sexta-feira, 18 de maio de 2018

FILME(ATIVIDADES): UM SONHO POSSÍVEL - JOHN LEE HANCOCK - COM INTERPRETAÇÃO

Filme(ATIVIDADES): UM SONHO POSSÍVEL

Data de lançamento: 19 de março de 2010 (2h 09min)
Direção: John Lee Hancock
Gêneros: DramaBiografia
Nacionalidade: EUA

SINOPSE E DETALHES
        Michael Oher (Quinton Aaron) era um jovem negro, filho de uma mãe viciada e não tinha onde morar. Com boa vocação para os esportes, um dia ele foi avistado pela família de Leigh Anne Tuohy (Sandra Bullock), andando em direção ao estádio da escola para poder dormir longe da chuva. Ao ser convidado para passar uma noite na casa dos milionários, Michael não tinha ideia que aquele dia iria mudar para sempre a sua vida, tornando-se mais tarde um astro do futebol americano.

Entendendo o filme:
01 – Quem são os personagens principais do filme?
      Michael Oher e Leigh Anne Tuohy.

02 – Qual a mensagem principal passada pelo filme?
      É o preconceito que ainda existe no mundo. 

03 – Que ação (gesto) solidária (o) é tratada(o) no filme?
      Compaixão, amor e ajuda a quem precisa.

04 – Que fato mais lhe tocou? Por quê?
       Resposta pessoal do aluno.

05 – O que você entende por solidariedade? É o mesmo que caridade? Explique.
      Resposta pessoal do aluno.

06 – Quais eram os membros da família que acolheu Michael?
      Sean o pai, Anne a mãe, Collins a filha e o SJ o filho amigo de Michael na escola.

07 – Que mudança a atitude da mãe, ao recolher o menino para a própria casa, resultou na vida de Big Mike? 
      Mudou completamente a vida de Michael. Ele passou a conhecer o que era a vida familiar, com amor, carinho e atenção.

08 – Em nossa cidade você consegue perceber algum caso de desigualdade social? Pesquise-os e registre de alguma forma: fotos, vídeos, reportagens... Que atitudes concretas são feitas para amenizar o problema? Há comprometimento da sociedade e dos órgãos públicos responsáveis?
      Resposta pessoal do aluno.

09 – Para você como podemos ser agentes de mudança na sociedade? 
      Resposta pessoal do aluno.

10 – Analise o uso da música no filme. Ela conseguiu criar um clima correto para a história? Como você usaria a música neste filme?
      Resposta pessoal do aluno.

11 – Qual o objetivo do filme, frente às realidades, valorização a cooperação e a solidariedade?
      Conscientizar os jovens da necessidade do cuidado com o outro e a importância de se construir um mundo mais justo e fraterno.

12 – Quais são as competências desenvolvidas no filme?
      As competências são:
      - Despertar o senso crítico e a expressão oral.
  -  Despertar a consciência crítico-social dos alunos, visando a posicionamentos de fraternidade e resgate da dignidade humana, possibilitando uma ação solidária junto a comunidades carentes mais próximas.
     - Descobrir o valor das ações solidárias, voluntárias e que eles possam perceber que não há recompensa maior nessas atividades do que compartilhar a alegria, mesmo que por alguns instantes, com aquelas pessoas que além de sentir fome, são abandonadas.
     - Reconhecer que eles são a nova força capaz de humanizar o mundo. 





FÁBULA: A ABELHA CHOCOLATEIRA - KÁTIA CANTON - COM GABARITO

Fábula: A ABELHA CHOCOLATEIRA
                Kátia Canton


       Era uma vez uma abelha que não sabia fazer mel.
        – Mas você é uma operária! – Gritava a rainha — Tem
que aprender.
     Na colmeia havia umas 50 mil abelhas e Anita era a
única com esse problema. Ela se esforçava muito, muito mesmo.
        Mas nada de mel…
       Todos os dias, bem cedinho, saía atrás das flores
de laranjeira, limoeiros, mangueiras, que ficavam nas árvores espalhadas pelo pomar. Com sua língua comprida, ela lambia as flores e levava seu néctar na boca. O corpinho miúdo ficava cheio de pólen, que ela carregava e largava, de flor em flor, de árvore em árvore.
        Anita fazia tudo direitinho. Chegava à colmeia carregada de néctar para produzir o mais gostoso e esperado mel e nada! Mas um dia ela chegou em casa e de sua língua saiu algo muito escuro.
        – Que mel mais espesso e marrom… – gritaram suas
colegas operárias.
        – Iac, que nojo! – Esbravejaram os zangados
zangões.
        Todo mundo sabe que os zangões se zangam à toa, mas
aquela história estava ficando feia demais. Em vez de mel, Anita estava produzindo algo doce, mas muito estranho.
        – Ela deve ser expulsa da colmeia! – Gritavam os
zangões.
        – É horrorosa, um desgosto para a raça! – Diziam
outros ainda.
        Todas as abelhas começaram a zumbir e a zombar da
pobre Anita. A única que ficou ao lado dela foi Beatriz, uma abelha mais velha e sábia.
        Um belo dia, um menino viu aquele mel escuro e
grosso sobre as plantas próximas da colmeia, que Anita tinha rejeitado de vergonha. Passou o dedo, experimentou e, surpreso, disse:
        – Que delícia. Esse é o mais saboroso chocolate que
eu já provei na vida!
        – Chocolate? Alguém disse chocolate? – Indagou a
rainha, que sabia que o chocolate é um gostoso alimento que vem de uma fruta, o cacau, e não de uma abelha.
        Era mesmo um tipo de chocolate diferente, original, animal, feito pela abelha Anita, ora essa, por que não…
        Nesse momento, Anita, que ouvia tudo, esboçou um
tímido sorriso. Beatriz, que também estava ali, deu-lhe uma piscadela, indicando que tinha tido uma ideia brilhante.
        No dia seguinte, lá se foram Anita e Beatriz iniciar uma parceria incrível: fundaram uma fábrica de pão de mel, juntando o talento das duas para produzir uma deliciosa combinação de mel com chocolate.
        Moral da história: as diferenças e riquezas pessoais, que existem em cada um de nós, são singulares e devem ser respeitadas.

CANTON, Kátia. Leitura fábula. Nova Escola.
São Paulo: Abril, jan./fev. 2006, p. 58-59.
Entendendo a fábula: 

01 – A fábula que você leu apresenta alguns personagens. Escreva como é cada personagem, segundo as informações do texto.
·        Anita, a abelha que não sabia fabricar mel.
·        Beatriz, a abelha velha e sábia.
·        Rainha, comandava a colmeia.

02 – Anita era uma abelha operária. Segundo o texto, qual era a função que ela deveria desempenhar na colmeia? 
      Sua função era colher o néctar e fabricar o mel.

03 – Os zangões da história queriam expulsar Anita da colmeia. Por que eles tiveram essa ideia? 
      Porque o mel de Anita era muito escuro. E era uma vergonha para a colmeia.

04 – O “mel” que Anita produzia era diferente do mel produzido pelas demais abelhas. Escreva três características apresentadas no texto que descrevem o “mel” produzido por Anita. 
      Escuro, espesso e marrom.

05 – “Todas as abelhas começaram a zumbir e a zombar da pobre Anita. A única que ficou ao lado dela foi Beatriz, uma abelha mais velha e sábia.”
        Você concorda com a atitude de Beatriz em ficar ao lado de Anita enquanto todos os outros a criticavam? Explique.
      Sim. Porque Beatriz era uma abelha velha e sábia, e confiava na capacidade de Anita em fabricar o mel. 

06 – Assinale com um X o personagem que descobriu que Anita produzia uma espécie de chocolate.
(  ) um zangão    
(  ) a amiga Beatriz 
(  ) a rainha das abelhas
(X) um menino.

07 – Você acredita que Anita realmente poderia estar produzindo chocolate? Por quê? 
      Resposta pessoal do aluno.

08 – “Todas as abelhas começaram a zumbir e a zombar da pobre Anita. A única que ficou ao lado dela foi Beatriz, uma abelha mais velha e sábia.
        Um belo dia, um menino viu aquele mel escuro e grosso sobre as plantas próximas da colmeia, que Anita tinha rejeitado de vergonha. Passou o dedo, experimentou e, surpreso, disse:
        – Que delícia. Esse é o mais saboroso chocolate que eu já provei na vida!
        – Chocolate? Alguém disse chocolate? – Indagou a rainha, que sabia que o chocolate é um gostoso alimento que vem de uma fruta, o cacau, e não de uma abelha.”
        O trecho apresentado no quadro acima mostra a fala de personagens e do narrador.
a)   Pinte no trecho uma fala do narrador.
Todas as abelhas começaram a zumbir e a zombar da pobre Anita.”

b)   A que personagem do texto pertence a fala: “Que delícia. Esse é o mais saboroso chocolate que eu já provei na vida!”? 
Pertence ao menino.

c)   Em que tempo verbal está escrito esse texto? 
Pretérito perfeito.

d)   Retire dois verbos do trecho acima.
Começaram e viu. 

e)   Retire um substantivo próprio do texto.
Anita, Beatriz. 

09 – Reescreva a frase do trecho substituindo cada uma das palavras em negrito por um antônimo.
      Um belo dia, um menino viu aquele mel escuro e grosso sobre as plantas próximas da colmeia, que Anita tinha rejeitado de vergonha.
      Um belo dia, um menino viu aquele mel claro e fino sobre as plantas próximas da colmeia, que Anita tinha rejeitado de vergonha.

10 – Leia estas frases. Elas representam fatos do texto A abelha chocolateira.
Numere-as na ordem em que ocorreram.
(2) Anita produziu um líquido escuro.
(3) Todos os zangões sentiram nojo do mel fabricado por Anita.
(4) Um menino descobriu o mel de Anita e gostou de seu sabor.
(1) A abelha rainha brigava com Anita porque a abelhinha não sabia produzir mel.
(5) Anita e Beatriz fundaram uma fábrica de pão de mel.


TEXTO: QUAL O JEITO CERTO DE ESCOVAR OS DENTES? COM GABARITO


TEXTO: QUAL O JEITO CERTO DE ESCOVAR OS DENTES?

                           GUSTAVO MACHUCA, BELO HORIZONTE – MG.

        Primeiro, use fio dental para soltar as sujeiras que ficam entre os dentes. Escovando, você as remove por completo e limpa as outras faces dos dentes. “Para fazer bem feito, e eliminar placas bacterianas, certifique-se de que passou as cerdas da escova por todos os dentes”, diz Felipe Arcas, presidente da Associação Brasileira de Odontologia, região do Vale do Paraíba (SP). Crie um circuito de escovação que vire rotina e contemple esta sequência:
        As cerdas da escova devem ser arrastadas da gengiva para a ponta do dente, num movimento de varredura – faça isso girando seu punho. Comece pela face interna dos dentes. Depois escove a externa.
        Passe a escova sobre a base dos dentes – é onde você morde ou tritura os alimentos – com movimentos de vaivém.

                                                  Revista Men’s Health,Ed. Abril.2011.
Entendendo o texto:

01 – A finalidade do texto “Qual o jeito certo de escovar os dentes?” é:
A) Orientar procedimentos.
B) Trazer uma informação inútil.
C) Responder a um questionamento.
D) Advertir as pessoas que sabem escovar os dentes.


TEXTO: FOLCLORE - MARIA HELENA TORRES - COM INTERPRETAÇÃO/GABARITO

TEXTO: FOLCLORE

        Quem nunca ouviu falar em comida típica ou em música regional? Se você parar para lembrar, vai ver, por exemplo: churrasco, carne-seca com abóbora, feijão de tropeiro, pato no tucupi, goiabada cascão... Tudo isso é comida típica. Ora, pipocas! Típica de quê? Do lugar onde é feita. E essa tipicidade teve origem na abundância da matéria-prima (o material de que é feita) ou na necessidade do pessoal daquele lugar, ou em alguma influência.
     
 A goiabada cascão é típica de Campos, no Rio de Janeiro, porque lá o clima e a terra são próprios para o cultivo da goiaba. Ora, as pessoas começaram a inventar coisas para fazer com a goiaba, além de comê-la como ela nasce. E todas fazendo isso, sempre e sempre, acabaram inventando outras coisas: umas fizeram doce, outras passaram a vendê-lo, outras a fabricá-lo industrialmente, outras a enfeitá-lo, outras fizeram músicas falando disso tudo e, de repente, falar em Campos é lembrar de goiabada cascão.
       Perceberam como é? É uma coisa que o homem vai aproveitando, e a coisa vai ficando típica, tradicional, regional, folclórica."

            Maria Helena Torres. In.: Ciências Hoje das Crianças, ano 5,
                           n 27. Rio de Janeiro, SBPC, abril-maio-junho/1992.

Entendendo o texto:
01 – Pode-se afirmar sobre o texto lido que:
    A – (X) uma comida torna-se típica quando ela é muito cultivada e preparada em determinado lugar.
       B – ( ) o folclore é aprendido em escolas e cursos.
       C – ( ) todas as regiões possuem os mesmos pratos típicos.
     D – ( ) em Campos, no Rio de Janeiro, todos os doces de goiaba são feitos artesanalmente.
     E – ( ) a única manifestação folclórica citada pela autora foi a comida típica.





POESIA: O GRANDE SONHO - CRUZ E SOUSA - COM GABARITO

Poesia: O GRANDE SONHO
             Cruz e Sousa

Sonho profundo, ó sonho doloroso,
Doloroso e profundo sentimento!
Vai, vai nas harpas trêmulas do vento
Chorar o teu mistério tenebroso.
Sobe dos astros ao clarão radioso,


Aos leves fluidos do luar nevoento
Às urnas de cristal do firmamento,
Ó velho sonho amargo e majestoso!
Sobe às estrelas rútilas e finas,
Brancas e virginais eucarísticas,
De onde uma luz de eterna paz escorre.
Nessa amplidão das amplidões austeras
Chora o sonho profundo das esferas,
Que nas azuis melancólicas morre...
                                                                                                                

Entendendo a poesia:
01 – Quantas sílabas poéticas possuem os versos do poema lido?
       Possui dez.

02 – Como classificar a métrica do poema?
       Regular – Rígida – Simétrica.

03 – Qual o tipo de rima da primeira estrofe?
       Interpolada.

04 – Que recurso sonoro encontramos no verso 1?
       Assonância.

05 – Numere, sendo:
I – Aliteração
II – Assonância
III – Onomatopeia
I ) “A brisa do Brasil beija e balança.”
II ) “A lua banha a solitária estrada.”
III ) “Cloc cloc cloc...
         Saparia no brejo?
         Não, são os quatro cãezinhos policiais bebendo água.”





QUESTÕES DE VESTIBULARES/ENEM - COM GABARITO


PUC – CAMP (2011)

    Argumento histórico – Na primeira expedição foi ao Rio Grande do Norte um moço de nome Martim Soares Moreno, que se ligou de amizade com Jacaúna, chefe dos índios do litoral, e seu irmão Poti. Em 1608, por ordem de d. Diogo Meneses, voltou a dar princípio à regular colonização daquela capitania. Poti recebeu no batismo o nome de Antônio Filipe Camarão, que ilustrou na guerra holandesa. Martim chegou a mestre-de-campo e foi um dos excelentes cabos portugueses que libertaram o Brasil da invasão holandesa. O Ceará deve honrar sua memória como um varão prestante e seu verdadeiro fundador.
       Adaptado de José de Alencar. Notas a Iracema
                                         São Paulo: Melhoramentos, 2. Ed. p. 154.

Entendendo o texto:
01 – Alencar identifica como personagens de seu romance as figuras históricas de Martim e Poti, mas não faz o mesmo com Iracema. Isso se deve ao fato de que Iracema:
     a) Não representa, em sua individualidade feminina, personagem que, mesmo remotamente, se possa localizar no plano histórico.
     b) É sobretudo uma protagonista romântica, de modo que sua condição de nativa ressalta aspectos de mulher idealizada.
     c) Não tem relevância histórica, tratando-se de uma índia inteiramente à margem dos costumes sagrados de seu povo.
     d) Encarna mais o afã de independência nacional do que, propriamente, o código de conduta dos indígenas.
     e) Encarna a heroína clássica que, acima da história, representa a espiritualidade, o senso de missão e a nobreza da renúncia.



CAUSO:  NO CAPRICHO

         O Adãozinho, meu cumpade, enquanto esperava pelo delegado, olhava para um quadro, a pintura de uma senhora. Ao entrar a autoridade e percebendo que o caboco admirava tal figura, perguntou: “Que tal? Gosta desse quadro?”.
         E o Adãozinho, com toda a sinceridade que Deus dá ao caboco da roça: “Mas pelo amor de Deus, hein, dotô! Que muié feia! Parece filote de cruis-credo, parente de deus-me-livre, mais horriver que briga de cego no escuro”.
          Ao que o delegado não teve como deixar de confessar, um pouco secamente: “È a minha mãe”. E o caboco, em cima da bucha, não perde a linha: “Mais doto, inté que é uma feiura caprichada”.

             BOLDRIN, Rolando. Almanaque Brasil da cultura popular São Paulo:
                              Andreato Comunicação e cultura, n.62, 2004. (Adaptado).

01 – Por sua características formais, por sua função e uso, o texto pertence ao gênero:
     a) Anedota, pelo enredo e humor característicos.
     b) Crônica, pela abordagem literária de fatos do cotidiano.
     c) Depoimento, pela apresentação de experiências pessoais.
     d) Relato, pela descrição minuciosa de fatos verídicos
     e) Reportagem, pelo registro impessoal de situações reais.


UNEMAT (2011)

         “Algum tempo hesitei se devia abrir estas memórias pelo princípio ou pelo fim, isto é, se poria em primeiro lugar o meu nascimento ou a minha morte. Suposto o uso vulgar seja começar pelo nascimento, duas considerações me levaram a adotar diferente método: a primeira é que não sou propriamente um autor defunto, mas um defunto autor, para quem a campa foi outro berço”.

01 – O fragmento acima pertence à obra de referência na literatura brasileira do século XIX, sendo considerado o primeiro romance realista de nossa literatura. Dentre as alternativas, indique o título da referida obra literária.
a) Quincas Borba
     b) Memórias de um sargento de milícias
     c) Memórias póstumas de Brás Cubas.
     d) Memórias sentimentais de João Miramar.
     e) A cidade e as serras.



ENEM (2006)

         NO INÍCIO DE SÉCULO XIX, o naturalista alemão Carl von Martius esteve no Brasil em missão científica para fazer observações sobre a flora e a fauna nativas e sobre a sociedade indígena. Referindo-se ao indígena, ele afirmou:
         Permanecendo em grau inferior da humanidade, moralmente, ainda na infância, a civilização não o altera, nenhum exemplo o excita e nada o impulsiona para um nobre desenvolvimento progressivo [...]. esse estranho e inexplicável estado do indígena americano, até o presente, tem feito fracassarem todas as tentativas para conciliá-lo inteiramente com a Europa vencedora e torna-lo um cidadão satisfeito e feliz.

         MARTIUS, Carl von. O estado do direito entre os autóctones do Brasil.
                                                Belo Horizonte/São Paulo: Itatiaia/Edusp, 1982.

01 – Com base nessa descrição, conclui-se que o naturalista Von Martius:
     a) Apoiava a independência do Novo Mundo, acreditando que os índios, diferentemente do que fazia a missão europeia, respeitavam a flora e a fauna do país.
     b) Discriminava preconceituosamente as populações originárias da América e advogava o extermínio dos índios.
    c) Defendia uma posição progressista para o século XIX: a de tornar o indígena cidadão satisfeito e feliz.
    d) Procurava impedir o processo de aculturação, ao descrever cientificamente a cultura das populações originárias da América
      e) Desvalorizava os patrimônios étnicos e culturais das sociedades indígenas e reforçava a missão “civilizadora europeia”, típica do século XIX


quinta-feira, 17 de maio de 2018

FILME(ATIVIDADES): O SOM DO CORAÇÃO - KIRSTEN SHERIDAN - COM GABARITO

Filme(atividades): O SOM DO CORAÇÃO

Data de lançamento: 15 de fevereiro de 2008 (1h 53min)
Direção: Kirsten Sheridan
Gêneros: DramaMusicalRomance
Nacionalidade: EUA

SINOPSE E DETALHES
Livre
        August Rush (Freddie Highmore) é resultado do encontro casual entre um guitarrista e uma violoncelista. Crescido em orfanato e dotado de um dom musical impressionante, ele se apresenta nas ruas de Nova York ao lado do divertido Wizard (Robin Williams). Contando apenas com seu talento musical, August decide usá-lo para tentar reencontrar seus pais.
Entendendo o filme:
01 – Qual o nome dos personagens principais? (Pai, mãe, filho.)
      Louis, Lyla e Evan.

02 – O que é música para o menino? 
      A música é tudo o que nos rodeia. Tudo que você tem que fazer é ouvir.

03 – Durante o filme o menino ouve diversos sons que o fazem criar uma música. Cite o som de dez coisas. 
      O vento nos campos de trigo; fervilhante da linhas elétricas; o som de um carrossel; o som do metrô; o apito do guarda; a buzina dos carros; o piano; a flauta; o som da gaita; e do violão.

04 – Qual é a relação entre os três?
      É o mesmo amor e paixão pela música. 

05 – Qual era o nome artístico de Evan dado pelo Wizard?
      Era August Rush.

06 – Quais os instrumentos que os três usam? 
      São a guitarra, o violoncelo e o violão.

07 – O que é comum nos instrumentos que os três usam? 
      Os três instrumentos utilizam cordas sonora.

08 – Qual o tema do filme?
      O som do coração.

09 – O que os realizadores do filme tentaram nos contar?
      A importância da música na vida dos seres humanos.

10 – Do que mais você gostou neste filme? Por quê?
      Resposta pessoal do aluno.

11 – Qual o personagem de que você mais gostou? Por quê?
      Resposta pessoal do aluno.

12 – Você assimilou ou aprendeu alguma coisa com esse filme? O quê?
      Resposta pessoal do aluno.

13 – Escreva um resumo do filme.
      Resposta pessoal do aluno.