sábado, 7 de outubro de 2023

ATIVIDADES DA MÚSICA: RENATA - LATINO - COM GABARITO

 Música(Atividades): Renata

             Latino

Num golpe de olhar
Ganhou meu coração
Mas eu não imaginava a decepção ...
Por ela fui fiel
Tão cego eu fiquei
Que no "night" e futebol
Amigos eu deixei...

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEivRDzoCB9YdULCjkKOIAB-cS3Y24nHR968oKAAsTvYOlEFxuPraTzLefCWXkU55Fmb1YjZHmGctNvQ47ZrNhrJ4PSp0kN6pdwiMpL2NbmnIdOCLLknOOIQ-KLqGQ-Rpu4KoL9sQLpOW__iX0sIxUSU8TGSIX0Bap1Vj5yHvthKcelcVJQkHVdrfedpNWk/s320/LATINO.jpg



Foi irracional o que ela fez
Mas vou deletar
Sua insensatez...

Renata, ingrata.
Trocou meu amor por uma ilusão.
Renata, ingrata.
Quem planta sacanagem, colhe solidão...

Até pra namorar a bela foi atriz
Fingindo que eu era o que ela sempre quis...
A lua entristeceu, o céu mudou de cor
Renata foi embora e a "deprê" ficou...

Foi irracional o que ela fez
Mas vou deletar
Sua insensatez...

Renata, ingrata
Trocou meu amor por uma ilusão
Renata, ingrata
Quem planta sacanagem colhe solidão...
Renata, ingrata
Trocou meu amor por uma ilusão
Renata, ingrata
Quem planta sacanagem colhe solidão...(2x)

Foi irracional o que ela fez
Mas vou deletar
Sua insensatez...

Renata, ingrata
Trocou meu amor por uma ilusão
Renata, ingrata
Quem planta sacanagem colhe solidão...
Renata, ingrata
Trocou meu amor por uma ilusão
Renata, ingrata
Quem planta sacanagem colhe solidão...(2x)

Renata! ... Renata! ...

Composição: Latino

Entendendo a canção:

01 – Quem é o artista que canta a música "Renata"?

      O artista que canta a música "Renata" é latino.

02 – Qual é o sentimento do narrador em relação a Renata no início da música?

      No início da música, o narrador expressa admiração e amor por Renata, descrevendo como ela conquistou seu coração com um simples olhar.

03 – Por que o narrador se sente decepcionado com Renata?

      O narrador se sente decepcionado com Renata porque ela traiu seu amor e o trocou por uma ilusão, ágil de maneira insensata e causando-lhe dor.

04 – O que Renata fez que o narrador considerasse “irracional”?

      Renata agiu de maneira irracional ao trocar o amor do narrador por uma ilusão e ao fingir ser algo que ela não era, enganando-o.

05 – Qual é a mensagem central da música "Renata" de Latino?

      A mensagem central da música é sobre a decepção e a solidão que o narrador sente após ser traído por Renata, que agiu de maneira insensata e plantou "sacanagem" em seu relacionamento, resultando em um rompimento doloroso.

06 – O que o narrador menciona que fez por Renata na música?

      O narrador foi fiel e deixou amigos e suas atividades de lazer, como sair à noite e jogar futebol, por Renata.

07 – Como o narrador descreveu sua própria atitude após a decepção com Renata na música?

      O narrador descreveu sua atitude como "vou deletar sua insensatez", indicando uma vontade de superar a situação e seguir em frente.

08 – O que o narrador afirma que aconteceu com a lua e o céu após a partida de Renata na música?

      O narrador menciona que a lua entristeceu e o céu mudou de cor após a partida de Renata, simbolizando a tristeza e a mudança de seu mundo emocional.

 

 

 

ATIVIDADES DA MÚSICA: FOFOCA - ALEXANDRE PIRES - COM GABARITO

Música(Atividades): Fofoca

            Alexandre Pires

A nova paixão nacional
Não é mais a cerveja
Muito menos futebol
Se você quer fazer parte
Do esporte mais popular
E só fofocar!

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh9teBkv2yxpwQdOeXuJD921JFL-UdsC40w5X64qFH05g77nZoWe9wM8b4p38QM8LsBNA4JCPKoKpXHuNZeZWndF8Ml8LahgxM9Sd8O_WzNToPWqLVp5Ud4mMxYm0Ora3kVvsIyogEgaNJlls8LFD3PrK5LOrS8IPU7A7KIhyRXED4V5ycIaCNLGrx9giw/s320/FOFOCA.jpg


Refrão:
Fofocar!
Eu tenho uma quentinha
Uma bomba pra conta
Fofocar!
Libera um trocado
Se não, não vou falar...
Fofocar!
Atenção colunistas,
Atenção jornalistas,
Temos material pra esgotar as revistas

O final de semana rendeu
Vocês não vão acreditar
Eu vi a Luana Piovanni beijando um cara no bar
A linda Luma de Oliveira é fogo de não se apagar
A Débora Secco não anda perdendo o show do Rappa
Ouvi um boato que a Sandy e o Junior vão se separar
A Xuxa levando a Sasha na escola para estudar
O Zezé Di Camargo mandou um ator praquele lugar

Ok! Ok!

Atenção apresentadores
Olho na concorrência
Temos material para dar audiência
Quer saber um pouco da novela
E tudo que vai acontecer
E só ligar a televisão à tarde
Que você vai saber
No programa de hoje nos vamos dizer quem matou o Lineu
Coitadinha da Maria Clara, a linda já disse... não fui eu
E não saia daí
E não mude o canal
Eu tenho que vender
Daqui a pouco voltamos
Com mais notícias da novela pra você

Ok! OK!

Acredite se quiser, tá sentado não levanta
Um famoso pagodeiro vai tocar na Casa Branca
Ronaldinho pegou Cicarelli, o cara parece que tem mel
A Hebe Camargo beijou a boca do cantor Daniel
Luciana Gimenez adora o rock do bocão
Adriane Galisteu é capa da próxima edição
O ministro ganhou um presente da filha e quando abriu
Quem é essa mulher pelada na capa do disco?
Sua filha ministro... Preta Gil!

Refrão:
Fofocar!
Eu tenho uma quentinha
Uma bomba pra conta
Fofocar! Fofocar!
Libera um trocado
Se não, não vou falar...
Fofocar! Fofocar!
Fofoqueira, fofoqueiro
Essa vai para todos os fofoqueiros do Brasil!!!

Composição: Alexandre Pires.

Entendendo a canção:

01 – Qual é o tema principal da música "Fofoca" de Alexandre Pires?

      O tema principal da música "Fofoca" é a cultura da fofoca e o interesse público nas vidas das celebridades, abordando a maneira como a fofoca se tornou uma paixão nacional.

02 – Quem são algumas das personalidades mencionadas na música "Fofoca"?

      Alguns dos famosos mencionados na música são Luana Piovanni, Luma de Oliveira, Débora Secco, Sandy, Junior, Xuxa, Zezé Di Camargo, Lineu (possível personagem de novela), Maria Clara (possível personagem de novela), Ronaldinho, Cicarelli, Hebe Camargo, Daniel, Luciana Gimenez, Adriane Galisteu, ministro não especificado e Preta Gil.

03 – Quais são algumas das fofocas mencionadas na música sobre os famosos?

      Alguns exemplos de fofocas mencionadas na música incluem Luana Piovanni beijando um cara no bar, Luma de Oliveira sendo uma chama que não se apaga, Débora Secco não perdendo o show do Rappa, as separações de Sandy e Junior, Xuxa levando Sasha para a escola, e o ministro recebeu um disco com uma capa surpreendente de sua filha Preta Gil.

04 – Como o eu lírico se posiciona em relação à fofoca?

      O eu lírico parece encorajador e se divertir com a prática da fofoca, indicando que é uma paixão nacional e um esporte popular. O eu lírico também se destaca pela competitividade entre colunistas e jornalistas para obter notícias de fofoca.

05 – Quais são os recursos usados ​​na música para transmitir a mensagem sobre a fofoca?

      A música utiliza recursos como humor, ironia e exagero para transmitir sua mensagem sobre a cultura da fofoca. Também empregou repetição, ritmo e refrões pegajosos para fomentar a ideia de que a fofoca é uma forma de entretenimento popular.

06 – De acordo com a canção, qual é a nova paixão nacional? E quem são os maiores interessados nesse assunto e por quê? explique.

      A nova paixão nacional é a fofoca que se tornou o esporte mais popular. Os maiores interessados em fofoca são os jornalistas e colunistas, porque esse tema faz gerar muito dinheiro para empresários do ramo.

07 – Pesquise a letra da canção na íntegra e responda se as fofocas mencionadas são verdadeiras? Cite apenas uma que ocorreu de fato que foi que foi comprovado pela mídia.

      Supostamente são fofocas verdadeiras, salvo algumas de cunho pessoal observadas pelo compositor. A Sandy desfez a dupla com o irmão Junior.

  

ATIVIDADES DA MÚSICA: NUVEM PASSAGEIRA - HERMES DE AQUINO - COM GABARITO

 Música(Atividades): Nuvem Passageira

            Hermes de Aquino

Eu sou nuvem passageira
Que com o vento se vai
Eu sou como um cristal bonito
Que se quebra quando cai

 Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhA-qtuizRiMJx2QUuVhCLRbPKPDE36W1OqlLF750j2UIsFb_vN3Zj9NHi4LjaNw8c_t61DA8ab0s_hgROPqFrqUcdGalpaYSQJLp7qCfURzKtrTJt1GESPbSzWA7nOyQAzBNMAo5JyHJQX3u0wLDLS-ex22FQS4vgph1SuSEdH4sk9GQtS8TCP8s-qM7E/s320/NUVEM.jpg


Não adianta escrever meu nome numa pedra
Pois esta pedra em pó vai se transformar
Você não vê que a vida corre contra o tempo?
Sou um castelo de areia na beira do mar

Eu sou nuvem passageira
Que com o vento se vai
Eu sou como um cristal bonito
Que se quebra quando cai

A Lua cheia convida para um longo beijo
Mas o relógio te cobra o dia de amanhã
Estou sozinho, perdido e louco no meu leito
E a namorada analisada por sobre o divã

Eu sou nuvem passageira
Que com o vento se vai
Eu sou como um cristal bonito
Que se quebra quando cai

Por isso agora o que eu quero é dançar na chuva
Não quero nem saber de me fazer ou me matar
Eu vou deixar em dia a vida e a minha energia
Sou um castelo de areia na beira do mar

Eu sou nuvem passageira
Que com o vento se vai
Eu sou como um cristal bonito
Que se quebra quando cai

Eu sou nuvem passageira
Que com o vento se vai
Eu sou como um cristal bonito
Que se quebra quando cai

Eu sou nuvem passageira
Que com o vento se vai
Eu sou como um cristal bonito
Que se quebra quando cai

Eu sou nuvem passageira
Que com o vento se vai
Eu sou como um cristal bonito

Composição: Hermes Aquino.

Entendendo a canção:

01 – Qual é a metodologia utilizada pelo eu lírico para descrever sua própria existência e sua visão da vida?

      O eu lírico utiliza a metáfora de "nuvem passageira" e "cristal que se quebra quando cai" para descrever sua efemeridade e fragilidade diante das situações da vida, expressando sua percepção de que a vida é transitória e frágil, assim como uma nuvem levada pelo vento ou um cristal que se parte ao cair.

02 – Como o eu lírico aborda a passagem do tempo e a efemeridade da vida em sua poesia?

      O eu lírico aborda a passagem do tempo e a efemeridade da vida através da analogia do "castelo de areia na beira do mar". Ele ressalta que, assim como um castelo de areia é temporário e sujeito à erosão pelas ondas do mar, nossa existência também é transitória e está sujeita à passagem implacável do tempo, simbolizada pelo vento e pela transformação da pedra em pó. A Lua e o futuro também são mencionados para ilustrar a luta constante entre viver o momento presente e as preocupações com o amanhã.

03 – Qual é a principal metodologia utilizada na canção "Nuvem Passageira" de Hermes de Aquino e o que ela representa?

      A metáfora principal é a "nuvem passageira", que representa a efemeridade e a transitoriedade da vida humana, assim como a natureza fugaz e temporária de uma nuvem que é levada pelo vento.

04 – Como o eu lírico expressa sua atitude em relação à inevitabilidade da impermanência na canção "Nuvem Passageira"?

      O eu lírico aceita a inevitabilidade da impermanência ao adotar uma postura de viver o presente e aproveitar a vida, simbolizada pela vontade de dançar na chuva, deixando de lado preocupações com o futuro e aceitando sua natureza efêmera.

05 – Quais elementos da natureza são mencionados na canção "Nuvem Passageira" e como estão relacionados ao tema central da música?

      Na música, são considerados elementos como o vento, a chuva, o mar e a lua cheia. Eles estão relacionados ao tema central da efemeridade e da transitoriedade, pois simbolizam uma mudança constante e a passagem da existência humana.

06 – Como a análise da vida e das relações pessoais é abordada na canção "Nuvem Passageira"?

      O eu lírico reflete sobre a brevidade da vida e as complexidades das relações interpessoais, ilustrando como as experiências e interações são temporárias, semelhantes a um "cristal bonito que se quebra quando cai".

07 – De que forma o eu lírico retrata suas emoções e sentimentos em relação à sua própria existência na canção "Nuvem Passageira"?

      O eu lírico expressa sentimentos de resignação, acessíveis e desejo de viver o momento presente, apesar da consciência da fugacidade da vida. Ele manifesta uma atitude de aproveitar cada momento, dançando na chuva e deixando as preocupações de lado.

 

ATIVIDADES DA MÚSICA: SIGNO DE AR - JORGE VERCÍLIO - COM GABARITO

 Música(Atividades): Signo de Ar

             Jorge Vercillo

Anda,
Manda e desmanda num beijo
Por onde passa, encanta
O seu sobrenome é desejo
Por você o sol se levanta
Me tira do sono e do sério
Sopra no ouvido esse mantra
Seu andar me deixa aéreo
Seu sorriso faz verão

 Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgeh-fz9EefBlCZo3x8QEZu155pKTwTJa1yFzbuTdhKWpC6rTZcVMBYZmWOEGf522RPz3Zloot3fzEJmeZhMCYQePR8Py0BBVYYqZBZlnXhkWyme2X38pKKVQg8u94bfCWKgIWL6z5QeW7bUmoxIyQrpFajfuqpA8mXc59voee2PaIzhJFlAas3OrKK1Tw/s320/JORGE.jpg


Signo de ar
Que mistério envolve
O seu caminhar?
Abre as varandas
Do meu coração
Que visão!
Você e o mar...
Signo de ar
Faz o paraíso nos visitar
Com seu sorriso
De constelação
No varal do verão

Seu sorriso faz verão...

Composição: Jorge Vercilo / Nico Resende.

Entendendo a canção:

01 – Como o narrador descreve a influência da pessoa amada em sua vida?

      O narrador descreve a influência da pessoa amada como encantadora, capaz de iluminar seu mundo e transformar sua perspectiva, trazendo alegria e vitalidade.

02 – Qual é o elemento da natureza que é frequentemente associado à pessoa amada na música?

      A pessoa amada é associada ao elemento do ar, simbolizando mistério, leveza e encanto, conforme referência no refrão da música.

03 – O que o narrador sente em relação ao sorriso da pessoa amada?

      O sorriso da pessoa amada é descrito como algo que traz a sensação de verão, um sentimento de felicidade e calor que ilumina a vida do narrador.

04 – Como uma pessoa amada é retratada em relação ao sol e ao mar na música?

      Uma pessoa amada é retratada como alguém que tem o poder de trazer luz e calor, assim como o sol, e trazer uma sensação de paz e beleza, assim como o mar.

05 – O que uma pessoa amada faz quando passa pelo narrador?

      Uma pessoa amada encanta e deixa uma marca profunda no narrador onde quer que passe, transmitindo um sentimento de desejo e paixão, como mencionado na música.

 

ATIVIDADES DA MÚSICA: SOLITUDE - DJAVAN - COM GABARITO

 Música(Atividades): Solitude

             Djavan

Amor em queda
Mesmo tal moeda
Perde cotação
Um mundo louco
Evolui aos poucos
Pela contramão
O erro invade
Tudo o que é cidade
Cai na imensidão

 Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgRhyyw_Y8LY64UsWewF-egKhO1QKXgFSw9Bkdz8sajaa4veZCsTt0FvR-2XscwCYyx5kkKHKUMMxLPRk73AC1Lf_HB2GfV71IOelYaZCvdJTlLJjAaCdZWNwX_M7UXfZdIsKdbqi0mZEDb9oKzLWDHT1J49ryOuL2LwcJv6PFSiL79Vo0X_JiytvvUrAI/s320/DJAVAN.jpg


Guerra vende armas, mantém cargos
Destrói sonhos, tudo de uma vez
Sensatez
Não tem vez

Vidas fardos, meros dados
Incontáveis casos de desamor
Quanta dor
Muita dor

Parece tarde
Falar de amizade
Ver com o coração
E desse jeito
Reparar defeito
Estendendo a mão

Guerra vende armas, mantém cargos
Destrói sonhos, tudo de uma vez
Sensatez
Não tem vez

Vidas fardos, meros dados
Incontáveis casos de desamor
Quanta dor
Muita dor

Quem é que sabe
O quanto lhe cabe
Dessa solitude?
Por isso a hora
De fazer é agora
Tome uma atitude.

Composição: Djavan.

Entendendo a canção:

01 – Qual é o tema principal abordado na música "Solitude" de Djavan?

      O tema principal abordado na música "Solitude" é a solidão e a reflexão.

02 – Quais são os aspectos negativos da sociedade moderna referenciados na letra da música?

      A letra menciona aspectos negativos como a queda do amor, a desvalorização das relações, a loucura do mundo, a guerra e o desamor que permeiam a sociedade.

03 – O que a música expressa sobre a sensação na sociedade atual?

      A música expressa que a sensação não tem espaço na sociedade contemporânea, destacando a falta de sabedoria e discernimento diante das situações e problemas enfrentados.

04 – Como a música aborda a ideia de tomar uma atitude diante da situação apresentada?

      A música enfatiza a importância de tomar uma atitude diante da solidão e dos problemas sociais, encorajando a agir e estender a mão para fazer a diferença.

05 – Qual é a mensagem final que a música transmite aos ouvintes?

      A música sugere que é necessário agir agora, tomar iniciativas e adotar uma postura de compreensão e ajuda mútua para lidar com a solidão e os desafios da vida. Uma mensagem é de esperança e incentivo à mudança.

sexta-feira, 22 de setembro de 2023

FILME(ATIVIDADES): 1492 - A CONQUISTA DO PARAÍSO - DIREÇÃO: RIDLE SCOTT - COM GABARITO

 Filme(ATIVIDADES): 1492 – A CONQUISTA DO PARAÍSO

FICHA TÉCNICA

Data de lançamento desconhecida (2h 34min).

Gênero: Aventura, Biografia, Drama.

Direção: Ridley Scott.

Roteiro: Rose Bosch.

Elenco: Gérard Depardieu, Sigourney Weaver, Armand Assante.

Título original: 1492 – Conquest of Paradise

 

 Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhGEg7Tvj_KjhVu0LgKcPNxekqkBBWVK5ir1a65OVekNlzhun01sVtBbNX4uyoaZ1wGO7cpNT3elVAty5I7SHM9I2m_qeVDdf-jCaHkXk2emrRCS3ci5sXHIDmwglT8WHwDGxWwmS7Ohh83aRJqQkqfN3mJzCCQ26oKKFT5BSJXi1-vJ-bO5BW5uxVHdcQ/s320/1492.jpg

SINOPSE

        Vinte anos da vida de Colombo, desde quando se convenceu de que o mundo era redondo, passando pelo empenho em conseguir apoio financeiro da Coroa Espanhola para sua expedição, o descobrimento em si da América, o desastroso comportamento que os europeus tiveram com os habitantes do Novo Mundo e a luta de Colombo para colonizar um continente que ele descobriu por acaso, além de sua decadência na velhice.

Entendendo o filme:

01 – De que se trata o filme?

      Ele retrata a jornada de Cristovão Colombo em busca de uma rota marítima para as Índias, ele decide fazer uma rota diferente para alcançar as terras orientais do continente Asiático.

02 – Por que Colombo resolveu fazer uma rota marítima diferente?

      Pelos seguintes motivos: buscar uma rota mais curta; motivação econômica; financiamento da Coroa Espanhola; navegações portuguesas e Crença na esfericidade da Terra.

03 – Quem Colombo teve de enfrentar para poder navegar?

      Enfrentou a resistência dos navegadores portugueses; a falta de financiamento; a oposição da nobreza espanhola e as dificuldades logísticas.

04 – Apesar dos obstáculos, Colombo perseverou e, em 3 de agosto de 1492, partiu de Palos de La Frontera com quais caravelas?

      Com suas três caravelas – a Santa Maria, a Pinta e a Nina.

05 – O que acontecia com as pessoas que questionavam o clero?

      Há cenas no filme que retratam a repressão e punição daqueles que questionavam ou desafiavam o clero da Igreja Católica, especialmente durante uma época em que a Inquisição estava em vigor.

06 – De que países asiáticos saiam as mercadorias compradas pelos europeus?

      No filme não é especificamente retratado de quais países asiáticos as mercadorias saíam. As mercadorias mais procuradas eram especiarias (como pimenta, cravo e canela), seda, porcelana, joias preciosas, tecidos finos e outros produtos de luxo altamente valorizados na Europa.

07 – O que realmente interessou Colombo e os burgueses europeus na América?

      Eles foram movidos por diversos interesses: comerciais, políticos, religiosos e sociais; como a rota comercial para as Índias; busca por riquezas e lucros; expansão do império e prestígio; conversão religiosa e controlada do estresse; exploração e curiosidade sobre o desconhecido.

08 – Explique o que Colombo e os burgueses europeus queriam fazer na Ásia e também com o ouro e prata dos indígenas americanos?

      Eles desejavam encontrar uma nova rota marítima para as índias, acreditando que essa rota seria mais curta e direta, permitindo-lhes contornar o monopólio comercial Árabe nas especiarias e outras mercadorias valiosas.

      Quanto ao ouro e prata dos indígenas americanos, é relevante após a chegada de Colombo ao Novo Mundo. Na narrativa do filme, os europeus encontram riquezas em terras recém-descobertas e, como resultado, começam a explorar os recursos dos indígenas locais. 

FILME(ATIVIDADES): AS AVENTURAS DE AZUR E ASMAR - DIREÇÃO: MICHEL OCELOT - COM GABARITO

 Filme(ATIVIDADES): AS AVENTURAS DE AZUR E ASMAR

 Ficha Técnica

Data de lançamento: desconhecida (1h 39min)

Gênero: Animação, família.

Direção: Michel Ocelot.

Roteiro: Michel Ocelot.

Elenco: Hiam Abbass, Patrick Timsit, Sofia Boutella.

Título original: Azur et Asmar

 

 Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhc2sFSt5oalKNLVl2evVAq2guTR95XB96dDaxQTOkLqN97B6BGk2qDNAw0wD8-Hc3F9FBpqggCvyviQ0SPw0X5jiyhMetFGVkfk_yTLUf2jm134BD2q6-DxmD93Nokowrd9K9y_h_ezcny_PwSoPn7l4wAsAB2HFq--NwPawO5O04EY9bebrwaUk5KDsw/s320/AZUR.jpg

SINOPSE

        Os meninos Azur e Asmar foram criados juntos pela mesma mulher, Jenane. Azur é loiro e tem olhos azuis, além de ser filho de um nobre. Já Asmar tem olhos e cabelos pretos, sendo filho de Jenane, ama-de-leite que cuida de Azur. Eles cresceram como se fossem irmãos, até serem separados quando Jenane parte com o filho. Asmar cresce ouvindo as histórias da mãe sobre a lendária Fada dos Djins e, quando se torna adulto, decide partir à sua procura, contando com a ajuda do andarilho Crapoux. É quando Azur e Asmar se reencontram, agora não mais como irmãos mas como rivais na busca da Fada.

Entendendo o filme:

01 – Onde se passa o filme no começo? Como era lá?

      O começo da história se passa na Europa medieval, provavelmente na região da Península Ibérica, que inclui Espanha e Portugal. O ambiente é uma pequena vila, e a narrativa mostra a infância de Azur e Asmar, os dois meninos vivem como irmãos sob os cuidados da mesma mulher, uma ama de leite que os cria com amor e dedicação.

02 – Que temáticas são abordadas no filme?

      A amizade, tolerância, respeito às diferenças culturais e a beleza d diversidade.

      Ele também destaca a importância de contar histórias e com elas podem moldar o mundo imaginário e real das crianças.

03 – Como Azur e Asmar viviam na casa do pai de Azur?

      Viviam de forma distinta e com diferentes posições sociais. No início do filme, eles são criados juntos como irmãos sob os cuidados da mesma ama de leite, que é uma mulher Árabe. Quando ela morre, os dois meninos são separados e vivem caminhos distintos.

04 – Como Azur é criado?

      Azur é filho da nobreza europeia, é levado para a casa de seu pai, que é um nobre cavalheiro. Lá ele cresce como um príncipe, cercado por luxo e riquezas. Ele é educado para seguir os padrões da nobreza e recebe todos os privilégios que a sua posição social oferece.

05 – Por que Asmar e sua mãe foram expulsos da casa do pai de Azur?

      Devido a um incidente que gerou conflitos e estresse entre as duas famílias.

06 – Como Azur chegará na terra de Asmar? Onde era lá?

      Por meio de uma jornada de exploração e aventura, enfrentando perigos, passando por terras desconhecidas, florestas encantadas e enfrentando criaturas fantásticas. Eles se reencontram movidos pela busca do Reino de Ochao e da Fada dos Djins, cujas histórias e lendas eram contadas pela ama de leite de ambos.

      Lá era um lugar mágico e encantador, com paisagens exóticas e deslumbrantes. É um mundo de fantasia, onde a magi e os mistérios abundam.

07 – O que Azur fará para não sofrer preconceito?

      Ele adota uma estratégia para se adaptar e ser aceito pela nova comunidade.

·        Adota uma nova identidade ao se disfarçar e se apresentar como um viajante de um lugar distante.

·        Se esforça para aprender a língua local e os trajes da terra de Asmar.

·        Procura fazer amigos e estabelecer conexões com os habitantes locais.

08 – O que Azur e Asmar estava fazendo? Qual era a missão deles?

      Ambos seguem a mesma busca, eles adotaram um objetivo comum de encontrar a Fada dos Djins e buscar o Reino de Ochao juntos.

      É uma jornada de autoconhecimento e aprendizado para os personagens.

09 – Como as pessoas viviam na terra de Asmar?

      A terra de Asmar é habitada por pessoas com uma cultura e tradições árabes, com influências do Norte da África.

 

 

FILME(ATIVIDADES): O ESCAFANDRO E A BORBOLETA - DIREÇÃO: JULIAN SCHNABEL - COM GABARITO

 Filme(ATIVIDADES): O ESCAFANDRO E A BORBOLETA

Data de lançamento: 4 de julho de 2008 (1h 52min)

Gênero: Drama, Biografia.

Direção: Julian Schnabel.

Roteiro: Ronald Harwood.

Elenco: Mathieu Amalric, Emmanuelle Seigner, Marie José e Croze.

Título original: Le scaphandre et le papillon.

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgei_0QE6sS_4G9-pCD5AlAlaG7hKhtadKvuh9ZcrwggnlZiELEhRRC_tYzF4HGb2BU7xQ5axNV15_uMwmT4dUZ9Xq2DxnoTyqPiDimI9w0fSl87z8QkDpq461eAuupZgd4CDnKUXgZdOuidzRs-kFuXHHct0lUkPdBserep6kLnB3oAfAvLv1_MyCu-tQ/s320/BORBOLETA.jpg


SINOPSE

        Não recomendado para menores de 10 anos

        Jean-Dominique Bauby (Mathieu Amalric) tem 43 anos, é editor da revista Elle e um apaixonado pela vida. Mas, subitamente, tem um derrame cerebral. Vinte dias depois, ele acorda. Ainda está lúcido, mas sofre de uma rara paralisia: o único movimento que lhe resta no corpo é o do olho esquerdo. Bauby se recusa a aceitar seu destino. Aprende a se comunicar piscando letras do alfabeto, e forma palavras, frases e até parágrafos. Cria um mundo próprio, contando com aquilo que não se paralisou: sua imaginação e sua memória.

Entendendo o filme:

01 – Qual é o gênero do filme?

      É um drama biográfico.

02 – O filme é baseado em uma história real? Se sim, em qual história é inspirada?

      Sim, o filme é baseado na história real de Jean-Dominique Bauby, ex - editor da revista francesa Elle, que ficou tetraplégico após um derrame e passou a se comunicar por meio do piscar de um olho.

03 – Qual é o conceito central do filme?

      O filme explora a experiência e a luta de Jean-Dominique Bauby para se adaptar à sua nova condição de tetraplégico, além de sua mecânica em se comunicar e expressar seus pensamentos e memórias através do único movimento possível, o piscar de seu olho esquerdo.

04 – Como o título “O Escafandro e a Borboleta” se relaciona com a história do filme?

      O título faz referência à condição de Jean-Dominique Bauby após o derrame, onde ele se sente como se estivesse preso dentro de um escafandro (um trajeto de mergulho) e sua mente se movimentasse livremente como uma borboleta.

05 – Como o filme retrata a importância da comunicação e expressão mesmo diante de grandes desafios?

      O filme mostra a resiliência de Jean-Dominique Bauby ao encontrar maneiras criativas e expressões de se comunicar, apesar das limitações físicas, destacando a importância da expressão pessoal e da conexão com os outros.

 

FILME(ATIVIDADES): TODO MUNDO EM PÂNICO - DIREÇÃO: KEENEN IVOR WAYANS - COM GABARITO

 Filme(ATIVIDADES): TODO MUNDO EM PÂNICO

Data de lançamento: 6 de outubro de 2000 (1h 24min)

Gênero: Comédia.

Direção: Keenen Ivory Wayans  

Roteiro: Shawn Wayans, Marlon Wayans.

Elenco: Anna Faris, Shawn Wayans, Marlon Wayans.

Título original: Scary Movie

 Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiM7MUAYvR7UXyQxnpntqi0dTYu0fO9-ehD_nCScyCMEbPFctuQv0RQwx7qktEJUAsy6dGTMdz-uXHLKcZp4uuj-6nZ_7Y0SC9UFbFp0g-qsQFXGtoN9xyQifNwNnRSbBEcvVRKmgdHcuidgDngjj5stDM9-My-ErVbiRO36BRAnCR7Ljt4_-33PaMXwYo/s320/PANICO.jpg


SINOPSE

        Das mentes dos criadores do seriado da TV americana "In living color" surge o primeiro thriller-comédia, em que adolescentes apavorados fugindo de maníacos assassinos são o pretexto para uma série de piadas envolvendo todos os recentes filmes de terror, da série "Pânico" até "O sexto sentido", passando ainda por outros grandes sucessos do cinema, como "Matrix" e "Os suspeitos".

Entendendo o filme:

01 – Qual é o gênero do filme?

      É uma comédia de paródia (sátira) que faz piadas e referências a diversos filmes de terror e suspense.

02 – Quais são os filmes de terror e suspense mais parodiados em “Todo mundo em pânico”?

      Faz paródias de filmes como “Pânico” (Scream), “O sexto sentido” (The Sixth Sense), “A bruxa de Blair”, entre outros.

03 – Quem são os protagonistas do filme?

      São os atores Anna Faris e Shawn Wayans, que interpretam Cindy Campbell e Ray Wilkins, respectivamente.

04 – Qual o enredo principal do filme?

      O filme conta a história de um grupo de jovens que está sendo perseguido por um assassino mascarado e, ao mesmo tempo, faz paródias e brincadeiras com outros filmes de terror.

05 – Quais são os elementos humorísticos mais recorrentes no filme?

      O filme utiliza o humor ridicularizado, piadas de duplo sentido, paródias de cenas famosas e situações exageradas para provocar o riso no público.

 

FILME(ATIVIDADES): SONHOS - AKIRA KUROSAWA - COM GABARITO

 Filme(ATIVIDADES): SONHOS

Data de lançamento: 1990 (1h 59min)

Gênero: Fantasia, Drama.

Direção: Akira Kurosawa, Ishirô Honda.

Roteiro: Akira Kurosawa.

Elenco: Akira Terao, Toshie Negishi, Mitsunori Isaki.

Título original: Yume

Fonte:  https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjcAhoqkMl0M5t_JmRa7tM7K9pUlJK5XkRFwZ6UHh_Zh0u6zg8bEGmUVvE6rf-fpbHS3nXVkyjJqcPsXaBdGNhLZOdQrzBbCN0R4-Uiwz9c-tA87z6r8H9Hm6d1HRvIY6jAxQxSRx8tuumxlF4ggNsb_SSINUQLMSlHRbFTIr4AwU_AM902-HkV4oH7Yuw/s320/SONHOS.jpg
 

SINOPSE

        São oito segmentos. No primeiro, "A Raposa", uma criança é avisada pela mãe que não deveria ir à floresta quando há chuva e sol, pois é a época do acasalamento das raposas, que gostam de serem observadas. Mas ele desobedece os conselhos e observa as raposas, atrás de uma árvore. Ao retornar para casa sua mãe não o deixa entrar e lhe entrega um punhal, dizendo que como ele havia contrariado a raposa ele deveria se matar, mas ela sugere algo que pode remediar a situação. Na segunda, "O Jardim dos Pessegueiros", o irmão mais novo de uma família, ao servir chá para as irmãs, depara com uma moça que foge. Indo ao seu encalço, nota que ela é uma boneca e depara com os pessegueiros da sua casa totalmente cortados, restando só tocos. Os espíritos dos pessegueiros surgem para ele e, em uma dança melancólica, dizem que as bonecas são colocadas para enfeitar e festejar a florada dos pessegueiros, mas como eles não mais existem naquela casa não fazia sentido a presença das bonecas. Na terceira, "A Nevasca", o líder de uma expedição, junto com seu grupo, se vê em meio a uma nevasca. Eles sucumbem a nevasca, mas repentinamente surge uma linda mulher que envolve o líder com uma echarpe prata. Ele percebe que ela é a morte, que se transforma em uma horrenda figura, então ele vê que está próximo do acampamento e tenta acordar os companheiros, mas não consegue. Ouve então uma corneta, indicando que o acampamento está mais próximo do que imagina. No quarto, "O Túnel", ao entrar em um túnel o capitão de um exército é surpreendido por um cão, que ladra para ele. Atravessa então o túnel em curtos passos. Na saída ouve alguém caminhar e depara com um dos seus soldados morto em combate, que pensa não estar morto. No quinto conto, "Corvos", um jovem pintor, ao observar as pinturas de Van Gogh, entra dentro dos quadros e se encontra com o pintor, que indaga por qual razão ele não está pintando se a paisagem é incrível, pois isto o motiva a pintar de forma frenética. No sexto conto, "Monte Fuji em Vermelho", o Fuji entra em erupção ao mesmo tempo ocorre um incêndio em uma usina nuclear, provocado por falha humana. É desprendida no ar uma nuvem de radiação. Um homem relata ser um dos responsáveis pela tragédia e diz preferir a morte rápida de um afogamento à lenta provocada pela radiação. No sétimo, "O Demônio Chorão", ao caminhar um viajante encontra um demônio, que lamenta ter sido um homem ganancioso e, como muitos, transformou a terra em um lastimável depósito de resíduos venenosos. No último, "Povoado dos Moinhos", um viajante chega à um lugarejo conhecido por muitos como Povoado dos Moinhos. Lá não há energia elétrica e tampouco urbanização. Um idoso, ao ser indagado, relata que os inventos tornam as pessoas infelizes e que o importante para se ter uma boa vida é ser puro e ter água limpa.

Entendendo o filme:

01 – Qual é o conceito central do filme?

      Apresenta uma série de oito sonhos, cada um abordando temas humanos profundos, questões ambientais e reflexões sobre a vida e a morte.

02 – Quais são alguns dos temas pensados nos diferentes sonhos do filme?

      Os temas abordados nos sonhos incluem guerra, desastres naturais, a importância da natureza, a busca por significado na vida, a ganância humana, o respeito a vida e a morte.

03 – O filme segue uma narrativa contínua, ou são segmentos independentes?

      O filme é composto por oito segmentos independentes, cada um representando um sonho diferente, sem uma narrativa contínua.

04 – Quais são alguns dos títulos dos segmentos de sonho no filme?

      Alguns dos títulos dos segmentos de sonho são: “Sol poente”; “O pomar dos pêssegos”; “O túnel” e “Crows”.

05 – Em que período histórico o filme se passa?

      O filme não está vinculado a um período histórico específico, mas cada segmento apresenta uma ambientação que varia ao longo do tempo.

06 – Como os sonhos são retratados no filme?

      Os sonhos são retratados de forma poética e surreal, muitas vezes com imagens visualmente impressionantes e simbolismo profundo.

07 – Qual é a língua original do filme?

      “Sonhos” foi filmado em japonês, uma língua nativa de Akira Kurosawa.

 

FILME(ATIVIDADES): TERRA E LIBERDADE - KEN LOACH - COM GABARITO

 Filme(ATIVIDADES): TERRA E LIBERDADE

Data de lançamento: 1995 (1h 49min)

Gênero: Guerra, Drama.

Direção: Ken Loach.

Elenco: Ian Hart, Rosana Pastor, Frédéric Pierrot.

Título original: Land and Freedom

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgKf9Wy_bFbHilUxhSvFNRtowVjakLDP2rWttLmzLqNrN_AYCp9ou8SmKf6ALHse_ImLq8IGQ13Dni-EHKjBtN-s0Nh3P9hLYhG4xirdkDqmCsO9cysyyCI3uokUSC5eapTMbyk1B_dJIwIjxNGXYvyz2TzYLLG2gyBe3p5MaLgqbTI2JuNSn-aQgfxo4k/s320/terra.jpg


SINOPSE

        Após a morte de seu avô, uma adolescente decide vasculhar seus documentos e descobre que ele era um veterano da Guerra Civil Espanhola. Durante sua juventude, David (Ian Hart) se juntou ao Partido Comunista e logo se aliou ao POUM (Partido Obrero de Unificación Marxista). Ele deixou a Inglaterra para lutar contra os fascistas na Espanha em 1936, vendo seus sonhos e ideologias serem postos à prova.

Entendendo o filme:

01 – Qual é o contexto histórico em que o filme se passa?

      O filme se passa durante a Guerra Civil Espanhola, que ocorreu entre 1936 e 1939, quando o governador espanhol lutou contra as forças fascistas lideradas pelo general Francisco Franco.

02 – Qual é o cenário histórico e gráfico em que o filme se passa?

      Se passa durante a Guerra Civil Espanhola e retrata a luta dos espanhóis contra o fascismo de Francisco Franco. A história tem como pano de fundo a região da Catalunha, na Espanha.

03 – Quem é o protagonista do filme e qual é sua motivação para se juntar a guerra?

      O protagonista é David Carr, interpretado por Ian Hart. Ele é um jovem operário inglês que se junta a milícia anarquista POUM para lutar contra o fascismo e apoiar o governo republicano espanhol.

04 – O que representa o título do filme “Terra e Liberdade”?

      Reflete os ideais do movimento anarquista e republicano espanhol, que buscava igualdade social, a abolição da propriedade privada da terra e da liberdade individual.

05 – Quais são as forças internas enfrentadas pelo grupo de milicianos anarquistas?

      O grupo de milicianos anarquistas enfrenta tensões internas relacionadas a questões políticas e ideológicas, a gestão coletiva das terras e as divergências sobre a melhor estratégia para enfrentar o inimigo.

06 – “Terra e Liberdade” é baseado em eventos reais da Guerra Civil Espanhola?

      Embora o filme seja uma obra de ficção, ele é baseado em eventos reais da Guerra Civil Espanhola e foi inspirado na história de um estrangeiro que se une às receptivas republicanas para combater o fascismo e apoiar a causa da liberdade e da justiça social.