domingo, 17 de fevereiro de 2019

FILME(ATIVIDADES): SHAKESPEARE APAIXONADO - COM SINOPSE E QUESTÕES GABARITADAS

Filme(ATIVIDADES): SHAKESPEARE APAIXONADO
Data de lançamento 12 de março de 1999 (2h 03min)
Direção: John Madden
Nacionalidades EUAReino Unido

SINOPSE E DETALHES

        O jovem astro do teatro londrino William Shakespeare (Joseph Fiennes) sofre de bloqueio criativo e não consegue escrever sua peça. Um dia, ele conhece Viola De Lesseps (Gwyneth Paltrow), uma jovem que sonha em atuar, algo proibitivo no final do século XVI. Para burlar o preconceito e ter sua chance, Viola se disfarça de homem e começa a ensaiar o texto de Will, que começou a fluir e passou a dar vazão ao amor entre os dois. O que eles não contavam era com o casamento arranjado pela família entre Viola e Lorde Wessex (Colin Firth).

Entendendo o filme:
01 – De que se trata o filme?
      O filme é uma comédia romântica que se desenrola no ano de 1593 e conta a história de dois amantes que vivem em mundos socialmente distintos.

02 – Explique a atitude da Rainha Elizabeth no filme em relação ao amor de Viola e Will.
      A Rainha alerta o noivo para a infidelidade de Viola, algo de que ele já suspeitava.

03 – Você esperava que o filme terminasse da forma que terminou? Explique suas razões.
      Resposta pessoal do aluno.

04 – Comente a seguinte afirmação: O sistema de dote é um bom sistema para uma sociedade capitalista.
      Sim, pois são bens que a mulher traz ao matrimônio e que ela não pode alienar senão em certos casos previstos na lei. No Brasil até meados do século XIX ainda se tinha o costume do dote.

05 – Onde acontece a história?
(X) London.
(   ) Stratford-upon-avon
(   ) Virginia.
(   ) Cambridge.

06 – A Rainha da Inglaterra naquela época era:
(   ) Elisabeth II.
(   ) Victoria.
(X) Elizabeth I.
(   ) Mary.

07 – Na época de Shakespeare as mulheres não podiam:
(   ) Ir ao teatro.
(X) Atuar no teatro.
(   ) Fumar.
(   ) Ser rainhas.

08 – Os negócios de Lord Wessex na América do Norte eram baseados em:
(   ) Algodão.
(X) Tabaco.
(   ) Minas de ouro.
(   ) Escravidão.

09 – O rapaz (que gostava de brincar com ratos) que traiu Will e Viola, mais tarde se tornou um dos mais famosos escritores de peças de seu tempo. Seu nome era:
(   ) John Webster.
(   ) Thomas Moore.
(X) Christopher Marlowe.
(   ) Bem Johnson.

10 – Qual das peças abaixo não foi escrita por Shakespeare:
(   ) Romeo and Juliet (Romeu e Julieta)
(   ) Tweefth Night (noite de reis).
(X) Doctor Faustus (Doutor Faustus).

11 – Quais são os dois teatros importantes mencionados na a história?
      Teatro Rose.

12 – Qual era o nome original de “Romeo and Juliet”?
      Romeo: Viola De Lesseps.
      Juliet: Willian Shakespeare.

13 – Por qual motivo Viola se vestia de homem?
      Porque no século XVI as mulheres eram proibidas de contracenar com homens em peças teatrais.

14 – Quem foi Christopher Maslowe?
      Foi dramaturgo, poeta e tradutor inglês e viveu no Período Elizabetano. É considerado o maior renovador da forma do teatro do período com a introdução dos versos.

15 – Com a ausência de Viola, quem encenou o papel de Romeu?
      Foi Will.

16 – Qual foi a reação da rainha ao saber que uma mulher havia atuado em uma peça de teatro?
      Perdoa Viola, e encomenda a Will uma nova peça e recomenda que a moça acompanhe seu marido, pois nada pode desmanchar um casamento feito por Deus.




POEMA: VERDES VOZES - MARIA DINORAH - COM GABARITO

Poema:  VERDES VOZES
               Maria Dinorah

Escute as vozes
no meio dos ramos
sabiás, tico-ticos,
pardais, gaturamos...

Escutem dos rios
os risos chegando,
das águas correndo,
das pedras cantando!

Escutem os grilos
crilando seresta
nos vãos das janelas
das horas em festa!

Escutem! Escutem!
Com pressa e vagar!
Há monstros humanos
fazendo-os calar!

E se eles calarem
num frio de repente,
quem vai pintar sonhos
nos sonhos da gente?!!
                                                           
Entendendo o poema:
01 – Explique o título do poema: “Verdes Vozes”.
      Tem relação com o conteúdo, pois fala das vozes dos pássaros, dos rios e pedras, e do crilar dos grilos.

02 – Como é composto o poema?
      É composto por cinco quartetos.

03 – E as rimas em que versos acontecem?
      As rimas rimam entre os versos 2 e 4.

04 – Que figura de linguagem podemos encontrar nestes versos: “Das águas correndo / Das pedras cantando...”?
      Há uma figura de linguagem chamada personificação.

05 – Na quarta estrofe, o termo “monstros humanos” – metaforicamente presente no poema, sugere o quê?
      Homens maus, sem sentimentos.



CONTO: A VOZ DA CONSCIÊNCIA E OUTRAS VOZES - MOACYR SCLIAR - COM GABARITO

Conto: A VOZ DA CONSCIÊNCIA E OUTRAS VOZES
                                           Moacyr Scliar


        Minha avó costumava dizer que a consciência é esta vozinha que, dentro de nós, nos diz o que deve ser feito. E depois acrescentava com um suspiro:
        — O problema é que há muito barulho no mundo. As pessoas agora têm dificuldade de ouvir a consciência.
        — Minha avó era, portanto, uma pessoa cética. O que ela não sabia é que o mundo evolui – e que existem maneiras sempre novas de transmitir às pessoas a mensagem que elas precisam ouvir. A história que segue é um exemplo...
        Desde o primeiro dia de aula ficou claro que o Edmundo estava a fim de criar confusão. Ele era novo na escola; o pai, gerente de uma grande empresa, havia sido transferido a pouco para a cidade. Seria de esperar, portanto, que Edmundo se aproximasse de nós, se apresentasse, procurasse fazer amizades. Não foi isso que aconteceu. Foi entrando, um rapaz alto, bonito, muito bem vestido, usando uns estranhos óculos escuros. Não cumprimentou ninguém; escolheu um lugar, no fundo da sala, sentou-se, sacou da mochila uma revista, abriu-a e ficou lendo. Nós o olhávamos, em silêncio. Finalmente, Jorge, que entre nós fazia o papel de relações públicas, aproximou-se dele:
        — Meu nome é Jorge. Já sabemos que você é novo aqui na escola, e na cidade. Você não gostaria de conhecer o resto da turma?
        Edmundo mirou-o um instante:
        — Depois – disse, seco. – Agora estou lendo.

Moacyr Scliar. A voz da consciência e outras vozes. In: Ruth Rocha (org.)
Contos da escola. Objetiva: Rio de Janeiro, 2003, pp. 41-42, vol. 2.
Entendendo o conto:
01 – Em “Desde o primeiro dia de aula ficou claro que o Edmundo estava a fim de criar confusão”, a palavra em destaque foi empregada com o mesmo significado com que foi empregada em:
a)   Os meninos passaram a noite em claro.
b)   O tempo ficou claro de repente.
c)   O claro do dia dá segurança às pessoas.
d)   O discurso não foi claro para mim.
e)   Mas é claro que vou à festa!

02 – No texto, o autor indica que a sequência de ações praticadas por Edmundo no primeiro dia de aula foram:
a)   Entrar na sala de aula, não cumprimentar as pessoas, sentar-se no fundo da sala, abrir uma revista e começar a ler.
b)   Entrar na sala de aula, cumprimentar as pessoas, sentar-se no fundo da sala, abrir uma revista e começar a ler.
c)   Criar confusão, usar óculos escuros estranhos, olhar os colegas em silêncio, ler.
d)   Criar confusão, escolher um lugar na sala de aula, abrir uma revista e começar a ler.
e)   Criar confusão, entrar na sala de aula, abrir uma revista e começar a ler.

03 – No trecho “Foi entrando, um rapaz alto, bonito, muito bem vestido, usando uns estranhos óculos escuros”, as vírgulas foram empregadas para:
a)   Separar frases.
b)   Separar explicações.
c)   Intercalar termos.
d)   Isolar palavras.
e)   Introduzir enumeração.

04 – Observe os trechos a seguir:
I – “O que ela não sabia é que o mundo evolui...”
II – “Não cumprimentou ninguém...”
Os verbos em destaque exprimem, respectivamente, fato:
a)   I. Concluído; II. Inacabado no momento em que é narrado.
b)   I. Inacabado no momento em que é narrado; II. Concluído.
c)   I. Passado anterior a outro também passado; II. Concluído.
d)   I. Incerto, duvidoso; II. Supostamente concluído no passado.
e)   I. Supostamente concluído no passado; II. Incerto, duvidoso.

05 – Em todas as alternativas, a palavra em destaque exerce a mesma função sintática, exceto em:
a)   “O problema é que há muito barulho no mundo”.
b)   “O que ela não sabia é que o mundo evolui...”.
c)   “A história que segue é um exemplo...”.
d)   “... ficou claro que o Edmundo estava a fim de criar confusão”.
e)   “Já sabemos que você é novo aqui na escola...”.

06 – Em “Nós o olhávamos, em silêncio”, a mesma regra que justifica a acentuação da palavra em destaque justifica a acentuação de:
a)   Consciência.
b)   Avó.
c)   Cética.
d)   Óculos.
e)   Públicas.




CRÔNICA: DIETA DE HOMEM - PAULO MENDES CAMPOS - COM GABARITO

CRÔNICA: DIETA DE HOMEM
                            Paulo Mendes Campos

    Nas carteiras da escola me ensinaram, segundo o sábio Claude Bernard, que o caráter absoluto da vitalidade é a nutrição; pois, onde ela existe, há vida; onde se interrompe, há morte.
        Mas não me disseram que, entre os animais humanos, o lado que pende para a morte, por falta de nutrição, é mais numeroso que o lado erguido para a vida.
        Me ensinaram que os alimentos fornecem ao homem os elementos constituintes da própria substância humana; o homem é o alimento que ele come.
        Mas não me disseram que existem homens aos quais faltam os elementos que constituem o homem. Homens incompletos, homens mutilados em sua substância, homens deduzidos de certas propriedades humanas fundamentais; homens vivendo o processo de morte.
        Me ensinaram, no delicado modo condicional, que, sem o concurso de certos alimentos minerais e orgânicos, depressa a vida sobre a terra se extinguiria.
        Mas não me disseram que, depressa, por toda parte, a vida se extingue, no duro modo indicativo.
        Me ensinaram que o oxigênio é o primeiro elemento indispensável.
        Mas não me disseram que só o oxigênio é um bem comum de toda humanidade, salvo em minas e galerias, onde é escasso.
        Me ensinaram que o carbono, o oxigênio, o azoto, o fósforo e outros minerais são decisivos à vitalidade da célula.
        Mas não me disseram que aqueles elementos não se encontram no ar que respiramos. E ainda que se encontrarem na terra, acaso digerida por uma criança, seu poder de assimilação é nenhum.
        Me ensinaram que há alimentos orgânicos ternários e quaternários. Mas não me disseram que dois terços de nossos irmãos morrem de fome.
        Me ensinaram que os alimentos ternários, constituídos pelas gorduras e pelos hidratos de carbono são importantíssimos. Mas não me disseram que em cem, dez homens estão, a qualquer hora, às portas da inanição.
        Me ensinaram que o ovo, o leite e a carne são alimentos extraordinários. Mas não me disseram que em certas regiões do mundo, há homens que consomem ovos, leite e carne em quantidades muito acima das exigências da máquina humana.
        Me ensinaram que a sensação de fome é acompanhada de contrações gástricas, uma espécie de cãibra no estômago. Mas me disseram isso de maneira impessoal, como se fosse apenas a dedução teórica de um acidente possível.
        Me ensinaram que as vitaminas são substâncias influentes no crescimento e na saúde, quando elas faltam, comparecem o escorbuto, o beribéri e outras doenças.
        Mas não me disseram nem onde, nem quantos padecem de avitaminoses.
        Nas carteiras das escolas me ensinaram muitas coisas. Mas não me disseram coisas essenciais à condição de homem.
        O homem não fazia parte do programa.

Paulo Mendes Campos. O anjo bêbado. Rio de Janeiro: Sabiá, 1969.
Entendendo o texto:

01 – Sem prejuízo de sentido, as palavras em destaque nas frases a seguir podem ser substituídas pelas sugeridas entre parênteses, exceto em:
a)   “... que o caráter absoluto da vitalidade é a nutrição...” (soberano).
b)   “... os alimentos fornecem ao homem os elementos constituintes...” (propiciam).
c)   “... salvo em minas e galerias, onde é escasso” (insuficiente).
d)   “... dez homens estão, a qualquer hora, às portas da inanição” (fraqueza).
e)   “...não me disseram nem onde, nem quantos padecem de avitaminoses” (resistem).

02 – De acordo com o texto, a escola ensinou ao autor que, segundo Claude Bernard:
a)   A nutrição é indispensável à vida.
b)   Há alimentos que podem matar.
c)   Não há muita gente morrendo de fome.
d)   Pode-se viver sem uma boa alimentação.
e)   Pessoas desnutridas podem ter problemas de caráter.

03 – O uso do pronome oblíquo para iniciar frases como “Me ensinaram que os alimentos fornecem ao homem...” e “Me ensinaram que o oxigênio...” indica que o texto foi escrito levando-se em conta:
a)   A linguagem culta.
b)   A linguagem erudita.
c)   A norma-padrão.
d)   A linguagem coloquial.
e)   A linguagem formal.

04 – No trecho “Me ensinaram, no delicado modo condicional...”, o autor quer dizer que, na escola, fala-se sobre o que:
a)   Está acontecendo.
b)   Pode acontecer.
c)   Nunca vai acontecer.
d)   Já aconteceu.
e)   Vai acontecer no futuro.

05 – No trecho “... a vida se extingue, no duro modo indicativo”, ao usar a expressão destacada, o autor quer dizer que:
a)   A realidade fornece indicadores do que deve ser ensinado na escola.
b)   Na realidade, ocorrem fatos que a escola apresenta como distanciados do presente.
c)   Não há possibilidade de acontecer, na realidade, o que se afirma na escola.
d)   Na escola, costumam alarmar os alunos sem razão justificável.
e)   Na escola, dão informações e conselhos que não se aplicam à realidade.

06 – Da leitura do texto depreende-se que, na escola a que se refere o autor, ensinava-se de maneira:
a)   Parcial, pois com base na realidade socioeconômica.
b)   Equivocada, somente considerando-se a realidade social e econômica.
c)   Cautelosa, para não despertar comportamentos de rebeldia social.
d)   Completa, com base em dados científicos.
e)   Incompleta, em razão de o conteúdo ser apresentado desvinculado da realidade social e econômica.

07 – Assim que você ____________ os livros em ordem e eu _________ que está tudo certo, libero você para as férias.
a)   Por – vier.
b)   Pôr – vir.
c)   Pôr – ver.
d)   Puser – vir.
e)   Puser – ver.

08 – Nós estamos _________ apressadas, pois o pessoal ___________ outro compromisso logo após a reunião __________.
a)   Meio – terá – conosco.
b)   Meio – terão – conosco.
c)   Meias – terá – com nós.
d)   Meia – terão – com nós.
e)   Meia – terá – conosco.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

FILME(ATIVIDADES): A ESCOLHA DE SOFIA - COM SINOPSE E QUESTÕES GABARITADAS

Filme(ATIVIDADES): A ESCOLHA DE SOFIA

Data de lançamento desconhecida (2h 30min)
Direção: Alan J. Pakula
Gêneros DramaRomance
Nacionalidade EUA

SINOPSE E DETALHES
     Trata do drama de "Sofia", uma mãe polaca, filha de pai antissemita, presa num campo de concentração durante a Segunda Guerra e que é forçada por um soldado nazista a fazer uma difícil e dolorosa escolha que lhe afetaria pelo resto de sua vida. Essa história dramática é contada em 1947 ao jovem "Stingo", um aspirante a escritor e que vai morar no Brooklyn, na casa de "Yetta Zimmerman", onde ele acaba tendo Sofia como sua melhor amiga.
 
Entendendo o filme:
01 – Quem era Sofia?
      Sofia era uma mãe  que chegava de trem em um campo de concentração nazista. Ao desembarcar do vagão, seguiu para a fila de triagem com seus dois filhos, uma menina e um menino.

02 – O que o soldado alemão, responsável pela triagem pede para Sofia?
      Para ela escolher qual dos filhos seria enviado à câmara de gás e qual sobreviveria. Se não o fizesse, ambos seriam mortos.

03 – Qual é a questão central do filme?
      São necessárias doses de loucura para que a sobrevivente do Holocausto continue vivendo nessa terra de oportunidade, a grande América de estruturas gigantes que anunciam, ao mesmo tempo, o progresso e o aprisionamento.

04 – Cite alguns momentos vividos pela personagem principal durante o filme.
      Há momentos dela sorrindo, dançando, chorando na beira da escada, apanhando do namorado, mentindo, confessando, aprendendo a falar inglês e muitos outros.

05 – Somos avisados no título de que Sofia vai fazer uma escolha. Quando é levada ao campo de concentração nazista o soldado alemão pede para ela escolher entre os dois filhos, qual deve viver; seu filho de dez anos ou sua filha de oito? Quem ela mandaria para a câmara de gás? Qual a mãe que conseguiria responder? Mas se não respondesse, Sofia veria os dois exterminados. O que aconteceu?
      Ela sequer pode pensar, pois o soldado disse: “levem as duas crianças”

06 – Como Sofia se sentia depois que seus filhos foram arrancados dela?
      Sofia se torturou para o resto de sua vida.

07 – O que se sabe sobre que aconteceu com as crianças?
      Que a menina foi para a caldeira e que o menino poderia estar vivo, sendo criado por uma família alemã.