sexta-feira, 3 de janeiro de 2020

CONTO: A MOÇA E O PEIXINHO DOURADO - COM QUESTÕES GABARITADAS

Conto: A moça e o peixinho dourado

        Num reino distante, que ficava à beira-mar, viviam um rei e uma rainha que estavam casados há muito tempo e nunca tiveram filhos. Todos os dias, enquanto passeava nas areias da praia, a rainha suplicava:
        -- Deus desse mar imenso, permita que eu tenha um filho! Conceda-me a honra de ser mãe.
        Um dia, o Deus do Mar ouviu suas preces e lhe concedeu uma filha, que nasceu junto com um lindo peixinho dourado, que ficava perto da menina o tempo todo. Não precisava de água para viver.
        A princesinha recebeu o nome de Ariel e todos chamavam o peixinho de Benvindo. A menina e o peixe cresciam fortes, felizes.
        Numa tarde ensolarada, enquanto a rainha e a princesa passeavam na praia, Benvindo entrou no mar e despediu-se de Ariel:
        -- Vou cumprir o meu destino, no fundo do mar, mas se algum dia você estiver em perigo, é só me chamar que estarei pronto para lhe ajudar.
        Ariel tornou-se uma bela moça. Não havia quem não admirasse a sua beleza e bondade!
        Um dia, num reino vizinho, a rainha adoeceu e antes de morrer, chamou o rei e disse:
        -- Vou partir para sempre, mas preciso que você me faça uma promessa. Olhe este anel feito do mais puro ouro e diamante. Prometa-me que só se casará com uma princesa em cujo dedo ele caberá.
        O rei era um homem velho, feio e ranzinza, mas não faltaria à promessa feita à rainha agonizante. Quando ficou viúvo, começou a procurar uma noiva. Todas as princesas conhecidas experimentaram o anel, mas ele não coube em nenhum dedo. Até que se lembrou que havia uma princesa que morava no reino à beira-mar. Foi visitar Ariel em seu palácio e ficou maravilhado com sua beleza. E para sua surpresa, o anel serviu-lhe direitinho. A princesa não queria casar-se com aquele velho horroroso, mas seus pais não queriam magoar o rei do importante país vizinho. Desesperada, Ariel chorou, chorou, mas não houve jeito; o casamento foi marcado para breve. Então, ela se lembrou do seu peixinho, correu para a praia e chamou:
        -- Benvindo, Benvindo, me salve, me ajude!
        O peixinho apareceu e ela contou o que estava acontecendo.
        -- Não fique triste. Diga-lhe que só se casará com o rei se ele lhe der um vestido azul com todas as estrelas do céu.
        Ariel voltou para o palácio e fez como Benvindo lhe havia dito. O rei ficou triste, preocupado, mas prometeu que lhe daria o vestido. Ariel estava feliz, pois não acreditava que ele pudesse conseguir isso.
        Demorou, demorou, mas um dia, o rei cumpriu o prometido e apareceu com o vestido.
        Ariel, desesperada, correu até a praia, chamou por Benvindo e este prontamente lhe atendeu.
        -- E agora, o que eu faço? Prefiro morrer a casar-se com aquele homem.
        -- Calma. Peça-lhe um vestido verde com todos os peixes do mar.
        O rei se aborreceu, esbravejou, mas aceitou o desafio e atendeu a exigência da noiva. Ariel, desesperada, mais uma vez procurou Benvindo:
        -- Meu querido, serei sacrificada. Não quero me casar com aquele velho!
        -- Calma, boa menina! Diga que só se casará com ele, se tiver um vestido branco com todas as flores da Terra.
        O rei ficou muito aborrecido, irritado, mas cumpriu o desejo da princesa e mandou entregar-lhe um lindo, rico e florido vestido.
        A princesa, sem saber o que fazer, correu à praia, em busca dos conselhos do seu fiel protetor. Ele já a esperava com um barco e disse-lhe:
        -- Pegue os seus pertences e fuja depressa. Esse barco a levará para terras distantes; ninguém a achará. Você se casará com o filho do rei.
        Ariel obedeceu e depois de navegar por algumas horas, chegou a um reino desconhecido. Foi até o palácio e pediu emprego, para que pudesse se manter, pois não trouxera joias ou dinheiro. Deram-lhe um emprego de cozinheira.
        Algum tempo depois, começou a Festa da Felicidade, quando havia festejos em todo o reino e bailes no palácio, durante três dias. Ariel queria ir ao baile, mas era somente uma cozinheira e não fora convidada.
        Ariel viu os ricos súditos se prepararem e caminharem em direção aos salões do palácio. Quando todos se foram, ela vestiu o branco e florido vestido, enfeitou-se e também foi à festa. Todos que a viram se admiraram e se maravilharam com a sua beleza. O príncipe dançou várias músicas com ela e sentia-se perdidamente apaixonado.
        No segundo dia, ela vestiu seu vestido com os peixes do mar e fez a mesma aparição, no meio da festa. O príncipe que a esperava, desde o início, não cabia em si de contentamento. Divertiam-se muito. Todos queriam conhecer a bela moça e ninguém suspeitava que ela era a cozinheira da casa real.
        No terceiro dia, ela se arrumou e usou o vestido com todas as estrelas do céu. O príncipe, no final da noite, deu-lhe uma linda joia de presente. Ariel fugiu e voltou para os seus afazeres.
        Após os dias festivos, o príncipe caiu numa imensa tristeza e nada o animava. Não comia, nem bebia. Emagreceu e adoeceu. Os reis fizeram de tudo, mas o moço não falava qual era o motivo do seu mal. Ariel, que também estava muito apaixonada por ele, fez um bolo muito gostoso, colocou a joia que ganhou no meio de uma fatia. Escolheu o vestido de que mais gostava, com todas as estrelas, e foi levar o bolo ao príncipe. A princípio, ele não queria nem erguer os olhos para ver a guloseima. Mas resolveu experimentar a fatia que a bela moça lhe oferecia.
        Assim que mordeu um pequeno pedaço, sentiu a joia, olhou e gritou:
        -- Estou curado! Achei a mulher que vai me fazer feliz por toda a minha vida!
        Os reis, felizes pelo restabelecimento do filho, perceberam que a cozinheira era uma princesa. E trataram de marcar o casamento.
        Ariel e o príncipe, apaixonados, casaram-se, viveram felizes para sempre, reinando com justiça e generosidade.
Fonte:  Livro –Coleção ALET – Língua Portuguesa – 5ª Série – Editora Positivo,2007 – p. 236-8.

Entendendo o conto:

01 – Qual o problema (conflito) que a personagem enfrenta?
      O principal conflito é não querer casar-se com o homem velho e rabugento e por isso, foge e torna-se a cozinheira do palácio de um reino distante.

02 – Quais os fatos que ajudam a resolver o conflito? Quem ajuda?
      Quem ajuda é o peixinho Benvindo, criando alguns empecilhos: pedir um vestido com todas estrelas do céu, outro com todos os peixes do mar e um terceiro com todas as flores. E ainda arranja um barco para Ariel fugir.

03 – Se fosse um filme, em que parte você acha que a trilha sonora seria uma música de suspense (clímax)?
      O momento de maior suspense é quando o príncipe está doente e encontra a joia dentro do bolo.

04 – Como a história termina (desfecho)?
      Ariel casa-se com o príncipe e juntos governam com justiça.

05 – Este texto assemelha-se a um conto de fadas tradicional. Qual? Faça uma comparação, quanto às personagens, conflito e desfecho.
      Personagens – Ariel tem semelhanças com Cinderela. As duas são simples, pobres, mas acabam se casando com o príncipe. Uma se aproxima por causa do sapato e outra por causa da joia.

      Conflito – Em Cinderela, o conflito é a moça que vai ao baile, ajudada por sua fada-madrinha e o príncipe se apaixona, mas não sabe onde está sua amada. Em “A moça e o peixinho dourado”, Ariel é ajudada por um pequeno peixe, também vai a festas, o príncipe se apaixona por ela, sem saber quem é, nem onde mora.

      Desfecho – Nas duas histórias, há o mesmo desfecho. Os príncipes reconhecem nas moças pobres suas amadas e casam-se com elas.

06 – Qual é a festa popular brasileira que tem uma semelhança com a festa que aparece no conto?
      Pode-se associar a festa citada no texto com o carnaval brasileiro, que é uma grande festa popular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário