segunda-feira, 13 de novembro de 2017

MÚSICA(ATIVIDADES): ATÉ QUANDO? GABRIEL O PENSADOR - COM ANÁLISE E GABARITO

Música(Atividades): Até Quando?

                            Gabriel O Pensador
Não adianta olhar pro céu
Com muita fé e pouca luta
Levanta aí que você tem muito protesto pra fazer
E muita greve, você pode, você deve, pode crer

Não adianta olhar pro chão
Virar a cara pra não ver
Se liga aí que te botaram numa cruz e só porque Jesus
Sofreu não quer dizer que você tenha que sofrer!

Até quando você vai ficar usando rédea?
Rindo da própria tragédia
Até quando você vai ficar usando rédea?
Pobre, rico ou classe média
Até quando você vai levar cascudo mudo?
Muda, muda essa postura
Até quando você vai ficando mudo?
Muda que o medo é um modo de fazer censura

Até quando você vai levando? (Porrada! Porrada!)
Até quando vai ficar sem fazer nada?
Até quando você vai levando? (Porrada! Porrada!)
Até quando vai ser saco de pancada?

Você tenta ser feliz, não vê que é deprimente
O seu filho sem escola, seu velho tá sem dente
Cê tenta ser contente e não vê que é revoltante
Você tá sem emprego e a sua filha tá gestante
Você se faz de surdo, não vê que é absurdo
Você que é inocente foi preso em flagrante!
É tudo flagrante! É tudo flagrante!

Até quando você vai levando? (Porrada! Porrada!)
Até quando vai ficar sem fazer nada?
Até quando você vai levando? (Porrada! Porrada!)
Até quando vai ser saco de pancada?

A polícia
Matou o estudante
Falou que era bandido
Chamou de traficante!
A justiça
Prendeu o pé-rapado
Soltou o deputado
E absolveu os PMs de Vigário!

Até quando você vai levando? (Porrada! Porrada!)
Até quando vai ficar sem fazer nada?
Até quando você vai levando? (Porrada! Porrada!)
Até quando vai ser saco de pancada?

A polícia só existe pra manter você na lei
Lei do silêncio, lei do mais fraco
Ou aceita ser um saco de pancada ou vai pro saco
A programação existe pra manter você na frente
Na frente da TV, que é pra te entreter
Que é pra você não ver que o programado é você!
Acordo, não tenho trabalho, procuro trabalho, quero trabalhar
O cara me pede o diploma, não tenho diploma, não pude estudar
E querem que eu seja educado, que eu ande arrumado, que eu saiba falar
Aquilo que o mundo me pede não é o que o mundo me dá
Consigo um emprego, começa o emprego, me mato de tanto ralar
Acordo bem cedo, não tenho sossego nem tempo pra raciocinar
Não peço arrego, mas onde que eu chego se eu fico no mesmo lugar?
Brinquedo que o filho me pede, não tenho dinheiro pra dar!
Escola! Esmola!
Favela, cadeia!
Sem Terra, enterra!
Sem renda, se renda! Não! Não!

Até quando você vai levando? (Porrada! Porrada!)
Até quando vai ficar sem fazer nada?
Até quando você vai levando? (Porrada! Porrada!)
Até quando vai ser saco de pancada?

Muda, que quando a gente muda o mundo muda com a gente
A gente muda o mundo na mudança da mente
E quando a mente muda a gente anda pra frente
E quando a gente manda ninguém manda na gente!
Na mudança de atitude não há mal que não se mude nem doença sem cura
Na mudança de postura a gente fica mais seguro
Na mudança do presente a gente molda o futuro!

Até quando você vai ficar levando porrada
Até quando vai ficar sem fazer nada
Até quando você vai ficar de saco de pancada?
Até quando você vai levando.

Compreendendo a canção:

01 – Observe o título da canção. Por que, os autores criaram esse título?
      Para chamar atenção das pessoas para irem a luta e não aceitarem tudo calado, sem reagir.

02 – Os compositores apontam problemas que ocorrem em nossa sociedade.
Destaque frases da letra da canção apontando três diferentes problemas.
      -- “Seu filho sem escola, seu velho tá sem dente.” – Educação e saúde.
      -- “Você tá sem emprego e a sua filha tá gestante.” – Desemprego.

03 – Dos problemas citados, os quais afetam a sua vida?
      Resposta pessoal do aluno.

04 – A que os compositores estão se dirigindo?
      A todo povo brasileiro para que sejam agentes transformadores, exercendo seus papéis de cidadãos críticos e reflexivos.

05 – Um dos versos da letra diz: “Você pode, você deve, poder crer.” Segundo os compositores, o que devemos fazer?
      Mudar nossa postura, pois quando mudamos a gente anda pra frente e quando a gente manda ninguém manda na gente.

06 – Como você responderia às perguntas que formam o refrão da música:
                     “Até quando você vai levando?
                      Até quando vai ficar sem fazer nada?
                      Até quando você vai levando?
                      Até quando vai ser saco de pancada?”
      Resposta pessoal de aluno.

07 – No verso: “Até quando você vai ficar usando rédea?” Que figura de linguagem percebemos neste verso?
      Metáfora.

08 – Este rap usa no sentido figurado as frases como:
“Até quando vamos levar porrada sem fazer nada, ou levando cascudo, mudo.” Para mostrar as pessoas o quê?
      Que estamos deixando tudo do jeito que está e estamos calados, precisamos nos unir para um bem comum, para protestar por nossos direitos.

09 – Analisando a música nesse contexto social, o trecho: “Na mudança do presente a gente molda o futuro”, em que o autor embasa-se?
      Embasa no sentido em que ao pensarmos em “sociedade” devemos ter visão geral de comunidade, de grupo, pensar em conjunto para moldarmos em futuro digno através de nossas ações.

10 – ENEM 2013:
                Até quando?
      Não adianta olhar pro céu
      Com muita fé e pouca luta
      Levanta aí que você tem muito protesto pra fazer
      E muita greve, você pode, você deve, pode crer
      Não adianta olhar pro chão
      Virar a cara pra não ver
      Se liga aí que te botaram numa cruz e só porque Jesus
      Sofreu não quer dizer que você tenha que sofrer!
                                                     Gabriel, O Pensador.

As escolhas linguísticas feitas pelo autor conferem ao texto:
a)   Caráter atual, pelo uso de linguagem própria da internet.
b)   Cunho apelativo, pela predominância de imagens metafóricas.
c)   Tom de diálogo, pela recorrência de gírias.
d)   Espontaneidade, pelo uso da linguagem coloquial.
e)   Originalidade, pela concisão da linguagem.


11 – A que classe gramatical pertencem as palavras "mudo" e "muda"? Por que essa escolha?
      Mudo – adjetivo.
      Muda – verbo (mudar).
      A escolha no sentido de que mudo = calado, e muda = ação, pois ele repete duas vezes muda, muda. Exigindo uma mudança de postura.

12 – Podemos afirmar que a letra de música em questão possui características do gênero "manifesto"? Justifique sua resposta:
      Sim, pode ser considerado, pois é uma declaração pública, escrita e de ideias políticas.

13 – O verso "Muda, que quando a gente muda, o mundo muda com a gente" faz um forte apelo ao interlocutor, incitando-o à mudança. Que tipo de mudança seria essa? Comente:
      Quando mudamos a nossa mente, começamos a pensar a expressar a nossa opinião acerca de todos os fatos que nos cercam nós temos poder para mudar o mundo.

14 – O que significa a expressão "vai pro saco", presente na sexta estrofe?

      Significa que vai acabar e não dá pra fazer mais nada.


                    ANÁLISE

        Retrata os diversos problemas sociais, que a sociedade brasileira enfrentam e a postura passiva que os cidadãos têm diante delas.
        Com todos os problemas como: desemprego, corrupção, violência, vivenciado naquele momento histórico pelo fim do governo FHC, a música tenta convencer os ouvintes de uma forma apelativa a agirem de maneira crítica e reflexiva afim de que não fiquem de braços cruzados, que não sejam omissas diante da dificuldade e dos problemas.
      Também faz críticas a polícia e a televisão onde se mata e prende o inocente, e absolve-se os culpados, enquanto a televisão diverte e os mantém calados.
      Entretanto, relacionando o contexto histórico do ano em que a música foi composta com os dias atuais, podemos perceber que a sociedade ainda é passiva, daquilo que lhe é imposto.
      Embora haja certa mobilização para a conscientização dos indivíduos no sentido de mudanças e transformações, ainda sim assustam muito, causando medo e insegurança na sociedade. Sendo assim, a música é um alento para que a sociedade não se acostume a mesmice dos problemas por elas vivenciados, mas antes sejam agentes transformadores, exercendo seus papéis de cidadãos críticos e reflexivos.


domingo, 12 de novembro de 2017

MÚSICA(ATIVIDADES): QUANDO O SOL BATER NA JANELA DO TEU QUARTO - LEGIÃO URBANA - COM GABARITO

Música(Atividades): Quando o Sol Bater Na Janela do Teu Quarto

                                                               LEGIÃO URBANA

Quando o sol bater
Na janela do teu quarto
Lembra e vê
Que o caminho é um só

Por que esperar
Se podemos começar
Tudo de novo?
Agora mesmo

A humanidade é desumana
Mas ainda temos chance
O sol nasce pra todos
Só não sabe quem não quer

Quando o sol bater
Na janela do teu quarto
Lembra e vê
Que o caminho é um só

Até bem pouco tempo atrás
Poderíamos mudar o mundo
Quem roubou nossa coragem?

Tudo é dor
E toda dor vem do desejo
De não sentirmos dor

Quando o sol bater
Na janela do teu quarto
Lembra e vê
Que o caminho é um só.
                                           Composição: Renato Russo.

Interpretação do texto:
1 – A letra da música do conjunto Legião Urbana diz que “a humanidade é desumana”. Você concorda com essa afirmação? Por quê?
      Resposta pessoal do aluno.   

2 – A humanidade tem sido desumana com relação ao planeta Terra? Por quê?
      Sim. Porque vem destruindo a natureza por meio da poluição do ar e da água, prejudicando a vida animal e vegetal na Terra.

3 – Em sua opinião, os seres humanos estão “sem coragem” para defender a preservação do planeta Terra? Por quê?
      Sim. As pessoas não têm coragem de abrir mão de dinheiro nem de facilidades tecnológicas para preservar o planeta, pensam somente no hoje, em si mesmas; não estão preocupadas com as próximas gerações nem com o planeta Terra.

4 – O refrão da música diz:
                              
                              “Quando o sol bater
                              Na janela do teu quarto
                              Lembra e vê
                              Que o caminho é um só.”

Qual é o caminho que devemos seguir com relação à Terra?
      O caminho do desenvolvimento sustentado, da preservação do meio ambiente, da natureza original da Terra. Só assim haverá continuidade de vida no planeta, qualquer outro caminho significaria a morte dos seres vivos.

5 – Qual o título da canção? Quem é o compositor? Quem canta a canção?
      Quando o Sol bater na janela do teu quarto. O compositor é Renato Russo. A música é cantada pelo grupo Legião Urbana.

6 – “Por que esperar, se podemos começar tudo de novo?” Em que estrofe, está escrito?
      Na 2ª estrofe.

7 – Na 5ª estrofe, temos: “Quem roubou nossa coragem? De que coragem você acha que está falando?
      Resposta pessoal do aluno.

8 – Quando ouvimos: “O sol nasce para todos”, o que representa no texto?
      Que todos nós, temos que lutar pela Terra, para não deixar acabar.

9 – O que você entendeu sobre a letra da música?
      Resposta pessoal do aluno.

10 – Releia a 6ª estrofe, e diga o que você entendeu, sobre a dor?
      Resposta pessoal do aluno.


      

CHARGE - TRABALHO INFANTIL - COM INTERPRETAÇÃO/GABARITO

CHARGE: 
Leia o texto abaixo para responder as questões de 1 a 3.




1. O texto acima trata de:
A) trabalho infantil.
B) brincadeiras de criança.
C) um aniversário.
D) um presente legal.

2. A palavra que está no diminutivo é:
A) ganhar.
B) exatamente.
C) tipo
D) carrinho

3. A palavra   CARRINHO é:
A)  pronome.
B)  verbo
C)  substantivo
D)  numeral

sábado, 11 de novembro de 2017

POEMA: O BICHO - MANUEL BANDEIRA - COM GABARITO


POEMA:  O BICHO


Vi ontem um bicho
Na imundice do pátio
Catando comida entre os detritos.
Quando achava alguma coisa;
Não examinava nem cheirava:
Engolia com voracidade.
O bicho não era um cão,
Não era um gato,
Não era um rato.
O bicho, meu Deus, era um homem.

Manuel Bandeira. Rio, 27 de dezembro de 1947.

1. A expressão “Meu Deus” significa que o eu lírico:
a) (   ) alegrou-se com a cena.                   
b) (   ) ficou indiferente.
c) (   ) solucionou um problema social.
d) (X) fiou chocado com o espetáculo.
  
2. A causa principal da nossa admiração pela poesia é porque:
a) (X) o autor retratou a cena que humilha a condição humana.   
b) (   ) o autor procurou comparar o homem com cães e gatos.
c) (   ) o homem já não vive mais nesse ambiente de miséria.
d) (   ) é falsa a notícia de que a humanidade passa fome.

3. Essa admiração nos dá o sentimento de:
a) (   ) prazer.
b) (   ) admiração.
c) (X) pena.
d) (   ) desprezo.

4. A intenção do autor ao usar a palavra “bicho” parece que:
a) (   ) procurou chamar a nossa atenção para animais do lixo.                
b) (   ) a história é mesmo sobre um lixo.
c) (X) o homem se viu reduzido a condição de animal.
d) (   ) o homem deve ser tratado como animal.

5. O que motivou o bicho a catar restos foi:
a) (X) a própria fome.
b) (   ) a imundice do pátio.
c) (   ) o cheiro da comida.
d) (   ) a amizade pelo cão.

6. O assunto do texto é:
a) (   ) a imundice de um pátio.
b) (   ) um bicho faminto.
c) (   ) a comida que as pessoas jogam fora.
d) (X) a triste situação de um homem.

7. Destaque o verbo nesta frase:
“Vi ontem um bicho na imundice do pátio.”
      O verbo é “Vi”.

8. Este poema serve para:
a) (   ) distrair.
b) (   ) informar sobre um acontecimento.
c) (X) partilhar um sentimento.
d) (   ) informar sobre a vida de um homem.

9. Esse poema apresenta:
a) (X) fato.
b) (   ) opinião.
c) (   ) descrição.










POEMA: O DESTINO DA SEMENTINHA - PARA ENSINO FUNDAMENTAL - COM GABARITO

POEMA: O destino da sementinha
                  Graça Batituci

A sementinha de salsinha
Pelo vento foi levada.
Caiu no canteiro do sítio
E pela terra foi logo acariciada.

Passou-se uma semana
E a sementinha foi crescendo.

Tornou-se uma sensível plantinha.
Que foi só se desenvolvendo.

Verdinha e bem segura,
A salsinha vivia feliz!
Sua terra não era seca
A umedecia a sua raiz.

Com um simples toque de dedos
Algumas de suas folhas foram tiradas
E levadas na cozinha
Para a carne ser temperada.

Entendendo o poema

1) Qual é o título do poema?
      O destino da sementinha.

2) Qual é o tema principal da história?
      O tema principal da história é a vida da sementinha da salsinha. 

3) Quem é o autor?
      A autora é Graça Batituci.

4) Quantas estrofes tem esse poema?
      Esse poema tem 04 estrofes.

5) E quantos versos?
      O poema tem 16 versos.      
 
6) De que maneira a sementinha se moveu?
      A sementinha se móvel quando foi carregada pelo vento.

7) Quanto tempo demorou para a plantinha crescer?
      A sementinha levou uma semana para nascer. 

8) Como era a terra em que a plantinha estava?
      A terra era úmida.

9) Para que tiraram as folhas dela?
      Tiraram as folhas do pé se salsinha para temperar a carne.

10) Faça uma ilustração da história.
      Resposta pessoal do aluno.
        


TEXTOS CURTOS PARA O ENSINO MÉDIO - COM GABARITO

   TEXTOS CURTOS PARA O ENSINO MÉDIO
  RAÍZES

Pode dizer-se que a presença do negro representou sempre fator obrigatório no desenvolvimento dos latifúndios coloniais.

 Os antigos moradores da terra foram, eventualmente, prestimosos colaboradores da indústria extrativa, na caça, na pesca, em determinados ofícios 5 mecânicos e na criação do gado. Dificilmente se acomodavam, porém, ao trabalho acurado e metódico que exige a exploração dos canaviais. Sua tendência espontânea era para as atividades menos sedentárias e que pudessem exercer-se sem regularidade forçada e sem vigilância e fiscalização de estranhos.
                        (Sérgio Buarque de Holanda, in Raízes)

1) Segundo o autor, os antigos moradores da terra: 
a) foram o fator decisivo no desenvolvimento dos latifúndios coloniais. 
b) colaboravam com má vontade na caça e na pesca. 
c) não gostavam de atividades rotineiras. 
d) não colaboraram com a indústria extrativa. 
e) levavam uma vida sedentária.

2) “Trabalho acurado” é o mesmo que: 
a) trabalho apressado 
b) trabalho aprimorado 
c) trabalho lento 
d) trabalho especial 
e) trabalho duro

3) Na expressão “tendência espontânea”, temos uma(a): 
a) ambiguidade 
b) cacofonia 
c) neologismo 
d) redundância 
e) arcaísmo

4) Infere-se do texto que os antigos moradores da terra eram: 
a) os portugueses 
b) os negros 
c) os índios 
d) tanto os índios quanto os negros 
e) a miscigenação de portugueses e índios

5) Pelo visto, os antigos moradores da terra não possuíam muito (a): 
a) disposição 
b) responsabilidade 
c) inteligência 
d) paciência 
e) orgulho 

CICLO
       

Vale recordar que foi nesse século (o XVIII) que apareceram e se generalizaram em certas regiões do Brasil as famosas “tropas de muares” que, daí por diante, até o fim do século XIX e mesmo nos anos transcorridos do séc. XX, dividiram com os carros de bois as tarefas dos transportes por terra no interior do Brasil. Nos caminhos rudimentares que então possuíamos, transformados em lamaçais na estação das chuvas e no verão reduzidos a ásperas trilhas, quase intransitáveis, foram os carros de bois e as tropas os únicos meios e ligação dos núcleos de povoamento entre si e entre eles e as roças e lavouras. De outra forma não se venceriam os obstáculos naturais.
                                            (B. J. de Souza, in Ciclo)

6) Segundo o texto, os carros de bois:
a) transportavam sozinhos pessoas e mercadorias no interior do Brasil.
b) surgiram no século XVIII, juntamente com as tropas de muares.
c) sucederam as tropas de muares no transporte de pessoas e mercadorias.
d) só transportavam mercadorias.
e) eram úteis, como as tropas de muares, por causa do estado ruim dos terrenos.

7) A estação das chuvas e o verão:
a) contribuíram para o desaparecimento dos carros de bois a partir do século XX.
b) não tiveram influência no uso das tropas de muares, pois os caminhos eram rudimentares.
c) foram fator determinante para o progresso do interior do Brasil.
d) contribuíram para a necessidade do uso de tropas de muares e de carros de bois.
e) impediam a comunicação dos núcleos de povoamento entre si.

8) Os obstáculos naturais só foram vencidos:
a) por causa do clima
b) por causa da força do povo
c) porque nem sempre os caminhos se tornavam lamaçais
d) porque os núcleos de povoamento continuavam ligados às roças e às lavouras
e) por causa da utilização das tropas de muares e dos carros de bois

9) As tropas de muares só não podem ser entendidas como tropas:
a) de cavalos
b) de mulos
c) de burros
d) de mus
e) de bestas

10) O transporte de que fala o texto só não deve ter sido, na época:
a) lento e penoso
b) difícil, mas necessário
c) duro e nostálgico
d) vagaroso e paciente
e) pachorrento, mas útil.


HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

        O liberalismo é uma teoria política e econômica que exprime os anseios da burguesia. Surge em oposição ao absolutismo dos reis e à teoria econômica do mercantilismo, defendendo os direitos da iniciativa privada e restringindo o mais possível as atribuições do Estado. Locke foi o primeiro teórico liberal.       Presenciou na Inglaterra as lutas pela deposição dos Stuarts, tendo se refugiado na Holanda por questões políticas. De lá regressa quando, vitoriosa a Revolução de 1688, Guilherme de Orange é chamado para consolidar a nova monarquia parlamentar inglesa.

              (Maria Lúcia de Arruda Aranha, in História da Educação)

11) Segundo o texto, Locke:
a) participou da deposição dos Stuarts.
b) tinha respeito pelo absolutismo.
c) teve participação apenas teórica no liberalismo.
d) julgava ser necessário restringir as atribuições do Estado.
e) não sofreu qualquer tipo de perseguição política.

12) Infere-se do texto que os burgueses seriam simpáticos:
a) ao absolutismo
b) ao liberalismo 
c) às atribuições do Estado
d) à perseguição política de Locke
e) aos Stuarts

13) A Revolução de 1688 foi vitoriosa porque:
a) derrubou o absolutismo.
b) implantou o liberalismo.
c) preservou os direitos de iniciativa privada.
d) baseou-se nas ideias liberais de Locke.
e) permitiu que Locke voltasse da Holanda.

14) “...que exprime os anseios da burguesia.” Das alterações feitas na passagem acima, aquela que altera substancialmente seu sentido é:
a) a qual expressa os anseios da burguesia.
b) a qual exprime os desejos da burguesia.
c) que representa os anelos da burguesia.
d) que expressa os valores da burguesia.
e) que representa as ânsias da burguesia.

15) A teoria política do liberalismo se opunha:
a) a parte da burguesia
b) ao mercantilismo
c) à monarquia parlamentar
d) a Guilherme de Orange
e) ao absolutismo

16) Infere-se do texto que Guilherme de Orange:
a) não seria simpático aos burgueses.
b) teria ligações com os reis absolutistas.
c) teria ideias liberais.
d) não concordaria com Locke.
e) teria apoiado o exílio de Locke na Holanda.





MÚSICA(ATIVIDADES): LUZ DO SOL - CAETANO VELOSO - COM GABARITO

Música(Atividades): Luz do Sol

                                                             Caetano Veloso 
Luz do sol,
Que a folha traga e traduz,
Em verde novo
Em folha, em graça, em vida, em força, em luz...

Céu azul que vem até onde os pés
Tocam na terra
E a terra inspira e exala seus azuis...

Reza, reza o rio,
Córrego pro rio, o rio pro mar
Reza a correnteza, roça a beira, doura a areia

Marcha o homem sobre o chão
Leva no coração uma ferida acesa
Dono do sim e do não
Diante da visão da infinita beleza

Finda por ferir com a mão essa delicadeza
A coisa mais querida
A glória da vida...

Luz do sol,
Que a folha traga e traduz,
Em verde novo
Em folha, em graça, em vida, em força, em luz...

Reza, reza o rio,
Córrego pro rio, o rio pro mar
Reza a correnteza, roça a beira, doura a areia

Marcha o homem sobre o chão
Leva no coração uma ferida acesa
Dono do sim e do não
Diante da visão da infinita beleza

Finda por ferir com a mão essa delicadeza
A coisa mais querida
A glória da vida...

Luz do sol,
Que a folha traga e traduz,
Em verde novo
Em folha, em graça, em vida, em força, em luz...

Interpretação do texto:

1 – Qual o significado das palavras tragar e traduzir? Encontre no dicionário o significado dessas palavras e registre no seu arquivo de palavras.
      - Traduzir: transpor de uma língua para outra; interpretar; explicar.
      - Tragar: engolir sofregamente; devorar; engolir a fumaça do cigarro.

2 – Releia o primeiro verso do texto. O que o autor da canção quis dizer com essas palavras? Reescreva esse verso com suas palavras.
      A folha absorve a luz do Sol e a transforma em uma planta mais verde com novas folhas dando vida.

3 – Identifique os elementos da natureza que aparecem na letra dessa música.
      Sol, folha, céu, terra(chão/solo), rio, córrego, mar, areia, homem.

4 – Encontre a frase em que Caetano Veloso menciona o homem como responsável pelo que acontece à natureza.
      Marcha um homem sobre o chão (...) Dono do sim e do não. Finda por ferir com a mão essa delicadeza a coisa mais querida a glória da vida.

5 – Em qual estrofe, podemos notar o curso das águas?
      Na 3ª estrofe.

6 – Qual o sentimento do homem quando, “diante da visão da infinita beleza”, no texto?
      Fica de coração ferido, em saber que a própria humanidade está acabando com tudo na Terra.

7 – No texto: “Finda por ferir com a mão essa delicadeza”. O que nos mostra?
      Que a natureza está sendo destruída pelas mãos, de quem deveria estar salvando.

8 – “... Reza a correnteza, roça a beira, doura a areia”. O que quer dizer, este verso?
      Que as margens dos rios, existem plantações planejadas e conscientes, e deixa a areia colorida.

09 - Como você interpreta o verso “E a terra expira e exala seus azuis”?
      Predomina a função poética. O verso parece indicar que o céu nasce da terra ou que a terra faz brotar águas azuis.

10 – Que elementos da organização da mensagem na segunda estrofe de “Luz do sol” podem ser considerados manifestação da função poética da linguagem?
      O tratamento dos sons nessa estrofe é altamente sugestivo do movimento das águas.

11 – Aponte manifestações da função poética da linguagem na última estrofe desse texto.
      O tratamento sonoro (“finda por ferir”, “beleza / delicadeza”) e o uso figurado de palavras (“ferida acesa, dono do sim e do não”).