quarta-feira, 7 de março de 2018

FILME(Atividades): 12 ANOS DE ESCRAVIDÃO - COM GABARITO

  FILME(ATIVIDADES): 12 ANOS DE ESCRAVIDÃO 

Questões 

1-O filme aborda um tema muito delicado até os dias atuais. O tema é: *
  a) suicídio entre membros de uma família de baixa renda dos Estados Unidos da América
 b) o amor entre um negro e uma branca; que durante muitos séculos, causou conflitos entre esses dois grupos sociais.
 c) a diferença social (racismo) entre brancos e negros, que até hoje, sofre com as consequências desse processo de escravização e submissão entre grupos populacionais.
 d) o desmatamento e a agricultura no Brasil durante o período de colonização; onde a mão de obra é de imigrantes.

2- Solomon, a personagem principal, é um homem de família, de etnia negra e também um profissional que trabalha com: *
 a) relações públicas, ou seja, é representante de um partido político
 b) atividades de exportação e importação de produtos agrícolas
 c) gerente de supermercado
 d) um excelente violinista, ou seja, músico por vocação.

3- Ao ser atraído por uma oferta de emprego, Solomon percebe que :
a) trata-se de uma emboscada, onde é preso e vendido como escravo, trabalhando forçosamente, durante 12 anos numa fazenda de algodão em Lousiana.
 b) trata-se de uma brincadeira de mau gosto entre seus familiares, que moram em uma fazenda de café nos Estados Unidos.
 c) trata-se de um emprego temporário na agricultura de um grande latifúndio, em Nova Delhí.
d) trata-se de um emprego administrativo em uma fazenda de milho no Texas.

4- Solomon, no filme faz o papel de um negro escravizado que: 
 a) trabalha para o sustento de sua família e não liga para o preconceito sofrido.
 b) sofre profundas humilhações devido a cor de sua pele. Essa diferença entre negros e brancos, resulta em tratamentos que nenhum ser humano deve sofrer como: falta de alimentação, cárcere privado, torturas e ofensas verbais.
 c) interpreta um negro brasileiro nos anos de 1920, que vive como capataz de fazenda.
 d) vive na cidade de Lousiana, com sua família e é sequestrado por assaltantes e ladrões de pedras preciosas.

5- A diferença social entre negros e brancos existe no Brasil, até os dias de hoje? 
  a) Sim. É uma herança do nosso período de colonização, onde indígenas e negros foram submetidos à trabalhos forçados e humilhações que deixaram marcas profundas na formação do povo brasileiro como cidadão e patriota.
 b) Não. A situação é uma fantasia de filme americano.
c) Em partes. Só os pobres e negros sofrem com esse tipo de preconceito. Aqueles que estudam e se tornam bons cidadãos não passam por essa situação.
 d) Sim. É uma moda que a novela lançou e o ator principal realiza bem seu trabalho; deixando claro que preconceito não existe.

TEXTO: A ESCOLHA DE UMA NOIVA - MAGNA DINIZ - COM INTERPRETAÇÃO/GABARITO


Texto: A escolha de uma noiva


        Era uma vez um rapaz que tinha a intenção de se casar e que conheceu três moças, as três tão lindas que ele não conseguia escolher, nem decidir qual preferia, atrapalhado foi pedir a opinião da avó que lhe disse:
    Convide as três para almoçar, ofereça queijo e observe bem como elas comem.
        Foi o que fez o rapaz, a primeira engoliu o queijo com a casca; a segunda, pelo contrário tirou a casca, mas com tanta impaciência que cortou demais e jogou-o junto com a casca, a parte mais cremosa do queijo; a terceira também tirou a casca, só que com toda calma, e exatamente o que era necessário tirar nem de mais, nem de menos. E quando o rapaz foi contar tudo a avó ela lhe disse:
        - Case-se com a terceira.
        E foi o que o rapaz fez, e foi muito feliz.

Magna Diniz, Solange Assunpção.
                  
Entendendo o texto:
01 – Por que o rapaz teve dificuldade de escolher uma das moças?
(A)  Porque duas eram lindas e uma era feia.
(B) Por serem todas três lindas.
(C)  Duas eram feias e uma era bonita.
(D)  As três eram feias.
                            
02 – A terceira moça foi a escolhida pelo rapaz porque ela:
(A) demonstrou que era cuidadosa e paciente.
(B) era mais rápida que as outras.
(C) provou que os últimos serão os primeiros.
(D) sabia como se comportar à mesa.

03 – No texto, a primeira moça era:
(A) bondosa.
(B) esperta.
(C) gulosa e impaciente.
(D) impaciente.


TEXTO: LITINHO VOLTA DO INTERNATO - COM INTERPRETAÇÃO/GABARITO


 Texto: LITINHO VOLTA DO INTERNATO


      Litinho terminara o curso primário e nem escrevera ao Coronel para comunicar a chegada. Desse modo, pode viajar com independência, como homem feito.
     Durante a viagem procurou portar-se como os demais passageiros do expresso. Dormiu, esticando as pernas no banco fronteiro, tal qual faziam os cometas. Nas estações, descia, e só retornava quando o trem se punha em movimento. Nas caixas d’água, saía também para tomar café com leite.
        Quando chegou a Vau-Açu, nem perguntou por João Firmino, empregado de seu pai. Dirigiu-se logo para a venda de Seu Cruz, a fim de lhe pedir uma besta emprestada. Mas, ao se aproximar da venda, viu a mula do Capitão Zé Raimundo amarrada na cerca. “Mau, mau! Seu Cruz deve estar na cerveja” – pensou.
        Seu Cruz, porém, não tardou a aparecer. Jogava uma partida de escopa, valendo uma cerveja, com o Capitão Zé Raimundo. Embora tivesse interrompido o jogo, mostrou-se amável, prontificando-se a arranjar a condução. Da porta da venda gritou ao caixeiro, que conversava com um carreiro, na passagem de nível:
        --- Mandinho, arranja uma mula pro filho do Coronel Zezé. Mula mansa, hein, que ele é menino.
        Litinho irritou-se com a observação, e logo emendou:
        --- Qualquer uma serve, Mandinho. Quero só que não seja lerda.
        Eram três da tarde, quando finalmente Mandinho apareceu, puxando uma besta pelo cabresto. Besta magra, desferrada, arreada de lombilho. Aguentaria atravessar aquela morraria brava?
        Despediu-se de Seu Cruz e montou: “Lepte!” A besta arrancou num trote seco de arrebentar intestino. Uma hora mais tarde, no Córrego Seco, quando Viriata chegava à sala, levando a bandeja de café, a porteira do terreiro bateu com força. Bié, pensando ser João Lourenço, chegou à janela. Muito surpreso, virou-se para dentro, exclamando:
        --- Uai, gente! É Litinho que tá chegando ...

                                  Caio de Freitas. Intrusos no Paraíso, pág. 145.
                                                        Editora José Olympio, Rio, 1975.

Entendendo o texto:
01 – Litinho não comunicou ao pai a sua chegada porque queria:
      (   ) Fazer uma surpresa à família.
      (X)  Experimentar a gostosa sensação de liberdade, viajando sozinho, como gente grande.

02 – Assinale as ações que ele fez, durante a viagem, para “bancar” gente grande:
      (X) Dormiu, esticando as pernas no banco da frente.
      (X) Só voltava ao trem quando este se punha em movimento.
      (X) Não procurou pelo empregado quando chegou a Vau-Açu.
      (   ) Despediu-se de Seu Cruz e montou.

03 – No balão escreve o que Litinho pensou, ao ver a mula do Capitão Zé Raimundo amarrada junto à venda de Seu Cruz:
      Mau, Mau! seu Cruz deve estar na cerveja.

04 – Por que Litinho irritou-se com a observação de Seu Cruz?
      Porque Seu Cruz disse que ele era menino e Litinho queria ser tratado como gente grande.

05 – Que comentários fez o narrador a respeito da mula que Litinho ia montar?
      Era uma besta magra, desferrada, arreada de lombrilho. Aguentaria atravessar aquela morraria brava?

06 – Reconheça os personagens do texto pelas suas características:
     a)   Amável, dado ao jogo e à bebida:
      Seu Cruz.
b)   Temperamento independente, vaidoso:
      Litinho.
c)   Balconista conversador:
      Mandinho.

07 – Assinale as afirmações que estão de acordo com o texto:
      (X) A família não esperava a chegada de Litinho naquele dia.
      (X) Litinho, filho de fazendeiro, estudou num internato.
      (  ) O menino chegou à casa da fazenda às 15 horas.
   (X) O caminho que conduzia à fazenda era longo, áspero, aberto entre morros.
     (   ) A máquina do trem em que Litinho viajou era movida a energia elétrica.

08 – Da fala do personagem Bié deduzimos que os fatos aconteceram no estado de:
      Minas.




terça-feira, 6 de março de 2018

MÚSICA(ATIVIDADES): DESCONSTRUINDO AMÉLIA - PITTY - COM GABARITO

Música(Atividades): Desconstruindo Amélia

                                                 Pitty

Já é tarde, tudo está certo

Cada coisa posta em seu lugar

Filho dorme, ela arruma o uniforme

Tudo pronto pra quando despertar


O ensejo a fez tão prendada

Ela foi educada pra cuidar e servir

De costume, esquecia-se dela

Sempre a última a sair


Disfarça e segue em frente

Todo dia até cansar (Uhu!)

E eis que de repente ela resolve então mudar

Vira a mesa, assume o jogo

Faz questão de se cuidar (Uhu!)

Nem serva, nem objeto

Já não quer ser o outro

Hoje ela é um também


A despeito de tanto mestrado

Ganha menos que o namorado

E não entende porque

Tem talento de equilibrista

Ela é muita, se você quer saber


Hoje aos 30 é melhor que aos 18

Nem Balzac poderia prever

Depois do lar, do trabalho e dos filhos

Ainda vai pra night ferver


Disfarça e segue em frente

Todo dia até cansar (Uhu!)

E eis que de repente ela resolve então mudar

Vira a mesa, assume o jogo

Faz questão de se cuidar (Uhu!)

Nem serva, nem objeto

Já não quer ser o outro

Hoje ela é um também


Uhu, uhu, uhu

Uhu, uhu, uhu


Disfarça e segue em frente

Todo dia até cansar (Uhu!)

E eis que de repente ela resolve então mudar

Vira a mesa, assume o jogo

Faz questão de se cuidar (Uhu!)

Nem serva, nem objeto

Já não quer ser o outro

Hoje ela é um também.


Entendendo a canção:

01 – O que você entendeu da ideologia da letra da canção?

      Na minha opinião a letra da música Desconstruindo Amélia é como se fosse um hino para as mulheres.


02 – Na 1ª e 2ª estrofe da canção, quais as tarefas da mulher?

      A música é como se contasse a história de uma mulher. Essa parte retrata algumas tarefas que “tem” que ser feitas pelo sexo feminino, como arrumar a casa, colocar o filho pra dormir e arrumar as roupas, Além de trabalhar, tudo isso visto como “normal”, pois desde cedo mulheres são ensinadas a servir, devido ao fato de isso já ter vindo de seus ancestrais chegando a um ponto tão extremo que a própria pessoa é esquecida para agradar os outros. Isso não é normal e sim um abuso.


03 – Na frase: “Disfarça e segue em frente / Todo dia até cansar / Uooh!”, que significado expressa?

      Além de ter que agradar a todos, se as mulheres reclamarem elas são vistas como ''folgadas'', esse trecho deixa bem claro.


04 – Dos versos 11° até o 16° versos da canção, qual a mudança que a mulher resolve fazer?

      Como a música é como se fosse história, esse ponto representa o que as mulheres deveriam fazer. Parar de cuidar só dos outros, pois elas não são ''servas nem objetos'' e sim iguais.


05 – Na 5ª estofe, quais são as desigualdades retratadas?

      Além de fazer todas as tarefas e trabalho (diferente dos namorados que só trabalham) as mulheres ganham menos que os homens, é retratado um pouco das desigualdades.


06 – Em qual verso da 6ª estrofe, a mulher se mostra capaz de se divertir, mesmo depois de um dia de serviço? Copie.

      Na parte final, é mostrado que as mulheres após fazerem as coisas, ainda encontram um tempo para se divertir.


07 – Depois de ler a letra da canção, qual o resumo que se pode fazer?

       A música tenta fazer o mundo abrir os olhos e perceber que a mulher também é um ser humano. Tentando o fim das desigualdades.


08 – Que mudanças são apontadas pela música em relação a mulher?

      “Faz questão de se cuidar (Uhu!)” / “Nem serva, nem objeto” / “Já não quer ser o outro” / “Hoje ela é um também”.


09 – Que outras mudanças precisam ocorrer na sociedade para melhorar a vida das mulheres?

      A desigualdade, A descriminação e o conhecimento do trabalho feminino.


10 – Dê que forma homens e mulheres podem se ajudar para garantir uma vida mais digna e feliz?

      Dividindo e compartilhando as tarefas diárias.






MÚSICA: MAMA ÁFRICA - CHICO CESAR - COM INTERPRETAÇÃO/GABARITO


Mama África

Chico Cesar



Mama África,
a minha mãe é mãe solteira
e tem que fazer
mamadeira todo dia
além de trabalhar
como empacotadeira
nas casas Bahia

Mama África
a minha mãe é mãe solteira
e tem que fazer
mamadeira todo dia
além de trabalhar
como empacotadeira
nas casas Bahia

Mama África tem tanto o que fazer
além de cuidar neném
além de fazer denguim
filhinho tem que entender
mama África vai e vem
mas não se afasta de você

Mama África
a minha mãe é mãe solteira
e tem que fazer
mamadeira todo dia
além de trabalhar
como empacotadeira
nas casas Bahia

Quando mama sai de casa
seus filhos se olodunzam
rola o maior jazz
mama tem calo nos pés
mama precisa de paz
mama não quer brincar mais
filhinho dá um tempo
é tanto contratempo
no ritmo de vida
de mama

Mama África
a minha mãe é mãe solteira
e tem que fazer
mamadeira todo dia
além de trabalhar
como empacotadeira
nas casas Bahia

Mama África
a minha mãe é mãe solteira
e tem que fazer
mamadeira todo dia
além de trabalhar
como empacotadeira
nas casas Bahia

Deve ser legal
ser negão no Senegal
deve ser legal
ser negão no Senegal
deve ser legal
ser negão no Senegal

Mama África
a minha mãe é mãe solteira
e tem que fazer
mamadeira todo dia
além de trabalhar
como empacotadeira
nas casas Bahia

Mama África
a minha mãe é mãe solteira
e tem que fazer
mamadeira todo dia
além de trabalhar
como empacotadeira
nas casas Bahia

Mama África
a minha mãe
a minha mãe
a minha mãe.


Interpretação do texto:


1 – Escreva uma frase que mostra qual é, na sua opinião, a ideia central da música.

      “Mama África vai e vem, mas não se afasta de você”.


2 – Como é a vida da mãe apresentada na canção?

      É uma vida difícil de muito trabalho, correria e cansaço.


3 – No trecho “Quando Mama saí de casa, / seus filhos se olodunzam/ Rola o maior jazz”, há uma palavra que se refere a um conhecido grupo musical, surgido como um bloco carnavalesco na Bahia. Qual é a palavra e qual é o grupo musical?

      A palavra é olodunzam. E o grupo musical é Olodum.


4 – Como você interpreta esse trecho da letra?

      Resposta pessoal do aluno.


5 – Por que você acha que o autor deu ao personagem o nome de Mama África?

      Por trabalhar muito, e não ter o apoio e ajuda de ninguém, tal como é a África.


6 – Em sua opinião, a vida da mãe descrita na música é comum entre as mães brasileiras? Justifique sua resposta.

      Resposta pessoal do aluno.


7 – Quem é o compositor da música?

      Chico Cesar.


8 – Por que você acha que a África é considerada mãe solteira?

      Porque os países ricos, só vão lá para tirar as suas riquezas existente, e não ajudam no lado social.


9 – O que significa, na música, ter de fazer mamadeira todo dia?

      Significa ter que fazer todos os dias a comida dos filhos.


10 – Explique por que a palavra aparece na letra da música como “denguim” e não como “denguinho”.

      Porque denguim, significa uma comuna francesa onde mora muitas pessoas, ou famílias. E denguinho é um carinho.


11 – Você diria que a canção é uma homenagem à África? Justifique.

      Sim. Apesar de ser um país explorado e abandonado pelos grandes, o povo é alegre e felizes.


12 – Como é o lugar onde vivem as personagens da canção? Ela se mostra acolhedora ao homem?

      Vivem em comunidades de baixa renda, porém, bem acolhedora.


13 – O título da música pode ser entendido de duas maneiras. Explique-as.

      Sim. Mama, seria como uma supermãe acolhedora. E África, um país abandonado pelos países do primeiro mundo.



MÚSICA(ATIVIDADES): MULHERES DE ATENAS - CHICO BUARQUE - COM GABARITO

Música(Atividades): Mulheres de Atenas
                                    Chico Buarque

Mirem-se no exemplo

Daquelas mulheres de Atenas

Vivem pros seus maridos

Orgulho e raça de Atenas


Quando amadas, se perfumam

Se banham com leite, se arrumam

Suas melenas

Quando fustigadas não choram

Se ajoelham, pedem imploram

Mais duras penas; cadenas


Mirem-se no exemplo

Daquelas mulheres de Atenas

Sofrem pros seus maridos

Poder e força de Atenas


Quando eles embarcam soldados

Elas tecem longos bordados

Mil quarentenas

E quando eles voltam, sedentos

Querem arrancar, violentos

Carícias plenas, obscenas


Mirem-se no exemplo

Daquelas mulheres de Atenas

Despem-se pros maridos

Bravos guerreiros de Atenas


Quando eles se entopem de vinho

Costumam buscar um carinho

De outras falenas

Mas no fim da noite, aos pedaços

Quase sempre voltam pros braços

De suas pequenas, Helenas


Mirem-se no exemplo

Daquelas mulheres de Atenas:

Geram pros seus maridos

Os novos filhos de Atenas


Elas não têm gosto ou vontade

Nem defeito, nem qualidade

Têm medo apenas

Não tem sonhos, só tem presságios

O seu homem, mares, naufrágios

Lindas sirenas, morenas


Mirem-se no exemplo

Daquelas mulheres de Atenas

Temem por seus maridos

Heróis e amantes de Atenas


As jovens viúvas marcadas

E as gestantes abandonadas

Não fazem cenas

Vestem-se de negro, se encolhem

Se conformam e se recolhem

Às suas novenas, serenas


Mirem-se no exemplo

Daquelas mulheres de Atenas

Secam por seus maridos

Orgulho e raça de Atenas


Compreendendo a canção:

1 – Qual é o tema da letra da música?

      Submissão e a subserviência feminina em relação ao seu marido em Atenas, ou seja, a história do papel da mulher na sociedade grega.


2 – De acordo com a letra de “Mulheres de Atenas”, como é a vida destas mulheres?

      A principal ocupação dos atenienses de todas as classes sociais eram viver para seus maridos e usar lã para fazer tecidos, cuidar das crianças, além de cultivar feijão, cebola, condimentos e verduras silvestres.


3 – Justifique a resposta anterior com exemplos extraídos da própria letra.

      “Vivem pros seus maridos”.

      “Elas tecem longos bordados.”

      “Não fazem cenas.”

      “Geram pros seus maridos – Os novos filhos de Atenas”.


4 – Para quem os autores da letra dirigem a frase: “Mirem-se no exemplo daquelas mulheres de Atenas”? Por quê?

      Chico pede para nós mulheres olharmos para nós mesmas, para refletirmos e enfrentarmos nossa estrutura de valores e nos questionarmos se somos mulheres de Atenas.

      Porque a música é pautada na ironia. Ele quer dizer justamente o contrário: cuidado mulheres, para não caírem no modelo das mulheres de Atenas. Mirem-se no exemplo e façam o contrário.


5 – Qual o trecho da letra da música chamou mais a sua atenção? Por quê?

      Resposta pessoal do aluno.


6 – Ao expressar a condição feminina da mulher ateniense, como: defeito... qualidade; vivem... secam (morrem); despedem-se... vestem-se; amadas... abandonadas. Que figura de linguagem é muito presente na música?

      Antítese.


7 – A música “Mulheres de Atenas” estabelece intertextualidade com quais textos?

      Com o poema Odisseia, com a história e a mitologia da Grécia Clássica. O poema faz referências camufladas à obra mitológica grega de Homero, mais notadamente a história de Penépole, à despersonalização das mulheres de Atenas e a passagem pela ilha das sereias, vivida por Ulisses.


8 – A canção é inteiramente metaforizada. Algumas metáforas mais expressivas podem ser destacadas facilmente na canção.

      Dê o sentido semântico das seguintes metáforas:

     a)  Se banham com leite.

Não veem o sol nem a cara da rua.


     b)  Tecem longos bordados.

Preservam-se.


     c)   Mil quarentenas.

Anos a fio a esperam de seus maridos.


     d)   Vestem-se de negros.

Viúvas.


    e)  Temem por seus maridos.

Inseguras.


9 – Nos versos:

        “Elas não tem gosto ou vontade / Nem defeito nem qualidade / (elas) têm medo apenas” / (elas) Não têm sonhos só tem presságios / O seu homem (tem) mares, naufrágios / Lindas sirenas / morenas”, encontra-se que figura de linguagem?

      Zeugma.


10 – ENEM:

        “Mirem-se........ cadenas”.

        Tomando como ponto de partida a letra da música, podemos assinalar, sobre o papel desempenhado pela mulher na antiguidade grega, que:

    a)  Seu papel era meramente reprodutivo, pois a legislação não lhe assegurava direitos que lhe permitissem qualquer forma de liberdade ou de participação na vida social.

     b) Possuía direitos sociais equivalentes aos dos homens em decorrência de preceitos religiosos, um dos quais afirmava que os homens e mulheres são filhos de Deus.

     c)   As mulheres casadas viviam grande parte de seu tempo confinadas no lar, submetidas a um regime de quase reclusão e privadas de participação nas decisões políticas.

    d)   A sociedade guerreira espartana privava as mulheres de qualquer forma de liberdade, restringindo suas funções a educação dos filhos até os 7 anos de idade.

 e)Desempenhava um papel influente porque, sendo responsável pela procriação, era reconhecida como um dos pilares da sociedade, ainda que sem direitos políticos.