domingo, 27 de fevereiro de 2022

POEMA: MADRIGAL - JOSÉ PAULO PAES - COMPARAÇÃO/ZEUGMA - COM GABARITO

 Poema: Madrigal

               José Paulo Paes


Meu amor é simples, Dora,

Como a água e o pão.


Como o céu refletido

Nas pupilas de um cão.

José Paulo Paes. O melhor poeta da minha rua. São Paulo: Ática, 2008. p. 53.

Fonte: Gramática Reflexiva 8° ano – Atual Editora – William & Thereza – 3ª edição São Paulo 2012. p. 115.

Entendendo o poema:

01 – No poema, há duas comparações. Quais são elas?

      As comparações dizem respeito à simplicidade do amor, que é comparada à simplicidade do pão e da água e, depois, à simplicidade do céu refletido nas pupilas de um cão.

02 – Nas comparações, que expressão é omitida?

      A expressão é / são simples em “Como (são simples) a água e o pão” e “Como (é simples) o céu refletido”.

03 – Qual é o nome da figura de sintaxe correspondente à omissão verificada no poema?

      Zeugma; a expressão é / são simples, omitida no poema, é expressa no 1° verso.

04 – Releia o poema, inserindo nele as expressões subentendidas. Se o autor não empregasse essa figura de sintaxe, que consequência isso traria para o texto?

      O texto ficaria repetitivo e as imagens perderiam em expressividade poética.

 

ANEDOTA: FESTA DE ANIVERSÁRIO - VERBO EXISTIR - COM GABARITO

 Anedota: Festa de aniversário

      Um sujeito convidou um colega do trabalho para sua festa de aniversário. Deu o endereço e explicou:

        -- É fácil achar meu apartamento. Siga até o fundo do edifício. Lá há dois elevadores. Tome o da esquerda e aperte o 7° andar. Minha porta é a da direita. Toque a campainha com o cotovelo e pronto! Chegou. Ficou claro?

        -- Ficou. Mas eu não entendi só uma coisa: por que eu tenho de apertar a campainha com o cotovelo?

        -- Ora, você não vai à minha festa de aniversário com as mãos abanando, vai?

                                     Fonte: Gramática Reflexiva 8° ano – Atual Editora – William & Thereza – 3ª edição São Paulo 2012. p. 103-4.

Entendendo a anedota:

01 – Que palavra completa convenientemente a terceira frase do segundo parágrafo: ou a? Justifique sua resposta.

      “[...]Lá dois elevadores. [...]” Trata-se do verbo haver; por isso a forma conveniente é há.

02 – Caso fosse pedido a você que completasse a frase com o verbo existir, como ela ficaria?

      Lá existem dois elevadores.

PIADA: USO DA VÍRGULA - DONALDO BUCHWEITZ - COM GABARITO

 Piada: Uso da vírgula

            Donaldo Buchweitz


     A professora ensina como deve ser usada a vírgula e faz um ditado para os alunos colocarem as vírgulas. Eis a redação de Chico:

        -- O homem saiu de casa na cabeça, trazia um chapéu amarelo nos pés, sapatos de lona escura nos olhos, óculos contra o sol na lapela, um bonito cravo vermelho.


Donaldo Buchweitz, org. Piadas para você morrer de rir. Belo Horizonte:
Leitura, 2001. p. 182.

Fonte: Gramática Reflexiva 8° ano – Atual Editora – William & Thereza – 3ª edição São Paulo 2012. p. 100-101.

Entendendo a piada:

01 – Explique em que consiste o humor do texto.

      O humor do texto consiste nos sentidos ilógicos e engraçados produzidos pela falta de separação entre os adjuntos adverbiais de orações diferentes.

02 – Reescreva o segundo parágrafo do texto e pontue-o adequadamente, de forma a dar sentido lógico ao texto.

      “O homem saiu de casa; na cabeça, trazia um chapéu amarelo; nos pés, sapatos de lona escura; nos olhos, óculos contra o sol; na lapela, um bonito cravo vermelho.”

ANEDOTA: DIA DAS MÃES - PAULO TADEU - VÍRGULA - COM GABARITO

 Anedota: Dia das Mães

         A professora pediu que os alunos escrevessem uma redação para o Dia das Mães. No final deveriam colocar a frase: “Mãe só tem uma!”.

        Todos os alunos fizeram a redação. Uns elogiavam as mães, outros contavam alguma história, mas todos colocaram no final a frase “Mãe só tem uma!”.

        Faltou o Joãozinho. Aí a professora pediu para ele ler seu trabalho. Então o Joãozinho levantou-se e começou a ler:

        -- Tinha uma festa lá em casa e a minha mãe pediu para eu buscar duas Cocas na geladeira. Eu fui até a cozinha, abri a geladeira e falei: “Mãe, só tem uma!”.

Paulo Tadeu. Proibido para maiores – As melhores piadas para crianças. 8. ed. São Paulo: Matrix, 2007. p. 21.

Fonte: Gramática Reflexiva 8° ano – Atual Editora – William & Thereza – 3ª edição São Paulo 2012. p. 90-92.

Entendendo a anedota:

01 – O humor da anedota é construído em torno do modo como Joãozinho compreendeu a frase “Mãe só tem uma!”. Compare:

        “Mãe só tem uma!”.

        “Mãe, só tem uma!”.

a)   Pronuncie as duas frases em voz alta e responda: Qual é a diferença entre elas na fala?

Na 2ª frase, há uma pausa maior entre a palavra mãe e o restante da frase.

b)   Qual é a diferença entre as frases na escrita?

É o emprego de uma virgula após a palavras mãe, isolando-a do resto da frase.

c)   Nessas frases, o verbo ter está no lugar do verbo haver (com o sentido de “existir”), o que confere a elas um tom coloquial.

·        Qual é a função sintática de mãe na primeira frase?

Objeto direto.

·        E na segunda frase?

Vocativo.

02 – A frase “Mãe só tem uma!” aparece no texto marcada pelo emprego de aspas. O que justifica o emprego desse sinal de pontuação?

      As aspas indicam que o texto reproduz literalmente o que a personagem disse, ou seja, elas mostram que houve emprego do discurso direto.

03 – Compare estes dois trechos do texto:

·        “Uns elogiavam as mães, outros contavam alguma história, mas todos colocaram no final a frase ‘Mãe só tem uma!’”.

·        “Eu fui até a cozinha, abri a geladeira e falei.”

Nos trechos, há uma sequência de orações, que narram as ações das personagens.

a)   Qual é o sinal de pontuação que separa as orações?

A vírgula.

b)   As palavras mas e e são conjunções. A vírgula foi empregada antes dessas duas conjunções?

A vírgula foi empregada apenas antes da conjunção mas.

04 – Observe a frase:

        “No final, deveriam colocar a frase: ‘Mãe só tem uma!’”.

Levante hipóteses: Por que o termo No final está separado por vírgula do restante da frase?

      A vírgula indica o deslocamento de No final da posição que lhe é própria na frase, que é depois do verbo, pelo fato de ter a função sintática de adjunto adverbial.

TIRA: SURIÁ SANDUÍCHE DE MORTADELA - LAERTE - VOCATIVO/APOSTO - COM GABARITO

 Tira: Suriá sanduíche de mortadela

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Laerte. Suriá contra o dono do circo. São Paulo: Devir, 2003. p. 50.

Fonte: Gramática Reflexiva 8° ano – Atual Editora – William & Thereza – 3ª edição São Paulo 2012. p. 81.

Entendendo a tira:

01 – Há, na tira, dois vocativos. Identifique-os.

      Suriá; tio Flip.

02 – No balão do 1° quadrinho, o termo o meu favorito explica o sanduíche. Como se classifica esse termo?

      Aposto.

03 – Na fala da Suriá, no 2° quadrinho, o termo uma isca refere-se a sanduíche. Nesse caso, o termo uma isca é aposto ou predicativo do sujeito? Por quê?

      É predicativo do sujeito, porque uma isca liga-se ao sujeito (sanduíche) por meio de um verbo de ligação (ser).

04 – Ao responder às questões anteriores, você deve ter observado que o oposto tem um caráter nominal, isto é, uma natureza substantiva. Considerando o contexto, compare os termos destacados nas frases abaixo e explique por que o da primeira frase é oposto e o da segunda é adjunto adnominal.

·        O poeta Camões notabilizou-se na literatura mundial não só porque escreveu o poema épico Os lusíadas, mas também porque foi um grande sonetista.

·        Os sonetos de Camões falam de amor e do desengano da vida.

      Na primeira frase, o termo destacado é aposto porque específica, individualiza o poeta. Na segunda, o termo destacado equivale a um adjetivo – camonianos – e funciona, portanto, como adjunto adnominal.

 

ANÚNCIO: CAMPANHA CONTRA A EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES - COMPLEMENTO NOMINAL - COM GABARITO

 Anúncio: Campanha contra a Exploração sexual de crianças e adolescentes

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www.empresacontraexploracao.com.br.

Fonte: Gramática Reflexiva 8° ano – Atual Editora – William & Thereza – 3ª edição São Paulo 2012. p. 72-3.

Entendendo o anúncio:

01 – Na parte superior do anúncio, vemos, pendurado por um guindaste, o slogan “Campanha contra a exploração sexual de crianças e adolescentes”.

a)   O que sugere a figura do guindaste puxando o slogan para cima?

O guindaste dá a entender que está sendo iniciada a construção de uma luta contra a exploração sexual de crianças e adolescentes.

b)   A quem você acha que se destina esse anúncio?

A qualquer tipo de pessoa, desde aquelas que eventualmente exploram crianças e adolescentes (nesse caso, o anúncio serve como um alerta), até aquelas que queiram participar da campanha.

02 – Examine sintaticamente os termos do slogan:

a)   Qual é o complemento do nome campanha?

Contra a exploração sexual.

b)   Qual é o complemento da expressão exploração sexual?

De crianças e adolescentes.

03 – Na parte de baixo do anúncio, em letras menores, lê-se:

        “Agora, várias empresas estão participando de uma grande campanha de enfrentamento a exploração sexual de crianças e adolescentes. A garantia dos direitos humanos de nossas crianças e adolescentes é fundamental para o desenvolvimento do Brasil. Participe também desta campanha.”

Indique a função sintática dos termos:

a)   De uma grande campanha: objeto indireto.

b)   De enfrentamento: complemento nominal.

c)   À exploração sexual: complemento nominal.

d)   De crianças e adolescentes: complemento nominal.

e)   Dos direitos humanos: complemento nominal.

f)    De nossas crianças e adolescentes: adjunto adnominal.

g)   Para o desenvolvimento: complemento nominal.

h)   Do Brasil: complemento nominal.

i)     Desta campanha: objeto indireto.

04 – Observe as funções sintáticas que você identificou na questão anterior.

a)   Qual delas predomina no texto?

A de complemento nominal.

b)   Levante hipóteses: A que você atribui a predominância desse termo sintático no texto?

Resposta pessoal do aluno. Sugestão: O texto trabalha com ideias abstratas e defende a necessidade de agir contra a exploração sexual de crianças e adolescentes; daí a presença de substantivos abstratos derivados de verbos de ação: enfrentamento, exploração, desenvolvimento. Esses substantivos exigem complemento nominal.

 

ANÚNCIO: ÁGUA TRATADA COMO LIXO VIRA LUXO - COM GABARITO

 Anúncio: Água tratada como lixo vira luxo

 Fonte de imagem - https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEi4-f7L3JDqmpLhFu84Wvo0nuCwEfLwf15XOtPmFp2O9W72Q_EjeQMUgrMD0V7kS5NPXg9Uk1cJZXmdKcqvuGi3XEXR3gzp3VSyTQ3E5iz50wLv1DcA_wbhxJGOMLp8uG7l4_WhPBj3Pqfc3nwph482S5UshX4ynbFSiPEHY9CXl9EpEAXxKptlVYti=s259

http://roupanovaral.wordpress.com/2008/06/09/semana-do-meio-ambiente-unimed-manaus/.

Fonte: Gramática Reflexiva 8° ano – Atual Editora – William & Thereza – 3ª edição São Paulo 2012. p. 69-71.

Entendendo o anúncio:

01 – Qual é a ideia veiculada pelo anúncio?

      A ideia da importância de tratar bem a água, usando-a com racionalidade.

02 – A Unimed, a empresa anunciante, é uma cooperativa que trabalha com planos de saúde. Levando em conta essa informação, identifique no anúncio a frase que estabelece uma relação direta entre a área de atuação da empresa e a ideia veiculada pelo anúncio.

      A saúde do planeta está em suas mãos.

03 – Observe a imagem apresentada no anúncio.

a)   O que é essa imagem?

É uma ralo.

b)   Que outra imagem ela lembra, relacionada com o assunto principal do texto?

Ela lembra a imagem da Terra sem água, dando uma ideia de como o planeta ficaria caso a água acabasse.

04 – Na frase: “Água tratada como lixo vira luxo”, em destaque no anúncio, há um jogo verbal construído com as palavras lixo e luxo.

a)   Observe o sentido dessas palavras no contexto e relacione as duas colunas abaixo:

I – Tratada como lixo.

II – Vira luxo.

( I ) As pessoas não dão à água o devido valor.

     ( II ) A água vai se tornar um bem para poucos.

b)   Conclua: Qual é o efeito de sentido criado pela contraposição entre lixo e luxo no texto?

O sentido de que as pessoas utilizam a água como se ela fosse inesgotável e não tivesse valor, ou seja, como se fosse lixo, e que essa forma de utilizá-la vai levar ao esgotamento das fontes e, consequentemente, à transformação dela em um amigo de luxo.

05 – Leia o seguinte trecho do texto verbal do anúncio, observando que os termos destacados são complementos de outro termo.

        “70% da superfície da Terra é recoberta de água. Mas ainda assim o mundo está muito perto de uma crise de abastecimento. [...] já em 1995 especialistas anunciavam que as guerras do próximo século seriam motivadas pela disputa de água, diferentemente dos conflitos do século XX, marcados por questões políticas ou pela disputa do petróleo [...] enquanto o homem não manipular a água com racionalidade e grande preocupação com as gerações futuras, estaremos literalmente jogando água pelo ralo.” 

Qual é o termo, no trecho, que é completado por:

a)   De uma crise? Perto.

b)   De água? Disputa.

c)   Do petróleo? Disputa.

d)   Com as gerações futuras? Preocupação.

06 – Observe as palavras que você deu como resposta na questão anterior. Como você pode notar, há substantivos abstratos e advérbio.

a)   Distribua essas palavras na tabela abaixo.

Substantivos abstratos: preocupação e disputa.

Advérbio: perto.

b)   As palavras que são substantivos abstratos derivam de verbos. Quais são os verbos que deram origem a elas?

Preocupar-se e disputar.

c)   Essas palavras que são substantivos abstratos nomeiam seres (coisas, pessoas) ou ações?

Nomeiam ações.

d)   Entre os termos destacados no trecho lido e os substantivos e o advérbio que eles completam, há certo tipo de relação. De que tipo é essa relação?

(  ) Posse.

(X) Alvo de uma ação.

(  ) Indicação de tipo.

e)   Considerando o tipo de relação existente entre os termos destacados no trecho lido e os nomes que eles complementam, responda: Qual é a função sintática dos termos destacados?

Complemento nominal.

07 – Observe esta frase do anúncio:

        “Por que, então, desperdiçamos, poluímos, desrespeitamos e interrompemos o ciclo natural das águas?”

a)   Qual é o termo que completa as formas verbais poluímos, desrespeitamos e interrompemos? Qual é a função sintática desse termo?

O ciclo natural das águas / Objeto direto.

b)   Com base na frase lida e empregando substantivos abstratos no lugar dos verbos, complete:

Por que, então, ainda há desperdício, poluição, desrespeito e interrupção do ciclo natural das águas?

c)   Na frase formada no item anterior, qual é o termo correspondente ao alvo sobre o qual recaem as ações nomeadas pelos substantivos abstratos? Qual é, portanto, a função sintática desse termo?

O ciclo natural das águas / Complemento nominal.

08 – Considerando que o anúncio tem em vista sensibilizar a sociedade para a importância do uso racional da água, levante hipóteses: Por que, na frase reproduzida na questão 7, o anunciante optou por empregar verbos na 1ª pessoa do plural, em vez de substantivos abstratos correspondentes a eles?

      Utilizando verbos na 1ª pessoa do plural, o anunciante concretiza o agente das ações: nós. Assim, a responsabilidade pelas ações fica atribuída à sociedade em geral, ideia que se perderia caso fossem empregadas as palavras respeito, desperdício, poluição, que, por serem substantivos abstratos, dizem respeito a conceitos.

 

TIRA: HAGAR GRUPO DE GUERREIROS - VERBO TER E HAVER - COM GABARITO

 Tira: Hagar grupo de guerreiros

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Fonte: Gramática Reflexiva 8° ano – Atual Editora – William & Thereza – 3ª edição São Paulo 2012. p. 59-60.

Entendendo a tira:

01 – Observe situação de comunicação em que estão as personagens da tira. A que equivale a afirmação de Hagar, conforme permitem inferir o negrito e as exclamações empregadas na fala dele?

(  ) Um pedido aos companheiros.

(X) Uma advertência aos companheiros.

(  ) Um ensinamento aos companheiros.

02 – Observe a caracterização física de Eddie Sortudo, a personagem que fala no segundo balão.

a)   Qual é a diferença entre o porte físico e as vestimentas dele e dos outros vikings?

Eddie é franzino, bem mais magro que os outros vikings, e usa um funil na cabeça, em vez de chapéu viking.

b)   Pela expressão dos outros vikings, um comentário como o de Eddie Sortudo era esperado? Por quê?

Não, ele surpreende, porque o esperado era que todos, ao se apresentarem, se mostrassem de acordo com a condição exigida pelo líder, ou seja, garantissem não serem covardes.

c)   Que relação há entre a resposta de Eddie e o humor da tira?

O humor da tira é construído com base na quebra de expectativa entre o esperado como comentário e o que diz o viking, que não garante ser totalmente corajoso, por sentir um frio na barriga.

03 – Os verbos ter e haver, em algumas situações, podem ser considerados sinônimos. Observe estas orações que aparecem nas falas das personagens na tira.

        “Não há lugar no meu grupo para guerreiros covardes!”

        “Você tem lugar para alguém”.

a)   Identifique o sujeito e o objeto de cada oração.

A 1ª oração não tem sujeito; o objeto direto (do verbo haver) é lugar. Na 2ª oração, o sujeito é você; o objeto direto (do verbo ter) é lugar.

b)   É possível substituir o verbo haver pelo verbo ter na primeira oração, sem que haja mudança de sentido? Em caso afirmativo, como ficaria a oração?

Sim. /Não tem lugar no meu grupo para guerreiros covardes!

c)   É possível substituir o verbo ter pelo verbo haver na segunda oração, sem que haja mudança de sentido? Em caso afirmativo, como ficaria a oração?

Não.

d)   Na(s) frase(s) em que a substituição indicada nos itens b e c é possível, qual é a diferença entre a versão com verbo ter e a versão com o verbo haver?

Na 1ª oração, o verbo ter pode ser empregado no lugar de haver e adquire o sentido de existir, tornando-se impessoal; nesse caso, a oração é sem sujeito. Na 2ª oração, o verbo ter tem o sentido de “possuir”, e, nesse caso, não pode ser substituído por haver.

e)   Levante hipóteses: Por que, na situação da tira, Hagar emprega haver e não ter?

Como Hagar está em uma posição de liderança, ele opta por empregar uma linguagem mais formal.

 

ANÚNCIO: HAVAIANAS - PREDICATIVO DO SUJEITO - COM GABARITO

 Anúncio: Havaianas

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http://orangesketch.blogspot.com/2009/08/havaianas-fit-nova-campanha-estreia-em.html.

Fonte: Gramática Reflexiva 8° ano – Atual Editora – William & Thereza – 3ª edição São Paulo 2012. p. 57-8.

Entendendo o anúncio:

01 – Na oração “Você vai deixar os homens mudos”, da parte verbal do anúncio:

a)   Qual é o sujeito? Você.

b)   Qual é a predicação da locução verbal vai deixar? Locução transitiva direta.

c)   Qual é a função sintática do termo os homens? Objeto direto.

d)   A qual outro termo da oração se refere o termo mudos? Qual é a sua classificação sintática? Refere-se a homens, que é objeto direto; logo, sua classificação sintática é predicativo do objeto.

02 – Na oração “Muitos ficam bem melhores assim”:

a)   Qual é o sujeito? O sujeito é muitos.

b)   Qual é a predicação do verbo ficar? Verbo de ligação.

c)   Qual é a função sintática do termo melhores? Predicativo do sujeito.

03 – Classifique os predicados das orações:

a)   “Você vai deixar os homens mudos”. Predicado verbo-nominal.

b)   “Muitos ficam bem melhores assim”. Predicado nominal.

04 – Segundo o anúncio, a mulher que usa sandálias da marca anunciada vai “deixar os homens mudos”.

a)   Considerada apenas na frase da qual faz parte, qual é o sentido da expressão “deixar os homens mudos”?

Os homens ficarão encantados, sem palavras para comentar a beleza das mulheres que usam essa marca de sandália.

b)   Esse sentido ´literal ou figurado?

É figurado.

05 – Observe agora toda a parte verbal do anúncio:

        “Você vai deixar os homens mudos.

         E, acredite, muitos ficam bem melhores assim”.

Dois termos da segunda frase fazem referência a termos da primeira. A qual termo da primeira frase faz referência:

a)   Muitos? Homens.

b)   Assim? Mudos.

06 – Depois da leitura da oração “muitos ficam bem melhores assim”, a frase “Você vai deixar os homens mudos” ganha um novo sentido.

a)   Qual é esse sentido?

O de que os homens vão ficar quietos, vão parar de falar.

b)   Como se dá a mudança de sentido da frase “Você vai deixar os homens mudos”?

A expressão “deixar os homens mudos” é ambígua. Inicialmente a entendemos em sentido figurado, com o significado de deixar os homens encantados. Após a leitura de “muitos ficam bem melhores assim”, a expressão “deixar os homens mudos” perde o sentido figurado e recupera o sentido literal, ou seja, passa a significar deixar os homens quietos, calados.

c)   Que efeito tem no anúncio a mudança de sentido da expressão “deixar os homens mudos”?

Um efeito humorístico.

d)   De acordo com a exploração de sentidos da expressão “deixar os homens mudos”, feita no anúncio, quais seriam as vantagens, para as mulheres, de usar sandálias da marca?

Os homens ficariam encantados e quietos, o que seria um ganho no caso de homens que falam muita bobagem.

07 – Considerando que o anúncio lido tem finalidade publicitário, responda:

a)   A quebra de sentido de um trecho do texto verbal observada é importante para que o anúncio cumpra seu objetivo? Por quê?

Sim, pois, com isso, o anúncio atrai a atenção do leitor e ganha sua simpatia.

b)   Levante hipóteses: Onde esse anúncio provavelmente foi veiculado? Justifique.

Provavelmente, em revistas femininas, pois mostra o produto a partir de um interesse das mulheres (atrair os homens) e procura mostrar cumplicidade com elas, ao fazer crítica a homens.