segunda-feira, 12 de março de 2018

FILME(ATIVIDADES): MACUNAÍMA - MÁRIO DE ANDRADE - COM GABARITO

 FILME(ATIVIDADES): Macunaíma (1969), baseado no livro homônimo de Mário de Andrade.


Ficha técnica:                                             Título original: Macunaíma
Gênero: Comédia                                        Duração: 1h48min 
Ano de lançamento: 1969                          Direção: Joaquim Pedro de Andrade
Elenco: Grande Otelo, Paulo José, Milton Gonçalves, Jardel Filho, Hugo Carvana, Dina Sfat.


Entendendo o filme:
01 – Os modernistas trouxeram para a Literatura uma nova concepção de linguagem, desvinculando-se da estética parnasiana e apresentando ao público e à crítica inovações formais que denotavam um interesse pela experimentação. Em Macunaíma, Mário de Andrade apresenta o que chamou de língua brasileira, uma mistura do português com as variações encontradas nos diversos falares do povo brasileiro, além de influências estrangeiras e alterações advindas da criatividade popular. Tal afirmação pode ser confirmada nos seguintes trechos da obra de Mário de Andrade:

I. “No fundo do mato-virgem nasceu Macunaíma, herói de nossa gente. Era preto retinto e filho do medo da noite. Houve um momento em que o silêncio foi tão grande escutando o murmurejo do Uraricoera, que a índia, tapanhumas pariu uma criança feia. Essa criança é que chamaram de Macunaíma. [...]”.
II. “[...] Ele dava risadas chatas, se espremendo de cócegas e gostando muito. Quando elas paravam pedia mais estorcendo já de antegozo. Vei pôs reparo na senvergonhice do herói, teve raiva. [...]”
III. “[…] O corpo dele relumeava de ouro cinzando nos cristaizinhos do sal e por causa do cheiro da maresia, por causa do remo pachorrento de Vei, e com a barriga assim mexemexendo com cosquinhas de mulher. [...]”.
IV. “[...] No outro dia Macunaíma não achou mais graça na capital da República. Trocou a pedra Vató por um retrato no jornal e voltou pra taba do igarapé Tietê. [...]”.

a) Apenas I está correta.
b) Todas estão corretas.
c) Apenas IV está correta.
d) II e III estão corretas.
e) I e IV estão corretas.

02 – (FUVEST)A presença da temática indígena em Macunaíma, de Mário de Andrade, tanto participa _________________, quanto representa uma retomada, com novos sentidos, _________________.
Mantida a sequência, os trechos pontilhados serão preenchidos corretamente por:
a) do movimento modernista da Antropofagia/do Regionalismo da década de 30.
b) do interesse modernista pela arte primitiva/do Indianismo romântico.
c) do movimento modernista da Antropofagia/do Condoreirismo romântico.
d) da vanguarda estética do Naturalismo/do Indianismo romântico.
e) do interesse modernista pela arte primitiva/do Regionalismo da década de 30.

03 – Pode-se afirmar que Mário de Andrade filiou-se à seguinte corrente literária:
a) Realismo.
b) Naturalismo.
c) Modernismo.
d) Pré-Modernismo.
e) Nenhuma das alternativas anteriores.

04 – (FUVEST) Assinale a alternativa correta:
a) Macunaíma é "o herói sem nenhum caráter" porque, no âmbito individual, é múltiplo e contraditório e, no plano da representação de uma coletividade, é inescrupuloso e mau caráter.
b) Macunaíma é "o herói sem nenhum caráter" por apresentar uma personalidade complexa, caracterizada a partir de traços psicológicos delineados sob um ponto de vista objetivo e científico.
c) Macunaíma é "o herói de nossa gente" por retratar, a partir dos traços múltiplos e contrastantes que o caracterizam, a coletividade brasileira, formada pela miscigenação racial e cultural.
d) Macunaíma é "o herói de nossa gente" por ser, como os brasileiros, esperto e trapaceiro, valendo-se mais da criatividade que da inteligência em suas ações.
e) Macunaíma é "o herói sem nenhum caráter" por reunir, de um ponto de vista psicológico e antropológico, as características de um povo cujo comportamento se define pela preguiça e imoralidade.  

05 – O capítulo “Carta pras icamiabas” difere-se dos demais capítulos por:
a) Apresentar um narrador-personagem, o próprio herói.
b) Apresentar um apagamento do narrador na narrativa.
c) Apresentar o foco narrativo na terceira pessoa.
d) Apresentar um narrador-onisciente.
e) Apresentar um narrador-observador.
  
     06 – O romance de Mário de Andrade cumpre o projeto modernista de resgatar aspectos originais da cultura brasileira. Que elementos dessa cultura são apresentados no filme?
      Os elementos da cultura brasileira retrata no filme são: a fauna, flora, instrumentos medicinais, mitos, lendas, expressões indígenas e, valoriza também o modo de falar dos brasileiros, entre outros.
  
07 – Observe a parte do filme em que os três irmãos se banham na água da cova feita por Sumé. O que se explica nessa cena, de forma folclórica?
      Macunaíma enxergou numa lapa bem no meio do rio uma cova cheia de água. E a cova era igual uma marca de pé-gigante. O herói depois de muitos gritos por causa do frio entrou-se na cova e lavou-se inteirinho, mas a água era encantada porque aquele buraco era a marca do pé de Sumé do tempo em que andava pregando o evangelho de Jesus para os índios brasileiros. Quando o herói saiu do banho estava branco, louro, dos olhos azuis, a água lavara o pretume dele.

08 – Informações sobre Macunaíma:
a)   Que atitude da personagem demonstra sua fraqueza e despreocupação?
      Ele demonstra sua fraqueza pelo roubo de seu "muiraquitã" que foi roubado por Piamã (um comerciante). E sua despreocupação é que ele fica somente atoa, não trabalha e, gosta de ganhar as coisas pronta.

b)   O que demonstra a dissimulação de Macunaíma?
      Que Macunaíma é muito mentiroso, pratica muitas safadezas, fala muitos palavrões, além do fato de estar sempre com preguiça.

09 – Escreva uma palavra dita no filme que é um eufemismo.
      Ai que preguiça: o autor procura mostrar o perfil dos brasileiros.

10 – Quanto à linguagem da obra aponte os aspectos mais expressivos do projeto nacionalista de Mário de Andrade.
      A linguagem em Macunaíma é metafórica, é postiça para a comunicação diária. Mário de Andrade satiriza (zombar) a linguagem através de Macunaíma, devido ao seu desajuste apresentando um propósito de colocar um ridículo a norma culta que não corresponde à realidade brasileira e sim à realidade Portuguesa.


MÚSICA: O GRANDE AMOR DA MINHA VIDA - GIAN E GIOVANI - COM INTERPRETAÇÃO/GABARITO


Música: O Grande Amor da Minha Vida
                                                    Gian e Giovani
A gente morou e cresceu
Na mesma rua
Como se fosse O Sol e a Lua
Dividindo o mesmo céu

Eu a vi desabrochar
Ser desejada
Uma joia cobiçada
O mais lindo dos troféus

Eu fui seu guardião
Eu fui seu anjo amigo
Mas não sabia
Que comigo

Por ela carregava
Uma paixão
Eu a vi se aconchegar
Em outros braços

E sair contando os passos
Me sentindo, tão
Sozinho
No corpo o sabor amargo do ciúme

A gente quando não se assume
Fica chorando sem carinho
O tempo passou e eu sofri calado
Não deu pra tirar ela do pensamento

Eu ia dizer que estava apaixonado
Recebi o convite do seu casamento
Com letras douradas num papel bonito
Chorei de emoção quando acabei de ler

Num cantinho rabiscado no verso
Ela disse: "Meu amor eu confesso
Estou casando mas o grande amor
Da minha vida é você"

Eu a vi se aconchegar
Em outros braços
E saí contando os passos
Me sentindo tão, sozinho

No corpo o sabor
Amargo do ciúme
A gente quando
Não se assume
Fica chorando
Sem carinho

O tempo passou
E eu sofri calado
Não deu pra tirar
Ela do pensamento
Eu ia dizer
Que estava apaixonado
Recebi o convite
Do seu casamento
Com letras douradas
Num papel bonito
Chorei de emoção
Quando acabei de ler

Num cantinho
Rabiscado no verso
Ela disse:
"Meu amor eu confesso
Estou casando
Mas o grande amor
Da minha vida é você"

O tempo passou
E eu sofri calado
Não deu pra tirar
Ela do pensamento
Eu ia dizer
Que estava apaixonado
Recebi o convite
Do seu casamento
Com letras douradas
Num papel bonito
Chorei de emoção
Quando acabei de ler

Num cantinho
Rabiscado no verso
Ela disse:
"Meu amor eu confesso
Estou casando
Mas o grande amor
Da minha vida é você"

"Estou casando
Mas o grande amor
Da minha vida é você"

"Estou casando
Mas o grande amor
Da minha vida é você".

Entendendo a canção:
01 – O título traz que tom?
      Traz um tom de romantismo misturado com tristeza, como é perceptível na melodia, na interpretação.

02 – Nos versos:
“Como se fosse O Sol e a Lua
 Dividindo o mesmo céu.”; o que o eu poético quis dizer?
      Ambos vivem no mesmo espaço, mas separados, o sol finge que é feliz, a Lua não consegue esconder que é triste.

03 – “Eu fui, seu guardião
         Eu fui seu anjo amigo.”
Nestes versos há repetição de palavras. Com que intenção? Que figura de linguagem é esta?
      Com a intenção de dar ênfase aos versos, e esta figura de linguagem é anáfora.

04 – Em que versos o eu poético nos revela sua dor ao ver sua amada em outros braços?
      “Eu a vi se aconchegar / Em outros braços.”

05 – Que figura de linguagem encontramos no seguinte verso:
“No corpo o sabor amargo do ciúme.”?
      Metáfora.

06 – Cite os versos em que sua amada confessa amá-lo.
      “Num cantinho
       Rabiscado no verso”
       Ela disse:
       "Meu amor eu confesso
       Estou casando
       Mas o grande amor
       Da minha vida é você".

07 – Que reação teve o eu poético ao ler a declaração de sua amada? Cite com versos.
      “Chorei de emoção
       Quando acabei de ler.”
      

TEXTO: BOLO FORMIGUEIRO - PARA SÉRIES INICIAS - COM INTERPRETAÇÃO/GABARITO


TEXTO: BOLO FORMIGUEIRO


     Paula e André acordaram felizes naquele dia. Afinal era sexta-feira. E toda sexta-feira tinha bolo gostoso na casa deles.
     Parecia realmente que seria mais uma sexta como todas as outras, até que souberam que o bolo que sua mãe faria chamava-se formigueiro.
     Os dois ficaram pensando que tal bolo seria aquele, então, decidiram observar a mãe para que pudessem descobrir se no bolo iam formigas de verdade.
     Quando a mãe de Paula e André começou a fazer o bolo, os dois foram espiar. Eles perceberam que junto dos ingredientes havia um pacote cheinho de coisinhas pretas e acharam que eram formigas.
     O bolo ficou pronto, mas quem disse que eles queriam comer?
     A mãe ficou preocupada, pois sabia que eles adoravam bolo e foi logo perguntando porque não comiam. Depois da explicação a mãe riu muito e mostrou a eles que o que viram não eram formigas no pacote, mas sim chocolate granulado.

Entendendo o texto:
01 – Qual o título do texto?
     Bolo Formigueiro.

02 – Qual é o tema do texto?
     A confusão com o nome do bolo.

03 – Quais são os personagens principais?
     Paula, André e a mãe.

04 – Quantos parágrafos há no texto?
     Seis parágrafos.

05 – Qual foi a confusão que ocorreu na história?
     As crianças achavam que tinha formigas de verdade dentro do bolo.

06 – Como foi resolvida essa confusão?
     A mãe explicou e riu muito.

07 – Encontre no texto e copie:
         a) Uma palavra escrita com CH: Chocolate.
         b) Uma palavra polissílaba: Granulado.
         c) Uma palavra escrita com SS: Pudessem



TEXTO: ARRANJAR UM NAMORADO NO FACEBOOK? JAIRO BOUER - COM INTERPRETAÇÃO/GABARITO


Texto: ARRANJAR UM NAMORADO NO FACEBOOK?
   
                                                                                 Jairo Bouer

        Atenção, atenção! Um dos points mais quentes do momento para se descolar um namoro na Internet é mesmo o Facebook. Já se foi o tempo em que bbs, chat, msn ou orkut disputavam o primeiro posto. Se você é do tipo que acredita que vai encontrar a sua metade da laranja na Internet, é uma boa ideia criar um perfil ou olhar com mais atenção o que rola no site criado por Mark Zuckerberg e seus sócios. O Facebook está bombando!
        Mas, como em tudo o que rola na Internet, é bom você ficar de olhos bem abertos para separar o joio do trigo. Meus amigos, cuidado com as armadilhas que se colocam em seu vasto caminho das possibilidades de contato na red. Da mesma forma que você não deve aceitar um presente dado por um desconhecido (dica das nossas sábias avós), também precisa tomar algumas precauções na vida virtual.
        O Facebook (como outras redes sociais) tem algumas vantagens. Você consegue acessar minimamente algumas informações sobre o seu ou a sua pretendente. Fotos, data de nascimento, gostos, formação e, principalmente, os amigos (contatos). Mais uma dica das vovós: "diga-me com quem andas e te direi quem és!". E é bem por ai mesmo! Esse arsenal básico pode dar algumas pistas para você não cair em uma grande roubada.
        (...)
        Da mesma forma que em uma balada você pode conhecer gente que não quer nada com nada e gente que está muito a fim de namorar, no Facebook, a situação é semelhante. Checar com os amigos informações é sempre uma medida prudente. Confiar no seu faro também! O resto é contar com a sorte! E lembrar que da mesma forma que as histórias começam, elas também podem acabar. E a gente tem que aprender a lidar com isso tudo, na vida real ou na vida virtual (que, aliás, andam cada vez mais juntas). Não é mesmo?


Entendendo o texto:

01 – A língua portuguesa põe à disposição de seus usuários recursos linguísticos de modo que, ao serem mobilizados, colaborem para eles atingirem seus objetivos de comunicação. Analise as informações abaixo:
I) Enquanto "você" é empregado por Rosinha para dirigir-se ao rapaz, com quem mantém o diálogo, ou seja, a interação face a face, no texto de Jairo Bouer, "você" chama os leitores para dialogar com o texto escrito.
II) Na tirinha e no texto de Jairo Bouer, o vocábulo "gente" está empregado no lugar do pronome pessoal "nós". Já em "gente que não quer nada com nada e gente que está muito a fim de namorar", "gente" é usado em lugar de "alguém", pronome indefinido.
III) O valor semântico do "se", em "só se você aceitar um namoro facebook", é a mesma em "para se descolar um namoro na Internet"
IV) Em "a gente fica há algum tempo", a ortografia de "há" se justifica, uma vez que, mesmo estando no presente, refere-se ao tempo passado, contrapondo-se ao uso da preposição "a", se o rapaz dissesse "ficaremos daqui a algum tempo", para propor uma situação futura. São corretas apenas:
       a) I e II      
       b) II e III
       c) I, II e IV
       d) II, III e IV.
       e) I, II, III e IV.

02 – Assinale a alternativa incorreta:
       a) No texto de Jairo Bouer, o pronome pessoal "elas" substitui "histórias" e o vocativo "Meus amigos” refere-se aos leitores.
       b) Em "acho que tá na hora da gente namorar", e em "tudo o que rola na Internet", a palavra grifada é um pronome relativo.
       c) O vocábulo Face-book está presente no texto. Em "um namoro face-book", é um adjetivo com função de adjunto adnominal, o que justifica a sua grafia com inicial minúscula; por sua vez, em "O Facebook está bombando!", trata-se de um substantivo próprio com função de sujeito.
       d) Em "... e não pode ter ciúmes quando alguém me cutucar na balada!", é a mesma fala de Jairo Bouer ao dizer que "em uma balada você pode conhecer gente que não quer nada com nada".
        e) O texto retrata uma conversação espontânea, coloquial, percebida pelas marcas de oralidade, tais como "tá" e "Hum..."

POEMA: O APANHADOR DE DESPERDÍCIOS - MANOEL DE BARROS - COM GABARITO

POEMA: O APANHADOR DE DESPERDÍCIOS 
                                          
                                              Manoel de Barros

Uso a palavra para compor meus silêncios.
Não gosto das palavras fatigadas de informar.
Dou mais respeito às que vivem de barriga no chão tipo água pedra sapo.
Entendo bem o sotaque das águas
Dou respeito às coisas desimportantes e aos seres desimportantes. Prezo insetos mais que aviões.
Prezo a velocidade das tartarugas mais que a dos mísseis.
Tenho em mim um atraso de nascença.
Eu fui aparelhado para gostar de passarinhos.
Tenho abundância de ser feliz por isso.
Meu quintal é maior do que o mundo.
Sou um apanhador de desperdícios: Amo os restos como as boas moscas.
Queria que a minha voz tivesse um formato de canto.
Porque eu não sou da informática: eu sou da invencionática.
Só uso a palavra para compor meus silêncios.


Entendendo o poema:
01 – Na poesia, Manoel de Barros valoriza as coisas mais simples da vida através de uma linguagem:
a) denotativa.
b) com neologismos.
c) hiperbólica.
d) dramática.
e) irônica.

02 – A recusa do autor pelo sentido denotativo das palavras está expressa no verso:
a) Uso a palavra para compor meus silêncios.
b) Tenho abundância de ser feliz por isso.
c) Prezo insetos mais que aviões.
d) Não gosto das palavras fatigadas de informar.
e) Tenho em mim um atraso de nascença.

03 – A figura de linguagem da personificação está muito bem exemplificada na passagem:
a) Dou mais respeito às que vivem de barriga no chão.
b) Queria que a minha voz tivesse um formato de canto.
c) Prezo a velocidade das tartarugas mais que a dos mísseis.
d) Eu fui aparelhado para gostar de passarinhos.
e) Porque eu não sou da informática: eu sou da invencionática.


domingo, 11 de março de 2018

MÚSICA: PRA TE FAZER LEMBRAR - LUCAS LUCCO - COM INTERPRETAÇÃO/GABARITO


Música: Pra Te Fazer Lembrar
                                                               Lucas Lucco
Tá tão difícil pra você também, né?
Com o coração vazio, mas sempre de pé
Buscando alguma direção
Quantas vezes você me escreveu e não mandou
Pegou o telefone e não ligou
Partiu seu próprio coração

Eu tenho uma má notícia pra te dar
Isso não vai passar tão cedo, não adianta esperar
Às vezes ficamos bem, mas depois vem o desespero
Eu tento esconder, mas vi que pensei em você o dia inteiro

Mas sempre haverá uma data, palavra, um olhar
Um filme, uma música, pra te fazer lembrar
Um perfume, um abraço, um sorriso só pra atrapalhar
Só pra te fazer lembrar de mim

Tá tão difícil pra você também, né?
Com o coração vazio, mas sempre de pé
Buscando alguma direção
Quantas vezes você me escreveu e não mandou
Pegou o telefone e não ligou
Partiu seu próprio coração

Eu tenho uma má notícia pra te dar
Isso não vai passar tão cedo, não adianta esperar
Às vezes ficamos bem, mas depois vem o desespero
Eu tento esconder, mas vi que pensei em você o dia inteiro

Mas sempre haverá uma data, palavra, um olhar
Um filme, uma música, pra te fazer lembrar
Um perfume, um abraço, um sorriso só pra atrapalhar
Só pra te fazer
Mas sempre haverá uma data, palavra, um olhar
Um filme, uma música, pra te fazer lembrar
Um perfume, um abraço, um sorriso só pra atrapalhar
Só pra te fazer lembrar de mim
Só pra te fazer lembrar de mim

Mas sempre haverá uma data, palavra, um olhar
Um filme, uma música, pra te fazer lembrar
Um perfume, um abraço, um sorriso só pra atrapalhar
Só pra te fazer lembrar de mim
Só pra te fazer lembrar de mim
Só pra te fazer lembrar de mim.

Entendendo a canção:

01 – Qual a temática desta canção?
      Aborda uma história de um casal que se amam, mas estão separados.

02 – Que tipo de linguagem o eu poético usa?
      Informal – Coloquial.

03 – No verso: “Com o coração vazio, mas sempre de pé.”; que figura de linguagem encontramos neste verso?
a)   Metonímia.
b)   Catacrese.
c)   Sinestesia.
d)   Metáfora.

04 – Que má notícia o eu poético tem para sua amada?
      Que isso não vai passar tão cedo, não adianta esperar.

05 – Quando ele pensa em sua amada?
      O dia inteiro.

06 – Na canção, explica porque o eu poético está separado de sua amada?
      Não.

07 – Nos versos:
“Um filme, uma música, pra te fazer lembra
 Um perfume, um abraço, um sorriso só pra atrapalhar.”
Há a repetição de uma palavra várias vezes, com a intenção de dar ênfase aos versos. Que figura de linguagem é esta?
      Anáfora.





TEXTO: LÍNGUA E SOCIEDADE - DINO PRETI - COM INTERPRETAÇÃO/GABARITO


Texto: LÍNGUA E SOCIEDADE


        O caráter social de uma língua já parece ter sido fartamente demonstrado. Entendida como um sistema de signos convencionais que faculta aos membros de uma comunidade a possibilidade de comunicação, acredita-se, hoje, que seu papel seja cada vez mais importante nas relações humanas, razão pela qual seu estudo já envolve modernos processos científicos de pesquisa, interligados às mais novas ciências e técnicas, como, por exemplo, a própria Cibernética.
        Entre sociedade e língua, de fato, não há uma relação de mera casualidade. Desde que nascemos, um mundo de signos linguísticos nos cerca e suas inúmeras possibilidades comunicativas começam a tornar-se reais a partir do momento em que, pela imitação e associação, começamos a formular nossas mensagens. E toda nossa vida em sociedade supõe um problema de intercâmbio e comunicação que se realiza fundamentalmente pela língua, o meio mais comum de que dispomos para tal.
        Sons, gestos, imagens, diversos e imprevistos, cercam a vida do homem moderno, compondo mensagens de toda ordem (Henri Lefèbvre diria poeticamente que “niágaras de mensagens caem sobre pessoas mais ou menos interessadas e contagiadas”), transmitidas pelos mais diferentes canais, como a televisão, o cinema, a imprensa, o rádio, o telefone, o telégrafo, os cartazes de propaganda, os desenhos, a música e tantos outros.
        Em todos, a língua desempenha um papel preponderante, seja em sua forma oral, seja através de seu código substitutivo escrito. E, através dela, o contato com o mundo que nos cerca é permanentemente atualizado.
        Nas grandes civilizações, a língua é o suporte de uma dinâmica social, que compreende não só as relações diárias entre os membros da comunidade, como também uma atividade intelectual, que vai desde o fluxo informativo dos meios de comunicação de massa até a vida cultural, científica ou literária.

                                 PRETI, Dino. Sociolinguística: os níveis de fala.
                                             São Paulo, Editora Nacional, 1974. p. 7.

Entendendo o texto:
01 – Aponte, no primeiro parágrafo do texto, uma definição de língua.
      “... sistema de signos convencionais que faculta aos membros de uma comunidade a possibilidade de comunicação”. Destacar, na definição, o caráter social da língua.

02 – Por que a relação entre sociedade e língua não é de mera casualidade?
      Língua e sociedade não se relacionam por acaso porque a língua está na base de todo o processo de comunicação que nos faz membros de nossa comunidade ou – como vimos no capítulo anterior – que nos faz conhecedores e representantes de uma dada cultura.

         03 – Reescreva a frase de Henri Lefèbvre utilizando suas próprias palavras.
              Espera-se que em seu trabalho de reescritura o aluno perceba o valor metafórico da palavra niágaras.

         04 – Releia atentamente o terceiro parágrafo e responda: Qual a importância da língua no esquema do ato de comunicação que estudamos no capítulo anterior?
             A língua é o código mais frequentemente usado nos nossos atos de comunicação, seja na forma falada, seja na forma escrita.

         05 – O que abrange a dinâmica social de que a língua é suporte?
             Abrange o cotidiano comunicativo pessoal (muito valorizado pelo texto de abertura do capítulo anterior) e a atividade intelectual, exercida num âmbito que se estende dos meios de comunicação de massa até a vida cultural (aqui, em sentido diverso do empregado até agora), científica ou literária.

         06 – Releia atentamente o texto e procure identificar em cada parágrafo uma ideia principal. Monte depois um pequeno esquema em que se possa perceber a sequência seguida pelo autor para desenvolver suas colocações.
              1° parágrafo: conceito de língua e sua importância social.
              2° parágrafo: análise da relação entre língua e sociedade.
          3° parágrafo: importância da língua como principal código comunicativo.
            4° parágrafo: abrangência do papel comunicativo da língua nas grandes civilizações.

         07 – Segundo o texto, língua e sociedade têm vínculos profundos e indissolúveis. Reflita sobre sua experiência social e linguística e dê sua opinião sobre as ideias colocadas no texto.
             Espera-se que o aluno, em sua resposta, demonstre alguma reflexão sobre os problemas colocados pelo texto. É interessante relacionar tudo o que se viu nesse texto sobre a língua com o que já se estudou sobre as relações entre cultura e comunicação.


FONOLOGIA - EXERCÍCIOS - COM GABARITO


FONOLOGIA – EXERCÍCIOS – COM GABARITO

    

     Fonologia é o ramo da linguística que estuda o sistema sonoro de um idioma. Ao estudar a maneira como os fones (sons) se organizam dentro de uma língua, classifica-os em unidades capazes de distinguir significados, chamadas fonemas.


Atividades:

01 – Assinale a alternativa na qual a expressão destacada está incorretamente grafada.
a) Por que ele não podia mais sobreviver da roça, migrou para a cidade.
b) São vários os motivos por que deixam sua terra natal.
c) Ele sentia muita falta de sua família, e bem sabia por quê.
d) Os desafios por que passou fizeram-no forte para enfrentar as dificuldades.
e) Nem todos sabem por que tantas pessoas se dirigem à cidade grande.

02 – A alternativa em que a palavra está separada em sílabas corretamente é:
a) a - li - en - í - ge - na
b) ca -ra - cte -rís - ti - cas
c) es - pe - cia - is
d) psi - có - lo - go
e) zoo - ló - gi – co.

03 – A palavra que apresenta tantos fonemas quantas são as letras que a compõem é:
a) importância
b) milhares
c) sequer
d) técnica
e) adolescente.


04 – Qual das frases está corretamente escrita?
a) Por quê você brigou comigo?
b) Porquê você brigou comigo?
c) Por que você brigou comigo?
d) Porque você brigou comigo?

05 – Qual das palavras possui dois dígrafos?
a) fechar
b) sombra
c) ninharia
d) correndo
e) pêssego. 

06 – Em qual das palavras abaixo a letra x apresenta não um, mas dois fonemas?
a)exemplo
b) complexo
c) próximos
d) executivo
e) luxo.

07 – Assinale a alternativa em que as três palavras são acentuadas de acordo com a mesma regra:
a) espécie - até - zoólogo
b) você - contrário - palácio
c) alienígena - nós - biológica
d) cérebro - próprio  - César
e) inglês - também – chimpanzé.

08 – Por que a forma verbal "há" leva acento ortográfico?
a) É um monossílabo átono.
b) É forma verbal.
c) É palavra sem valor semântico.
d) É monossílabo tônico terminado em "a".
e) A vogal "a" possui timbre aberto.

09 – Indique a alternativa cuja sequência de vocábulos apresenta, na mesma ordem, o seguinte: ditongo, hiato, hiato, ditongo.
a) jamais / Deus / luar / daí
b) joias / fluir / jesuíta / fogaréu
c) ódio / saguão / leal / poeira
d) quais / fugiu / caiu / história.

10 – Somente em um dos termos seguintes, está correto o uso do hífen:
a) super-produção
b) super-humano
c) super-bomba
d) super-confiante
e) super-potente.

11 – Assinale a alternativa em que a pontuação do período é incorreta:
a) Só te peço isto: que não demores.
b) A raposa, que é matreira, enganou o corvo.
c) Mal ele entrou, todos se retiraram.
d) A cartomante fez uma só previsão; que ele ainda seria feliz.