quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

QUESTÕES DE GRAMÁTICA - FONEMAS/ENCONTROS VOCÁLICOS/HIATO/DÍGRAFOS/NÚMEROS DE SÍLABAS/VÍRGULA - COM GABARITO

Questões de   Gramática


                           EXERCÍCIOS
01 – Dê o número de letras e fonemas das seguintes palavras:

a – Baú: 3 letras e 3 fonemas
b – Ascensorista: 12 letras e 11 fonemas.
c – Atóxico: 7 letras e 8 fonemas.
d – Quinquênio: 10 letras e 8 fonemas.
e – Floricultura: 12 letras e 12 fonemas.
f – Antiguidade: 11 letras e 10 fonemas.
g – Encantamento: 12 letras e 12 fonemas.
h – Excursão: 8 letras e 8 fonemas.
i – Explosão: 8 letras e 8 fonemas.
j – Piauí: 5 letras e 5 fonemas.
l – Guilhotina: 10 letras e 8 fonemas.
m – Taxímetro: 9 letras e 10 fonemas.


02 – Classifique os encontros vocálicos das palavras abaixo:
Ditongo crescente oral = DCO
Ditongo decrescente oral = DDO
Ditongo crescente nasal = DCN
Ditongo decrescente nasal = DDN
Tritongo oral = TO
Tritongo nasal = TN
Hiato = H

a – Aguaceiro = DDO
b – Praieira = H (1) DDO
c – Aguentam = DCN
d – Inquietam = DCN
e – Muito = DDO
f – Quinquênio = DCN – DCO – DCO/H
g – Iaiá = DCO – DCO.
h – Cooperam = H
i – Saíram = H
j – Cauim = DCN (ca-uim).
l – Espiões = DDN
m – Aorta = H
n – Enxáguem = TN
o – Apaziguou = TO.

03 – Sublinhe os vocábulos que têm hiato:
Luís – imundície – mau – pólen – elétron – espontâneo – argúem jaúsairdes – quanto – genuíno – troféu – painel – metaloide – aindapaisinho – reféns – construindoveículo – plebeu.

04 – Numere as palavras de acordo com o código:
Ditongo crescente oral = DCO
Ditongo decrescente oral = DDO
Ditongo crescente nasal = DCN
Ditongo decrescente nasal = DDN
Tritongo oral = TO
Tritongo nasal = TN
Hiato = H

a – Secretária = DCO/H
b – Secretaria = H
c – Saúdo = H
d – Mais = DDO
e – Poema = H
f – Espécie = DCO/H
g – Esquentar = DCO
h – Limões = DDN
i – Ingênuo = DCO
j – Cruel = H
l – Quão = TN
m – Também = DDN
n – Iguais = TO
o – Rainha = H
p – Bilíngue = DCO
q – Mágoas = DCO/H
r – Circuito = DCO
s – Reagísseis = H/DDO
t – Frear = H
u – Frequentavam = DCN
v – Piauiense = H(a)/DDO(mi).


05 – Quantos dígrafos você vê no texto abaixo?
Gato escaldado tem medo de água fria.
Felino, tendo sofrido em sua própria pele a experiência de fervura com líquido inodoro, insosso e incolor, passará a temer esse líquido mesmo em temperatura abaixo da média.
                       Fernandes, Millor. Folha de S.Paulo. 10/6/2001.
      Possui 07 dígrafos.

06 – Marque a opção em que todas as palavras apresentam um dígrafo:
a)   Tóxico, auxílio, fixo, exame.
b)   Enxergar, luxo, bucho, olho.
c)   Bicho, passo, carro, banho.
d)   Choque, sintaxe, unha, coxa.

07 – Classifique as palavras de acordo como número de sílabas:
a)   Cheiro: dissílaba.
b)   Acompanhou: polissílaba.
c)   Ascender: trissílaba.
d)   Tungstênio: trissílaba.
e)   Infeliz: trissílaba.
f)    Interurbano: polissílaba.
g)   Pseudônimo: polissílaba.
h)   Exceção: trissílaba.
i)     Ritmo: trissílaba.
j)     Semeia: trissílaba.
k)   Circuito: trissílaba.
l)     Secretária: polissílaba.
m) Subestimar: polissílaba.
n)   Apoio: trissílaba.
o)   Exceto: trissílaba.
p)   Iguais: dissílaba.
q)   Saguões: dissílaba.
r)    Secretaria: polissílaba.
s)   Designar: trissílaba.
t)     Abstrato: trissílaba.
u)   Fricção: dissílaba
v)   Transtorno: trissílaba.
w)  Faria: trissílaba.

08 – Assinale a alternativa correta.
A palavra também é:
a)   Monossílaba e paroxítona.
b)   Dissílaba e paroxítona.
c)   Dissílaba e oxítona.
d)   Monossílaba e oxítona.

09 – Marque a alternativa em que ocorre um vocábulo paroxítono:
a)   Luís.
b)   Expressão.
c)   Apóstrofo.
d)   Bauru.
e)   Lápis.
f)    Ipê.

10 – Complete com s/z; g/j; ch/x; o/u.

01 – Jocoso.                     18 – Azeitar.                    35 – Enxaguar.
02 – Abolir.                       19 – Anis.                        36 – Angélico.
03 – Capacho.                   20 – Bulir.                      37 – Abusar.
04 – Cafajeste.                  21 – Enxurrada.             38 – Goela.
05 – Coser.                       22 – Jeito.                       39 – Salsicha.
06 – Curtume.                   23 – Cozer(cozinhar).     40 – Sarjeta.
07 – Tacha(prego).           24 – Manuel.                   41 – Cioso.
08 – Estrangeiro.              25 – Mexer.                     42 – Embutir.
09 – Cuscuz.                    26 – Gengiva.                  43 – Chalé.
10 – Tribo.                        27 – Fusível.                    44 – Geringonça.
11 – Xale.                         28 – Tábua.                     45 – Frisar.
12 – Tacho.                      29 – Tabuleta.                 46 – Varejista.
13 – Modernizar.              30 – Vexame.                  47 – Bueiro.
14 – Resina.                     31 – Gorjeta.                   48 – Enxoval.
15 – Nódoa.                     32 – Revezar.                  49 – Mojiano.
16 – Xícara.                     33 – Polir.                        50 – Vazar.
17 – Lisonjeiro.                34 – Xará.                        51 – Moringa.

11 – Escolha a letra ou o dígrafo apropriado para preencher o seguinte texto (g, j, c, ç, s, ss, x, ch, z):

a)   Um bonde chamado desejo.

      Expulso das ruas em nome da modernidade dos automóveis, o bonde, ícone dos tempos em que os homens andavam de chapéu e as pessoas ainda nadavam no ria Tietê, insinua uma volta triunfal à cidade de São Paulo.
      Adquirido de um colecionador, um bonde, movido a eletricidade, prepara-se para voltar aos trilhos ainda este ano, percorrendo cerca de dois quilômetros de extensão e, pelo menos, cem anos de história.
      Conforme o trajeto escolhido pela Secretaria Estadual da Cultura, os passageiros deverão sair da Sala São Paulo. Sede da Orquestra Sinfônica Estadual, passar pela futura Faculdade da Música (ex-Deops, hoje em reforma), seguir pelo parque da Luz e entrar na Avenida Tiradentes, na altura do Museu de Arte Sacra. Na volta, o bonde vai circundar a Pinacoteca do Estado em direção à estação da Luz, que deverá abrigar um centro de língua portuguesa.
                       Dimenstein, Gilberto. Folha de S. Paulo, 15/4/2001.


b)  O peixe do milagre.

      Existe um homônimo, natural dos mares do hemisfério Norte, mas o peixe Saint-Pierre, mais consumido no Brasil, é de água doce e sua trajetória vai além da importação. Do gênero das tilápias e originário do rio Jordão e do mar da Galileia – na verdade, um lago esse peixe foi registrado em hieróglifos egípcios. Segundo estudiosos da Bíblia, Jesus usou dois deles e cinco pães no milagre da multiplicação, alimentando mais de 5.000 pessoas. Seu nome também é uma referência a São Pedro, um pescador. Séculos mais tarde, o Saint-Pierre passou a ser criado em cativeiro – as matrizes importadas pelo Brasil geralmente são de criadores israelenses.
                            Folha Equilíbrio. Folha de São Paulo, 3/5/2001.

12 – Reescreva as frases abaixo usando letra maiúscula onde for necessário:
a)   O exmo. sr. vice-presidente da república compareceu ao casamento do ilmo. sr. capitão do exército.
O Exmo. Sr. Vice-Presidente da República compareceu ao casamento do Ilmo. Sr. Capitão do Exército.
b)   a igreja não admite o aborto.
A Igreja não admite o aborto.
c)   o primo basílio foi escrito por eça de queirós, escritor português.
O Primo Basílio foi escrito por Eça de Queirós, escritor português.
d)   o presidente encontrou-se com o ministro na sede do banco do paraná.
O Presidente encontrou-se com o Ministro na sede do Banco do Paraná.
e)   para melhor entender o modernismo brasileiro é necessário que voltemos ao século XX.
Para melhor entender o Modernismo Brasileiro é necessário que voltemos ao século XX.
f)    disse o pe. vieira: “a segunda ignorância, que tira o merecimento ao amor, é não conhecer quem ama, a quem ama”.
Disse o Pe. Vieira: “A segunda ignorância, que tira o merecimento ao amor, é não conhecer quem ama, a quem ama.”

13 – Coloque a vírgula quando for necessário:
a)   Eu fui ao Rio; ele, a Brasília.
b)   E vem, e vai, e não sai disso.
c)   Eu, você e Bóris vamos passear na praça.
d)   São pobres, honestos e felizes.
e)   O homem, que é racional, saberá evitar uma grande tragédia.
f)    Bob, venha cá!
g)   Eu, que nada sabia, agora sei.
h)   Você permitiu a entrada daqueles moleques, portanto não deve reclamar agora.

14 – Pontue adequadamente:
a)   Ele não foi, mas por que diz que gostaria de ter ido?
b)   A casa era pequena, mal iluminada e muito abafada, por isso gritou! não fico mais aqui!
c)   Várias vezes procurou por garotas, garotas, garotas.
d)   A meu pai, com efeito, ninguém fazia falta. (O. Lara Rezende)
e)   Chamo-me Gustavo, ela, Sônia.
f)    Chico, largue disso. Venha me fazer companhia.
g)   Voz chorosa. Voz fraca. Voz rouca.

15 – Acentue, se necessário:
01 – Róseo.            09 – arrepio.           17 – somente.         25 – lótus.
02 – Catástrofe.     10 – paranoico.       18 – destrói.            26 – bússola.
03 – Refém.           11 – Área.                19 – ruido.              27 – Cruéis. 
04 – Balaústre.       12 – hesitante.         20 – meritíssimo.   28 – parti-lo
05 – Improvisar.     13 – chuvoso.           21 – boa.               29 – mártir.
06 – Defesa.          14 – detrás.               22 – pivô.              30 – sósia.
07 – Reúno.           15 – maisena.           23 – Brás.              31 – cédula.
08 – Petróleo         16 – errôneo.            24 – bílis.               32 – circuito.

16 – (OSEC) “Às vezes, as ideias não........, ou ..........muito numerosas. Todos ....... às necessidades locais, poucos .............auxiliar. No presente do indicativo, os verbos seriam, pela ordem.
a)   Veem, vêm, veem.
b)   Vêm, vêm, veem, vêm.
c)   Vêm, vêm, vêm, vêm.
d)   Veem, veem, veem, veem.
e)   Vêm, veem, veem, vêm.

17 – (São Marcos) Assinale a oração cujas palavras estejam indevidamente acentuadas.
a)   Corria pêlos bosques em completo desespero.
b)   Arrancávamos os pelos do gato.
c)   O verbo pôr é bastante complicado.
d)   Por que você não para de fazer tantas perguntas, menino?
e)   Você já foi ao Polo Sul?

18 – (UNIFFAP) Reescreva as palavras incorretas, corrigindo-as quando necessário, de acordo com a regra que rege o correto emprego do trema.
a)   Consequência.          b) Aquoso.            c) Tranquilidade.

19) (ESPM) Preencha as lacunas das frases com a forma correta das palavras indicadas entre parênteses:
      Ele prescinde (prescinde/precinde) de nossa ajuda, pois está chovendo à beça (à beça/à bessa) e ele está obcecado (obcecado/obsecado) por esse assunto.

20 – (FESP) Pedro é um ....... funcionário, ...........remunerado que ............ teve tempo de aprender o que é bom ou ..............
Preenchendo as lacunas, a alternativa correta é a:
a)   Mal, mau, mal, mau.
b)   Mau, mau, mal, mal.
c)   Mal, mau, mal, mal.
d)   Mau, mal, mal, mau.
e)   Mau, mal, mal, mal.

21 – (UNITAU) Assinale a alternativa em que todas as palavras estão grafadas corretamente.
Em nossa ...................... ao ................... não ................ de trazer mercadorias que o Brasil já .....................
a)   Viagem, exterior, ouve jeito, possue.
b)   Viagem, esterior, houve jeito, possui.
c)   Viagem, exterior, houve jeito, possui.
d)   Viagem, exterior, ouve geito, possue.
e)   Viagem, esterior, houve jeito, possui.

22 – (I. CHARUPAGNAT ENS. SUP.) Em todas as alternativas, a palavra MAL foi corretamente empregada, exceto em:
a)   Procópio dizia que os negócios iam de mal a pior.
b)   Desde aquela época o hotel era mal afamado.
c)   Assim, nada de mal poderia acontecer-nos.
d)   Teus exemplos levaram-na a proceder mal.
e)   Com mal-humor, respondeu que quase não dormira.

23 – Preencha os espaços com há/a:
a)   Os meninos irão ao baile daqui a pouco.
b)   Não a vejo muitos anos.
c)   uma notícia interessante neste caderno.
d)   muito que ele se foi, daqui a dois messes, talvez eu o vejo.
e)   uma casa lotérica em cada esquina.
f)    Não sabemos o que vai acontecer daqui a alguns anos.
g)   Não nos encontramos anos.
h)   Pretendemos nos encontrar daqui a alguns meses.
i)     muitas razões para você parar de fumar.

24 – Preencha os espaços com mal / mau:
a)   Ela fez um mau negócio comprando aquele carro.
b)   Um homem mau sofre muito.
c)   Era um brinquedo mal feito.
d)   Elas, quando se juntam, falam mal de você.
e)   Que moleque mal educado!
f)    Foi dispensado do colégio porque tinha mau comportamento.
g)   Uma ponte mal feita é um perigo.
h)   Ela dormiu de mau jeito.
i)     Que blusa mal feita!

25 – Preencha os espaços com eu / mim:
a)   Para mim é difícil dizer adeus.
b)   Para eu terminar esta blusa, preciso de mais lã.
c)   Houve um desagravo entre mim e ela.
d)   Paula, faça isso para mim.
e)   São muitos quilômetros para eu conseguir chegar lá.
f)    Venham até mim se quiserem ouvir a notícia.
g)   São planos para eu construir uma piscina.
h)   Quer dizer que para eu ir ao cinema, preciso antes lavar a louça?
i)     Entre mim e você não existe mais nada.
j)     Chegaram várias encomendas, mas nenhuma para mim.


MÚSICA(ATIVIDADES): DITADORES (COMO DIRIA RAULZITO) - ZÉ GERALDO - COM GABARITO

Música(Atividades): Ditadores (Como Diria Raulzito)

                               Zé Geraldo

Quanto mais conheço os ditadores
Mais eu amo meu cachorro

Confinei os cabeças-pensantes em campos gelados
A corrupção é cria do homem
Está por todo lado
Aumentam pedágios escolas TRU
Trocentos por cento de aumento no IPTU
Tamo nu!

Quanto mais conheço os ditadores
Mais eu amo meu cachorro

Aprovam decretos por decurso de prazo
Botam os velhos na fila
Isso não vem ao caso
Os negros, os índios, os demais sem terra
Deixa pra depois

Uma boa ajuda aos contras
Pra equilibrar as baixas
Debita isso tudo no Caixa Dois
Ora pois

Mete fogo na mata
Mata o bicho
Joga o lixo atômico
No fundo de qualquer quintal
Não faz mal

Quanto mais conheço os ditadores
Mais eu amo meu cachorro.

Entendendo a canção:

01 – Quando você leu o título da canção, construiu hipóteses sobre seu conteúdo. Suas suposições se confirmaram após a leitura? Explique.
      Sim, pois o ditador é uma pessoa que concentra em suas mãos todos os poderes.

02 – Qual o tema principal da canção?
      Ditadura Militar.

03 – Como podemos compreender o verso: “Confinei os cabeças-pensantes em campos gelados”?
      Significa, todas as pessoas que eram contrário ao governo militar, desde estudantes, professores, jornalistas, artistas, cantores, médicos, assistentes sociais, bancários, donas de casa, enfim eram presos, torturados, violentados. Muitos morreram ou desapareceram lutando para que hoje nós vivêssemos numa democracia.

04 – É possível perceber quando essa letra da canção foi escrita? Por quê?
      Não, pois o autor mistura fatos e períodos históricos, como por exemplo a ditadura (1964-1985), já os impostos citados como o IPTU foi instituído pela Constituição Federal (1988), marcado principalmente pela repressão, tortura e censura dos meios de comunicação, perseguição políticas.

05 – Que tipo de linguagem está escrita nesta canção?
      Linguagem Informal / Coloquial.

06 – Nos versos:
      “Quanto mais conheço os ditadores
       Mais eu amo meu cachorro.”
        O que quis dizer o autor?
      Que os ditadores eram o contrário dos cachorros, seus instintos de crueldade, maldade e vingança eram violentos. Pior do que um animal.

07 – Que povo usa-se o termo “Ora pois”, que se encontra na canção?
      Os Portugueses.

08 – Atualmente as pessoas dão um valor exagerado aos animais de estimação, principalmente os cachorros por serem muito inteligente e fiel ao seu dono. Cite versos da música que mostra isto:
      “Quanto mais conheço os ditadores / mais eu amo meu cachorro”.