segunda-feira, 17 de junho de 2019

TEXTO: SÃO PAULO, 2001 -(FRAGMENTO) - RAQUEL ROLNIK - COM QUESTÕES GABARITADAS

Texto: São Paulo, 2001
     
                                     Raquel Rolnik

        Madrugada, verão de janeiro, ano 2001. Um carro sai do estacionamento no subsolo de um prédio e, enquanto espera o sistema eletrônico acionar grades e portões, seu motorista olha para cima e vê ainda alguns andares iluminados pela luz dos computadores. Na calçada, duas pessoas estão remexendo o lixo à procura de latas, comida e papelão. O carro acelera rapidamente, temendo a possível abordagem de um adolescente, cabelo pixaim quase branco, que se aproxima.
        Percorrendo as ruas estreitas do bairro, o carro ´detido pela enorme fila de táxis e pelo movimento dos manobristas na saída de uma cada noturna. As mulheres loiras com vestidos brilhantes justíssimos e saltos agulha se misturam por um átimo aos homens e mulheres vestidos de jeans e camisetas e carregando sacolas de plástico que acabam de desembarcar do ônibus.
        Finalmente o carro atingi a avenida. Surpresa: congestionamento às seis e meia da manhã? No rádio, o repórter no helicóptero avisa: caminhão tombado em tal lugar, árvores caídas e pontos de alagamento que sobraram da tempestade do dia anterior; evitar rua tal, caminho tal. Da janela do carro, observa homens e mulheres vestidos com roupas esportivas, correndo ou caminhando rapidamente pelo canteiro central. Naquele instante, parecem estar envoltos por sua utopia de saúde, longevidade e beleza, uma espécie de redoma que os protege de perceber a paisagem onde estão.
        São sete e meia da manhã quando o motorista entra na estrada que o levará ao condomínio onde mora. Do outro lado da pista, a fila de caminhões e carros entrando na cidade é imensa e os vendedores de água, suco, eletrônicos e bonecos gigantes de plástico já instalaram seu drive-in comercial.
        Quilômetro 30 – o motorista para no estacionamento de uma das megalojas do caminho e, atravessando corredores, chega à padaria estilo country. Entre cestinhas decoradas com renda e flores do campo, ele escolhe baguettes e croissants. E lembra-se por um segundo de sua avó, nascida em casa de chão batido no meio do sertão do agreste, e da avó de sua mulher, que nunca esqueceu o porão do navio que a arrancou, menina, da aldeia à beira-mar do Japão.
        Oito e meia, passa pela guarita, guarda o carro no estacionamento de casa. Ao lado de seu lugar na mesa já posta, a pilha de contas para pagar: luz, água, telefone, internet, celular, bip, escola de inglês, academia, natação, prestação do carro, IPVA, seguro... Na TV, já ligada pela empregada na cozinha, vê a mesa arrumada do café da manhã e a família que acorda feliz por poder passar no pão aquela maravilhosa margarina.
        Enquanto limpa o barro do sapato, a empregada faz as contas de quanto vai precisar para comprar a laje para cobrir o cômodo que acabou de levantar no Jardim Progresso. Fica ali perto, do outro lado da pista e a apenas 15 minutos de caminhada até o ponto por onde passa o perueiro.

        São Paulo. São Paulo: Publifolha, 2001. p. 72-74. (Folha explica).
Entendendo o texto:

01 – O texto de Raquel Rolnik chama-se “São Paulo, 2001”. A partir de sua vivência pessoal e das informações que tem pelos meios de comunicação, responda: os fatos mostrados no texto ocorrem exclusivamente na cidade de São Paulo ou poderiam acontecer em qualquer outra cidade? Justifique sua resposta.
      Sim. Todas as cidade grandes é possível encontrar cenas como as mostradas no texto.

02 – Observe como cada um dos parágrafos da narrativa se inicia: sempre há palavras ou expressões indicadoras de tempo (“madrugada”; “finalmente”; “são sete horas da manhã”; “oito e meia”; “enquanto limpa o barro do sapato”) ou de lugar (“percorrendo as ruas estreitas do bairro”; “quilômetro 30”). Na sua opinião, por que isso ocorre?
      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Porque essas palavras ou expressões têm a função de situar o leitor nos espaços em que ocorre a narrativa e na passagem de tempo, desde a saída do homem do trabalho até sua chegada a sua casa.

03 – Observando-se as personagens presentes na narrativa, notam-se modos de vida contrastantes. Identifique para cada um dos itens apresentados a seguir outro que se oponha a ele. Observe o exemplo: “Homem que retorna para casa dirigindo o próprio carro se opõe a empregada que se locomove para o trabalho transportada por um perueiro.”
a)   Pessoas procurando comida no lixo.
Pães especiais na padaria estilo country.

b)   Pessoas deixando a casa noturna ao amanhecer.
Trabalhadores descendo do ônibus a caminho do trabalho ao amanhecer.

c)   Vendedores ambulantes oferecendo seus produtos nas estradas e avenidas.
Megalojas.

04 – Compare as contas que o homem e sua empregada devem pagar. O que elas revelam a respeito do tipo de vida que levam?
      Revelam que, enquanto o homem pode se dar ao luxo de usar seu dinheiro para academia, natação, internet; a empregada tem de se preocupar em resolver problemas básicos, como o de construção de sua moradia.

05 – Das cenas mostradas no texto, há alguma(s) que jamais correria(m) onde você vive? Quais são elas? Justifique sua resposta.
      Resposta pessoal do aluno.

06 – Esse texto se passa na cidade de São Paulo:
a)   Empregando dois adjetivos, de que forma você pode caracterizar a vida na cidade de São Paulo,2001?
Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Agitada, injusta, violenta, desigual, moderna.

b)   Se pudesse escolher, você gostaria de ser personagem na cidade de São Paulo, 2001?
Resposta pessoal do aluno.

domingo, 16 de junho de 2019

POEMA: ANTIGUIDADES - CORA CORALINA - COM QUESTÕES GABARITADAS

Poema: ANTIGUIDADES
         
                  CORA CORALINA

Quando eu era menina bem pequena,
em nossa casa,
certos dias da semana se fazia um bolo,
assado na panela
com um testo de borralho em cima.

Era um bolo econômico,
como tudo, antigamente.
Pesado, grosso, pastoso.
(Por sinal que muito ruim.)

Eu era menina em crescimento.
Gulosa, abria os olhos para aquele bolo
que me parecia tão bom e tão gostoso.

Era só olhos e boca e desejo daquele bolo inteiro.
Minha irmã mais velha governava.
Regrava.
Me dava uma fatia, tão fina, tão delgada…
E fatias iguais às outras manas.
E que ninguém pedisse mais!

E o bolo inteiro, quase intangível,
se guardava bem guardado,
com cuidado, num armário, alto, fechado,  impossível.
Era aquilo, uma coisa de respeito.

Não pra ser comido
assim, sem mais nem menos.
Destinava-se às visitas da noite,
certas ou imprevistas.

Detestadas da meninada.
Criança, no meu tempo de criança,
não valia mesmo nada.
A gente grande da casa usava e abusava
de pretensos direitos de educação.

Por dá-cá-aquela-palha, ralhos e beliscão.
Palmatória e chineladas não faltavam.
Quando não, sentada no canto de castigo
fazendo trancinhas, amarrando abrolhos.

“Tomando propósito”.
Expressão muito corrente e pedagógica.
Aquela gente antiga, passadiça, era assim:
severa, ralhadeira.

Não poupava as crianças.
Mas, as visitas…
– Valha-me Deus! …
As visitas… Como eram queridas,
recebidas, estimadas, conceituadas, agradadas!
Eu fazia força de ficar acordada
esperando a descida certa do bolo
encerrado no armário alto.

E quando este aparecia,
vencida pelo sono já dormia.
E sonhava com o imenso armário
cheio de grandes bolos ao meu alcance.
De manhã cedo quando acordava,
estremunhada, com a boca amarga,
– ai de mim – via com tristeza,
sobre a mesa: xícaras sujas de café,
O prato vazio, onde esteve o bolo, e um cheiro enjoado de rapé.

Cora Coralina

Entendendo o poema:
01 – Leia os verbetes:
·        Texto: tampa de vasilha.
·  Borralho: conjunto de brasas acessas cobertas de cinza; cinzas quentes; lar, lareira.

Com base nos significados das palavras e no conteúdo da 1ª estrofe, explique como era assado o bolo antigamente na casa do eu lírico do poema.
      Assado em panela tampada, numa braseira.

02 – A hora em que o bolo era servido parecia um cerimonial. Por quê?
      Porque o bolo era servido para as visitas.

03 – Leia o trecho a seguir:
        “Era um bolo econômico,
         como tudo, antigamente.
         Pesado, grosso, pastoso.
         (Por sinal que muito ruim.)”

a)   Explique o significado do pronome indefinido nos versos acima.
Grande parte das coisas era econômica.

b)   Pode-se afirmar que hoje é diferente? Justifique sua resposta.
Sim. Hoje há mais fartura e recursos econômicos se compararmos com tempos remotos.

c)   Que faro narrado no poema se opõe ao último verso dessa estrofe: “Por sinal muito ruim”?
O bolo parecia muito “tão bom e tão gostoso”.

04 – Qual o significado do verbo “regrar” no texto?
      Dividia com cuidado, de maneira econômica.

05 – Que verbo está subtendido no verso: “E fatias iguais às outras manas”?
      O verbo “eram”.

06 – Aponte os versos do poema em que a vontade de comer o bolo toma a menina plenamente:
(X) “Abria os olhos para aquele bolo / que me parecia tão bom / e tão gostoso”.
(   ) “Com atenção. Seriamente. / Eu presente”.
(X) “Era só olhos e boca e desejo / daquele bolo inteiro”.
(   ) “E o bolo inteiro / quase inatingível”.
(   ) “Era aquilo uma coisa de respeito / Não pra ser comido”.

07 – Que tipo de sujeito apresenta a oração: “Era só olhos e boca e desejo / daquele bolo inteiro”.
      Sujeito desinencial.

08 – Nos versos: “Por dá-cá-aquela-palha / alhos e beliscão”. Dê um sinônimo para a palavra destacada.
      Chicote.

09 – A menina, quando estava de castigo, permanecia sentada num canto amarrando abrolhos.
·   Abrolho: planta rasteira e espinhosa; O espinho dessa planta; Escolhos; Dificuldades, contrariedades.
a)   Sublinhe no verbete o melhor significado para a palavra.
Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Ficava de castigo pensando nas dificuldades, refletindo.

b)   Explique sua resposta.
Resposta pessoal do aluno.



FÁBULA: O LENHADOR E A SERPENTE - ESOPO - COM QUESTÕES GABARITADAS

Fábula: O Lenhador e a Serpente                

            ESOPO

        Um dia hibernal quando um lenhador estava saindo casa para o seu trabalho viu algo preto deitado na neve. Quando chegou mais perto viu ser uma Serpente, como morta. Mas a apanhou e a pôs no seu peito para aquecê-la, enquanto retornava apressadamente à casa. Assim que pudesse a deitaria sobre o forno, em lugar aquecido. As crianças da casa assistiram isto e viram o ser inanimado ressuscitar lentamente. Então uma delas se inclinou para golpeá-la, mas a Serpente de pronto ergueu sua cabeça e mostrou as presas, estando a ponto de picá-la. O Lenhador agarrou o seu machado e com um golpe certeiro cortou a Serpente em duas. " Ah... " disse ele.
        Moral da história: "Nenhuma gratidão vem da malvadeza ".

                                                          Fábula ESOPO
Entendendo a fábula:

01 – Quais são os personagens dessa história?
      O lenhador, a serpente e as crianças.

02 – Como estava o tempo quando o lenhador encontrou a serpente?
      Estava um dia hibernal.

03 – Em que situação estava a serpente quando foi encontrada?
      Ela estava quase morta, deitada na neve.

04 – Que atitude tomou o lenhador para salvar a serpente?
      Apanhou-a e a pôs em seu peito para aquecê-la, enquanto retornava apressadamente para sua casa.

05 – Todas as ações da fábula se passam no mesmo dia? Explique.
      Sim, o lenhador a achou a caminho do trabalho pegou-a e a levou imediatamente para aquecê-la em sua casa.

06 – Para que serve uma fábula?
(X) Ensinamento.
(   ) Divertimento.
(   ) Informação.

07 – Qual o desfecho (situação final) da fábula?
      Quando a serpente ressuscitou, ela ergueu a cabeça e mostrou as presas, estando a ponto de picar as crianças.

08 – Que outro título você daria à fábula?
      Resposta pessoal do aluno.

09 – Do seu ponto de vista, você seria capaz de lembrar de alguma situação da vida real onde o contexto da fábula se aplicaria?
      Resposta pessoal do aluno.

10 – A moral desta fábula apresenta uma reflexão sobre o comportamento humano. Você acredita que existem pessoas que agem assim? Justifique sua resposta.
      Resposta pessoal do aluno.

CONTO: NÃO CHORE, PAPAI - SÉRGIO FARACO - COM QUESTÕES GABARITADAS

Conto: Não chore, papai
        
    Sérgio Faraco

   Embora você proibisse, tínhamos combinado: depois da sesta iríamos ao rio e a bicicleta já estava no corredor que ia dar na rua. Era uma Birmingham que Tia Gioconda comprara em São Paulo e enlouquecia os piás da vizinhança, que a pediam para andar na praça e depois, agradecidos, me presenteavam com estampas do Sabonete Eucalol.
        Na hora da sesta nossa rua era como as ruas de uma cidade morta. Os raros automóveis pareciam sestear também, à sombra dos cinamomos, e nenhum vivente se expunha ao fogo das calçadas. Às vezes passava chiando uma carroça e então alguém, querendo, podia pensar: como é triste a vida de cavalo.
        Em casa a sesta era completa, o cachorro sesteava, o gato, sesteavam as galinhas nos cantos sombrios do galinheiro. Mariozinho e eu, você mandava, sesteávamos também, mas naquela tarde a obediência era fingida.
        Longe, longíssimo era o rio, para alcançá-lo era preciso atravessar a cidade, o subúrbio e um descampado de perigosa solidão. Mas o que e a quem temeríamos, se tínhamos a Birmingham? Era a melhor bicicleta do mundo, macia de pedalar coxilha acima e como dava gosto de ouvir, nos lançantes, o delicado sussurro da catraca!
        Tínhamos a Birmingham, mas era a primeira vez que, no rio, não tínhamos você, por isso redobrei os cuidados com o mano. Fiz com que sentasse na areia para juntar seixos e conchinhas e enquanto isso, eu, que era maior e tinha pernas compridas, entrava n’água até o peito e me segurava no pilar da ponte ferroviária.
        Estava nu e ali mesmo me deixei ficar, a fruir cada minuto, cada segundo daquela mansa liberdade, vendo o rio como jamais o vira, tão amável e bonito como teriam sido, quem sabe, os rios do Paraíso. E era muito bom saber que ele ia dar num grande rio e este num maior ainda, e que as mesmas águas, dando no mar, iam banhar terras distantes, tão distantes que nem a Tia Gioconda conhecia.
        Eu viajava nessas águas e cada porto era uma estampa do cheiroso sabonete.
        Senhores passageiros, este é o Taj Mahal, na Índia, e vejam a Catedral de Notre Dame na capital da França, a Esfinge do Egito, o Partenon da Grécia e esta, senhores passageiros, é a Grande Muralha da China – isso sem falar nas antigas maravilhas, entre elas a que eu mais admirava, os Jardins Suspensos que Nabucodonosor mandara fazer para sua amada, a filha de Ciáxares, que desafeita ao pó da Babilônia vivia nostálgica das verduras da Média.
        E me prometia viajar de verdade, um dia, quando crescesse, e levar meu irmãozinho para que não se tornasse, ai que pena, mais um cavalo nas ruas da cidade morta, e então vi no alto do barranco você e seu Austin.
        Comecei a voltar e perdi o pé e nadei tão furiosamente que, adiante, já braceava no raso e não sabia. Levantei-me, exausto, você estava à minha frente, rubro e com as mãos crispadas.
        Mariozinho foi com você no Austin, eu pedalando atrás e adivinhando o outro lado da ventura: aquele rio que parecia vir do Paraíso ia desembocar no Inferno.
        Você estacionou o carro e mandou o mano entrar. Pôs-se a amaldiçoar Tia Gioconda e, agarrando a bicicleta, ergueu-a sobre a cabeça e a jogou no chão. Minha Birmingham, gritei. Corri para levantá-la, mas você se interpôs, desapertou o cinto e apontou para a garagem, medonho lugar dos meus corretivos.
        Sentado no chão, entre cabeceiras de velhas camas e caixotes de ferragem caseira, esperei que você viesse. Esperei sem medo, nenhum castigo seria mais doloroso do que aquele que você já dera. Mas você não veio. Quem veio foi mamãe, com um copo de leite e um pires de bolachinha-maria. Pediu que comesse e fosse lhe pedir perdão. E passava a mão na minha cabeça, compassiva e triste.
        Entrei no quarto. Você estava sentado na cama, com o rosto entre as mãos. “Papai”, e você me olhou como se não me conhecesse ou eu não estivesse ali. “Perdão”, pedi. Você fez que sim com a cabeça e no mesmo instante dei meia-volta, fui recolher minha pobre bicicleta, dizendo a mim mesmo, jurando até, que você podia perdoar quantas vezes quisesse, mas que eu jamais o perdoaria.
        Mas não chore, papai.
        Quem, em menino, desafeito ao pó de sua cidade, sonhou com os Jardins da Babilônia e outras estampas do Sabonete Eucalol não acha em seu coração lugar para o rancor. Eu jurei em falso. Eu perdoei você.

                 Sérgio Faraco. Dançar tango em Porto Alegre. 2. ed. Porto Alegre: L&PM, 2004.

Entendendo o conto:
01 – De acordo com o texto, qual o significado das palavras abaixo.
·        Birmingham: bicicleta produzida na cidade de Birmingham, Inglaterra.
·        Bracear: mover os braços ao nadar.
·        Cinamomo: nome de um arbusto ou árvore.
·        Crispado: contraído.
·        Lançante: ladeira, descida.
·  Seixo: pedra pequena e arredondada, muito comum em leitos e margens de rios.

02 – O primeiro parágrafo do conto já revela ao leitor que a história está construída sobre um ato de desobediência.
a)   Que expressão revela isso?
“Embora você proibisse”.

b)   De que desobediência se trata?
Os meninos vão sozinhos de bicicleta até o rio no horário da sesta, o que havia sido proibido pelo pai.

c)   Encontre nesse parágrafo uma frase que expresse a ansiedade do protagonista em relação ao passeio até o rio.
“[...] e a bicicleta já estava no corredor que ia dar na rua”.

03 – No conto que você leu, há um conflito presente desde o início da narrativa. Qual é esse conflito?
      O conflito entre a proibição do pai e a decisão do menino de ir até o rio.

04 – Banhar-se no rio traz uma dupla satisfação para o menino: o contato físico com a água e o que essa água representa para ele.
a)   Que sensações o menino experimenta ao entrar no rio?
O menino sente-se tranquilo, livre e feliz, como se estivesse no paraíso.

b)   Que outras impressões a água do rio traz à imaginação do menino?
O menino sente-se conectado à vastidão do mundo por meio do rio, pois sabe que a água do rio vai desembocar em um outro rio, maior, e dali chegará ao mar, que banha terras muito distantes, cuja existência ele conhece pelas estampas do Sabonete Eucalol.

05 – Releia: “Eu viajava nessas águas e cada porto era uma estampa do cheiroso sabonete”.
a)   Que sentido tem a palavra viajava nesse trecho?
A palavra viajava tem sentido de “imaginava”, “fantasiava”, “transportava-me para outra realidade”.

b)   Que relação há entre a viagem do menino e as estampas do sabonete?
As estampas do Sabonete Eucalol revelam lugares muito distantes, fantásticos, maravilhosos, que mexem com a imaginação do menino.

c)   Que característica da personalidade do narrador-personagem fica evidente nessa passagem?
A característica de ser muito imaginativo e sonhador.

06 – Em determinado momento, a tensão da narrativa cresce, em uma sucessão de eventos, até explodir em um ato violento.
a)   Que fato determina esse momento de maior tensão?
O aparecimento do pai.

b)   Qual é a expectativa do menino com relação à atitude do pai?
Ele acredita que o pai vai brigar com ele, puni-lo pela desobediência.

c)   Quais eventos acrescentam tensão ao conto?
O pai leva o irmãozinho do narrador de volta para casa; o pai amaldiçoa a tia Gioconda por ter dado a bicicleta ao menino.

d)   Que ato violento fecha a cena do rio?
O ato, praticado pelo pai, de levantar a bicicleta e atirá-lo ao chão.

07 – Após o clímax, a situação se transforma. Enquanto espera pelo castigo do pai na garagem, o que muda no sentimento do menino? Por quê?
      O menino não sente mais medo, pois nenhum castigo seria mais doloroso do que ter a bicicleta jogada ao chão pelo pai.

08 – Releia:
        “Mas não chore, papai.
        Quem, em menino, desafeito ao pó de sua cidade, sonhou com os Jardins da Babilônia e outras estampas do Sabonete Eucalol não acha em seu coração lugar para o rancor. Eu jurei em falso. Eu perdoei você.”

a)   Por que motivo o pai choraria?
Talvez por ter sentido muito medo do que poderia ter acontecido aos meninos quando nadavam no rio; pelo alívio de tê-los encontrado bem; e, ainda, por imaginar que se excedera ao jogar a bicicleta violentamente no chão.

b)   Embora a frase: “Mas não chore, papai.”, dita pelo narrador, já tivesse sido anunciada no título, ao aparecer no final do conto causa uma quebra de expectativa na leitura. Por quê?
A frase surpreende o leitor, pois quem tinha bons motivos para chorar, por tudo o que foi narrado, era o menino.

09 – Embora jurasse que não iria jamais perdoar o pai, o narrador surpreende o leitor no final do conto: “Eu jurei em falso. Eu perdoei você”. Essas frases indicam que o narrador-personagem está contando os fatos em um tempo diferente do acontecido.
a)   Em que momento da vida do protagonista ocorreram os fatos narrados?
Na época de sua infância.

b)   Em que momento de sua vida o protagonista nos conta sua história? Justifique sua resposta com elementos do conto.
O protagonista já é adulto quando narra essa história. A frase: “Quem em menino [...] sonhou com os jardins da Babilônia [...]” e o próprio ato de ter perdoado o pai, embora tivesse jurado que não faria na ocasião, indicam uma análise mais madura do episódio, compreendendo a fúria do pai.

10 – Quem escreveu o conto “Não chore, papai”?
      O autor Sérgio Faraco.

11 – Quem é o narrador da história?
      O narrador é um menino que sai de casa escondido do pai, com o irmão mais novo, para ir nadar no rio.

12 – Que papel tem o narrador nessa história?
      O narrador desempenha o papel de personagem principal da história, tendo participado de todos os acontecimentos.

TEXTO: SORRIR OU RIR SÓ FAZ BEM - DR. EDUARDO LAMBERT - COM QUESTÕES GABARITADAS

Texto: Sorrir ou rir só faz bem
          
  Dr. Eduardo Lambert

        O sorriso e o riso são gestos simples de linguagem universal, que abrem semblante, fazem brilhar os olhos, relaxam a face, o corpo e a mente, despertam a alegria, exteriorizam nossa criança interior, melhoram a nossa saúde, desopilam nosso corpo, nos fortalecem, revigoram, nos deixam à vontade, nos descontraem, nos soltam, nos tornam sociáveis, aliviam nossas tensões, nos enchem de paz, libertam energias positivas e preenchem o nosso vazio interior; são uma demonstração de amor por nós mesmos. Eles nos valorizam, nos enaltecem, nos tornam simpáticos e comunicativos. Como uma bandeira de paz, derrubam muralhas, quebrando o gelo até de um iceberg; abrem nossos caminhos, abrem-nos portas e corações; são uma doação de alegria, são de graça e gratificantes. Eles nos deixam felizes, cheios de prazer de vive, deixam lembranças agradáveis, transmitem alegria e felicidade.
           LAMBERT, Dr. Eduardo. A terapia do riso – A cura pela alegria.
São Paulo, Editora Pensamento, 1999.

Entendendo o texto:

01 – “O sorriso e o riso são gestos simples de linguagem universal...”. Reescreva a oração:
a)   Substituindo o termo sujeito por um pronome pessoal do caso reto.
Eles são gestos simples de linguagem universal.

b)   Substituindo o predicado por outro de sua preferência.
Resposta pessoal do aluno.

c)   Classifique o predicado da oração criada por você.
Resposta pessoal do aluno.

d)   Responda: O que você entende por “gestos de linguagem universal”?
Gestos compreendidos em todo o mundo.

02 – Classifique o sujeito das orações seguintes:
a)   “... despertam a alegria...”.
Sujeito indeterminado.

b)   “Eles nos deixam felizes...”.
Sujeito simples.

c)   “... transmitem alegria e felicidade.”
Sujeito indeterminado.

03 – A função dos pronomes oblíquos “nos” é:

(   ) Os dois primeiros são objeto direto e o último predicativo do sujeito.
(   ) Os dois primeiros são objeto indireto e o último predicativo do sujeito.
(   ) Os três são predicativos do sujeito.
(X) Os três são objetos diretos.
(   ) Os três são objetos indiretos.

04 – “Como uma bandeira de paz, o sorriso e o riso, derrubam muralhas, quebrando o gelo até de um iceberg”. Como ficaria o período se o termo sujeito fosse indeterminado?
      Como uma bandeira de paz, derrubam muralhas, quebrando o gelo até de um iceberg.