acordado, você vai acabar sendo atropelado por um navio!
          O medo e a tristeza passavam por ele como um arrepio de dor. Talvez nenhum outro boto sentisse tanto a violência da destruição da Guanabara. Mas, certamente, ninguém conseguia enxergar tão bem as belezas daquele lugar.
         Num instante, o arrepio passava, e a alegria brotava de novo em seu coração.

Simulado  Prova Brasill 8ª série/9ºano. Bloco3: Língua Portuguesa. P.18. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com¨_content&id=16640&Itemid=1109>. Acesso em :22abr.2015.

1)    Os outros botos zombavam de Piraiaguara porque ele:
a)    conhecia muito bem a história do Rio de Janeiro.
b)    enxergava apenas o lado bonito do Rio de Janeiro.
c)    julgava os botos mais importantes do que os outros animais.
d)    sentia tristeza pela destruição da baía de Guanabara.

2)    Entre a pergunta e a resposta da questão 1 do simulado existe uma relação de:
a)    causa/consequência
b)    proporção/tempo.
c)    Tempo/condição.
d)    Tempo/finalidade.


segunda-feira, 13 de março de 2017

RELATO: MEU AMIGO MAIS ANTIGO - ZIRALDO ALVES PINTO - COM GABARITO

TEXTO: MEU AMIGO MAIS ANTIGO
               ZIRALDO ALVES PINTO

          Meu pai e minha mãe acreditavam que presente bom para filho era livro.
          Meus colegas de Grupo Escolar – era assim que se chamava a escola primária do meu tempo – não achavam isso, não. Eles gostavam era de carrinho, boneco de corda, bicicleta, piorras, bolas de futebol...
          Essas coisas é que eram presentes bons. Acreditavam que esse negócio de eu ganhar livro em lugar de brinquedo era golpe do meu pai que, coitado, não podia gastar dinheiro com brinquedos caros.
          Havia, porém, duas coisas que meus colegas de escola não sabiam. A primeira é que eu adorava livros, gostava mesmo de ganha-los de presente. Chegava a tremer de emoção enquanto abria o embrulho que papai trazia de suas viagens, tentando adivinhar a capa do livro que o embrulho escondia.
          A outra coisa é que meu pai, também, tinha lido livros que marcaram muito sua vida de menino.
          De um deles, especialmente, papai não se esquecera nunca. Ele tinha lido esse livro ali pelos 10 1 11 anos, na sua escola.
          Isso foi no começo dos anos 20, e ele lembrava que achou estranho encontrar um livro infantil, na escola, só para menino ler e não para estudar. Ele achava isso o máximo! E não se esquecia de que o livro se chamava “Narizinho Arrebitado”.
          Ele queria muito reencontrá-lo para dar pro seu filho de presente, talvez, para os dois lerem juntos e ele voltar um pouco à sua infância.
          Já havia bem mais de 20 anos que ele havia lido aquele livro e nunca mais tinha ouvido falar dele, perdido que vivia numa cidadezinha do interior do Brasil.
          Até que um dia cheguei da escola trazendo um livro que havia pedido emprestado na Biblioteca do Grupo Escolar. E o livro se chamava “Reinações de Narizinho”.
          Eu perguntei pro meu pai: “Não será esta menina aqui a sua Narizinho, pai?” E ele me perguntou: “Como é o nome do autor do livro?” Eu disse: “Um tal de Monteiro Lobato!”
          O rosto do meu pai se iluminou e, a partir desse dia, o Monteiro Lobato e eu ficamos amigos para sempre.

          Ziraldo Alves Pinto. Meu amigo mais antigo. Especial para a Folhinha,
               Publicado no jornal Folha de São Paulo, fornecido pela Folhapress.
                                                                                           São Paulo, 13 set. 1997.

1 – Em sua opinião, com que objetivo Ziraldo escreveu o relato da página anterior?
        Para falar sobre como ele gosta de ler livros desde a infância; destacar o prazer que um livro pode dar a um leitor e também para explicar que o gosto pelos livros era comum na família dele.

2 – O pai do escritor achou estranho encontrar um livro na escola que fosse só para a criança ler. Em sua opinião, por que isso pareceu estranho a ele?
        Porque, naquela época, não era comum encontrar livros de literatura para crianças.

3 – No texto “Meu amigo mais antigo”, o escritor Ziraldo relata um episódio real e marcante da vida dele. Que episódio é esse?
        A emoção que sentia ao ganhar seu presente preferido: um livro.

4 – Ziraldo expõe para o leitor quando ocorreram os fatos que narrou. Esses fatos ocorreram na infância ou já na ase adulta do autor? Que trecho do texto auxiliou em sua conclusão?
        Na infância do autor. O trecho do segundo parágrafo auxilia nessa conclusão ao citar que os amigos da escola primária gostavam de ganhar brinquedos, próprios da infância.

5 – Onde esse relato foi publicado? Com que objetivo, possivelmente, o relato de Ziraldo foi publicado?
        No suplemento Folhinha, do jornal Folha de São Paulo. Provavelmente para estimular, nos jovens que leem o suplemento, o gosto pela leitura.

6 – De acordo com o relato, Ziraldo e seus colegas de escola tinham gostos semelhantes ou diferentes em relação ao que mais gostavam de ganhar de presente? Justifique.
        Diferentes. Ziraldo gostava muito de ganhar livros e seus colegas preferiam ganhar brinquedos.

7 – Releia o último parágrafo do relato e copie a(s) afirmativa(s) que, em sua opinião, indica(m) o que Ziraldo quis dizer.
a)     Que ele se tornou leitor das obras de Monteiro Lobato.
b)    Que, assim como o pai, tornou-se fã de Monteiro Lobato.
c)     Que ficou amigo daquele autor porque o pai ficaria feliz com isso.

domingo, 12 de março de 2017

POEMA: NOMES - CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE - COM GABARITO

POEMA – NOMES
                  Carlos Drummond de Andrade

As bestas chamavam-se Andorinha, Neblina
Ou Baronesa, Marquesa, Princesa.
Esta é Sereia,
Aquela Pilantra
E tem a bela Estrela.
Relógio, Soberbo e Lambari são burros.
O cavalo, simplesmente Majestade.
O boi Besouro,
Outro, Beija-flor.
E Pintassilgo, Camarão,
Bordado.



Tem mesmo o boi chamado Labirinto.
Ciganinha, esta vaca; outra, Redonda.
Assim pastam os nomes pelo campo,
Ligados à criação. Todo animal é mágico.

                                          Carlos Drummond de Andrade. Nomes. In: Boitempo.
                                               Carlos Drummond de Andrade, Graña Drummond
                          <ww.carlosdrummond.com.br>. Rio de Janeiro: Editora Record.

a)    O título desse poema é “Nomes”. De acordo com o contexto do poema, a que ele faz referência?
O título do poema faz referência aos nomes próprios dos animais.

b)    Que animais o eu lírico cita no poema?
Besta, burros, cavalo, bois e vacas.

c)    Esses substantivos são comum ou próprios? Explique essa classificação.
Esses substantivos são comuns porque nomeiam seres de uma mesma espécie, sem particulariza-los.

d)    Cada um dos animais citados recebe um nome específico para distingui-los. Escreva quais são esses nomes.
Andorinha, Neblina, Baronesa, Marquesa, Princesa, Sereia, Pilantra, Estrela, Relógio, Soberbo, Lambari, Majestade, Besouro, Beija-flor, Pintassilgo, Camarão, Bordado, Labirinto, Ciganinha e Redonda.

e)    Qual é a classificação que esses nomes recebem? Explique.
Esses substantivos são próprios porque nomeiam seres em particular, destacando-os nos grupos, particularizando-os, isto é, cada nome distingue um animal do outro (por exemplo: os burros são particularizados pelo nomes dados a eles – Relógio, Soberbo e Lambari).