terça-feira, 25 de outubro de 2022

ARTES VISUAIS: O MURALISMO E O GRAFITE - AMANDA NAHU - COM GABARITO

 Artes visuais: O muralismo e o grafite

Fonte da imagem - https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhq9J44QkQWZxBmfCqAMeeyx5O6_spxjXYo2lPrnRqw4cdOKx0nCS-qwQyo4Pj0YiA0wa3OoD8aw8zFfKyIsRkxlNXe_dseFRcTmhAfJFyPyhUzChs4uWv5zYKZELNHOJXaRPiBcCHLi0aX0gUovifbtL7jhD5UQ50ppYieds-mG6NkIVj8SSk7qWF1/s1600/muralismo.jpg

Obra de Amanda Nahu, integrante do projeto Xalabas, realizado na cidade de Praia, em Cabo Verde, 2018. Dimensões: 7m x 2m.

Fonte: Língua Portuguesa – Se liga nas linguagens – Área do conhecimento: Linguagens e suas Tecnologias – Ensino Médio – 1ª edição – São Paulo, 2020 – Moderna – p. 10-11.

        A fotografia reproduzida é de um mural pintado na paisagem urbana da cidade de Praia, pela artista baiana Ananda Nahu, em parceria com o projeto Xalabas, iniciativa local que visa ampliar e diversificar a oferta turística nesse território africano.

        Observe atentamente a imagem e analise os elementos gráficos e estéticos que a compõem.

Entendendo as Artes Visuais:

01 – Pense no suporte em que está inserida a obra da artista baiana.

a)   Onde o mural foi pintado?

O mural foi pintado em um muro de uma edificação que dá para a rua.

b)   O que o suporte escolhido possibilitou ao público?

A escolha desse suporte possibilitou um maior acesso à obra de arte, tornando-a pública e ampliando seu alcance.

02 – Você já ouviu falar em intervenção urbana? Pense nos sentidos dessa expressão e conclua: Por que a obra de Ananda poderia ser um exemplo de intervenção urbana?

      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: A pintura de Ananda Nahu é um exemplo de intervenção urbana, já que representa uma interferência no espaço físico preexistente de um bairro de uma cidade, alterando inclusive a relação que as pessoas têm com o local, que é público.

03 – Em sua opinião, o mural de Ananda pode colaborar para o aumento d turismo local, como objetiva o projeto Xalabas?

      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: A ação do projeto Xalabas colabora para o aumento do turismo ao criar novos roteiros de visitação que promovem mais pontos de interação e apreciação na cidade, seja pelo estímulo visual com a arte urbana, seja por meio da gastronomia e do artesanato locais, de serviços de entretenimento e da constituição de uma rede local de base comunitária.

04 – Ananda Nahu gosta de se apresentar como uma artista “grafiteira”. Com base em seus conhecimentos, tente explicar por que ela se denomina assim. Não se esqueça de levar em conta aspectos como o suporte da obra que ela produziu, o lugar onde está exposta, o material usado em sua composição e sua função social.

      Resposta pessoal do aluno.

05 – Ananda Nahu considera que sua obra de Cabo Verde tem uma função social. Você concorda com a artista? Conhece outros projetos artísticos que também têm cunho social?

      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Sim, já que a obra de Ananda Nahu valoriza os habitantes locais, dialoga com o entorno de forma democrática – uma vez que está na rua – e está inserida em um projeto de incentivo ao turismo que extrapola a simples fruição estética de um mural.

06 – Agora, observe atentamente os aspectos estéticos do mural de Ananda Nahu, e responda:

a)   Qual é a personagem que está retratada no mural? Que idade você acha que ela tem?

A personagem retratada é uma menina negra, tem entre 7 e 10 anos de idade.

b)   De onde você acha que e essa personagem? Onde ela vive?

Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Conte aos alunos que Ananda Nahu, junto com líderes comunitários do bairro da Achada Grande Frente, da cidade de Praia, e produtores do projeto Xalabas, escolheu algumas crianças do bairro para fotografar. Dentre elas, a artista escolheu Joyce, uma menina de 7 anos, para pintar a lateral do edifício.

c)   Caracterize fisicamente a personagem.

A menina foi retratada de perfil, tem uma expressão séria e um olhar altivo. Ela usa adornos no cabelo e está envolta por um tecido que apresenta um padrão específico, com a cor branca e diferentes tonalidades de azul. A mão dela parece segurar o tecido e estar apoiada sobre o ombro.

d)   Observe com atenção o tecido que envolve a personagem. Pesquise na internet que tecido é esse e arrisque interpretar: Que simbologia importante ele traz para a obra?

Os padrões do tecido em que a menina está envolvida são tradicionais de Cabo Verde, resultado da tessitura de fios de algodão de diferentes cores. O uso desse tecido tem um significado simbólico para a população, pois se relaciona com a afirmação da identidade da cultura cabo-verdiana.

e)   Tente explicar de que forma o olhar da personagem é retratado e que efeito ele produz em você ou nos passantes.

O olhar da menina está voltado para o espectador, opção que reforça o protagonismo da personagem e a empodera.

f)    Atente para o fundo da imagem. Descreva-o.

O fundo da imagem é bastante colorido, com diferentes motivos e formas. Ele é composto de um céu vermelho, delicado e estilizado. É um céu noturno, porque há estrelas e uma lua cheia. Abaixo do céu, há três faixas com texturas diferentes: a primeira tem um padrão floral, a segunda apresenta uma sequência de faixas com diferentes tonalidades de verde e, por último, há uma textura que lembra os padrões dos pelos de uma zebra.

g)   Note que há diferenças entre a personagem retratada em primeiro plano e o fundo pintado atrás dela. Aponte essas diferenças. Para isso, retome a questão do olhar da personagem, além da luz, da sombra, do volume e da perspectiva.

A figura da menina apresenta maior realismo devido à técnica de luz e sombra utilizada na pintura, responsável por dar volume ao retrato. Já o fundo é uma composição de superfícies planas e, por isso, não apresenta perspectiva nem realismo. O mural mistura diferentes técnicas de perspectiva e volume.

h)   Quais cores predominam na composição e que efeito elas produzem?

As cores que predominam são tonalidades de vermelho, azul e verde. São cores fortes e contrastantes que fazem a pintura chamar atenção em meio à paisagem.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário