Um rei deu uma
grande festa para que o filho escolhesse uma princesa para se casar, mas
nenhuma lhe agradou.
02 – Que palavras são usadas
para se referir ao pai do príncipe?
“Velho rei” e “monarca”.
03 – Que decisão, então, o
rei tomou?
O rei mandou o
filho procurar sozinho alguém que lhe agradasse.
04 – Releia: “da laranja
saiu uma linda moça de olhos da cor
do céu e cabelos da cor do
sol”. Que efeito de sentido tem as expressões em negrito? Por que o
autor não usou simplesmente os nomes das cores?
As expressões
enriquecem a construção da personagem, associando olhos e cabelos a elementos
da natureza.
05 – Observe os termos
destacados em “Um gole de água, por favor!”, ela implorou e “Uma moça de cabelos negros (...) lhe suplicou”: “Um gole de água, por
favor”. Se o autor tivesse escolhido um outro verbo, como pedir, o efeito seria o mesmo? Por quê?
O efeito não
seria o mesmo e que a escolha dos verbos não é aleatória. “Pedir” não tem a
mesma intensidade, a mesma carga semântica de “implorar” e “suplicar”.
06 – Releia estes trechos da
história: “Uma jovem de olhos verdes como
uma lagoa da floresta e cabelos vermelhos como uma flor de hibisco lhe pediu um gole de água”
(...) e “Uma moça de cabelos negros como
o corvo e o rosto branco como
jasmim lhe suplicou” (...).
a)
Que efeito tem a palavra em negrito?
A palavra “como” introduz uma comparação.
b)
Experimente ler sem os trechos sublinhados e
compare. O que você percebeu?
Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Percebo que a comparação traz a
beleza ao texto, conferindo-lhe expressividade e originalidade.
07 – No 5° parágrafo, em “Assim a livrou do encantamento
de uma bruxa, que a aprisionara nas laranjas mágicas”, a que se refere o termo
em negrito?
Refere-se ao fato
de o príncipe ter dado água para a moça.
08 – “O príncipe e a moça se
casaram e pouco depois subiram ao trono”. O que significa “subir ao trono”?
Significa começar
a reinar. Eles se tornaram rei e rainha.
09 – Releia este trecho: “A
falsa vendedora lhe mostrou então um grampo que tinha uma pérola na ponta e
pediu para colocá-lo em seus cabelos”. Vamos ver se você
entendeu direitinho essa parte:
a)
Quem é a falsa vendedora?
A bruxa.
b)
A quem ela mostrou o grampo?
A rainha.
c)
A que se refere o termo lo?
Ao grampo.
d)
A quem se refere o termo seus?
A rainha.
10 – Por que o rei não
conseguiu encontrar a esposa para lhe entregar a pomba?
Porque a pomba
era a própria esposa, que foi transformada pela bruxa.
11 – “O rei estava ali, caçando (...)”. A que se
refere a palavra destacada?
Refere-se a floresta.
12 – Entendemos, então, que
a palavra “ali” expressa uma ideia de:
a)
Tempo.
b)
Lugar.
c)
Dúvida.
13 – Qual é o título do
texto?
As três laranjas
mágicas.
14 – Quem é o autor?
O autor é Neil
Philip.
15 – Quantos parágrafos têm
a história?
O texto tem 9
parágrafos.
16 – Quantos e quais são os
personagens da história?
O rei, o
príncipe, as três laranjas e a bruxa.
17 – Qual é o objetivo deste
texto?
Este texto tem o objetivo
de contar uma história.
18 – O que levou o príncipe
a sair do castelo?
Ele saiu do Castelo para procurar uma esposa.
19 – O que o príncipe
encontrou na floresta?
Ele encontrou uma
laranjeira e colheu três laranjas de ouro.
20 – O que aconteceu com as
laranjas?
Ele estava com
sede então abriu a primeira, dela saiu uma linda moça que pediu água, como ele
não tinha ela sumiu. Com a segunda ele aconteceu a mesma coisa. O príncipe
esperou e só abriu a última quando chegou a uma fonte e lhe deu água, a moça se
livrou do encantamento e eles se casaram.
21 – O que aconteceu quando
o rapaz abriu a última laranja?
O príncipe esperou e só abriu a última
quando chegou a uma fonte e lhe deu água, a moça se livrou do encantamento e
eles se casaram.
22 – Quem era a vendedora? E
o que ela queria?
A vendedora era a bruxa que a tinha
enfeitiçado. Ela queria enfeitiçá-la novamente.
23 – Agora é sua vez crie um
final para esta história:
Resposta pessoal do aluno.