AVALIAÇÃO DE SAÍDA – LÍNGUA PORTUGUESA – REVISÃO
6º ANO
0 01. Questão
Leia a tirinha para responder à questão.
d cochichando.
c pensando.
a gritando.
b cantando.
02. Questão
Leia a tirinha.
Disponível em: https://deposito-de-tirinhas.tumblr.com/post/26424467837/por-mauricio-de-sousa-httpwwwmonicacombr. Acesso em: 20 abr. 2023.
Qual é o sentido de uma sequência de interrogações
nos balões do Cebolinha?
a Medo de ser atacado pelo coelho da Mônica.
b Alegria por estar brincando com a Mônica.
c Dúvida
do que a Mônica quer, medindo o corpo dele.
d Raiva pela Mônica estar medindo o corpo dele.
Leia o texto e responda à questão.
Separação do lixo para reciclá-lo
Todos os dias nós utilizamos papéis, garrafas
plásticas, caixas de metal... que se tornam lixo. Esses dejetos devem ser
separados porque muitos podem ser reciclados, isto é, reutilizados. O lixo não
reciclável pode ser queimado. Não se deve jogar nada na natureza porque
certos dejetos levam muito tempo para desaparecer.
As pilhas poluem a água, por isso devem ser
devolvidas ao fabricante.
Fonte: LAROUSE, Iafonte. Separação do lixo
para reciclá-lo. In: Minha primeira biblioteca Larousse:
ciências. São Paulo: Larousse do Brasil, 2007.
Segundo o texto, o lixo deve ser separado e
a guardado.
b inutilizado.
c queimado.
d reciclado.
04. Questão
Leia o texto.
Meu amor,
Deixei o café da manhã na mesa especialmente pra
você!
Um ótimo dia pra você!
Te amo demais!
Beijos, Fer.
DIANA, Daniela. Gêneros textuais. Disponível em
https://www.todamateria.com.br/. Acesso em: 20 abr.2023. Adaptado.
O texto acima pertence a qual gênero textual?
a Carta.
b Notícia.
c Conto.
d Bilhete.
0 05. Questão
Leia a tirinha para responder à questão.
Fonte: Disponível em: < http: 4="" page="" www.willtirando.com.br="">. Acesso em: 2022.
No último quadrinho, o efeito de humor é produzido
pela
a chegada
rápida da senhora atrás do bolo de cenoura.
b acolhida amorosa da dona da casa ao receber sua amiga.
c decepção da senhora ao ver que o bolo não estava
pronto.
d expressão alegre no rosto da dona da casa ao abrir
a porta.
06.Questão
Leia o artigo 5º da Constituição Federal, de 1988,
da República Federativa do Brasil.
“Art. 5º - Todos são iguais perante a lei, sem
distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos
estrangeiros residentes no País, a inviolabilidade do direito à vida, à
liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade.”
Disponível em: https://www.planalto.gov.br. Acesso
em: 31 jan. 2023.
Segundo esse artigo da Constituição,
a as pessoas são diferentes diante da lei, não sendo
garantidos a elas os direitos à liberdade e à igualdade.
b as pessoas que são estrangeiras, ainda que morem no
país, não devem ter acesso e direito à vida e à liberdade.
c as pessoas que são brasileiras terão seus direitos
anulados, sendo reprimidos os direitos à segurança e à propriedade.
d as
pessoas são iguais e seus direitos à vida, à liberdade, à igualdade, à
segurança e à propriedade são resguardados pela lei.
07.Questão
Leia o texto que foi divulgado pelo governo do Mato
Grosso.
Fonte: GOVERNO DO ESTADO DO MATO GROSSO.
Reprodução/288055 -
Propaganda Dengue/Governo do Mato Grosso. Disponível em: < https://bityli.com/fBzPCD
>. Acesso em: 10 jun. 2022.
Esse texto pertence a que gênero textual?
a Cartaz
de campanha social.
b Carta aberta.
c Propaganda de música sertaneja.
d Tirinha.
08. Questão
Leia a tirinha.
A palavra “não” no segundo quadrinho expressa
a tempo.
b modo.
c localização.
d negação.
09. Questão
Leia o trecho do livro "A menina que roubava
livros", de Markus Zusak.
“Dizem que a guerra é a melhor amiga da morte, mas
devo oferecer-lhe um ponto de vista diferente a esse respeito. Para mim, a
guerra é como aquele novo chefe que espera o impossível. Olha por cima
do ombro da gente e repete sem parar a mesma coisa: ‘Apronte logo isso,
apronte logo isso.’ E aí a gente aumenta o trabalho. Faz o que tem que ser
feito. Mas o chefe não agradece. Pede mais.”
Fonte: ZUSAK, Markus. A menina que roubava
livros. Tradução: Vera de Ribeiro. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2011.
No texto lido, a narradora enxerga a guerra como
uma relação entre chefe e trabalhador. Como é essa relação?
a Uma boa relação, pois o trabalhador olha por cima
do ombro e repete a mesma coisa sem parar.
b relação tranquila, pois o chefe é calmo e não
explora os trabalhadores.
c Uma
relação ruim, pois o chefe não reconhece o serviço do trabalhador e o pressiona
cada vez mais.
d Uma relação de respeito, pois o trabalhador tem
admiração pelo chefe.
10. Questão
Capítulo II
Artigo. 15. - A criança e o adolescente têm direito
à liberdade, ao respeito e à dignidade como pessoas humanas em processo de
desenvolvimento e como sujeitos de direitos civis, humanos e sociais
garantidos na Constituição e nas leis.
Artigo. 16. O direito à liberdade compreende os seguintes
aspectos:
I – ir, vir e estar nos logradouros públicos e
espaços comunitários, ressalvadas as restrições legais;
II – opinião e expressão;
III – crença e culto religioso;
IV – brincar, praticar esportes e divertir-se;
V – participar da vida familiar e comunitária, sem discriminação;
VI – participar da vida política, na forma da lei;
VII – buscar refúgio, auxílio e orientação.
ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente). Disponível
em: https://crianca.mppr.mp.br/arquivos/File/publi/camara/estatuto_crianca_adolescente_9ed.pdf.
Acesso em: 22 fev. 2023.
O direito citado no artigo 15 e aprofundado no
artigo 16 é o que diz respeito à (ao)
a liberdade.
b respeito.
c dignidade.
d opinião.
11. Questão
Leia o texto e responda à questão.
A estrada e o cavalinho
O cavalinho na estrada
pacatá, pacatá,
com sua sombra mais atrás
pacatá, pacatá.
Para ao lado de um riacho,
pacatá, pacatá,
e se vê no espelho d’água,
pacatá, pacatá.
O cavalinho volta à estrada
pacatá, pacatá,
com sua sombra mais atrás,
pacatá, pacatá.
Fonte: CAPARELLI, Sérgio. A estrada e o
cavalinho. In: ____. Boi da cara preta. Porto Alegre: L&PM
Editores Ltda, 1983. Adaptado.
A onomatopeia pacatá foi repetida
no poema para
a evidenciar a lentidão do cavalinho.
b enfatizar a rapidez do cavalinho.
c mostrar as brincadeiras do cavalinho.
d reproduzir
o barulho do trote do cavalinho.
12. Questão
Observe o anúncio publicitário.
A quem se dirige esse anúncio publicitário?
b Ao
filho feliz que pode presentear sua mãe.
c Ao shopping que vende presentes para as mães.
d Ao amor que está presente no dia das Mães.
a À mãe que irá ganhar presente no dia das mães.
13. Questão
Leia o texto e depois faça o que se pede.
O Pantanal é a maior planície alagada do mundo!
Localizada nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e parte da
Bolívia e do Paraguai, ocupa uma área total de 170.500 km²! O tamanho da
Bélgica, Suíça, Portugal e Holanda juntos! Com inundações periódicas, o
Pantanal enche em um período do ano e, depois, esvazia, o que o torna
especial. Sua fauna e flora são ricas, pois aqui vivem mais de 4.500
espécies de animais e plantas!
Fonte: SOUZA, Maurício de. Chico Bento vai
ao Pantanal: Chico Bento em O Pacto. 2017. Disponível em: < https:
informacoes="" sala_de_imprensa=""
www.wwf.org.br="">. Acesso em: 11 de jun. de 2022.
Marque a alternativa que apresenta uma informação
correta sobre o Pantanal.
a O Pantanal é um bioma exclusivamente brasileiro.
b O Pantanal inunda-se em dois períodos do ano,
depois, esvazia.
c Sua
área total é igual ao tamanho de alguns países juntos.
d Sua fauna e flora são pobres e têm menos de 500
espécies de animais e plantas.
14. Questão
LAERTE. Manual do Minotauro. Disponível em: https://laerte.art.br/acervo/?_sfm_decada=2010&sf_paged=2. Acesso em: 5 fev. 2023.
Considerando os recursos gráfico-textuais na
tirinha da Laerte, o que explicaria a transformação da pessoa que está
lendo?
a A
educação desenvolve a capacidade de pensar.
b A escola é o espaço de aprendizado da arte de
plantar.
c A leitura promove a mudança de leitores em plantas.
d A escola renova a habilidade de expressão oral de
uma ideia.
15. Questão
Leia a tirinha.
Com relação à pontuação utilizada na tirinha,
pode-se dizer corretamente que
a os dois pontos foram utilizados para encerrar uma
ideia.
b a
vírgula foi utilizada para separar as ações que o personagem enumerou.
c as reticências expressam a alegria do personagem.
d o ponto de exclamação indica uma dúvida do
personagem.
16. Questão
Leia a tira para responder à questão.
WATTERSON, B. Yukon Ho! As Aventuras de Calvin e Haroldo. São Paulo: Conrad Editora do Brasil, 2008. p. 25.
No último quadrinho da tira, a palavra “isso”
aparece duas vezes e faz referência à
a cozinha, ambas as vezes.
b garagem e à bicicleta, respectivamente.
c cozinha e à garagem, respectivamente.
d cozinha
e à bicicleta, respectivamente.
17. Questão
Observe com atenção.
Fonte: Imagem disponível em: < https://cargocollective.com/humbertofernandez/selections/from
>. Acesso em: 18 jun. 2022.
O cartaz acima, veiculado em uma campanha
publicitária da marca Mitsubishi, tem a intenção de
a apresentar a função que o carro tem de se
transformar em rinoceronte.
b demonstrar que se trata de um carro estável e
confiável.
c demonstrar
que o carro é tão resistente quanto um rinoceronte.
d mostrar que o motorista é forte como um
rinoceronte.
18. Questão
Leia o texto e responda à questão.
5 coisas que não fazem sentido em ‘Toy Story’
‘Toy Story’ chegou aos cinemas em 1995 sob os
comandos do cineasta John Lasseter para apresentar a história de Woody,
Buzz, Betty, Rex, Senhor Cabeça de Batata e muitos outros brinquedos que
ganham vida quando os humanos não estão por perto, mostrando que há muito
o que explorar além da diversão com as crianças. A franquia se tornou um
grande sucesso, possuindo três sequências lançadas 1999, 2010 e 2019, e
com uma quarta a caminho, visto que no início de fevereiro deste ano, a Disney
confirmou a produção de “Toy Story 5”. Por isso, antes do lançamento da
nova animação, reunimos abaixo 5 coisas que não fazem sentido nos filmes
da franquia ‘Toy Story’. Confira!
RECREIO. 5 coisas que não fazem sentido em Toy
Sotry. Recreio, Entretenimento. Disponível em
https://recreio.uol.com.br/noticias/entretenimento/5-coisas-que-nao-fazem-sentido-em-toy-story.phtml.
Acesso em 23 jan. 2023. Adaptado.
Em qual trecho há uma opinião?
a “‘Toy Story’ chegou aos cinemas em 1995 […]”.
b “[…] apresentar a história de Woody, Buzz, Betty,
Rex, Senhor Cabeça de Batata […]”.
c “[…] outros brinquedos que ganham vida quando os
humanos não estão por perto […]”.
d “[…]
há muito o que explorar além da diversão com as crianças”.
19. Questão
Leia o trecho do conto "Felicidade
Clandestina" de Clarice Lispector.
No dia seguinte fui à casa da filha do dono da
livraria [...]. Não me mandou entrar. Olhando bem para meus olhos,
disse-me que havia emprestado o livro a outra menina, e que eu voltasse no dia
seguinte para buscá-lo. [...] Dessa vez nem caí; guiava-me a
promessa do livro, o dia seguinte viria, os dias seguintes seriam mais tarde a
minha vida inteira, o amor pelo mundo me esperava, andei pulando pelas ruas
como sempre e não caí nenhuma vez.
Fonte: LISPECTOR, Clarice. Felicidade
Clandestina. Disponível em:
https://contobrasileiro.com.br/felicidadeclandestina-conto-de-clarice-lispector/.
Acesso em: 7 jul. 2022.
Considerando o trecho "Olhando bem para meus
olhos, disse-me que havia emprestado o livro a outra menina, e que eu
voltasse no dia seguinte para buscá-lo", o pronome pessoal “lo”
retoma
a o dia seguinte.
b o dono da livraria.
c o
livro.
d o narrador.
20. Questão
Colheita do algodão começa em MT com área de plantio
maior nesta safra
Nesta safra, as chuvas foram menores, o que
dificultou a produtividade.
Em Mato Grosso, a colheita do algodão já começou.
Dados apontam que mais de 5% da área semeada já foi colhida. Nesta safra a
área de plantio está maior, no entanto, a estiagem atrapalhou o
desenvolvimento das lavouras e a produtividade deve ser quase a mesma da
última safra.
O produtor Jackson Gomes acompanha de perto a
colheita do algodão em uma propriedade, em Novo São Joaquim, a 493 km de
Cuiabá. Ele semeou a lavoura dentro do período ideal, que é em janeiro,
e aproveitou os bons preços da pluma para aumentar a área de plantio em
15%.
Fonte: G1. Colheita do algodão começa em MT
com área de plantio maior nesta safra. Disponível em: https://g1.globo.com/mt/matogrosso/noticia/2022/07/08/colheita-do-algodao-comeca-em-mt-com-area-de-plantio-maior-nesta-safra.ghtml.
Acesso em: 9 jul. 2022.
A notícia apresentada tem como foco principal
abordar
a a
colheita do algodão que começa a ser feita no estado do Mato Grosso.
b a área de plantio na safra de 2022 que é maior que
nos anos anteriores.
c a quantidade de chuvas que atrapalha a colheita de
algodão em Mato Grosso.
d o período ideal para semear as lavouras de algodão
que é no mês de janeiro.