domingo, 10 de junho de 2018

CONTO; TODO MUNDO É IGUAL - IVAN ALCÂNTARA - COM INTERPRETAÇÃO/GABARITO


Conto: Todo mundo é igual

      Existem algumas pessoas que acham que uns são melhores que os outros por causa da cor de pele. Aí maltratam quem é diferente delas, ofendem e às vezes, até dizem que os outros não têm os mesmos direitos.
        Mas é fácil perceber que uma pessoa assim não pensa direito.
       Vamos fazer um teste: pense em um amiguinho seu e depois tente lembrar quem é mais alto: você ou ele? Você é o mais alto? E só por isso você pensa que tem mais direitos que ele? Você é o menor? Mas quem disse que os menores podem mais?
       É isso mesmo: não faz diferença! Os altos e os baixos têm os mesmos direitos!
      E do mesmo jeito, uma pessoa de outra cor de pele também não é nem melhor nem pior. Todo mundo é igual e tem os mesmos direitos.
      A pessoa pode ter a pele diferente, o cabelo de outro jeito, os olhos de uma forma que você nunca viu.
       (…)
      Mas isso não é motivo pra pensar que uma aparência é melhor que outra. Sabe por quê? Porque, apesar de sermos diferentes, somos todos seres humanos!
      E os seres humanos têm os mesmos direitos.

Todo mundo é igual: conversando sobre racismo, de Ivan Alcântara.
São Paulo: Escala Educacional, 2004

Entendendo o conto:
01 – Qual é o título do texto?
      Todo mundo é igual.

02 – Quem é o autor do texto?
      Ivan Alcântara.

03 – Qual é o tema principal do texto?
      O texto fala sobre a igualdade de direitos entre os seres humanos.

04 – As pessoas são fisicamente iguais? Justifique sua resposta.
      Não. Resposta pessoal do aluno.

05 – Podemos considerar que uma pessoa seja melhor do que outra? Justifique sua resposta.
      Não. Resposta pessoal do aluno.

06 – É certo maltratar as pessoas que tem necessidades especiais? Justifique sua resposta.
      Não. Resposta pessoal do aluno.

sábado, 9 de junho de 2018

FILME(ATIVIDADES): FREUD, ALÉM DA ALMA - JOHN HUSTON - COM QUESTÕES GABARITADAS

Filme(ATIVIDADES): FREUD, ALÉM DA ALMA
Fonte da imagem: https://www.google.com/url?sa=i&url=http%3A%2F%2Fwww.cinedica.com.br%2FFilme-Freud-Alem-Da-Alma-8472.php&psig=AOvVaw3eZZo3LEyabwV7j6MKj2DB&ust=1619297550482000&source=images&cd=vfe&ved=0CAIQjRxqFwoTCNC6lNqflfACFQAAAAAdAAAAABAD


Data de lançamento 1963 (2h 20min)
Direção: John Huston
Gêneros BiografiaDrama
Nacionalidade EUA

SINOPSE E DETALHES

        1885. Enquanto a maioria de seus colegas se recusa a tratar a histeria acreditando tratar-se simulação, Sigmund Freud (Montgomery Clift) faz avanços usando a hipnose. Sua principal paciente é uma jovem que não bebe água e é atormentada diariamente pelo mesmo pesadelo.

Entendendo o filme:

01 – Em que aspectos a neurologia e a psiquiatria fundamentaram a construção da Psicanálise?
      Freud, sendo médico neurologista, vinha estudando o sistema nervoso intensamente e se apoiou na teoria da evolução das espécies de Darwin para desenvolver suas teorias sobre o desenvolvimento das estruturas cerebrais e suas patologias.
      Essa análise do desenvolvimento e sua lógica acabam sendo utilizada por Freud quando, mais tarde, ele vai desenvolver a psicanálise, sendo útil para compreender o funcionamento psíquico.

02 – O filme relaciona-se com qual teoria de aprendizagem?
      Em “Freud – Além da alma”, John Huston pretende mostrar como as teorias freudianas esboçam a própria vida de um dos maiores gênios da Humanidade. Baseado no roteiro escrito pelo filósofo Jean Paul Sartre, com uma linguagem metafórica e onírica, e através do conflito interior que viveu Freud enquanto tentava penetrar o obscuro “inconsciente” de seus pacientes, pois temia encontrar o inefável, o impensável (na verdade Freud temia encontrar a sua própria essência...)

03 – Cite alguns pontos observados durante o filme e alguns conceitos:
      Histeria, Hipnose, Inconsciente, Trauma, Complexo de Édipo, complexo de Electra, Sonhos, Transferência e Contra transferência.

04 – Freud constrói sua 2ª tópica ainda dividindo e descrevendo o aparelho psíquico, de que forma?
      Ele descreve que a vida mental é composta de três partes: Id, Ego e Superego:
      O Id inclui pulsões de vida, que são de natureza sexual e pulsões de morte, que são de natureza destrutiva, as pulsões não tem objeto específico de satisfação. O Id opera no inconsciente, portanto o indivíduo não tem acesso direto a ele e Id também não tem moralidade, buscando sempre o prazer. Freud diz que a energia do Id se chama libido.
      O Ego funciona para controlar as pulsões, é a parte racional da mente.
      O Superego representa a moral do indivíduo e pode fazer oposição direta ao Id, tentante obstruir seus desejos.

05 – Freud postulou diversos mecanismos de defesa. Entendemos por repressão ou recalque o quê?
      Um afastamento involuntário de conteúdos da consciência de algo que nos traz sofrimento ou que nos constrange.

06 – Explique o método catártico desenvolvido por Breuer.
      O método catártico (catártico vem de catarse. Que significa purificação espiritual por meio do emocional) desenvolvido por Breuer com o auxílio da hipnose visava à recordação e a elaboração dos acontecimentos traumáticos, produzindo a descarga emocional necessária para a cura dos sintomas.

07 – Como nasce a psicanálise, segundo o filme?
      Quando Freud assume o caso de Cecilly percebe que a paciente cria uma relação de transferência entre seu terapeuta Dr. Breuer, e por tal motivo não se deixa hipnotizar, e a posição recalcadora com seu sistema objetal (boneca) que deveria ser de angústia é de prazer. Freud tenta um caminho alternativo para o inconsciente, através de atos falhos e da interpretação dos sonhos de Cecilly, método que se mostra muita eficaz, a psicanálise.

08 – Como Freud concebe a histeria?
      Estando Freud em Viena demonstrou que além do consciente existia no ser humano o inconsciente. Não conseguindo aceitação de seu trabalho por Meynert, que via a histeria como uma forma do paciente chamar a atenção, como um teatro, Freud vai para Berlin estudar Charcot que já fazia experiências sobre a histeria com o uso da hipnose. Para Freud após o trauma devido a uma auto sugestão o paciente poderia ficar histérico, sem saber o motivo por ser a um nível inconsciente, confirmando assim o pensamento em um nível não consciente.

09 – Qual a experiência que Freud vive que será uma espécie de gatilho para a elaboração da teoria do complexo de Édipo?
      Freud aos 4 anos passara pela seguinte situação quando em uma viagem, tendo ele 4 anos de idade viu a mãe nua de costas da cintura para cima e teve um desejo de deitar-se com ela, mas o pai apareceu e levou a mãe e então ele sentiu raiva do pai por afastá-lo da mãe que era seu objeto de desejo, chegou a deseja-lo morto.
      Com Sr. Carl Von Schlosser viu que o rapaz teve pela mãe um desejo que por sua vez foi impedido de ser devido à presença do pai, o qual ele dizia ter raiva dele, mas na verdade o rapaz é quem tinha raiva do pai por não deixa-lo aproximar-se mais da mãe.

10 – Qual a relação entre hipnose e histeria?
      A hipnose era utilizada por produzir um estado mental no paciente similar àquele em que os sintomas foram concebidos, e por ser possível a eliminação dos sintomas pela sugestão, até mesmo criação de sintomas, mas somente sobre o estado hipnótico, ao acordar seus sintomas voltavam e o paciente não se recordava de nada. O estado hipnótico permitia o entendimento de que há uma desordem psicológica, mas não a cura.

11 – O filme nos retrata o quê?
      Retrata os momentos difíceis que Freud viveu no início de sua carreira de médico. É mostrado as descobertas de Freud com as próprias experiências pessoais do psicanalista e a teoria que desenvolveu sobre o Complexo de Édipo.


MÚSICA: AS MARIPOSA - ADONIRAN BARBOSA - COM INTERPRETAÇÃO/GABARITO


Música: As Mariposa
                                       Adoniran Barbosa

As mariposa quando chega o frio
Fica dando vorta em vorta da lâmpida pra si isquentá
Elas roda, roda, roda e dispois se senta
Em cima do prato da lâmpida pra descansá
(2x)

Eu sou a lâmpida
E as muié é as mariposa
Que fica dando vorta em vorta de mim
Todas noite só pra me beijá

As mariposa quando chega o frio
Fica dando vorta em vorta da lâmpida pra si isquentá
Elas roda, roda, roda e dispois se senta
Em cima do prato da lâmpida pra descansá
(2x)

Tá muitu bom...
Mas num vai si acostumá, viu
Dona mariposinha?

Entendendo a canção:

01 – Localize o verso em que há uma metáfora e transcreva-o no caderno.
      “Eu sou a lâmpida e as mulher é as mariposa”.

02 – Diga quais palavras ou expressões estão escritas do modo como são faladas por alguns grupos em algumas regiões do país.
      Lâmpida, as mariposa, vorta, elas roda... adespois se senta, as mulher é as mariposa, as noite, tá.

03 – Vamos relembrar como é a concordância na norma padrão da língua portuguesa?
      O plural está marcado:
a)   Nos artigos: as mariposa, as mulher;
b)   No artigo e no pronome: todas as noite;
c)   No pronome: elas roda.

04 - No texto, a concordância nominal do artigo no plural com os substantivos no singular em "as mariposa" e "as muié":
a) Provocam um estranhamento por reproduzir a fala de um grupo social. 
b) Atribuem um sentido diferenciado aos substantivos "mariposa" e "muié". 
c) Obrigam o leitor a corrigir o erro gramatical cometido pelo poeta. 
d) Denotam o pouco cuidado do autor na composição da letra da música. 

05 – Qual o título da canção? Quem é o compositor?
      As Mariposa, composição de Adoniran Barbosa.

06 – No versos: “As mariposa quando chega o frio / Fica dando vorta em vorta da lâmpida pra si isquentá”, o que quer dizer?
      De acordo com a canção, diz que as mulheres ficam em volta do eu lírico para beijar.




POEMA: A PORTA - VINICIUS DE MORAES - COM INTERPRETAÇÃO/GABARITO


Poema: A porta
        
                                   Vinícius de Moraes

Eu sou feita de madeira.
Madeira, matéria morta.
Mas não há coisa no mundo.
Mais viva do que uma porta.


Eu abro devagarinho
Pra passar o menininho
Eu abro com cuidado
Pra passar o namorado


Eu abro bem prazenteira
Pra passar a cozinheira
Eu abro de supetão
Pra passar o capitão.

Só não abro
Pra essa gente que diz
Que se uma pessoa é burra
É burra como uma porta.

Eu sou muito inteligente!
Eu fecho a frente da casa
Fecho a frente do quartel
Fecho tudo nesse mundo
Só vivo aberta no céu.

Entendendo o poema:

01 – De qual material a porta é feita?
      É feita de madeira.

02 – Quem passa pela porta quando ela é aberta devagarinho?
      Quem passa é o menininho.

03 – Com qual animal algumas pessoas comparam uma porta?
(  ) um cachorro
(  ) um cavalo
(X) um burro.

04 – Qual é a qualidade da porta citada no texto?
      “Eu sou muito inteligente!”

05 – Em qual local a porta vive aberta?
      “Só vivo aberta no céu.”

06 – Se uma casa tem 14 cômodos e apenas 3 não tem portas, quantas portas tem esta casa?
      Têm 11 portas.

07 – Pra quem passar, que a porta abre bem prazenteira?
      Pra passar a cozinheira.





FÁBULA: O URSO E AS ABELHAS - ESOPO - COM GABARITO

Fábula: O URSO E AS ABELHAS
              Esopo


        Um urso topou com uma árvore caída que servia de deposito de mel para um enxame de abelhas. Começou a farejar o tronco quando uma das abelhas voltou do campo de trevos. Adivinhando o que ele queria, deu uma picada daquelas no urso e depois desapareceu no buraco do tronco. O urso ficou louco de raiva e se pôs a arranhar o tronco com as garras na esperança de destruir o tronco. A única coisa que conseguiu foi fazer o enxame inteiro sair atrás dele. O urso fugiu a toda velocidade e só se salvou porque mergulhou de cabeça num lago.

        MORAL: Mais vale suportar um só ferimento em silencio que perder o controle e acabar todo machucado.
                                                                               Fábulas de Esopo.
Entendendo a fábula:

01 – No trecho “A única coisa que conseguiu foi fazer o enxame inteiro sair atrás dele.” A palavra dele refere-se ao:
(A) enxame.        (B) ninho.         (C) tronco.            (D) urso.

02 – “O urso fugiu a toda velocidade...” quer dizer que o urso fugiu:
(A) calmamente.                           (B) lentamente.       
(C) mansamente.                         (D) rapidamente.       

03 – Para entender a história, é importante saber que o urso gosta de:
(A) abelhas.        (B) trevos.         (C) tronco.          (D) mel.

04 – Uma das abelhas do enxame picou o urso quando ele:
(A)  Começou a farejar o tronco.
(B) fugiu a toda velocidade.
    (C) mergulhou a cabeça num lago.
    (D) voltou do campo de trevos.

05 – O enxame inteiro atacou o urso porque ele:
(A) desapareceu num buraco.
(B) ficou louco de raiva.
(C) tentou destruir o ninho.
(D) topou com uma árvore.

06 – Os dois pontos usados depois da palavra “Moral” servem para:
(A)  Fazer uma pausa na leitura.
(B) indicar apenas uma repetição.
    (C) mostrar a lição da história.
    (D) apresentar uma dúvida.

07 – “O URSO E AS ABELHAS” é um texto:
(A) narrativo.                              (B) poético.
(C) informativo.                          (D) descritivo.


TEXTO: MANGUEZAL EM RISCO - COM INTERPRETAÇÃO/GABARITO


Texto: Manguezal em risco
    
     Entenda a importância desse ecossistema e saiba por que ele deve ser preservado


       Você já viu um manguezal? Encontrado em regiões costeiras tropicais do Brasil e do mundo, esse ecossistema abriga diversas espécies e, infelizmente, sua existência está ameaçada por conta das mudanças climáticas. Para conhecê-lo melhor e tentar preservá-lo, uma equipe de pesquisadores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) estuda, desde 1994, o manguezal de Guaratiba, que fica a 70 quilômetros do centro da capital carioca.
        Desde então, os pesquisadores descobriram que o manguezal vem sofrendo bruscamente com os impactos da inconstância climática, que ora traz épocas de muita chuva, ora traz longos períodos de seca. Durante os períodos úmidos, a vegetação do mangue tende a crescer, mas, nas épocas de seca, acontece o contrário e o mangue acaba se retraindo.
       O problema é que, apesar de a maioria dos manguezais ficar na beira da água, também existem aqueles que não ficam nas margens de mares ou rios e sofrem menos inundação pelas marés. Nesse caso, em tempos de seca, a situação é ainda mais grave, pois eles dependem totalmente da água da chuva e, se ela não vem durante um longo período, o mangue pode até morrer.
      Outro fator que preocupa os pesquisadores é o aumento do nível do mar. Considerado um ecossistema de transição, o manguezal fica localizado na divisão entre o ambiente terrestre e marinho e, caso o nível do mar aumente muito, a vegetação pode sufocar e ser obrigada a migrar continente adentro.
     “O manguezal precisa ir se adaptando conforme a subida do nível das águas”, diz o oceanógrafo Mário Soares, que coordena o Núcleo de Estudos em Manguezais (Nema) da UERJ. “O manguezal de Guaratiba, por exemplo, já se expandiu cerca de 100 metros terra adentro desde 1998.”
       O grande problema é que nem todos os manguezais têm para onde fugir. Alguns ficam perto de regiões urbanas, enquanto outros acabam invadindo a área de outros ecossistemas. Como o cenário não é muito otimista, a tendência é que os manguezais tenham que se deslocar terra adentro cada vez mais para sobreviver. […]

Acesso em: 19 de maio de 2016.
Entendendo o texto: 
01 – Identifique o trecho que explicita o objetivo do texto:
      “Entenda a importância desse ecossistema [o manguezal] e saiba por que ele deve ser preservado”.

02 – “[...] esse ecossistema abriga diversas espécies e, infelizmente, sua existência está ameaçada por conta das [...]”. Nesse contexto, a inserção destacada manifesta o sentimento de:
a) lamentação
b) conformidade
c) contestação
d) prostração

03 – São utilizados estes recursos para a referência ao termo “manguezal”, exceto:
a) “esse ecossistema” [substituição do termo por outro equivalente]
b) “sua existência” [substituição por meio de pronome definido]
c) “conhecê-lo” [substituição de termo por meio de pronome pessoal].
d) “o manguezal” [repetição do termo]

04 – Na passagem “O grande problema é que nem todos os manguezais têm para onde fugir. Alguns ficam perto de regiões urbanas, enquanto outros acabam invadindo a área de outros ecossistemas.”, percebe-se a ocorrência da seguinte figura de linguagem:
a) metonímia
b) antítese
c) prosopopeia
d) hipérbole

05 – Assinale a alternativa em que o elemento sublinhado tem seu valor corretamente identificado nos parênteses:
a) “[...] sua existência está ameaçada por conta das mudanças climáticas.”. (Consequência)
b) “[...] que ora traz épocas de muita chuva, ora traz longos períodos de seca.”. (Oposição)
c) “[...] é ainda mais grave, pois eles dependem totalmente da água da chuva [...]”. (Conclusão)
d) “O manguezal de Guaratiba, por exemplo, já se expandiu cerca [...]”. (Explicação).

06 – Em “Alguns ficam perto de regiões urbanas, enquanto outros acabam invadindo a área de outros ecossistemas.”, o conectivo sinalizado poderia ser substituído por:
a) ao passo que
b) assim que
c) de maneira que
d) desde que.

07 – Qual é o subtítulo do texto?
      Entenda a importância desse ecossistema e saiba por que ele deve ser preservado.

08 – O Manguezal de Guaratiba, tem uma equipe de pesquisadores desde 1994, Qual é esta equipe?
      A equipe da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

09 – Quantos parágrafos possui este texto?
      Possui 07 parágrafos.


     



TEXTO: O TRABALHO E A SAÚDE MENTAL - ROSICLER MARTINS RODRIGUES - COM INTERPRETAÇÃO/GABARITO


Texto: O trabalho e a saúde mental

    O carpinteiro imagina um móvel, faz o desenho com as medidas, corta madeira, dá a ela a forma que imaginou e depois monta, enverniza e lustra o móvel que construiu. Admira a obra que realizou com seu trabalho criativo. Ele tem um resultado que lhe dá satisfação, mesmo que não lhe dê muitos milhões em dinheiro por mês. Já o cobrador de ônibus fica o dia todo sentado, não fala com ninguém, mal olha para as pessoas, apenas recebe o dinheiro e dá o troco durante 8 horas por dia. No fim, está deprimido e cansado de fazer esse trabalho repetitivo e monótono. Nem muitos milhões em dinheiro seriam suficientes para pagar trabalho tão ingrato.
        Um operário da linha de montagem de televisores põe uma pecinha em um aparelho que imediatamente é transportado pela esteira de montagem para outro operário, que coloca outra pecinha, e assim por diante. E um dia passa: um aparelho, uma pecinha, outro aparelho, outra pecinha, mês após mês, ano após ano.
        Assim trabalham hoje milhões de pessoas em todo o mundo: sem gosto, sem alegria, sem prazer. Por isso, não é exagero dizer que o mundo moderno, com sua tecnologia, tirou da maioria dos seres humanos algo de que eles precisam e gostam: o trabalho criativo, que dá prazer. 
     Quem faz o que gosta enquanto trabalha sente pouco a diferença entre trabalho e lazer. Nesse caso, o trabalho faz bem à saúde.
        Quem faz o que detesta fica o tempo todo olhando o relógio e o tempo não passa; espera com ansiedade o último dia de trabalho da semana e fica irritado quando a volta ao trabalho se aproxima; sonha com as férias e, mais do que tudo, sonha ganhar na loteria para fazer só o que gosta. Com tanto sofrimento, trabalhar acaba fazendo mal para a saúde.
        O sonho da maioria dos jovens é encontrar um trabalho que dê muito dinheiro, mas isso não é suficiente. O trabalho deve dar prazer. Trabalhos feitos contra a vontade causam desânimo, falta de confiança em si próprio, tédio, tristeza. Esse estado de espírito negativo acaba criando doenças e perder a saúde não vale a pena por nenhum dinheiro do mundo.
                                                               
                                                                Rosicler Martins Rodrigues.
                                         Vida e Saúde. São Paulo: Moderna, 1993.

Entendendo o texto:

01 – Leia as seguintes afirmativas sobre o texto:
I. O bem-estar no trabalho está intimamente relacionado ao prazer advindo de sua realização.
II. Os trabalhos que exigem maior nível de escolaridade são aqueles que proporcionam maior satisfação profissional.
III. O exercício profissional, alicerçado na criatividade, gera prazer e, consequentemente, faz bem à saúde.
Está correto apenas o que se afirma em:
a) I
b) II
c) I e III
d) I, II e III.

02 – De acordo com o 2º parágrafo do texto, o trabalho de um operário da linha de montagem de televisores pode ser caracterizado como:
a) prazeroso
b) repetitivo
c) criativo
d) saudável

03 – Observe:
E um dia passa: um aparelho, uma pecinha, outro aparelho, outra pecinha, mês após mês, ano após ano.
A função dos dois-pontos nesse trecho é:
a) indicar uma enumeração.
b) inserir uma citação.
c) introduzir uma explanação.
d) incluir exemplos.

04 – O item abaixo em que o elemento destacado tem seu valor semântico corretamente indicado nos colchetes é:
a) “... põe uma pecinha em um aparelho que imediatamente é transportado...” [tempo]
b) “Quem faz o que gosta enquanto trabalha sente pouco a diferença...” [alternância]
c) “Por isso, não é exagero dizer que o mundo moderno, com sua tecnologia...” [conclusão]
d) “... é encontrar um trabalho que dê muito dinheiro, mas isso não é suficiente.” [Adição]

05 – Quantos parágrafos possui no texto?
      Possui 06 parágrafos.

06 – Qual é o maior sonho dos jovens, com relação ao trabalho?
      O sonho da maioria dos jovens é encontrar um trabalho que dê muito dinheiro.

07 – Quando uma pessoa está trabalhando no que não gosta, qual é a consequência?
      Trabalhos feitos contra a vontade causam desânimo, falta de confiança em si próprio, tédio, tristeza.     



CONTO: MARICOTA, A VACA VAIDOSA - VANI MEHRA - COM INTERPRETAÇÃO/GABARITO


Conto: MARICOTA, A VACA VAIDOSA


      Dona Vaca Maricota anda muito da aflita.
      Botou um laço de fita, uma blusa de cocota.
    Olha a Vaca Maricota como ficou esquisita: faz de tudo, se enfeita, pra ficar muito bonita!
     Botou saia de cetim bordada de margarida, pintou a boca enorme com tinta cor de carmim.
       – Sou a vaca Maricota, quero que olhem pra mim!
     Calçou luvas e sapatos, meias de seda rendada, a meia era muito fina, com malha esburacada.
      Maricota foi pra feira, toda assim, tão perfumada, com perfume encharcada de flores de violetas, atrás da vaca voavam mais de doze borboletas! Aí, a vaca chegou na feira, numa barraca, comprou um colar “de ouro”, imitação bem barata . . . e ficou ali na feira esperando um gordo touro, seu amor, seu namorado, seu xodó, lindo tesouro!
      O touro veio se chegando e olhou pra Maricota, levou susto, deu chifrada, avançou na namorada.
     Voou laço, voou fita, sapato, cordão de ouro. . .aí. . .sobrou Maricota, e o touro a reconheceu:
      – Maricota, minha vida!
                                                                        Autora: Vani Mehra.
Entendendo o conto:

01 – Qual o título do texto?
      O título do texto é “Maricota, a vaca vaidosa”.

02 – Quais são os personagens do texto?
      Os personagens do texto são a vaca Maricota e o touro.

03 – Qual e o personagem principal?
      O personagem principal é a vaca Maricota.

04 – O que causou a aflição de dona Maricota?
      Ela ficou aflita porque queria se enfeitar para ficar bonita.

05 – O que dona Maricota fez para acalmar sua aflição?
      Ela botou um laço de fita, uma blusa de cocota, botou saia de cetim bordada de margarida, pintou a boca enorme com tinta cor de carmim.

06 – Explique com suas palavras o que significa cocota e carmim:
      Cocota = mocinha.
      Carmim = vermelho.

07 – O que aconteceu quando o namorado de Maricota se encontrou com ela?
      Ele tomou um susto e deu uma chifrada avançando na namorada.

08 – Por que ele teve essa reação?
      Ele teve esta reação porque Maricota estava muito esquisita e diferente.

09 – O que levou o touro a reconhecer Maricota?
      O touro só reconheceu Maricota quando todos os enfeites que ela havia colocado caíram.

10 – Você acha que a atitude de dona Maricota e correta? Justifique sua resposta.
      Resposta pessoal do aluno.