Poema: Além da Terra, além do Céu
Carlos
Drummond de Andrade
Além da Terra, além do Céu,
no trampolim do sem-fim das estrelas,
no rastro dos astros,
na magnólia das nebulosas.
Além, muito além do sistema solar.
Até onde alcançam o pensamento e o coração,
vamos!
vamos conjugar
o verbo fundamental essencial,
o verbo transcendente, acima das gramáticas
e do medo e da moeda e da política,
o verbo sempreamar,
o verbo pluriamar,
razão de ser e de viver.
ANDRADE, Carlos
Drummond de.Amar se aprende amando. Rio de Janeiro:Record, 2009. p.22.
Fonte: Projeto Teláris
– Português – 7° ano – Editora Ática – p. 24/25
COMPREENSÃO
1) Releia:
Além da Terra, além do
Céu,
no trampolim do sem-fim das estrelas.
Observe as palavras
destacadas: elas ajudam a compor uma ideia de lugar. Que ideia de lugar esses
versos passam para você?
Resposta pessoal.
Sugestão: Lugar
muito, muito distante da Terra.
2) Releia
este verso:
na magnólia das nebulosas.
Em seguida, observe as duas
imagens abaixo:
As imagens podem nos ajudar
a entender a provável relação que o poeta fez entre as palavras magnólia e
nebulosa. Que relação pode ser essa?
Nessas imagens, a
relação pode ser feita pela aparência de flor que uma nebulosa pode assumir.
Assim, considera-se a imagem de nebulosa como se fosse uma flor (Metáfora).
3) O
que significa conjugar um verbo? No poema, o que pode significar “conjugar” os
verbos pluriamar e sempreamar?
Conjugar um verbo
é falar ou escrever o verbo flexionando-o em tempo, pessoa e modo.
Quanto aos verbos pluriamar e sempreamar são neologismos. Conjugar
aqui pode ter sentido de pôr em prática na vida as ações sugeridas por
pluriamar(amar a todos – segundo o contexto) e sempreamar (amar sempre,
continuamente) em todos os tempos, modos e pessoas.
4)
Quantas estrofes e versos há no poema de
Drummond?
Uma única estrofe com catorze versos.
5)
Um dos recursos empregados nos poemas para
criar o efeito de sonoridade é o uso de rimas. Em grande parte dos poemas, as
rimas ocorrem no final dos versos. No poema acima, as rimas ocorrem de forma um
pouco diferente.
a)
Transcreva abaixo quatro pares de rimas e diga
como elas acontecem nesse poema.
Sugestão: Trampolim/sem-fim; rastros/astros; solar/conjugar;
sempreamar/pluriamar; ser/viver. Nesse poema as rima ocorrem também no meio dos
versos.
b)
Nas palavras rastros e astros, que outro
recurso foi empregado além da rima?
Aproximação de palavras semelhantes na escrita:
a palavra astro está “dentro” da palavra rastro
Obrigado, me ajudou muito no trabalho escolar
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