quinta-feira, 31 de outubro de 2019

TEXTO: TAMPINHA - ÁLVARO CARDOSO GOMES - COM GABARITO

Texto: Tampinha
          
          Álvaro Cardoso Gomes

    O meu era Tampinha. Eu tinha outros apelidos também: Baixinho, Pintor de Rodapé, Anão de Jardim, Meio Quilo, mas o que pegou foi Tampinha. Está certo, sou pequeno mesmo, e mamãe vive dizendo que eu parecia um ratinho quando nasci, mas não sou tão pequeno assim pra minha idade. É que entrei muito cedo na escola e nunca tomei bomba. Mamãe diz que aprendi a ler quando tinha quatro anos. Papai gostava de ler jornal comigo no colo. Com cinco anos, já lia o jornal inteiro. Então me puseram na escola. Era por isso que eu não ficava ofendido quando me chamavam de Baixinho, de Anão, de Tampinha, porque não tinha chegado o tempo de eu crescer ainda. Mesmo assim, vivia me medindo. Quando dormia gostava de ficar esticando os braços e as pernas na cama, pra ver se crescia um pouco. A maior bronca que eu tinha era porque os grandões viviam abusando da gente. Como daquela vez que o Clayton me deu uns tabefes, e tive de aguentar, porque senão ele me achatava. Ah, se eu fosse grande, ninguém mexia comigo. Apesar que papai vivia dizendo que a força de um homem estava na cabeça. Não concordo muito com isso. Pra falar a verdade, gostaria de ser forte como o Batata, por exemplo. Ou mesmo como o Tuta, como o Clayton.

                 A grande decisão. Álvaro Cardoso Gomes. 
Fonte: Livro – Encontro e Reencontro em Língua Portuguesa – 5ª Série - Marilda Prates – Ed. Moderna, 2005 – p. 37-9.
Entendendo o texto:

01 – Retire do texto palavras ou trechos que indiquem:
a)   O gosto da personagem pelo conhecimento, pelo saber.
“É que entrei muito cedo na escola e nunca tomei bomba” / “Aprendi a ler quando tinha quatro anos” / “Com cinco anos, já lia o jornal inteiro”.

b)   Seu desejo íntimo de crescer para enfrentar, de igual para igual, todos os que dele abusavam e que, aparentemente ou não, pareciam mais fortes do que ele.
“Mesmo assim, vivia me medindo” / “A maior bronca que eu tinha era porque os grandões viviam abusando da gente” / “...e tive de aguentar, porque senão ele me achatava” / “Ah, se eu fosse grande, ninguém mexia comigo” / “Pra falar a verdade, gostaria de ser forte como o Batata, por exemplo. Ou mesmo como o Tuta, como o Clayton.”

02 – “Apesar que papai vivia dizendo que a força de um homem estava na cabeça”.
a)   Substitua a palavra cabeça por uma palavra ou expressão sem alterar o significado do texto.
Conhecimento, saber, inteligência.

b)   O autor usou uma comparação para expressar a opinião do pai de Tampinha. Essa comparação, que você identificou no item a, é uma figura de linguagem. A escolha do termo cabeça indica que Tampinha e seu pai não concordavam sobre o que faz uma pessoa ficar mais forte. Por quê?
Porque, se o autor usasse conhecimento no lugar de cabeça, ficaria menos evidente a diferença de opinião entre os dois.

Nenhum comentário:

Postar um comentário