REPORTAGEM: Amazônia;
lar, doce lar
Eduardo Góes Neves
Se alguém diz “Amazônia”, quase sempre
nos pegamos imaginando uma grande floresta. Mas quem é que mora lá? Hoje,
muitas pessoas vivem na região amazônica – cidades como Belém e Manaus têm mais
de um milhão de habitantes! – e, no passado, a Amazônia foi o lar de diferentes
populações. Vamos fazer uma viagem no tempo e saber mais sobre antigos
moradores da maior floresta tropical do mundo?
Os povos que habitaram a Região
Amazônica há milhares de anos não produziram textos nos quais descreviam o modo
como viviam. Para saber quem eles eram e como viviam, os arqueólogos –
cientistas que estudam os costumes e as culturas de populações antigas – buscam
informações no estudo daquilo que esses povos produziam no passado e que
resistiu à longa ação do tempo e de elementos da natureza, como o sol, a chuva
e o vento.
Os mais variados materiais podem ser
úteis para o trabalho dos arqueólogos. Vasos de cerâmica, tanto inteiros como
quebrados em pedaços, por exemplo, podem trazer informações importantes. O
mesmo acontece com objetos feitos de pedra lascada ou polida. Para esses
especialistas, interessam também dados sobre a forma de enterrar os mortos,
amostras de solo ou de carvão, além de pinturas ou gravuras feitas sobre
rochas.
Tudo isso é exemplo do que pode ser
encontrado nos chamados sítios arqueológicos, recuperados por meio de
escavações e levados ao laboratórios. Lá, esses materiais são processados,
catalogados e analisados. A partir deles, os arqueólogos formulam muitas
perguntas, tentam responde-las e elaboram hipóteses sobre a forma como viviam
os povos que habitavam a Amazônia no passado.
Nos últimos anos, por exemplo, os
cientistas que trabalham na Amazônia têm tentado responder a uma pergunta
aparentemente simples: Qual era o tamanho da população amazônica na época em
que o Brasil foi descoberto, ou melhor, colonizado pelos europeus? Essa
questão, que ainda deve demorar um bom tempo para ser respondida, traz consigo
muitas outras dúvidas. Por exemplo: Será que os antigos habitantes da Amazônia
moravam em aldeias fixas em determinadas regiões ou em pequenos acampamentos
que mudavam de lugar sempre? Como essas pessoas conseguiam seus alimentos? Elas
caçavam, pescavam e coletavam frutos ou cultivam pequenas roças? Qual impacto
elas causavam à natureza? Será que, como ocorre hoje, os antigos povos que
habitavam a Amazônia realizam queimadas ou desmatavam a floresta? [...]
Há milhares de anos
Atualmente, sabe-se que a Amazônia é
habitada há pelo menos 11 mil anos, sendo que ainda existe a possibilidade de
que antes disso já houvesse povos na região. Os primeiros habitantes da
Floresta Amazônia viviam da caça, da pesca e da coleta de frutos e raízes,
sendo que algumas das plantas que costumavam comer ainda hoje são populares na
Amazônia, como o Buriti, a bacaba, a pupunha e, posteriormente, o açaí. Por
lidarem constantemente com os vegetais, acredita-se que, eventualmente, esses
povos antigos passaram a cultivar algumas espécies, como a mandioca.
É importante dizer, porém, que os
arqueólogos conhecem mais sobre o início da presença humana na Amazônia – que
ocorreu entre onze mil e sete mil anos atrás – do que sobre o período mais
recente – que vai de sete mil a três mil anos atrás. O que se sabe, porém, é
que, a partir de três mil anos atrás, há evidência de que o tamanho das
populações que viviam na Amazônia cresceu. Isso é comprovado pelo aumento da
quantidade e das dimensões dos sítios arqueológicos da região, sendo que há ainda
outras marcas desse crescimento.
No estado do Pará – na Ilha de Marajó e
na cidade de Santarém –, bem como no Amazonas – na cidade de Manaus –, foram
encontradas cerâmicas elaboradas, que apresentam ricos desenhos, com idade a
partir de 2.900 anos. Por serem tão detalhadas, elas indicam que provavelmente
havia um grupo especializado na sua confecção, sugerindo a existência de uma
divisão de trabalho na sociedade em questão, o que normalmente somente acontece
dentro de grandes populações.
Já outro indicativo de crescimento
populacional na Amazônia há cerca de dois mil anos é encontrado na parte leste
da Ilha de Marajó. Nessa época, começaram a ser construídos ali grandes aterros
artificiais, na forma de colinas, que serviam de moradia, de cemitério e,
também, ajudavam a população local a pescar.
Encontrados em uma região coberta por
campos que passavam metade do ano inundados pela água da chuva, os aterros, por
sua localização, acabavam servindo para formar áreas em que a água ficava retida
durante a seca. Nelas, havia peixes que eram consumidos pelas populações, que
também produziam cerâmica com pintura em branco, preto e vermelho, já
encontradas em escavações.
Por fim, outro indício do grande
crescimento dos povos que viviam na Amazônia há cerca de três mil anos é a
existência das chamadas terras pretas de índio, férteis solos escuros formados
no passado por meio da ação humana, não se sabe se intencionalmente ou não.
Para que elas surgissem, era preciso que populações passassem muito tempo em um
mesmo local, às vezes, até alguns séculos.
Os sítios arqueológicos com terra preta
de índio têm tamanhos variados, sendo que alguns são considerados bem extensos
– com dezenas de hectares –, o que indica que as populações que ali viveram
espalhavam-se por grandes pedaços de terra. Curiosamente, hoje esses locais são
procurados pelos agricultores porque permitem o cultivo contínuo sem a perda de
sua fertilidade. Logo, entender como eles foram formados pode contribuir para
que se desenvolvam técnicas adequadas para o uso atual dos solos da Amazônia.
Afinal, um dos maiores desafios que o Brasil enfrenta é o de se encontrar
formas de explorar os recursos naturais da Amazônia sem destruí-los. E o que a
arqueologia da região tem mostrado é que, do passado, pode vir uma dica de como
nós, atualmente, poderíamos empregar o solo amazônico, evitando os
desmatamentos feitos para substituir a floresta por plantações.
Neves, Eduardo Góes. Museu de Arqueologia e
Etnologia, Universidade de São Paulo.
Ciência Hoje das Crianças. Ano 21, n°
187, jan. fev. 2008. p. 2-5.
Interpretação do texto:
01 – Qual a função do título
em uma reportagem?
Em letras chamativas, ele tem o objetivo
de chamar a atenção do leitor.
02 – Roda reportagem
destina-se a um público-alvo, ou seja, o público que mais se interessa por
aquele tema. Diante disso, responda.
a)
Essa reportagem foi publicada numa revista
especializada em assuntos científicos. Analisando o título da revista e a
linguagem utilizada, você considera que o texto foi escrito para qual
público-alvo?
Resposta pessoal do aluno.
b)
Como você chegou a essa conclusão? Justifique
a sua resposta, citando um trecho da reportagem.
Resposta pessoal do aluno.
03 – A publicação dessa
reportagem é de 2008. Você considera as informações ali presentes importantes
até hoje? Por quê?
Sim. Porque ela nos informa tudo sobre as
propriedades existente na terra, sem que seja feito o desmatamento
descontrolado.
04 – Em termos de estrutura,
a reportagem assemelha-se muito ao gênero notícia, que você já estudou. Assim,
é muito comum você encontrar em uma reportagem a seguinte estrutura: o título e
/ ou manchete, o lide, o corpo da reportagem e imagens. Retome, com o auxílio do
seu professor, os conceitos relacionados à estrutura da notícia e, de acordo
com a reportagem que você leu, indique.
a)
Título da reportagem:
Amazônia: Lar, doce lar.
b)
Quantos parágrafos tem o corpo da reportagem:
12 parágrafos.
c)
Qual o nome do autor? Onde ele trabalha? Por
que é importante saber quem é o autor de uma reportagem?
Eduardo Góes Neves. No Museu de Arqueologia e Etnologia,
Universidade de São Paulo. É através do conhecimento do autor da reportagem é
que podemos dar a credibilidade ou não.
05 – Sublinhe, na
reportagem, o lide do texto.
O 1° parágrafo.
06 – Toda reportagem parte
de fatos relevantes para a sociedade. Por ser um texto mais extenso, a
reportagem pode ser dividida em partes pelo autor. Releia a reportagem e
escreva, em seu caderno, quais foram os fatos reais abordados na primeira parte
do texto.
Resposta pessoal do aluno.
07 – Sobre a segunda parte
da reportagem que você leu, assinale V
para as alternativas verdadeiras e F
para as falsas:
(F) De acordo com pesquisas, a Amazônia
é habitada há mais de 11 milhões de anos, mas há indícios de que outros povos
já habitavam a região antes disso.
(V) Os povos antigos que habitavam a
Amazônia alimentavam-se basicamente de caça, pesca, frutos e raízes retirados
do solo; por isso, acredita-se possível que cultivassem a mandioca.
(F) Segundo os dados, a população da
Amazônia diminuiu no período entre 7 mil e 3 mil anos atrás e ainda não há
explicações científicas para justificar essa diminuição demográfica.
(F) Com base em estudos, acredita-se
que não havia divisão de trabalho nos antigos povos que habitavam a Amazônia,
pois viviam em tribos nas quais todos faziam de tudo um pouco.
(V) Os povos antigos construíam
aterros artificiais, na forma de colinas, que serviam de moradia, de cemitério
e, também, ajudavam a população local a pescar.
(V) A presença de terra preta do
índio é um grande indício do crescimento da população na região Amazônica há
cerca de 3 mil anos, pois para que ela surgisse era necessário que os
habitantes passassem muito tempo em um mesmo local.
(V) Segundo o autor, conhecer o
passado das terras amazônicas e o modo como foram utilizadas pelos povos
antigos pode ajudar a desenvolver técnicas de cultivo na região sem destruir os
recursos naturais da Amazônia.
08 – Aponte as principais
características do gênero textual da reportagem.
Como principais características da
reportagem podemos citar: a presença de títulos e a escolha de temas atuais
mediados por um texto de cunho jornalístico, cuja linguagem e clara e simples.
09 – Quais os suportes em
que as reportagens aparecem geralmente?
Os principais
suportes onde se observa a maior ocorrência de reportagem são os meios de
comunicação (jornais, revistas, televisão, rádio, internet, etc.).
10 – Qual a principal diferença
entre os gêneros textuais: reportagem e notícia?
Embora sejam dois
textos jornalísticos, a principal diferença entre esses tipos de produções
textuais está no teor opiniativo. Outro ponto importante a ressaltar é que a
reportagem é um texto maior e mais complexo que a notícia.
11 – De acordo com o que se
viu no texto, faça uma reportagem com tema atual e de sua escolha.
Resposta pessoal
do aluno.