sábado, 6 de março de 2021

AUTOBIOGRAFIA - NASCE UMA MENINA - (FRAGMENTO) - LAMB, CHRISTINA YUSAFZAI, MALALA - COM GABARITO

 Autobiografia - Nasce uma menina – (fragmento)


No dia em que nasci, as pessoas da nossa aldeia tiveram pena de minha mãe e ninguém deu os parabéns ao meu pai. Vim ao mundo durante a madrugada, quando a última estrela se apaga. Nós, pachtuns, consideramos esse sinal auspicioso. Meu pai não tinha dinheiro para o hospital ou para uma parteira; então uma vizinha ajudou minha mãe. O primeiro bebê dos meus pais foi natimorto, mas eu vim ao mundo chorando e dando pontapés. Nasci uma menina num lugar onde os rifles são disparados em comemoração a um filho, ao passo que as filhas são escondidas atrás de costinhas, sendo seu papel na vida apenas fazer comida e procriar.

Para a maioria dos pachtuns, o dia em que nasce uma menina é considerado sombrio. O primo de meu pai, Jehan Sher Khan Yousafzai, foi um dos poucos a nos visitar para celebrar meu nascimento e até mesmo nos deu uma boa soma em dinheiro. Levou uma grande árvore genealógica que remontava até meu trisavô e que mostrava apenas as linhas de descendência masculina. Meu pai, Ziauddin, é diferente da maior parte dos homens pachtuns. Pegou a árvore e riscou uma linha a partir de seu nome, no formato de um pirulito. Ao fim da linha escreveu “Malala”. O primo riu, atônito. Meu pai não se importou. Disse que olhou nos meus olhos assim que nasci e se apaixonou. Comentou com as pessoas: “Sei que há algo diferente nessa criança”. Também pediu aos amigos para jogar frutas secas, doces e moedas em meu berço, algo reservado somente aos meninos.

Meu nome foi escolhido em homenagem a Malalai de Maiwand, a maior heroína do Afeganistão. Os pachtuns são um povo orgulhoso, composto de muitas tribos, dividido entre o Paquistão e o Afeganistão. Vivemos como há séculos, seguido um cógido chamado Pachtunwali, que nos obriga a oferecer hospitalidade a todos e segundo o qual o valor mais importante é nang, a honra. A pior coisa que pode acontecer a um pachtum é a desonra. A vergonha é algo terrível para um homem pachtum. Temos um ditador: “Sem honra, o mundo não vale nada.” Lutamos e travamos tantas infindáveis disputas internas que nossa palavra para primo “tarbur” é a mesma que usamos para inimigo. Mas sempre nos unimos contra fortasteiros que tentam conquistar nossas terras. Todas as crianças pachtuns crescem ouvindo a história de como Malalai inspirou o Exército afegão a derrotar o brotânico na Segunda Guerra Anglo- Afegã em 1880.

Malalai era filha de um pastor de Maiwand, pequena cidade de planícies empoeiradas a oeste de Kandahar. Quando tinha dezessete anos, seu pai e seu noivo se juntaram às forças que lutavam para pôr fim à ocupação britânica. Malalai foi para o campo de batalha com outras mulheres da aldeia, para cuidar dos feridos e levar-lhes água. Então viu que os afegãos estavam perdendo a luta e, quando o porta bandeira caiu, ergueu no ar seu véu branco e marchou no campo, diante das tropas.

[...]

Malalai foi morta pelos britânicos, mas suas palavras e sua coragem inspiraram os homens a virar a batalha. Eles destruíram a brigada inteira, uma das piores derrotas do Exército britânico. Os afegãos construíram no centro de Cabul um monumento à vitória de Maiwand. [...] Muitas escolas de meninas no Afeganistão tem o nome dela. Mas meu avô, que era professor de teologia e imã da aldeia, não gostou que meu pai me desse esse nome. “É um nome triste”, disse. “Significa luto, sofrimento”. 

[...]

Meu pai contava a história de Malalai a toda pessoa que viesse à nossa casa. Eu a adorava como amava ouvir as músicas que ele cantava para mim e a maneira como meu nome flutuava ao vento quando alguém o chamava.”

LAMB, Christina YOUSAFZAI, Malala. Eu sou Malala

Fonte: Livro - Tecendo Linguagens - Língua Portuguesa: 6º ano/Tania Amaral Oliveira, Lucy Aparecida Melo Araújo - 5.ed. - Barueri(SP): IBEP, 2018 - p.25/26/27.

GLOSSÁRIO

Auspicioso: que gera esperanças; prometedor; de bom agouro.

Forasteiro: aquele que é estranho à terra onde se encontra ou que é de fora.

Natimorto: refere-se ao feto viável que foi expulso morto do útero materno.

Pachtuns – também chamados pachtos ou pastós, são um grupo etnoliguístico formado principalmente por afegãos e paquistaneses que se caracteriza pela língua própria, pelo código de honra reliogioso pré-islâmico e pela prática do islamismo,

Parteira: mulher que auxilia quem está em trabalho de parto ou que acabou de parir, mesmo não sendo médica.

POR DENTRO DO TEXTO

1.   Releia os dois parágrafos do texto e indique a alternativa que melhor responde à pergunta:

Por que, no dia em que Malala nasceu, as pessoas tiveram pena de sua mãe e não deram parabéns a seu pai?

 

a)   Malala veio ao mundo durante a madrugada, quando a última estrela se apaga e isso era considerado um sinal auspicioso.

b)   O pai de Malala não tinha dinheiro para o hospital ou para uma parteira, então uma vizinha ajudou sua mãe.

c)   O primeiro bebê de seus pais foi natimorto, mas ela veio ao mundo chorando e dando pontapés.

d)   Malala nasceu menina em um lugar onde rifles são disparados em comemoração a um filho, mas as filhas são escondidas atrás de cortinas.

 2.   Leia o fragmento a seguir, retirado do texto.

             “O primo de meu pai, Jehan Sher Khan Yousafzai, foi um dos poucos a nos visitar para celebrar meu nascimento e até mesmo nos deu uma boa soma em dinheiro. Levou uma grande árvore genealógica que remontava até meu trisavô e que mostrava apenas as linhas de descendência masculina. Meu pai, Ziauddin, é diferente da maior parte dos homens pachtuns. Pegou a árvore e riscou uma linha a partir de seu nome, no formato de um pirulito.”

 Em sua opinião, qual foi a intenção do pai de Malala ao riscar na árvore genealógica uma linha a partir de seu nome no formato de pirulito?

Resposta pessoal.

3.   O nome  de Malala foi escolhido em homenagem a Malalai de Malwand, a maior heroína do Afeganistão. No terceiro parágrafo temos:

              Os pachtuns são um povo orgulhoso, composto de muitas tribos, dividido entre o Paquistão e o Afeganistão.[...]sempre nos unimos contra forasteiros que tentam conquistar nossas terras.”

 Agora, releia do quarto parágrafo ao final do texto e responda:

a)    Quem eram os forasteiros contra quem Malalai de Malwand lutou?

O exército britânico na Segunda Guerra Anglo-Afegã.

b)    Por que Malalai se tornou heroína?

Porque ao marchar no campo diante das tropas britânicas e ser morta, Malalai inspirou o exército afegão com suas palavras e sua coragem. Isso contribuiu para que ganhassem a batalha, destruindo a brigada inteira do exército britânico.

4.   Levante uma hipótese coerente: Ao chamar a filha de Malala, que características da heroína Malalai o pai esperava que ela tivesse? 

Resposta pessoal.

5. Releia o trecho a seguir.

“Vim ao mundo durante a madrugada, quando a última estrela se apaga. Nós, pachtuns, consideramos esse sinal auspicioso. Para a maioria dos pachtuns, o dia em que nasce uma menina é considerado sombrio.”

Com base no que você pôde compreender do decorrer da leitura, responda: 

a)   Para o pai de Malala, o nascimento da filha foi considerado um sinal auspicioso ou sombrio? 

Foi considerado um sinal auspicioso.

b)  Releia o segundo parágrafo e identifique uma atitude do pai que justifique sua resposta ao item anterior. 

Quando Malala nasceu, o pai da menina comentou com as pessoas que havia algo diferente naquela criança e pediu aos amigos que jogassem frutas secas, doces e moedas em seu berço, comportamento que costumava ser reservado somente aos meninos.

 

 

sexta-feira, 5 de março de 2021

QUADRO/TELA- AUTORRETRATO - RODRIGO CUNHA - COM GABARITO

 TELA  - AUTORRETRATO

 Velázquez, 2000(1976)
                                                                       de Rodrigo Cunha
                                                                       Acrílica sobre tela
                                                                       202 cm   x   143 cm
Fonte da imagem: https://www.google.com/url?sa=i&url=https%3A%2F%2Fdocplayer.com.br%2F189246327-Atividades-para-casa-6o-a-b-c-lingua-portuguesa.html&psig=AOvVaw3o31uFnDNzVxv4a7e5siAO&ust=1615075510145000&source=images&cd=vfe&ved=0CAIQjRxqFwoTCIi66aivmu8CFQAAAAAdAAAAABAD

ENTENDENDO A  TELA

1)   Para você, o que é uma obra artística? Dê exemplo de alguma obra de arte que você conhece.

Resposta pessoal.

2)   Você sabe o que é um autorretrato? O que essa palavra significa?

Resposta pessoal.

3)   O que você vê representado na tela?

Resposta possível: A imagem de um rapaz refletida no espelho e a parte inferior de seu corpo, com uma das mãos segurando uma caixa com tintas. Há outros elementos que compõem a cena, como latas de tinta embaixo do espelho, o chão de madeira, um copo de água e um livro do pintor Velázquez sobre um móvel.

4)   Pela imagem, podemos deduzir se o artista está sério ou a vontade; se é jovem, triste, calmo, etc?

Que expressões ele transmite?

Resposta possível: Sim, a imagem revela um artista jovem, que demonstra estar calmo e à vontade, pintando seu autorretrato. A tela não revela sentimento de tristeza ou alegria.

5)   Na imagem, há elementos estáticos, parados e outros que revelam movimento, atividade. Quais são?

Resposta possível: Há elementos estáticos (os que estão ao redor do espelho), que contrastam com a atividade, o movimento do artista pintando a tela.

6)   Você gostou do quadro?

Resposta pessoal.

7)   Que impressões ou sensações as cores escolhidas pelo artista lhe sugerem?

Resposta pessoal.

8)   Na tela, aparece parcialmente o nome de outro pintor: Velázquez. Em sua opinião por que o autor da tela dá esse nome a sua obra?

Resposta pessoal.

Fonte: Livro - Tecendo Linguagens - Língua Portuguesa : 6º ano/Tania Amaral Oliveira, Lucy Aparecida Melo Araújo - 5.ed. - Barueri(SP): IBEP, 2018 - p.15/16.

HISTÓRIA EM QUADRINHOS - MENINO MALUQUINHO - COM GABARITO

 HISTÓRIA EM QUADRINHOS – MENINO MALUQUINHO

1)   Você já ouviu falar do Menino Maluquinho? O que sabe sobre ele?

Resposta pessoal.

Fonte da imagem:https://www.google.com/url?sa=i&url=https%3A%2F%2Fapppublico.com.br%2Feducacao_ribeiraocorrente%2Fpdf%2F20200616134726_Portugu%25C3%25AAs.pdf&psig=AOvVaw11wx4a2GEtSkaUrmhwiwqw&ust=1615074543865000&source=images&cd=vfe&ved=0CAIQjRxqFwoTCMi4v9ermu8CFQAAAAAdAAAAABAD

2)   O personagem principal dessa história vive um conflito. Qual é esse conflito?

Ele tem dificuldade para escolher um visual para sair.

3)   O Menino Maluquinho, ao escolher o boné, acaba optando por um visual mais antigo ou mais moderno? Por que você acha que ele fez essa opção?

Resposta possível: Ele opta por um visual mais moderno. Provavelmente porque bonés são muito usados pelos garotos de sua geração.

4)   Ao usar o boné por cima da panela, o que o personagem demonstra? Isso provoca humor no texto?

Resposta possível: Demonstra que mesmo usando um visual novo, ele não deixa de ser quem é, ou seja, afirma sua identidade, colocando o boné sobre a panela.

O humor pode consistir no fato de ele usar o boné sobre a panela.

5)   Em sua opinião, Maluquinho gosta de ser quem é? Por quê?

Resposta pessoal.

 6)   Observe com atenção os gestos e as expressões faciais de Maluquinho nos seus primeiros quadrinhos e responda:

a)   O que as diferentes posições dos braços e das mãos sugerem sobre o personagem?

Sugerem que o personagem está em dúvida sobre alguma coisa.

b)   As expressões faciais do garoto combinam com o que ele está dizendo? Justifiquem sua resposta.

Sim. As expressões faciais mostram que o personagem está refletindo sobre seu visual, pois Maluquinho se observa atentamente no espelho.

7)   Para construir esse texto, o autor usou imagens e palavras. Em sua opinião, se as imagens fossem retiradas, o texto transmitiria as mesmas ideias? Por quê?

             Resposta pessoal.

 8)   Às vezes você também se sente como o Menino Maluquinho? Observando a si mesmo, que conflitos você considera comuns na sua idade? Por quê?

Resposta pessoal.

Fonte: Livro - Tecendo Linguagens - Língua Portuguesa : 6º ano/Tania Amaral Oliveira, Lucy Aparecida Melo Araújo - 5.ed. - Barueri(SP): IBEP, 2018 - p.14/15.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021

MÚSICA(ATIVIDADES): O MESTRE SALA DOS MARES (O ALMIRANTE NEGRO) - JOÃO CÂNDIDO - COM GABARITO

MÚSICA(ATIVIDADES): O MESTRE SALA DOS MARES (O ALMIRANTE NEGRO) 

(João Bosco-Aldir Blanc)

Há muito tempo nas águas da Guanabara
O dragão no mar reapareceu
Na figura de um bravo feiticeiro
A quem a história não esqueceu
Conhecido como Navegante Negro
Tinha a dignidade de um mestre-sala
E ao acenar pelo mar na alegria das regatas
Foi saudado no porto pelas mocinhas francesas
Jovens polacas e por batalhões de mulatas
Rubras cascatas
Jorravam das costas dos santos entre cantos e chibatas
Inundando o coração do pessoal do porão
Que a exemplo do feiticeiro gritava, então
Glória aos piratas, às mulatas, às sereias
Glória à farofa, à cachaça, às baleias
Glória a todas as lutas inglórias
Que através da nossa história
Não esquecemos jamais
La, la, la, la, la, la, la, la, la, la...
Salve o Navegante Negro
Que tem por monumento
As pedras pisadas do cais
Glória aos piratas, às mulatas, às sereias
Glória à farofa, à cachaça, às baleias
Glória a todas as lutas inglórias
Que através da nossa história
Não esquecemos jamais
La, la, la, la, la, la, la, la, la, la...
Salve o Navegante Negro
Que tem por monumento
As pedras pisadas do cais
Mas salve
Salve o Navegante Negro
Que tem por monumento
As pedras pisadas do cais
Mas faz muito tempo
Fonte: Musixmatch
Compositores: Joao Bosco De Joao Bosco / Aldir Blanc Aldir Blanc

Letra de O Mestre Sala dos Mares © Universal Music Publishing Mgb Brasil Lt

QUESTÃO 01 (PROJETO (CON)SEGUIR)

No texto, a expressão em destaque refere-se

(A) ao dragão do mar representado pela figura de um bravo marinheiro.

(B) ao Almirante negro.

(C) ao sangue que escorria nas costas dos negros.

(D) ao coração dos escravos negros.

TEXTO: APOSTA NA PREVENÇÃO - REVISTA CRESCER - COM GABARITO

 TEXTO: Aposta na prevenção

         A prevenção da obesidade deve ser feita desde o nascimento e uma das ferramentas mais eficazes é a amamentação. “Bebês amamentados no peito têm menos chances de se tornarem adultos gordos porque, no esforço de sugar o seio, desenvolvem a percepção da saciedade, ou seja, sentem que a fome acaba e param de mamar”, afirma o médico pediatra Fábio Ancoria Lopes. Já o leite oferecido na mamadeira, além de chegar à boca com mais facilidade, o que faz o bebê receber mais alimento do que necessita, costuma ser muito calórico, principalmente se for engrossado com farinhas e adoçado. Para saber se o bebê caminha para ser um adulto com peso normal ou um obeso, basta ficar de olho na balança.

         De acordo com o padrão internacional de pediatria, no primeiro ano de vida é normal que ele triplique o peso que tinha ao nascer. A partir do segundo aniversário e até a adolescência, a criança pode ganhar em média de 2 a 3 quilos, por ano.

 Revista crescer, ano 2001.

 QUESTÃO 05 (SAEGO – 2009)

De acordo com esse texto, qual alimento que pode evitar que o bebê se torne um adulto gordo?

(A) Misturas calóricas.

(B) Mamadeiras.

(C) Leite materno.

(D) Farinhas.

TEXTO: O PULO - FRANCISCO MARQUES - COM GABARITO

 TEXTO: O PULO

A Onça encontrou com o Gato e pediu:

– Amigo Gato, você me ensina a pular?

O Gato ficou muito desconfiado, mas concordou.

Nas últimas aulas, a Onça pulava com rapidez e agilidade – parecia um Gato gigante.

– Você é um professor maravilhoso, amigo Gato! – dizia a Onça, agradando.

Uma tarde, depois da aula, foram beber água no riacho. E a Onça fez uma aposta:

– Vamos ver quem pula naquela pedra?

–Vamos lá!

– Então, você pula primeiro – ordenou a Onça.

O Gato – zuuum – pulou em cima da pedra. E a Onça – procotó – deu um pulo traiçoeiro em cima do Gato.

Mas o Gato pulou de lado e escapuliu tão rápido como a ventania.

A Onça ficou vermelha de raiva:

– É assim? Esta parte você não ensinou pra mim!

E o Gato respondeu cantando:

– O pulo de lado é o segredo do Gato!

 MARQUES, Francisco. O pulo. In: A floresta da Brejaúva. Belo Horizonte: Dimensão, 1995.


QUESTÃO 01 (SAEP 2013)

De acordo com o texto, o segredo do Gato é

(A) “... – zuuum – pulo em cima da pedra”.

(B) o pulo de lado.

(C) “... – procotó – pulo traiçoeiro”.

(D) pulo rápido e ágil.

TEXTO: CADA ESPÉCIE TEM UMA DENTIÇÃO DIFERENTE, ADEQUADA À SUA DIETA! - COM GABARITO

 TEXTO: Cada espécie tem uma dentição diferente, adequada à sua dieta!

        Se de tanto observar peixinhos no aquário você achava que os peixes eram banguelas, está em tempo de se informar melhor e mudar de opinião, afinal quase todas as espécies de peixes possuem dentes.

    Antes de falarmos especificamente dos peixes, vá para a frente do espelho, abra a boca e repare como os seus dentes são diferentes uns dos outros. Isso acontece porque a alimentação dos seres humanos é bastante variada, inclui alimentos que precisam ser rasgados, cortados, triturados. Dá para concluir que o formato dos dentes está associado à dieta de cada espécie. Então, passemos aos peixes...

          No caso dos tubarões, os dentes são todos pontiagudos para

segurar e rasgar melhor a presa. Já o baiacu – que se alimenta de

animais duros, como moluscos com conchas e ouriços do mar – tem dentes em forma de bico e achatados na parte anterior para triturar bem o que for comer. Os dentes do peixe-papagaio, que é um herbívoro, formam placas que servem para raspar o fundo das partes mais rasas do oceano em busca de alimento, que incluem algas e detritos. Peixes que se alimentam somente de algas, por exemplo, costumam ter dentes em forma de lâminas com serrinhas que servem para cortar.

         Anote aí uma curiosidade: muitas espécies – como raias, peixes papagaio e outras – apresentam dentes na faringe, que são usados para triturar os alimentos.

         E os dentes de leite? Será que os peixes também têm esses dentes temporários, como nós? Bem, apesar de a maioria dos peixes começar a desenvolver, ainda na fase larval, os dentes que vão acompanhá-los por toda a vida, alguns peixes trocam de dentição. Por exemplo: muitos herbívoros, quando jovens, se alimentam de carne para acumular proteínas e crescer rápido e, por isso, possuem uma dentição adequada a esse alimento. Ao crescer, ela é trocada por outra, mais adaptada à sua nova dieta. Já algumas espécies de predadores, que possuem esqueletos feitos de cartilagem e não de ossos, como tubarões, têm dentes que crescem como unhas. Assim, como esses animais precisam lutar com suas presas e acabam perdendo muitos dentes, eles voltam a crescer naturalmente.

 Por: A Redação e Carlos Eduardo Leite Ferreira

 Ilustração: Fernando.

 QUESTÃO 01 (SAEP 2013)

De acordo com o texto, que espécies de peixes apresentam dentes na faringe, que são usados para triturar os alimentos?

(A) Os tubarões.

(B) O baiacu.

(C) Raias e peixes-papagaio.

(D) Moluscos.

ARTIGO DE OPINIÃO: SAÚDE PÚBLICA: POR ONDE COMEÇAR O TRATAMENTO? COM GABARITO

 TEXTO: SAÚDE PÚBLICA: POR ONDE COMEÇAR O TRATAMENTO?

Meu município, Remígio, está localizado no brejo paraibano. É uma cidadezinha interiorana calma e considerada uma cidade-polo, tendo em vista sua ótima localização, que dá acesso a vários outros municípios. Entretanto, um grave problema maltrata os remigenses há mais de 10 anos: a falta de um hospital público. Os “vários” pequenos postos de atendimento da família (PSF) só nos servem para vacinação e receitas de remédios; em casos mais graves, somos obrigados a nos humilharmos em hospitais das cidades circunvizinhas.

O caos da saúde pública do nosso país parece-nos até muito normal. Vemos qualquer notícia de pessoas morrendo em corredores dos hospitais públicos ora por falta de atendimento, ora por falta de remédios. Desde que o Brasil é Brasil que as pessoas sofrem com esse problema. O que falta é uma tonelada de vergonha na cara, interesse, comprometimento e planejamento daqueles que são responsáveis por administrar o dinheiro público dos nossos impostos. A corrupção e o péssimo eleitorado brasileiro são em quem nós devemos pôr a culpa.

A culpa disso na maior parte sabemos que é nossa, mesmo. O povo deve ter o político que merece. Nós eleitores ainda estamos anos luzes de distância de saber escolher os candidatos dignos e honestos para nos representarmos. Na maioria das vezes, vê-se tanto eleitores quanto candidatos em busca de interesses particulares e não no bem comum. Os políticos fazem uma “promessinha” de emprego para um aqui; uma “carguinha” de tijolos para outro ali; pagam umas contas de água e luz para outro acolá; e esses mesmos beneficiados de um dia, sofrem por décadas afins, pois a politicagem é hereditária.

Enfim, discutir problemas públicos não tem como fugir de política. Segundo nossa Constituição Federal saúde é um direito que deve ser garantido para a população. O problema é que faltou concordar isso com as pessoas que escolhemos como responsáveis. O Brasil precisa de gente honesta. O povo precisa de uma (re) educação eleitoral. Quem mais sofre com isso é meu município, meu Brasil.

(Texto de Jean Rodrigues. Disponível em: http://professorjeanrodrigues.blogspot.com/2014/06/atividade-sobre-o-genero-artigo-de.html Acesso em 07 set. 2020).

Fonte da imagem - https://www.google.com/url?sa=i&url=https%3A%2F%2Fprojetoacademico.com.br%2Ftemas-para-tcc-saude-publica%2F&psig=AOvVaw17WACflMDnV6tQn3glXCA6&ust=1613863656649000&source=images&cd=vfe&ved=0CAIQjRxqFwoTCKiDqeaM9-4CFQAAAAAdAAAAABAD


Entendendo o texto

1.   Agora responda:

A qual gênero textual pertence o texto que você acabou de ler?

   ( X ) Artigo de opinião      (    ) Comentário       (    ) Meme

2.   Para que serve um texto como esse?

a.   (    ) Contar uma história; 

b.   ( x ) Tratar de um assunto polêmico por meio de tese e argumentos;

c.   (    ) Vender um produto;

d.   (    ) Ensinar uma receita;

e.   (    ) Nenhuma das alternativas anteriores.

3.   Qual o tema tratado nesse texto e qual é a tese (opinião) defendida pelo autor?

   O tema é saúde pública e a tese defendida pelo autor é a que o sistema público de saúde é caótico e isso é um problema político.

4.   Pensando no tema abordado no texto, que outro título você daria a ele?

      Resposta pessoal do aluno.

5.   Segundo o autor, de quem é a culpa pelo descaso com a saúde no Brasil e por quê?

       Segundo ele a culpa é nossa, do povo, por não sabermos escolher bons representantes políticos.

6.   Qual é a solução apontada pelo autor para resolver o problema tratado no texto e em qual parágrafo ela aparece?

        Segundo o autor, o Brasil precisa de gente honesta e o povo precisa de uma reeducação eleitoral. Aparece no último parágrafo do texto.

 

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021

MÚSICA(ATIVIDADES): VOCÊ NÃO ENTENDE NADA - CAETANO VELOSO - COM GABARITO

 MÚSICA: VOCÊ NÃO ENTENDE NADA

                       Caetano Veloso

 Quando eu chego em casa nada me consola

Você está sempre aflita

Com lágrimas nos olhos de cortar cebola

 Você é tão bonita

 

 Você traz coca-cola

 Eu tomo

 Você bota a mesa

 Eu como eu como eu como eu como eu como

 Você

 Não tá entendendo quase nada do que eu digo

 Eu quero é ir-me embora

 Eu quero dar o fora

 E quero que você venha comigo

 

 Eu me sento

 Eu fumo

 Eu como

 Eu não aguento

 Você está tão curtida

 Eu quero é tocar fogo nesse apartamento

 Você não acredita

 Traz meu café com suíta

 Eu tomo

 Bota a sobremesa

 Eu como eu como eu como eu como eu como

 Você

 Tem que saber que eu quero é correr mundo

 Correr perigo

 Eu quero é ir-me embora

 Eu quero dar o fora

 E quero que você venha comigo.

(VELOSO, Caetano. Literatura Comentada: Você Não Entende Nada. 2 Ed. Nova Cultura. 1998).

Descritor 19 – Reconhecer o efeito de sentido decorrente da exploração de recursos ortográficos e/ou morfossintáticos

01. A repetição da expressão “eu quero”, em diversos versos, tem por objetivo

(A) fazer associações de sentido.

(B) refutar argumentos anteriores.

(C) detalhar sonhos e pretensões.

(D) apresentar explicações novas.

(E) reforçar a expressão dos desejos

CRÔNICA: LEITE - MILLÔR FERNANDES - COM GABARITO

 CRÔNICA - LEITE   

                                Millôr Fernandes

         Vocês que têm mais de 15 anos, se lembram quando a gente comprava leite em garrafa, na leiteria da esquina? (...)

         Mas vocês não se lembram de nada, pô! Vai ver nem sabem o que é vaca. Nem o que é leite. Estou falando isso porque agora mesmo peguei um pacote de leite − leite em pacote, imagina, Tereza! − na porta dos fundos e estava escrito que é pasterizado ou pasteurizado, sei lá, tem vitamina, é garantido pela embromatologia, foi enriquecido e o escambau.

          Será que isso é mesmo leite? No dicionário diz que leite é outra coisa: “líquido branco, contendo água, proteína, açúcar e sais minerais”. Um alimento pra ninguém botar defeito. O ser humano o usa há mais de 5.000 mil anos. É o único alimento só alimento. A carne serve pro animal andar, a fruta serve para fazer outra fruta, o ovo serve pra fazer outra galinha (...) O leite é só leite. Ou toma ou bota fora.

         Esse aqui examinando bem, é só pra botar fora. Tem chumbo, tem benzina, tem mais água do que leite, tem serragem, sou capaz de jurar que nem vaca tem por trás desse negócio.

         Depois o pessoal ainda acha estranho que os meninos não gostem de leite. Mas, como não gostam? Não gostam como? Nunca tomaram! Múúúúúúú!

Millôr Fernandes. O Estado de São Paulo. 22/08/1999.


Descritor 18 – Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expressão

01. Ao criar a palavra “embromatologia” (ℓ. 6), o autor pretendeu ser

(A) conciso.

(B) sério.

(C) formal.

(D) cordial.

(E) irônico.