quinta-feira, 25 de março de 2021

CONTO: A HISTÓRIA DE PLATTNER - H.G. WELLS - COM GABARITO

 CONTO: A HISTÓRIA DE PLATTNER

              H. G. Wells

 É uma pena que a aversão de Plattner pela ideia de dissecação post--mortem* possa adiar, talvez para sempre, a comprovação definitiva de que os seus lados direito e esquerdo foram invertidos. A credibilidade de sua história repousa principalmente na demonstração desse fato. Não existe nenhuma maneira de pegar um homem e movê-lo no espaço, do modo como este é compreendido pelas pessoas comuns, que possa resultar numa transposição dos seus lados. Não importa o que se faça, seu lado direito continua à direita, o esquerdo, à esquerda. Claro que, por outro lado, é possível fazer isso com alguma coisa que seja fina e achatada. Se cortarmos um bonequinho de papel, uma figura qualquer que tenha um lado direito e um lado esquerdo, podemos inverter esses lados simplesmente erguendo essa figura, virando-a e depositando-a de volta, com os lados invertidos.

Mas com um sólido é diferente. Os teóricos matemáticos nos dizem que a única maneira de inverter os lados de um corpo sólido é retirar esse corpo do espaço como o conhecemos — retirá-lo da nossa existência normal — e girá-lo sobre si mesmo em algum lugar fora do espaço. Isto é um tanto abstruso*, sem dúvida; mas qualquer pessoa familiarizada com a teoria matemática pode confirmar ao leitor que é algo verdadeiro. Para exprimir este fato em linguagem técnica, essa curiosa inversão dos lados direito e esquerdo de Plattner é uma prova de que ele foi movido, para fora do espaço, para aquilo que chamamos a Quarta Dimensão, e depois foi trazido de volta ao nosso mundo. A menos que admitamos ter sido objeto de uma maquinação complicada e sem propósito, somos conduzidos a crer que foi exatamente isso que ocorreu.

 WELLS, H. G. A história de Plattner (excerto).

O país dos cegos e outras histórias.

Rio de Janeiro: Objetiva, 2014.

GLOSSÁRIO

 *post-mortem: após a morte.

*abstruso: difícil de entender, obscuro.

 Questão 01

D7 – Identificar a tese de um texto.

 O narrador do conto, no excerto reproduzido, defende a tese de que

( A ) não há como inverter os lados esquerdo e direito de um homem a não ser que ele seja movido para a Quarta Dimensão.

( B ) não é possível mover o corpo de um homem para o espaço; isso seria uma invenção para enganar as pessoas.

( C ) a dissecação post-mortem é a melhor forma de inverter os lados direito e esquerdo de uma pessoa.

( D ) se cortarmos um bonequinho de papel, é possível inverter seus lados apenas girando o boneco sobre si mesmo em algum lugar fora do espaço.

 

Questão 02

D9 – Diferenciar as partes principais das secundárias em um texto.

 O trecho que contém uma das informações principais desse texto é:

( A ) “A menos que admitamos ter sido objeto de uma maquinação complicada e sem propósito, somos conduzidos a crer que foi exatamente isso que ocorreu. ”.

( B ) “A credibilidade de sua história repousa principalmente na demonstração desse fato. ”.

( C ) “[...] a única maneira de inverter os lados de um corpo sólido é retirar esse corpo do espaço como o conhecemos [...] e girá-lo sobre si mesmo em algum lugar fora do espaço. ”.

( D ) “Isto é um tanto abstruso, sem dúvida; mas qualquer pessoa familiarizada com a teoria matemática pode confirmar ao leitor que é algo verdadeiro. ”.

 

 

 

CRÔNICA: COM LICENÇA: A BARATA - CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE - COM GABARITO

 CRÔNICA: COM LICENÇA: A BARATA

                  Carlos Drummond de Andrade

 

A barata. Por que este velho tema (chamemo-lo assim) volta sempre à máquina de escrever e daí passa ao jornal e entra na casa de todo mundo?

Há assuntos graves, eu sei, mas o teclado quer escrever é a palavra “barata”, assunto que no máximo pede inseticida. E, se for possível, certa expressão de asco. Se possível. Os emissários submarinos e outros despertadores de náusea reclamam prioridade e mal dão ensejo a que se sinta nojo diante de uma barata.

Há mesmo, até, quem cultive um sentimentozinho de ternura pela barata.

Pobre que ela é, desamparada, furtiva, aguardando a noite, o sono dos moradores, para cuidar da vida. Então, certa alma pura, como duas que conheci, consagra aos ortópteros* blatídeos* um amor feito de piedade, alimenta-os, deixa-os prosperar, salva-os do ataque indiscriminado de quem cultiva outro ponto de vista sobre a relação gente-barata:

— Essa não! Essa é minha amiga, não posso consentir que você liquide com ela!

— E como é que você sabe que essa aí é a sua amiga e não outra qualquer, se todas as baratas são iguais?

O protetor (ou protetora) de barata olha com desprezo quem lhe faz objeção tão boba. Há personalidade nas baratas, já não falando na variedade de espécies caseiras: a periplaneta americana, a blatella germanica, a blatta orientalis… Não se deve discutir com ignorantes. Basta mostrar ao desinformado que a baratinha sob nossa especial proteção tem cabeça alaranjada, com duas listras castanhas. As de sua raça ostentam (ostentar* é modo de dizer, barata não gosta de se exibir) cabeça amarela com listras pretas. Então você não vê, não sente a diferença?

Entenda-se. Não estou aqui para promover campanha sentimental em favor das baratas. Pertenço ao grupo fero* que trata de eliminá-las de qualquer jeito, e tanto recorre à dedetização como à pancada direta, aplastante*, com a sola do sapato. O naturalista Von Ihering recomendava que fossem caçadas a água fervendo. Recurso perigoso, que pode afetar tanto a caça como o caçador. Mas o próprio Von Ihering [...], ao descrever as baratas, põe de lado o nojo, para admitir: “Há delas de várias cores e tamanho, algumas até bem bonitas (se for permitida tal expressão), verde-gaio ou pintadas”.

Assim, esteticamente, a barata pode ser objeto de admiração, em alguns casos, e até mesmo, se for bastante colorida, ganhar capa de Manchete.

Temos de nos defender contra os insetos daninhos, e a barata é dos que mais fazem jus ao título. Para isto há o inseticida. Já não é tão eficaz a exclamação que assinala sua presença numa gaveta:

— Nojenta!

— Repugnante!

— Repelente!

— Imunda!

— Asquerosa!

— Sórdida!

— Porcaria!

— Vil!

Não lhes parece excesso de artilharia para alvo tão miúdo? Além do

mais, canhoneio* vão. A barata ignora nossos xingos, que não lhe atingem a estrutura. E daí, se formos tão severos com ela, que palavras terríveis guardaremos para qualificar indivíduos incomparavelmente mais daninhos, pois não devastam só uma gaveta, mas regiões inteiras do globo, e fazem recair seu poder maléfico sobre a humanidade em geral?

É prudente economizar certo tipo de objurgatórias*, para que não nos falte munição em hora adequada. E barata não merece tanto. Já é, por si, animal condenado à clandestinidade e ao desprezo. Se uma consegue despertar sentimento amistoso no peito de alguém, maravilha é, sobre me render mais este papocrônica.

 ANDRADE, Carlos Drummond de. Boca de Luar.

São Paulo: Companhia das Letras, 2014.

Fonte: Livro – APROVA BRASIL- Língua Portuguesa – 7º Ano -  Editora Moderna;editora responsável, Thaís Ginícolo Cabral. --São Paulo : Moderna, 2019, p. 36/37/38.

GLOSSÁRIO

 *ortóptero: ordem de insetos de corpo alongado, tamanho médio

a grande (grilos, gafanhotos, esperanças, bichos-paus, louva-a-deus, baratas).

*blatídeo: família de insetos ortópteros que compreende as baratas.

*ostentar: mostrar-se, exibir-se com alarde.

*fero: perverso, cruel.

*aplastante: cansativo, fatigante.

*canhoneio: tiros de canhão simultâneos ou sucessivos.

*objurgatória: repreensão severa.

Questão 1

D7 – Identificar a tese de um texto.

O autor desse texto defende a ideia de que as baratas

( A ) não merecem o desprezo e a severidade com que as tratamos, pois há indivíduos mais daninhos no mundo.

( B ) só podem ser exterminadas com o uso de água quente, pois qualquer outra forma seria excesso de crueldade com esses animais.

( C ) são admiradas pela maioria das pessoas, as quais somente não têm a coragem de admitir que gostam delas.

( D ) conseguem resistir aos inseticidas porque são as únicas que sobreviveriam a uma explosão nuclear.

 

Questão 2

D10 – Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.

 No trecho “— Essa não! Essa é minha amiga, não posso consentir que você liquide com ela!”, há uma fala

( A ) do narrador-personagem da história.

( B ) do narrador observador da história.

( C ) da personagem principal da história.

( D ) de uma personagem secundária da história.

 Questão 3

D12 – Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.

 Esse texto tem como finalidade

( A ) ensinar ao leitor as melhores formas de exterminar baratas.

( B ) discorrer sobre um fato cotidiano: a difícil relação do ser humano com as baratas.

( C ) fazer uma crítica às pessoas que conseguem enxergar alguma beleza nas baratas.

( D ) divulgar informações científicas sobre as principais espécies de baratas existentes.

 

BIOGRAFIA (FRAGMENTO): MIGUEL DE CERVANTES - COM GABARITO

 BIOGRAFIA (FRAGMENTO): MIGUEL DE CERVANTES  

 

Miguel de Cervantes

Escritor e dramaturgo espanhol

29/09/1547, Alcalá de Henares

22/04/1616, Madrid

 

Miguel de Cervantes Saavedra passou a infância na cidade de Valladolid (Espanha) e estudou em Madrid e Sevilha, mas não chegou a concluir nenhum curso.

Ingressou no Exército e lutou na batalha naval de Lepanto, contra o império turco, onde teria perdido o braço esquerdo — há divergências entre os historiadores e biógrafos em relação a essa passagem. Alguns especialistas na vida de Cervantes dizem que o escritor sofreu apenas um ferimento grave no braço e perdeu os movimentos da mão.

Também combateu na África, onde foi capturado e levado pelos turcos para Argel. Depois de ficar cinco anos detido, Cervantes retornou para Madrid e começou a trabalhar como comissário de víveres do rei Felipe 2o. Paralelamente ao trabalho, ingressou na literatura publicando alguns poemas e a novela “La Galatea” em 1585, quando se casou com Catalina de Salazar, 22 anos mais nova e com a qual manteve uma convivência matrimonial de apenas um ano. [...]

Outro fato que marcou a sua formação aconteceu na Itália, quando trabalhou como serviçal para um cardeal. Na época, o país estava em ebulição com a chegada do Renascimento, um movimento artístico que revelou celebridades como Rafael, Leonardo da Vinci e Michelangelo.

Somente aos 58 anos, com a publicação da primeira parte do livro “Dom Quixote”, Cervantes conseguiu a consagração como escritor e passou a se dedicar exclusivamente à literatura. A obra narra as aventuras de um fidalgo (Dom Quixote) e seu fiel escudeiro (Sancho Pança). [...]

A história de “Dom Quixote” atravessou os séculos e continua atraindo leitores de todo o mundo. No mesmo ano em que foi lançada, a obra ganhou seis edições, fato muito raro para a época. Além disso, o livro se transformou em fonte de inspiração para outras criações literárias, como filmes, novelas, peças teatrais, óperas, balés e desenhos animados. [...]

 MIGUEL de Cervantes. UOL. Disponível em: <https://educacao.uol.com.br/

biografias/miguel-de-cervantes.htm>. Acesso em: 8 ago. 2019.

Fonte: Livro – APROVA BRASIL- Língua Portuguesa – 9º Ano -  Editora Moderna;editora responsável, Thaís Ginícolo Cabral. --São Paulo : Moderna, 2019, p. 34/35.

 Fonte da imagem:https://www.google.com/url?sa=i&url=https%3A%2F%2Fpt.wikipedia.org%2Fwiki%2FMiguel_de_Cervantes&psig=AOvVaw2x8nsuZKveHJTbqJeDLAjR&ust=1616772353826000&source=images&cd=vfe&ved=0CAIQjRxqFwoTCIDt78Hgy-8CFQAAAAAdAAAAABAD

Questão 1

D11 – Estabelecer relação causa/consequência

entre partes e elementos do texto.

  Há divergências sobre o fato de Cervantes ter perdido o braço esquerdo porque

( A ) ele nunca esteve em uma batalha de verdade, apenas lutava contra moinhos de vento.

( B ) ele nunca participou de uma batalha naval, apesar de ter servido o Exército na cidade de Lepanto.

( C ) alguns especialistas acreditam que, na verdade, ele sofreu apenas um ferimento grave no braço.

( D ) historiadores afirmam que ele apenas perdeu os movimentos da mão, enquanto biógrafos negam esse fato.

 

Questão 2

D12 – Identificar a finalidade de textos de

diferentes gêneros.

 O texto tem a finalidade de

( A ) fazer uma crítica à violência praticada em batalhas espanholas.

( B ) relatar os principais acontecimentos da vida do autor Miguel de

Cervantes.

( C ) noticiar como o livro Dom Quixote se tornou um sucesso de

vendas.

( D ) narrar a história de Dom Quixote e seu fiel escudeiro Sancho Pança.

 

Questão 3

D5 – Interpretar texto com auxílio de material

gráfico diverso (propagandas, quadrinhos,

foto etc.).

  Nesse texto há dois sinais gráficos ( e ) comumente utilizados em produções desse gênero. Eles representam, respectivamente, as datas de

( A ) estrelato e morte do autor.

( B ) morte e nascimento do autor.

( C ) auge e declínio do autor.

( D ) nascimento e morte do autor.

 

 

 

 

 

 

 

 

 


segunda-feira, 22 de março de 2021

SINOPSE - FILME TURMA DA MÔNICA : LAÇOS - DANIEL REZENDE - COM QUESTÕES GABARITADAS

 SINOPSE - FILME: TURMA DA MÔNICA: LAÇOS

A sinopse é um gênero da esfera jornalística que traz o resumo do enredo de uma obra a ser lançada ou que acabou de estrear. Tem a função de oferecer ao leitor informações básicas que possam ajudá-lo a decidir ver ou não determinada obra. Quando se trata da sinopse de um filme, costuma informar se é um drama, uma comédia ou um filme de suspense, de terror ou de ação, além de fornecer informações sobre personagens, elenco, direção, duração, ano de produção e classificação etária. Geralmente, o texto é curto e pode ou não ser acompanhado de imagens. A linguagem é simples e objetiva. A sinopse circula em jornais, revistas e na internet.

 Leia o texto a seguir e responda ao que se pede.

 FILME: Turma da Mônica: Laços

Data de lançamento: 27 de junho de 2019

Duração:(1h 36min)

Direção: Daniel Rezende

Elenco: Giulia Benite, Kevin Vechiatto, Laura Rauseo e mais

Gênero: Aventura

Nacionalidade: Brasil

Classificação: A partir de 6 anos

 

 

Floquinho, o cachorro do Cebolinha (Kevin Vechiatto), desapareceu. O menino desenvolve, então, um plano infalível para resgatar o cãozinho, mas para isso vai precisar da ajuda de seus fiéis amigos Mônica (Giulia Benite), Magali (Laura Rauseo) e Cascão (Gabriel Moreira). Juntos, eles irão enfrentar grandes desafios e viver grandes aventuras para levar o cão de volta para casa.

Portal Adoro Cinema. Disponível em: <www.adorocinema.com/filmes/filme-248374/>. Acesso em: 18 set. 2019.

Fonte: Livro – APROVA BRASIL- Língua Portuguesa – 7º Ano -  Editora Moderna;editora responsável, Thaís Ginícolo Cabral. --São Paulo : Moderna, 2019, p.32/33/34.

 ENTENDENDO O TEXTO

 1)   Quem são as personagens de Turma da Mônica: Laços segundo a sinopse lida?

          Cebolinha, Mônica, Magali, Cascão e Floquinho.

 2) O texto que aparece ao lado da imagem traz informações sobre

a) o comentário.

b) a crítica.

c) a ficha técnica.

d) o enredo.

 3) Volte à sinopse e explique qual é a função dos parênteses utilizados no texto.

Os parênteses servem para incluir dados informativos sobre o elenco. Eles intercalam no texto uma indicação que pode interessar ao leitor, ou seja, informar que ator ou atriz interpreta cada personagem.

4) Releia o trecho a seguir.

“O menino desenvolve, então, um plano infalível para resgatar o cãozinho, mas para isso vai precisar da ajuda de seus fiéis amigos [...]”

 Qual é a relação que o termo em destaque estabelece entre as orações?

A conjunção mas expressa oposição, contraste.

 5) Na sinopse, a locução “a partir de”, na classificação, indica que o filme pode ser visto por crianças que

a) ainda não completaram 6 anos.

b) têm exatamente 6 anos.

c) gostam da Turma da Mônica.

d) já completaram 6 anos.

6) Ao observar a imagem que acompanha o texto, é correto afirmar que ela

a) apresenta as personagens principais do filme.

b) resume o filme.

c) retrata o final da história.

d) faz um apelo ao público.

  7) A sinopse pode funcionar como recurso para o leitor decidir a que filme assistir?

Por quê?

Sim, a sinopse pode ajudar o leitor decidir a que filme assistir, porque ela traz as informações mais importantes sobre o filme, como parte do enredo, o elenco, o gênero, o tempo de duração, entre outras.8

8

8) De acordo com a sinopse, que acontecimento abala a tranquilidade de uma das personagens do filme?

O desaparecimento do cachorro Floquinho, da personagem Cebolinha.

 9) Diante desse acontecimento, o que a personagem faz?

Desenvolve um plano para resgatar o cãozinho e chama seus amigos para ajudá-lo a colocar esse plano em prática.

  Releia o trecho a seguir e responda às atividades 10 e 11.

“O menino desenvolve então um plano infalível para resgatar o cãozinho, mas para isso vai precisar da ajuda de seus fiéis amigos:”

10) A palavra em destaque é empregada para retomar

a) o menino.

b) resgatar o cãozinho.

c) os fiéis amigos.

d) ajuda.

 11) Considerando o mesmo trecho, a palavra infalível significa que o plano

a) é incerto.

b) não tem como falhar.

c) não funcionará com precisão.

d) poderá falhar.

 12)  No trecho “Juntos, eles irão enfrentar grandes desafios e viver grandes aventuras para levar o cão de volta para casa.”, há uma palavra que se refere às personagens. Que palavra é essa?

Nesse trecho, a palavra que se refere às personagens é eles.

 

 

 

 

ANÁLISE DA OBRA : LIXO EXTRAORDINÁRIO - VIK MUNIZ - COM QUESTÕES GABARITADA

 ANÁLISE DA OBRA DE ARTE: LIXO EXTRAORDINÁRIO

 

Vik Muniz. Atlas(Cartão), 2008. Montagem feita com ampliação de fotografia e materiais descartados [lixo]. Painel, 231,2 cm x 180,4 cm

Fonte da imagem:https://www.google.com/url?sa=i&url=http%3A%2F%2Fwww.vale.com%2Fbrasil%2Fpt%2Faboutvale%2Fnews%2Fpaginas%2Fmuseu-vale-recebe-exposicao-artista-paulista-vik-muniz.aspx&psig=AOvVaw0YmyQdRrR6eAM7Xqhujc3v&ust=1616528718798000&source=images&cd=vfe&ved=0CAIQjRxqFwoTCMjYyIfVxO8CFQAAAAAdAAAAABAD

Fonte – Livro – APOEMA –  Português 9 / Lucia Teixeira...[et. Al.]– 1.ed – São Paulo: Editora do Brasil ,2018, p.11/12/13.

Estudo do Texto

1.   Ao olhar para essa obra, o que chamou sua atenção primeiro? O que você viu imediatamente?

Resposta pessoal. Sugestão: Poderão dizer que se impressionaram com o que o homem carrega, com o olhar dele, com a quantidade de lixo sobre seu corpo, etc.

2.   Observe a parte superior da cabeça do homem.

a)   Ao olhar pela primeira vez para o que está sobre a cabeça do homem, você conseguiu identificar os elementos ou viu uma massa compacta? Explique.

Resposta pessoal.

b)   Para observar melhor o que há sobre a cabeça do homem, o que você deverá fazer?

Resposta pessoal. É necessário analisar figura por figura, olhar atentamente cada parte para ver os detalhes.

c)   Quais elementos você consegue identificar sobre a cabeça do homem?

Resposta pessoal.

d)   Esses objetos são novos ou usados? De onde você acha que eles vieram?

O estado dos objetos mostra que eles já foram usados e descartados. Provavelmente os objetos foram retirados do lixo.

e)   O tamanho do conjunto de objetos chama a atenção. Por que o artista pode tê-lo representado dessa maneira? Será leve ou pesado?

Provavelmente o artista representou os objetos descartados para mostrar a quantidade de lixo jogado fora e recolhido pelo homem. Pela quantidade de objetos, parece pesado.

      3) Observe o homem.

           a) Como ele está vestido? Quantas peças de roupas estão representadas na imagem? O que há preso em sua roupa?

                Camiseta branca, um colete de tom terroso. Duas peças. Alguns objetos semelhantes ao que estão sobre a cabeça dele.

           b) Há letra estampadas em uma das peças de roupa do homem. Identifique as letras. Por que não é possível ler a palavra inteira? Que palavra essas letras podem formar? O que a peça de roupa com a estampa representa?

            CAT, de um lado do colete; S, do outro. Porque o colete está aberto. Catadores. Um uniforme que representa a profissão do homem.

          c) Estabeleça uma relação entre a origem dos objetos, a inscrição da roupa e a profissão do homem.

          Os objetos foram descartados, a inscrição de catadores indica que o homem é um catador de recicláveis.

        d) Explique como o homem estabelece uma ligação com o observador da obra.

           Pelo olhar expressivo, chamando o observador para dentro da imagem. O olhar encara o observador, mostrando sua existência e importância.

4.   Observe as cores da obra.

a)   Qual tom predomina na obra: claro ou escuro?

Tom escuro.

b)   Em qual parte há uma diversidade de cores?

Na parte superior. Há objetos nas cores verde, vermelha, azul e branca.

c)   Qual cor contrasta com o tom da cor da pele do homem e de uma parte de sua vestimenta? Qual efeito de sentido ela provoca?

A cor branca. O contraste ressalta ainda mais o tom da pele do trabalhador e do colete que representa sua profissão.

5.   Leia o texto abaixo, sobre o projeto Lixo extraordinário, e responda às questões.

Lixo extraordinário

         A obra Atlas e outras do mesmo estilo foram produzidas com os objetos retirados do Lixão de Gramacho (Duque de Caxias, Rio de Janeiro). O projeto Lixo extraordinário mudou a perspectiva do artista e transformou muito a vida das pessoas que trabalhavam ali. Em seu depoimento sobre o trabalho realizado, o artista afirmou:

         Nesse projeto, o que mais, me sensibilizou foi o tamanho do nosso preconceito. É muito fácil e conveniente definir uma sociedade baseada em funções, na qual se imagina que o morador de Duque de Caxias da área de Gramacho não quer dizer absolutamente nada. [...] O que eu queria provar para mim mesmo – e que resultou em uma experiência satisfatória, no fim das contas – é que a arte muda as pessoas, não só pelo convívio e pela experiência, mas também pelo engajamento, pela produção.

                                  Vik Muniz. Lixo extraordinário. Rio de Janeiro. G. Ermakoff Casa Editorial, 2010. P.166.

 

a)   Como são vistas, socialmente, as pessoas que trabalham com o lixo?

Na maioria das vezes, como profissionais de menor valor. Em seu depoimento, Vik Muniz diz que as pessoas que trabalham no lixão de Gramacho são vistas como “absolutamente nada”. Pode-se iniciar um breve debate sobre a desvalorização dos profissionais que trabalham com materiais descartados e o lixo em geral.

 b)   Qual é a importância desse profissional para o meio ambiente?

Os catadores de recicláveis, além de tirar do lixo seu sustento, fazem um trabalho essencial para o meio ambiente. Ao recolher os objetos descartados e leva-los para a reciclagem, eles contribuem para a diminuição da poluição do planeta.

c)   Você acha que as pessoas, de modo geral, estão preocupadas com o destino do lixo que produzem?

Resposta Pessoal.

d)   É possível avaliar os valores de uma sociedade observando o lixo que ela produz?

Resposta pessoal.

e)   Em sua opinião, como se sentiu o profissional retratado ao ver a obra pronta?

Resposta pessoal.