Texto: Tampinha
Álvaro Cardoso Gomes
O meu era Tampinha. Eu tinha outros
apelidos também: Baixinho, Pintor de Rodapé, Anão de Jardim, Meio Quilo, mas o
que pegou foi Tampinha. Está certo, sou pequeno mesmo, e mamãe vive dizendo que
eu parecia um ratinho quando nasci, mas não sou tão pequeno assim pra minha
idade. É que entrei muito cedo na escola e nunca tomei bomba. Mamãe diz que
aprendi a ler quando tinha quatro anos. Papai gostava de ler jornal comigo no
colo. Com cinco anos, já lia o jornal inteiro. Então me puseram na escola. Era
por isso que eu não ficava ofendido quando me chamavam de Baixinho, de Anão, de
Tampinha, porque não tinha chegado o tempo de eu crescer ainda. Mesmo assim,
vivia me medindo. Quando dormia gostava de ficar esticando os braços e as
pernas na cama, pra ver se crescia um pouco. A maior bronca que eu tinha era
porque os grandões viviam abusando da gente. Como daquela vez que o Clayton me
deu uns tabefes, e tive de aguentar, porque senão ele me achatava. Ah, se eu fosse
grande, ninguém mexia comigo. Apesar que papai vivia dizendo que a força de um
homem estava na cabeça. Não concordo muito com isso. Pra falar a verdade,
gostaria de ser forte como o Batata, por exemplo. Ou mesmo como o Tuta, como o
Clayton.
A grande decisão. Álvaro
Cardoso Gomes.
Fonte: Livro –
Encontro e Reencontro em Língua Portuguesa – 5ª Série - Marilda Prates – Ed.
Moderna, 2005 – p. 37-9.
Entendendo o texto:
01 – Retire do texto
palavras ou trechos que indiquem:
a) O
gosto da personagem pelo conhecimento, pelo saber.
“É que entrei muito cedo na escola e nunca tomei bomba” / “Aprendi a
ler quando tinha quatro anos” / “Com cinco anos, já lia o jornal inteiro”.
b)
Seu desejo íntimo de crescer para enfrentar,
de igual para igual, todos os que dele abusavam e que, aparentemente ou não,
pareciam mais fortes do que ele.
“Mesmo assim, vivia me medindo” / “A maior bronca que eu tinha era
porque os grandões viviam abusando da gente” / “...e tive de aguentar, porque
senão ele me achatava” / “Ah, se eu fosse grande, ninguém mexia comigo” / “Pra
falar a verdade, gostaria de ser forte como o Batata, por exemplo. Ou mesmo
como o Tuta, como o Clayton.”
02 – “Apesar que papai vivia
dizendo que a força de um homem estava na cabeça”.
a)
Substitua a palavra cabeça por uma palavra ou
expressão sem alterar o significado do texto.
Conhecimento, saber, inteligência.
b)
O autor usou uma comparação para expressar a
opinião do pai de Tampinha. Essa comparação, que você identificou no item a, é
uma figura de linguagem. A escolha do termo cabeça indica que Tampinha e seu
pai não concordavam sobre o que faz uma pessoa ficar mais forte. Por quê?
Porque, se o autor usasse conhecimento no lugar de cabeça, ficaria
menos evidente a diferença de opinião entre os dois.
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