Filme(atividades): ESCRITORES
DA LIBERDADE
Fonte da imagem -https://www.google.com/url?sa=i&url=https%3A%2F%2Fvidasimples.co%2Fcolunistas%2Fescritores-da-liberdade%2F&psig=AOvVaw1ItIErI-PP9w84wSWb0RVo&ust=1625866573044000&source=images&cd=vfe&ved=0CAcQjRxqFwoTCLDPpJi31PECFQAAAAAdAAAAABAD
Direção: Richard LaGravenese
Elenco: Hilary
Swank, Patrick
Dempsey, Ricardo
Molina mais
Gênero: Comédia
dramática
Nacionalidade: EUA
SINOPSE
E DETALHES
Uma jovem e idealista professora chega
a uma escola de um bairro pobre, que está corrompida pela agressividade e
violência. Os alunos se mostram rebeldes e sem vontade de aprender, e há entre
eles uma constante tensão racial. Assim, para fazer com que os alunos aprendam
e também falem mais de suas complicadas vidas, a professora Gruwell (Hilary
Swank) lança mão de métodos diferentes de ensino. Aos poucos, os alunos vão
retomando a confiança em si mesmos, aceitando mais o conhecimento, e reconhecendo
valores como a tolerância e o respeito ao próximo.
Entendendo o filme:
01 – Por que Erin escolheu
ser professora e não advogada?
Porque ela queria dificuldades na vida
dela, pra tentar superar.
02 – Quais foram as dificuldades que a professora encontrou no sistema escolar?
A professora
pensava que ia dar aulas a alunos bem comportados, mas foi dar aulas a alunos
que não queriam saber da escola. Brigas, tiros, professores vacilões.
03 –
Qual o retrato dos alunos no início do filme?
Alunos mal-educados, que não a respeitavam e davam-se mal uns
com os outros e não se misturavam com alunos de outros gangues, grupos ou raça.
Por vezes eram violentos, faziam gracinha uns dos outros e eram
preconceituosos.
04 – Por trás de toda
problemática observam-se pontos culminantes como:
--- Desigualdade nas classes sociais: no filme falasse de que há turmas diferentes para alunos problemáticos, ou seja, os negros, os latinos e os asiáticos e outra para o resto dos alunos. Há também uma cena no filme em que aconselham um livro pequeno para os alunos problemáticos lerem e duvidam que eles sejam capazes de ler um livro grande.
--- Racismo: Há uma cena do filme em que um dos
alunos faz um desenho/cartoon de um negro meio desfigurado para fazer troça de
um outro aluno negro.
--- Desestrutura familiar: Há uma cena em que
se mostra a aluno Eva a ver o pai ser preso, há outro momento em que se nota
uma outra aluna a contar como era difícil a sua vida familiar por causa do seu
pai violento.
--- Intolerância ao que é diferente: Quando
a professora chega à sala no primeiro dia de aulas todos os alunos se sentam
com os seus grupos virando-se de costas para os que não faziam parte deles.
COMENTE as passagens do
filme sobre cada problema citado acima (as cenas do filme que mostram esses
problemas).
05 – Qual foi a cena do filme que mais lhe tocou?
Esse é uma
resposta que só você pode dar. Mas na minha opinião a parte que eu mais gostei
foi quando a Eva que era latina procurava por base para meter na cara mas não
tinha no seu estojo e uma outra aluna asiática disse "Eu tenho a sua
cor." e emprestou-lhe a base.
06 – De acordo com os seus
conhecimentos, relacione outros temas que podem ser explorados no file "escritores
da liberdade"
Acho que um dos outros
temas que podem ser explorados é, no ponto de vista histórico, saber como era
um pouco da vida de todas as pessoas que na segunda guerra mundial foram
descriminadas e obrigadas a ir para campos de concentração só pela sua raça ser
diferente. E também acho que podemos aprender a respeitar um pouco mais os
nossos professores e colegas e acima de tudo sermos honestos.
07 – O filme mostra um
trabalho sobre a menina judia Anne Frank. Pesquise sobre quem foi essa
personagem da história.
Essa menina era
uma menina judia. Quando tinha cerca de 13 anos começou a guerra e o seu pai
ofereceu-lhe um diário. Como eles eram judeus iam ser apanhados pelos Nazistas
então esconderam-se num sótão e Anne Frank escreveu no seu diário tudo o que se
passava e sentia durante o tempo de guerra onde estivera escondida. Mais tarde
Anne e a família (pai, mãe e irmã mais velha) foram para o campo de
concentração porque alguém os denunciou. Anne, a mãe e a irmã morreram mas o
seu pai ficou vivo mais tarde passou o seu diário para um livro que se chama
"Diário de Anne Frank”.
08 – Qual foi o perfil de
educadora que Erin apresentou no primeiro momento ao dar aula?
Uma idiota
que achava que ia mudar a escola.
09 – Quais os aspectos
negativos e positivos da resistência dos alunos em aceitar a escola e a
professora?
Negativo: pois
uns sofreram consequências como a morte.
Positiva: foi que saíram da vida do
crime.
10 – O filme destaca muitos
aspectos importantes do processo ensino-aprendizagem. Aponte três que sejam
mais significativos na sua opinião?
Diário que eles escreveram; Mudança de
postura na aula e dinâmica.