terça-feira, 29 de outubro de 2019

POEMA: FRUTA NO PONTO - ROSEANA MURRAY - COM GABARITO

Poema: FRUTA NO PONTO
       
      Roseana Murray

Às vezes dá vontade
de agarrar a vida
com uma duas
dez mãos
e levar à boca
e trincar nos dentes
como uma fruta
no ponto.
                                        Fruta no ponto. Roseana Murray.
Fonte: Livro – Encontro e Reencontro em Língua Portuguesa – 5ª Série - Marilda Prates – Ed. Moderna, 2005 – p.9-10.
Entendendo o poema:

01 – O que é uma fruta no ponto?
      Uma fruta madura, pronta para se comida.

02 – O que significa trincar uma “fruta nos dentes”?
      Mordê-la, mastiga-la.

03 – Agora, leia novamente o texto. Observe a pontuação. Quantos sinais de pontuação foram usados?
      Um: o ponto final.

04 – Que efeito a pontuação causa na leitura? Quantas pausas provoca?
      Provoca uma única pausa. A pontuação faz com que a leitura seja feita em um só folego.

05 – A autora do poema compara a vida a quê?
      A uma fruta no ponto.

06 – O que seria feito com a fruta?
      Ela seria agarrada, trincada nos dentes.

07 – E como seria possível transferir essa ideia para a vida?
      Resposta pessoal do aluno. Espera-se que o aluno perceba a relação entre agarrar a vida e trincar a fruta nos dentes.

08 – A comparação entre a fruta e viver é construída em parte por meio da pontuação. A ilustração reforça o efeito produzido pela pontuação. Por quê?
      Resposta pessoal do aluno. Espera-se que o aluno perceba que a pontuação e a ilustração reforçam também a ideia de viver comprazer.


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