Artigo de Opinião: Conceito de família no século XXI
TEXTO I
Se Estatuto da Família for aprovado, STF o
declarará inconstitucional
Circulou na imprensa a notícia de que o presidente da Câmara dos
Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), criou no dia 10 de fevereiro, uma comissão
especial para acelerar um projeto que reconhece como família apenas os núcleos
sociais formados pela união de um homem e de uma mulher. É o Estatuto da
Família de autoria do Deputado Anderson Ferreira (PR-PE).
O projeto, em seu artigo 2º, afirma que “define-se entidade familiar
como núcleo social formado a partir da união entre um homem e uma mulher, por
meio do casamento ou união estável, ou ainda por comunidade formada por
qualquer dos pais e seus descendentes”(…)
Há no discurso uma clara visão utilitarista: a família de pessoas do
mesmo sexo não cumpre sua função última, “ser base da sociedade”. Haveria duas
famílias: as úteis e as inúteis para a base da sociedade. É argumento que já
legitimou atrocidades em passado não tão remoto.
TEXTO II
Novas configurações de família
trazem desafios de lidar com realidades distintas e multiplicidade de amores
As configurações formadas por recasamentos, uniões homoafetivas,
paternidade ou maternidade socioafetivas convivem com o modelo tradicional familiar
(…)As famílias heterosssexuais também constroem ou reconstroem arranjos
que fogem ao tradicional. A maior vantagem de toda essa mistura é, sem dúvida,
o exercício da tolerância mútua, que deverá desaguar na ampliação da aceitação
da diversidade na sociedade. “Os coleguinhas da escola passam a aceitar
composições familiares diferentes das suas”, diz a psicanalista e pedagoga
Cristina Silveira. Para ela,
as dificuldades apresentadas por uma criança que é fruto de um casal
heterossexual são parecidas com aquelas que vêm de um lar homoafetivo. “O
importante mesmo é o amor. A formação de famílias diferentes das tradicionais e
de lares homoafetivos são uma realidade e isso faz muito tempo. As pessoas
estão dando um jeito de se adequar”, afirma.
Em qualquer caso, porém, se por um lado a nova realidade aumenta a
tolerância com as diferenças e estimula a convivência com a diversidade, formar
uma família equilibrada e saudável continua sendo um enorme desafio. “Com as
novas configurações familiares, passam a existir uma multiplicidade de amores,
de diversidade de comandos, de autoridade e de regras. Tudo isso cria novos
problemas”, avisa a psicoterapeuta de família Cláudia Prates.
TEXTO III
Quem é a sua família? Se ela não segue os moldes tradicionais, ela pode
ser considerada menos válida? Parece óbvio que a resposta é não. Entretanto,
principalmente no caso de composições envolvendo casais homossexuais e
praticantes do poliamor, a resposta para essa pergunta não raro vem com um
“sim”, recheado de preconceito e desinformação. Também respondem dessa forma
alguns parlamentares em Brasília.
http://www.imaginie.com/temas/conceito-de-familia-no-seculo-xxi/
Entendendo o texto
01-Marque (V) para efeitos de sentidos
pertinentes ao texto-discurso e (F) para efeitos de sentidos não pertinentes:
a-( V ) Percebe-se no Texto I um discurso que critica o Estatuto da Família
proposto pela Câmara dos Deputados, pois nesse estatuto seria considerada
família apenas “o núcleo social formado a partir
da união entre um homem e uma mulher, por meio do casamento ou união estável,
ou ainda por comunidade formada por qualquer dos pais e seus descendentes”
b-( F ) Percebe-se no Texto I que o Estatuto
da Família proposto para aprovação na Câmara dos deputados reconhece que a união
de pessoas do mesmo sexo também seria um tipo de família aceito
c-( V ) Percebe-se no Texto II um discurso
que defende conviver com uma diversidade de organizações familiares (heterossexuais,
homoafetivas, socioafetivas)
d-( V )
Percebe-se no Texto II um discurso de que famílias não tradicionais e
homoafetivas já são realidades que existem há muito tempo
e-( F )
Percebe-se no Texto II um discurso de que formar famílias equilibradas é
muito fácil, não importa sua organização, tradicional ou não
f-( V ) Percebe-se
no Texto III um discurso que adverte que famílias homossexuais ou
praticantes de poliamor sofrem preconceito
02-Qual a tese defendida no Texto I?
a- Concordar com o Estatuto da Família
defendido pela Câmara dos Deputados;
b- Defender que a família é o núcleo social formado a partir da união entre um homem e uma mulher, por
meio do casamento ou união estável;
c-
Defender que o Estatuto da Família proposto para aprovação na Câmara dos
Deputados é preconceituoso, pois exclui as organizações não tradicionais de
família
03-Qual a tese
defendida no Texto III?
a-
Defender que as famílias não tradicionais são menos
válidas;
b-Denunciar o preconceito que ainda existe contra as famílias
consideradas não tradicionais (as homoafetivas e as praticantes de poliamor);
c-Defender que famílias tradicionais já
aceitam harmoniosamente a existência de famílias não tradicionais
04-No trecho extraído
do Texto I “Há no discurso uma
clara visão utilitarista: a família de pessoas do mesmo sexo não cumpre sua
função última, “ser base da sociedade”. Haveria duas famílias: as úteis e as
inúteis para a base da sociedade. É argumento que já legitimou atrocidades em
passado não tão remoto.”, o autor está:
a-concordando com o
argumento de que existem famílias úteis e inúteis;
b- concordando com o
argumento que discrimina a família de pessoas do mesmo sexo;
c-
criticando e discordando do argumento que discrimina a família de pessoas do
mesmo sexo.
05-O argumento extraído
do Texto II “Os coleguinhas da
escola passam a aceitar composições familiares diferentes das suas”, diz a
psicanalista e pedagoga Cristina Silveira.” foi usado:
a- para incentivar
a aceitação de vários tipos de família;
b- para recusar os
vários tipos de família;
c- para reclamar das
dificuldades de conviver com vários tipos de família.
06-Ao escolher o título “Conceito de família no
século XXI” e não outro título qualquer, o site:
a- demonstra que os conceitos de família mudam com
o passar do tempo;
b- problematiza conceitos atuais de família;
c- procura atrair o leitor da época atual;
d- todas as respostas anteriores estão corretas.
07-No trecho
do TEXTO II “Com as novas configurações
familiares, passam a existir uma multiplicidade de amores, de diversidade de
comandos, de autoridade e de regras. Tudo isso cria novos problemas”, o autor:
a- enriqueceu a argumentação anterior de que “formar uma família equilibrada e
saudável continua sendo um enorme desafio”, usando um argumento de
autoridade, no caso citando a fala da psicanalista e pedagoga Cristina Silveira;
b-
enriqueceu a argumentação anterior de que “formar
uma família equilibrada e saudável continua sendo um enorme desafio”,
usando um argumento de autoridade, no caso citando a fala da psicoterapeuta de
família Cláudia Prates;
c- empobreceu a
argumentação anterior de que “formar
uma família equilibrada e saudável continua sendo um enorme desafio”,
usando um argumento de autoridade, no caso citando a fala da psicanalista e
pedagoga Cristina Silveira;
d- empobreceu a
argumentação anterior de que “formar
uma família equilibrada e saudável continua sendo um enorme desafio”,
usando um argumento de autoridade, no caso citando a fala da psicoterapeuta de
família Cláudia Prates;
08-Qual o tema
central debatido nos três textos-discursos acima?
a- o conceito de
família tradicional;
b- o conceito de
família não tradicional;
c- os vários
conceitos de família que existem no século XXI.
09-A quem se referem
as palavras sublinhadas no TEXTO II?
As palavras sublinhadas no Texto II se
referem a diferentes configurações familiares, como as formadas por
recasamentos, uniões homoafetivas, paternidade ou maternidade socioafetivas.
10-Diante da variedade de conceitos de família existentes no mundo atual, percebemos que preconceitos em relação às diversas formas de famílias não é o comportamento mais adequado para convivermos de forma tolerante e fraterna em pleno Século XXI. Assim, sabendo-se que dia 15 de maio é o Dia Internacional da Família, a proposta é que você, a partir das reflexões aqui realizadas, produza um texto-discurso valorizando, sem medo de ser feliz, o tipo de família no qual você se insere. Pode ser um poema, artigo de opinião, declaração de amor à sua família ou outros. O importante é não ficar calado. Os textos serão divulgados na escola, no dia Internacional da Família, e também alguns serão selecionados para o Blog www.vozestudantilteotoniovilela.wordpress.com
Resposta
pessoal.