Criar meu web site
Fazer minha home-page
Com quantos gigabytes
Se faz uma jangada
Um barco que veleje
Que veleje nesse infomar
Que aproveite a vazante da infomaré
Que leve um oriki do meu velho orixá
Ao porto de um disquete de um micro em Taipé
Um barco que veleje nesse infomar
Que aproveite a vazante da infomaré
Que leve meu e-mail até Calcutá
Depois de um hot-link
Num site de Helsinque
Para abastecer
Eu quero entrar na rede
Promover um debate
Juntar via Internet
Um grupo de tietes de Connecticut
De Connecticut acessar
O chefe da milícia de Milão
Um hacker mafioso acaba de soltar
Um vírus pra atacar programas no Japão
Eu quero entrar na rede pra contactar
Os lares do Nepal, os bares do Gabão
Que o chefe da polícia carioca avisa pelo celular
Que lá na praça Onze tem um videopôquer para se jogar.
Fazer minha home-page
Com quantos gigabytes
Se faz uma jangada
Um barco que veleje
Que veleje nesse infomar
Que aproveite a vazante da infomaré
Que leve um oriki do meu velho orixá
Ao porto de um disquete de um micro em Taipé
Um barco que veleje nesse infomar
Que aproveite a vazante da infomaré
Que leve meu e-mail até Calcutá
Depois de um hot-link
Num site de Helsinque
Para abastecer
Eu quero entrar na rede
Promover um debate
Juntar via Internet
Um grupo de tietes de Connecticut
De Connecticut acessar
O chefe da milícia de Milão
Um hacker mafioso acaba de soltar
Um vírus pra atacar programas no Japão
Eu quero entrar na rede pra contactar
Os lares do Nepal, os bares do Gabão
Que o chefe da polícia carioca avisa pelo celular
Que lá na praça Onze tem um videopôquer para se jogar.
Entendendo a canção:
01 – De que se trata esta canção?
Trata
da rede de comunicação existente no mundo e sugere a importância dessa rede
para a inclusão digital.
02 – O autor nos mostra que a
tecnologia pode estar a serviço de quem?
A
serviço da tradição, sem brigar com ela, pelo contrário, promovendo-a,
acolhendo-a como um produto cultural, capaz de enriquecer as relações humanas.
03 – Que referências a “navegação”
aparecem na canção?
Porto
de um disquete, velejar, aproveitar a vazante, barco, abastecer, infomar /
infomaré (mistura de “informática” com mar / maré).
04 – Que termos retirados da
informática encontramos na canção?
Home
page, web site, disquete, gigabyte, e-mail, hot-link, micro, rede internet,
acessar, hacher.
05 – A relação entre a
exclusão socioeconômica e a digital está apresentada na seguinte assertiva:
a) A digital desencadeia a
socioeconômica, pela relação direta entre a existência de ampla tecnologia da
informação e comunicação e a realidade dos países subdesenvolvidos.
b) A socioeconômica
desencadeia a digital, por existir maior investimento dos países
subdesenvolvidos no acesso à tecnologia de informação e comunicação, portanto,
maior inclusão.
c) A socioeconômica
desencadeia a digital, pois há relação igualitária entre países desenvolvidos e
subdesenvolvidos quanto ao acesso à tecnologia de informação e comunicação e à
inclusão.
d) A digital desencadeia a
socioeconômica, à medida que o acesso às tecnologias de informação e
comunicação se dá de forma mais estruturada nos países subdesenvolvidos.
e) A socioeconômica desencadeia a digital, por haver uma relação
desfavorável quanto ao menor acesso dos países subdesenvolvidos à tecnologia de
informação e comunicação.
06 – Na construção da letra
da música foram empregados vários recursos da linguagem poética. Copie duas
palavras ou expressões que exemplifiquem os seguintes recursos:
a) Rima;
Acessar / soltar –
Milão / Japão.
b) Jogos
sonoros:
*Aliteração (repetição de consoantes);
“Os lares do Nepal, os bares do Gabão.
* Assonância (repetição de vogais).
“Que aproveite a
vazante da infomaré”.
c) Metáfora.
“Fazer minha
home-page com quantos gigabytes se faz uma jangada.”
07 – Observe:
Informar (fazer saber,
instruir) X Infomar (info de informação + mar = mar de informações
Infomar é
um neologismo: palavra nova, derivada ou formada de outra já
existentes.
Encontre outro neologismo no texto.
Infomaré (mistura de “informática” com “mar/maré”.
08 – Observe:
Conect (unir, conectar, juntar)
+ cut (cortar, dividir, decepar)
Connecticut: Nome de um importante estado dos Estados
Unidos.
Qual é o efeito do uso
repetido dessa palavra inglesa nos versos seguintes?
“Juntar via internet
Um grupo de tietes de Connecticut
De Connecticut acessar.”
“Via internet” e “Grupo de tietes” = “Rima rica” – porque
envolve uma palavra estrangeira e um neologismo.
09 – O que é oriki?
Uma saudação da cultura yorubá, utilizada
nos rituais da umbanda.
10 – Onde se encontra cada
uma das localidades citadas na canção? pesquise.
·
Taipé – [É a capital e um município
especial de Taiwan].
·
Calcutá – [É a capital e maior
cidade do estado de Bengala Ocidental, na Índia].
·
Helsinque – [É a capital da
República da Finlândia e a maior cidade do país].
·
Milão – [É uma comuna italiana,
capital da região da Lombardia, província de Milão].
·
Japão – [É um país do Extremo
Oriente, formado por um arquipélago].
·
Nepal – [É um país asiático da
região dos Himalaias].
·
Gabão – [Oficialmente República
Gabonesa, é um país que se situa na África].
·
Praça Onze – [É uma sub-região da
Zona Central da cidade do Rio de Janeiro].
·
Connecticut – [É um dos 5° estados
dos Estados Unidos da América, localizado na Região da Nova Inglaterra. O
Connecticut é o 3° menor Estado Americano em extensão territorial].
11 –
Tanto no título “Pela Internet” como no final da canção, o autor faz uma
homenagem a Donga, parodiando a música “Pelo Telefone” (1° samba brasileiro),
que na sua época, teve o papel que cabe hoje à Internet. Na paródia, o telefone
é substituído pelo celular. Cite os versos finais:
“O chefe da polícia
carioca avisa pelo celular
Que lá na praça Onze tem um videopôquer para se jogar.”
Que lá na praça Onze tem um videopôquer para se jogar.”
12 – No verso: “Com quantos gigabytes
se faz uma jangada”, lembra um ditado popular. Qual?
Com
quantos paus se faz uma canoa.
13 – Qual é o principal objetivo do
eu lírico?
Basicamente, comunicar-se com o mundo, utilizando todas as ferramentas
que a cibernética lhe dispõe, para fazer uma grande viagem em volta do mundo.
14 – A partir do vocabulário de vírus
que ataca e destrói informações cria que expressões?
Macmilícia
de Milão, hacher mafioso, polícia carioca.
15 – O eu lírico usa os quatro cantos
do mundo para nos mostrar o quê?
Mostrar até que ponto pode chegar a comunicação virtual e que ela deve
ser de livre acesso.
16 – Ao falar em “infomar” e “infomaré”
referimos a que?
Aos mar de informações que a internet possibilita com o acesso aos links
para todos os cantos do mundo, desde Calcutá até Helsique em questão de
segundos.