segunda-feira, 28 de outubro de 2019

POEMA: DESEJOS - ELIAS JOSÉ - COM GABARITO

POEMA: DESEJOS
                ELIAS JOSÉ


Só roupa usada, gasta,
já batida!
Que diabo! Que vida!
Queria um jeans
ou uma minissaia
de etiqueta transada,
um tênis americano,
uma camiseta ecológica
com Chico Mendes, folhas e flores,
e complementos de butique.

Só que, se abro a boca pra pedir,
a casa ferve e lá vem sermão.
Minha mãe diz que tenho muito
e não dou valor,
que meu guarda-roupa está um caos.
Meu pai diz que só dá vermelho
na conta bancária
antes do fim do mês.

Por que não nasci  rica?
Por que não sou filha de dona de butique?
Por que não me aparece um príncipe,
lindo e rico,
dono de petróleo nas arábias?

                                                   Cantigas de adolescer, Elias José.
Fonte: Livro – Encontro e Reencontro em Língua Portuguesa – Marilda Prates – Ed. Moderna, 2005 – p.118

Entendendo o poema
1)   Esses fatos acontecem em sua casa? Como você age?
Resposta pessoal.

2)   Com muita criatividade, você vai transcrever o poema de Elias José fazendo as seguintes modificações:
a)   os substantivos biformes no feminino devem ser passados para o masculino;
b)   com alguns substantivos você terá que usar a “cabeça”. Por exemplo: o que você usaria, para o homem, no lugar da palavra “minissaia”?
c)   não esqueça que os adjetivos e pronomes devem concordar com os substantivos.

Só roupa usada, gasta,
já batida!
Que diabo! Que vida!
Queria um jeans
ou um bermudão
de etiqueta transada,
um tênis americano,
uma camiseta ecológica
com Chico Mendes, folhas e flores,
e complementos de butique.

Só que, se abro a boca pra pedir,
a casa ferve e lá vem sermão,
Meu pai diz que tenho muito
e não dou valor,
que meu guarda-roupa está um caos.
Minha mãe diz que só dá vermelho
na conta bancária
antes do fim do mês.

Por que não nasci rico?
Por que não sou filho de dono de butique?
Por que não me aparece uma princesa,
linda e rica
dona de petróleo nas arábias?

Nenhum comentário:

Postar um comentário