quinta-feira, 13 de julho de 2017

ORAÇÕES COORDENADAS E PERÍODO COMPOSTO: ORAÇÕES REDUZIDAS- QUESTÕES OBJETIVAS COM GABARITO


ORAÇÕES COORDENADAS

1 – (FUVEST) – Assinalar a alternativa que apresenta orações de mesma classificação que as deste período: Não se descobriu o erro, e Fabiano perdeu os estribos.
   a)    Pouco a pouco o ferro do proprietário queimava os bichos de Fabiano.
    b) Foi até a esquina, parou, tomou fôlego.
c)     Depois que acontecera aquela miséria, temia passar ali.
d)    Tomavam-lhe o gado de graça e ainda inventavam juro.
e)     Não podia dizer em voz alta que aquilo era um furto, mas era.

2 – (GV) – Concordei que assim era, mas aleguei que a velhice de D. Plácida estava agora ao abrigo da mendicidade: era uma compensação.

Há neste período uma oração coordenada sindética adversativa que é ao mesmo tempo principal em relação a uma subordinada substantiva objetiva direta.
a)     Qual é essa oração coordenada sindética adversativa que é também principal?
A oração coordenada sindética adversativa e também principal é mas aleguei.

b)    Qual a sua oração subordinada substantiva objetiva direta?
A sua oração subordinada substantiva objetiva direta é que a velhice de D. Plácida estava agora ao abrigo da mendicidade.

3 – (MED. SANTA CASA) – Por definição, oração coordenada que seja desprovida de conectivo é denominada assindética. Observando-se os períodos seguintes:
I – Não caía um galho, não balançava uma folha
II – O filho chegou, a filha saiu, mas a mãe nem notou.
III – O fiscal deu o sinal, os candidatos entregaram a prova. Acabara o exame.
Nota-se que existe coordenação assindética em:
a)     I apenas.
b)    II apenas.
c)     III apenas.
d)    I, II e III.
e)     Nenhum deles.


4 – (MACKENZIE) -           CONFRONTO

Bateu Amor à porta da Loucura.
“Deixa-me entrar – pediu – sou teu irmão
Só tu me limparás da lama escura
A que me conduziu minha paixão.”

A Loucura desdenha recebe-lo,
Sabendo quanto Amor vive de engano,
Mas estarrece de surpresa ao vê-lo,
De humano que era, assim tão inumano.

Assinale a alternativa que apresenta. Respectivamente, a correta classificação das orações em negrito na segunda estrofe.
a)     Oração subordinada adverbial proporcional, reduzida de gerúndio/ oração principal.
b)    Oração coordenada assindética / oração coordenada sindética adversativa.
c)     Oração subordinada adverbial causal, reduzida de gerúndio / oração coordenada sindética adversativa.
d)     Oração coordenada sindética explicativa, reduzida de gerúndio / oração coordenada sindética aditiva.
e)     Oração subordinada adverbial causal, reduzida de gerúndio / oração subordinada adverbial concessiva.

5 – (FUVEST) – Dentre dos períodos transcritos do texto, um é composto por coordenação e contém uma oração coordenada sindética adversativa. Assinalar a alternativa correspondente a este período.
a)     A frustação cresce e a desesperança não cede.
b)    O que dizer sem resvalar para o pessimismo, crítica pungente ou a auto absolvição?
c)     É também ocioso pensar que nós, da tal elite, temos riqueza suficiente para distribuir.
d)    Sejamos francos.
e)     Em termos mundiais somos irrelevantes como potência econômica, mas ao mesmo tempo extremamente representativos como população.

6 – (GV) – Hungria, Holanda e Camarões não tinham grande tradição, e assombravam o mundo.
Essa frase não terá seu sentido alterado se substituir o e em negrito por:
a)     Assim como.
b)    Ao passo que.
c)     Caso em que.
d)    Portanto.
e)     No entanto.

7 – (CESGRANRIO) – A opção incorreta sobre as orações do período. Eu não conheço o assunto mas arriscaria o palpite de que nenhum país do mundo contém mais água doce do que o Brasil assinale a existência de:
a)     Quatro orações.
b)    Três orações.
c)     Uma oração coordenada sindética.
d)    Uma oração completiva nominal.
e)     Uma oração subordinada adverbial.

8 – (UF-JUIZ DE FORA) – Só há orações coordenadas em:
a)     Faltou vinho em um casamento, e deu à água que corre a cor e o gosto do vinho.
b)    As ondas aplacavam-se a um gesto Seu; os peixes, que se recusavam a Pedro, enchiam a rede que Jesus mandara lançar.
c)     Uma noite, perante os discípulos turbados, caminhou lisamente sobre o mar, como nós outros pisamos o chão.
d)    Acalmou possessos. Fez andar paralíticos. A leprosos secava as feridas.
e)     Todas essas respostas seriam impressionantes, e os evangelistas as consignariam respeitosamente em suas crônicas.

9 – (MED. SANTA CASA) – Por definição, oração coordenada que se prende à anterior por conectivo é denominada sindética e é classificada pelo nome da conjunção coordenativa que a encabeça.
Assinale a alternativa em que aparece uma coordenada sindética explicativa, conforme a definição:
a)     A casaca dele estava remendada mas estava limpa.
b)    Ambos se amavam, contudo não se falavam.
c)     Todo mundo trabalhando: ou varrendo o chão ou lavando as vidraças.
d)    Chora, que lágrimas lavam a dor.
e)     O time ora atacava, ora defendia e no placar aparecia o resultado favorável.

10 – Em: Ela foi atropelada, e não saiu ferida, a oração destacada é coordenada sindética.
a)     Aditiva.
b)    Adversativa.
c)     Conclusiva.
d)    Explicativa.
e)     Alternativa.

11 – (ODONTO-SANTOS) – Assinale a alternativa em que está correta a análise de ambos os períodos:
I – Recorrera ao porco magro que não queria engordar no chiqueiro.
II – Foi até a esquina, tomou fôlego.
a)     O primeiro período é composto por subordinada, possui uma oração subordinada substantiva subjetiva e o segundo período é composto por coordenação.
b)    O primeiro período é composto por subordinação, possui uma oração subordinada adjetiva restritiva e o segundo período é composto por coordenação.
c)     O primeiro período é composto por coordenação em que todas as orações são assindéticas e o segundo período é composto por subordinação.
d)    O primeiro período é composto por coordenação e o segundo período é composto por coordenação, sendo todas as suas orações sindéticas.
e)     O primeiro período é composto por subordinação e o segundo período é composto por coordenação, sendo todas as suas orações sindéticas.

12 – (FUVEST) – Podem acusar-me: estou com a consciência tranquila. Os dois pontos (:) do período acima poderiam ser substituídos por virgulas, explicando-se o nexo entre as duas orações pela conjunção.
a)     Portanto.
b)    E.
c)     Como.
d)    Pois.
e)     Embora.

13 – (FEI) – De acordo com o código, classifique as orações destacadas:
a)     Concessiva.
b)    Consecutiva.
c)     Objetiva direta.
d)    Condicional.
e)     Conformativa.

I – ( B ) A carreira de tal modo se tornou vertiginosa, que me atrevi a interrogá-lo.
II – ( C ) Sentia umas tais ou quais cócegas de curiosidade por saber se valia alguma coisa.
III – ( A ) Mas, por menos curioso que seja...
IV – ( E ) Que me conste, ainda ninguém relatou o seu próprio destino.
V – ( C ) ...e lhe disse que a viagem parecia sem destino.

14 – (FE-SOROCABA) – No período: Paredes ficaram tortas, animais enlouqueceram e as plantas caíram, temos:
a)     Duas orações coordenadas assindéticas e uma oração subordinada substantiva.
b)    Três orações subordinadas substantivas.
c)     Três orações coordenadas.
d)    Quatro orações.
e)     Uma oração principal e duas orações subordinadas.

Classifique as orações coordenadas, de acordo com o código:
a)     Assindética.
b)    Sindética aditiva.
c)     Sindética adversativa.
d)    Sindética explicativa.
e)     Sindética conclusiva.
f)      Sindética alternativa.
15 – ( C ) Seu projeto já é bom, mas a realização será melhor.
16 – ( B ) Não sei de nada, nem conheço as pessoas.
17 – ( C ) Cláudia é irrequieta, todavia tem bom coração.
18 – ( F ) Ou muito me engano, ou escrevi uma carta inútil.
19 – ( E ) Não tenho tempo para ouvi-lo: logo, ele ficará aborrecido.
20 – ( D ) Leio muito, pois quero instruir-me.
21 – ( A ) Os tolos nos incomodam, os velhacos nos prejudicam.
22 – ( D ) Não chore ainda não, que eu tenho um violão... (C. B.).
23 – ( E ) Ele te protege; sê-lhe grato, pois.

Classifique as orações coordenadas de acordo com o código:
a)     Coordenada assindética;
b)    Coordenada sindética aditiva;
c)     Coordenada sindética alternativa;
d)    Coordenada sindética explicativa;
e)     Coordenada sindética adversativa;
f)      Coordenada sindética conclusiva.

24 – ( F ) Ele é um bom mestre; admira-o, pois.
25 – ( C ) Ora pega na orelha, ora no lado, latindo mais ligeiro que forçoso... (camões).
26 – ( B ) Ela não se zanga nem se desespera nunca.
27 – ( B ) A onça pediu ao gato que a ensinasse a pular e o gato prontamente a ensinou.
28 – ( A ) O gato pulou em cima do calango; a onça pulou em cima do gato.
29 – ( D ) Larguem, que este fio é só meu.
30 – ( C ) Os homens que perderam o segredo da alma ora se isolam, ora se aglomeram.
31 – ( B ) O famoso “Big-Bem” não é apenas o maior relógio, mas também um dos mais perfeitos até hoje construídos.
32 – ( F ) Os fantasmas são produtos de cérebros doentes, portanto não existem.
33 – ( E ) O estudo confere ciência, mas a meditação originalidade.
34 – ( F ) Eles estudaram, portanto passarão.

35 – Coloque nos parênteses o número correspondente à oração destacada, de acordo com a classificação.
(1) Oração coordenada assindética;
(2) Oração coordenada sindética aditiva;
(3) Oração coordenada sindética alternativa;
(4) Oração coordenada sindética conclusiva.
(5) Oração coordenada sindética explicativa.
(6) Oração coordenada sindética adversativa.
(7) Oração absoluta.
(8) Oração principal.

a)     ( 1 ) Pedro chegou, portanto você está livre.
b)    ( 4 ) Quero viajar, por isso trabalho.
c)     ( 5 ) Apresse-se, que está na hora.
d)    ( 5 ) Escute-me, porque não repetirei.
e)    ( 2 ) O ladrão não somente levou as joias do quarto, senão ainda o dinheiro escondido no colchão.
f)      ( 2 ) O médico não veio, nem telefonou.
g)     ( 6 ) Estudava muito, contudo não tinha método.
h)    ( 3 ) Ou cantas ou estudas.
i)       ( 7 ) Pedro já aprendeu as lições.
j)       ( 4 ) Penso, logo existo.
k)     ( 2 ) Não só estudamos a lição, mas também fizemos todos os exercícios.
l)       ( 6 ) Ouvi, todavia não compreendi.
m)  ( 4 ) Deus lhe deu a vida, seja-lhe grato, pois.
n)    ( 5 ) Espere um pouco, pois ela logo virá.
o)    ( 6 ) O professor é péssimo, entretanto nós o apoiamos para incentivá-lo.
p)    ( 4 ) O doente não fala, então piorou.


TEXTO PARA AS QUESTÕES DE 36 A 38.

       Se não fosse a astronomia, não descobriria eu tão cedo as dez libras de Capitu; mas não é por isso que torno a ela, é para que não cuides que a vaidade de professor é que me fez padecer com a desatenção de Capitu e ter ciúmes do mar. Não, meu amigo. Venho explicar-te que tive tais ciúmes pelo que podia estar na cabeça de minha mulher, não fora ou acima dela. É sabido que as distrações de uma pessoa podem ser culpadas, metade culpadas, um terço, um quinto, um décimo de culpadas, pois que em matéria de culpa a graduação é infinita. A recordação de uns simples olhos basta para fixar outros que os recordem e se deleitem com a imaginação deles. Não é mister pecado efetivo e moral nem papel trocado, simples palavra, aceno suspiro ou sinal, ainda mais miúdo e leve. Um anônimo ou anônima que passe na esquina da rua faz com que metamos Sirius dentro de Marte, e tu sabes, leitor, a diferença que há de um a outro na distância e no tamanho, mas a astronomia tem dessas confusões. Foi isto que me fez empalidecer, calar e querer fugir da sala, para voltar Deus sabe quando; provavelmente, dez minutos depois.
                                                                                                    Machado de Assis.
36 – A oração que inicia o texto é subordinada adverbial.
a)     Causal.
b)    Concessiva.
c)     Comparativa.
d)    Condicional.
e)     Consecutiva.

37 – A segunda oração do texto é:
a)     Principal.
b)    Adverbial causal.
c)     Adverbial concessiva.
d)    Adjetiva restritiva.
e)     Sindética aditiva.

38 – Em: Venho explicar-te que tive tais ciúmes pelo que podia estar na cabeça de minha mulher, não fora ou acima dela, a 2ª oração é subordinada:
a)     Adverbial causal.
b)    Adjetiva restritiva.
c)     Substantiva objetiva indireta.
d)    Substantiva objetiva direta.
e)     Substantiva subjetiva.



 PERÍODO COMPOSTO: ORAÇÕES REDUZIDAS

1 – (FUVEST) – A frase: O possuidor turbado, ou esbulhado, poderá manter-se, ou restituir-se, por sua própria força, contanto que o faça logo, poderá ser corretamente substituída, sem que haja alteração das relações lógicas, por:
   a)    Assim que o fez, o possuidor turbado, ou esbulhado, pode manter-se, ou restituir-se por sua própria força.
  b)  Podendo manter-se, ou restituir-se, por sua própria força, o possuidor turbado, ou esbulhado, fá-lo-á logo.
  c)   Fazendo-o logo, o possuidor turbado ou esbulhado, poderá manter-se, ou restituir-se, por sua própria força.
d)    O possuidor turbado, ou esbulhado, poderá manter-se, ou restituir-se, por sua própria força, mesmo que o faça logo.
e)     O possuidor turbado, ou esbulhado, poderá, manter-se, ou restituir-se, por sua própria força, antes que o façam.

2 – (MACKENZIE) – Em relação as frases destacadas:
I – O exame foi difícil a ponto de provocar revolta nos alunos.
II – Não obtendo resultado, fustigou-o com a bainha da faca.
a)     Só II é subordinada reduzida.
b)    I é oração subordinada adverbial consecutiva reduzida de infinitivo.
c)     I é oração subordinada adverbial conclusiva.
d)    II não é subordinada.
e)     Tanto I como II são orações subordinadas substantivas.

3 – (FATEC) – Indique a alternativa em que não aparece oração reduzida (dizendo de outro modo: a oração subordinada que, não possuindo conectivo, tem o verbo no gerúndio, no particípio ou no infinitivo).
a)     Reduzido o caso às devidas proporções, tudo se acalmou.
b)    Tudo tendo-se acalmado pudemos voltar às atividades normais.
c)     Sem o ver, como poderia avisá-lo do ocorrido?
d)    Mas ele foi visto por todos nós, ontem, não foi?
e)     N. D. A.

4 – (FUVEST) – a) Bem considerando, a atualidade (...).
b) Feita a compensação dos desejos que...
Desdobre as duas orações reduzidas, sem alterar o significado.
a)     Bem considerando, a atualidade (...)
-Se bem considerarmos, a atualidade... ou desde que consideramos bem, a atualidade... ou
-Caso considerarmos (ou consideremos) bem, a atualidade... ou Com a condição de bem considerarmos, a atualidade...
      b) Feito a compensação dos desejos que...
           - Caso façamos a compensação dos desejos que... ou se fizermos a compensação dos desejos que... ou
           - Desde que façamos a compensação dos desejos que... ou Com a condição de fazermos a compensação dos desejos que...



MÚSICA(ATIVIDADES): O BÊBADO E A EQUILIBRISTA(DITADURA) - DE JOÃO BOSCO E ALDIR BLANC - COM GABARITO


A fascinante "O Bêbado e a Equilibrista" de João Bosco e Aldir Blanc
O Bêbado e a Equilibrista     -   Elis Regina



Caía a tarde feito um viaduto
E um bêbado trajando luto
Me lembrou Carlitos
A lua tal qual a dona do bordel
Pedia a cada estrela fria
Um brilho de aluguel

E nuvens lá no mata-borrão do céu
Chupavam manchas torturadas
Que sufoco!
Louco!
O bêbado com chapéu-coco
Fazia irreverências mil
Pra noite do Brasil
Meu Brasil!

Que sonha com a volta do irmão do Henfil
Com tanta gente que partiu
Num rabo de foguete
Chora
A nossa Pátria mãe gentil
Choram Marias e Clarisses
No solo do Brasil

Mas sei que uma dor assim pungente
Não há de ser inutilmente
A esperança
Dança na corda bamba de sombrinha
E em cada passo dessa linha
Pode se machucar

Azar!
A esperança equilibrista
Sabe que o show de todo artista
Tem que continuar

        ANÁLISE: "O Bêbado e a Equilibrista" é uma das mais famosas músicas que berraram nos ouvidos da covarde ditadura - mesmo "covarde ditadura" sendo redundante, vale destacar - militar que assolou - e assombrou - o Brasil de 1964 a 1985. A música foi composta por Aldir Blanc e João Bosco e lançada no LP "Linha de Passe", em 1979 e gravada por Elis Regina, voz que deu forma à música e ficou conhecidíssima.
        Como a doce adjetivação da esperança - equilibrista - existem muitas possibilidades para as geniais - e geniosas - metáforas de Aldir Blanc. Como a de que as "estrelas" seriam generais e "céu", a prisão. *
        Betinho, sociólogo, ativista pelos direitos humanos, perseguido e exilado na época do regime militar, era irmão do, também genial, Henrique de Souza, o cartunista Henfil, este que foi apresentado ao compositor Aldir Blanc por sua amiga, a cantora Elis Regina, no verão de 1975, iniciando assim uma boa amizade.
        Henfil costumava encher os ouvidos do amigo de suas memórias do "mano" Betinho, exilado desde 1971.
        Sensibilizado com o falecimento de Charlie Chaplin, João Bosco compôs uma linda melodia em sua homenagem e chamou Aldir para mostrá-la. Aldir escreveu a música e fez uma singela homenagem ao rimar "Brasil" com "irmão do Henfil", esta rima, que por sua vez teve papel de emoção, mobilização, transformação e incentivo a uma nação reprimida. Aldir afirmou que se dissesse "Betinho", ninguém reconheceria, a referência ao irmão Henfil era mais forte, ele já tinha fama na época, enquanto a imagem pública de Betinho veio a se formar com força já pelos anos noventa, principalmente após a criação da "Ação da Cidadania".
        Herbert de Souza, o Betinho, ouviu pela primeira vez a canção, na doce voz de Elis, exilado no México. Seu irmão o telefonou e pôs, sem nada avisar, para que ouvisse. Ao enviar a fita cassete, Henfil escreveu um recado: "Mano velho, prepare-se! Agora nós temos um hino e quem tem um hino faz uma revolução!". Dito e feito!
        A campanha pela anistia irrestrita foi a primeira movimentação nacional que obteve sucesso desde o início da sangrenta ditadura militar no Brasil. Vários manifestos ocorreram no mundo inteiro, inclusive a Conferência Internacional da Mulher, no México, que fez de 1975 o Ano Internacional pela Anistia.
        Em 1979, Betinho desembarcou no Aeroporto de Congonhas e se deparou com uma manifestação: Cerca de duzentas pessoas cantavam "O Bêbado e a Equilibrista".

        INTERPRETAÇÃO
1 – Qual é o nome da música? E quem canta?
      O Bêbado e a Equilibrista, por Elis Regina.

2 – Quem são os compositores da letra? Em que ano foi gravada?
      A composição é de João Bosco e Aldir Blanc, no ano de 1.979.

3 – A letra da música se refere a que acontecimento?
      Refere-se a época da “Covarde Ditadura” no Brasil de 1.964 a 1.985.

4 – Qual foi a reação de Betinho ao ouvir pela primeira vez a música cantada pela Elis Regina?
      “Mano velho, prepare-se! Agora nós temos um hino, e quem tem um hino faz uma revolução”.

5 – Em que ano Betinho retornou ao Brasil? E como foi recebido?
      Chegou ao Brasil em 1.979, foi recebido com uma manifestação onde tinha umas duzentas pessoas e cantavam a música “O Bêbado e a Equilibrista”.

6 – Segundo Aldir Blanc, qual seria a interpretação para; “Equilibrista”, “Estrelas” e “Céu”?
      - “Equilibrista” seria as pessoas que conseguiram superar a “covarde ditadura”.
      - “Estrelas” seriam os generais.
      - “Céu” seria a prisão.

7 – Quando que o Herbert de Souza (Betinho) tornou-se conhecido?
      Nos anos noventa, após a criação da “Ação da Cidadania”.

8 – Qual foi a primeira movimentação nacional que se teve sucesso no Brasil?
      Foi a Campanha pela Anistia Irrestrita.

9 – O Ano Internacional pela Anistia foi realizada em 1.975; qual era o nome e onde foi realizada?
      Foi a Conferência Internacional da Mulher, realizada no México.




quarta-feira, 12 de julho de 2017

PERIODO COMPOSTO: ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS - QUESTÕES OBJETIVAS - COM GABARITO


PERíODO COMPOSTO: ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS

1 – (MACKENZIE) – No período: Se eu quisesse, perguntaria se vocês chegariam logo, a palavra se é, respectivamente:
a)     Pronome reflexivo – conjunção integrante.
b)    Conjunção condicional – pronome reflexivo.
c)     Conjunção integrante – conjunção condicional.
d)    Pronome reflexivo – pronome recíproco.
e)     Conjunção condicional – conjunção integrante.

2 – (ITA) – A conjunção ou locução conjuntiva que expressa uma circunstância diferente das demais é:
a)     Posto que a luta fosse longa e encarniçada, venceram.
b)    Como estivesse frio, preferiu não sair.
c)     Sem que fosse escravo, obedecia a todas as ordens.
d)    Ainda que esteja chovendo, não falta nunca aos compromissos.
e)     Por mais que gritasse, não pode ser ouvido.

3 – (CESUPA) – A partícula como na oração: Vamos festejar como idiotas a cada fevereiro... é:
a)     Conjunção subordinativa comparativa.
b)    Conjunção subordinativa conformativa.
c)     Pronome relativo.
d)    Advérbio de intensidade.
e)     Verbo.

4 – (FUVEST) – Nas frases abaixo, cada espaço traçado corresponde a uma conjunção retirada.
1)    Porém já cinco sóis eram passados _______________ dali nos partíramos.
2)    ______________ estivesse doente faltei à escola.
3)    _____________ haja maus nem por isso devemos descrer dos bons.
4)    Pedro será aprovado _______________________ estude.
5)    _____________ chova, sairei de casa.
As conjunções retiradas são, respectivamente.
a)     Quando, ainda que, sempre que, desde que, como.
b)    Que, como, embora, desde que, ainda que.
c)     Como, que, porque, ainda que, desde que.
d)    Que, ainda que, embora, como, logo que.
e)     Que, quando, embora, desde que, já que.

5 – (ITA) – Assinale o texto que estilística e gramaticalmente expressa, com a necessária clareza, ênfase e correção, a indicação de cada frase, dada nos parênteses:
I – A Igreja viveu verdadeira “Via Crucis” no México. (Oração principal).
II – Noventa por cento da população do México ser católica. (Oposição).
III – A essa “Via Crucis” não faltou uma cruenta perseguição religiosa. (Atributo I).
a)     (   ) Dado que 90% da população no México seja católica, a Igreja mexicana viveu verdadeira “Via Crucis” à qual não faltou cruenta perseguição religiosa.
b)    (   ) A Igreja viveu verdadeira “Via Crucis” no mèxico, mas 90% de sua população são de católicos, e a isso não faltou cruenta perseguição religiosa.
c)     (   ) Sendo 90% da população católica, a Igreja viveu no México uma verdadeira “Via Crucis”, onde não faltou uma cruenta perseguição religiosa.
d)    ( X ) Não obstante 90% da população seja católica, a Igreja viveu no México verdadeira “Via Crucis”, a que não faltou cruenta perseguição religiosa.
e)     (   ) Apesar d que uma cruenta perseguição religiosa não haja faltado,, a Igreja viveu uma verdadeira “Via Crucis” no México, cujo 90% por cento de sua população é católica.


        Bastante experimentei depois a verdade d`este aviso, que me despia, num gesto, das ilusões de criança educada exoticamente na estufa de carinho que o regime do amor doméstico, diferente do que se encontra fora, tão diferente, que parece o poema dos cuidados maternos um artifício sentimental...

6 – (FUVEST) – Neste parágrafo existe uma oração subordinada adverbial consecutiva.
a)     Identifique-a pelo verbo.
A oração subordinada adverbial consecutiva é: ...que parece o poema dos cuidados maternos um artifício sentimental...
b)    Qual o sujeito desse verbo?
O sujeito do verbo é: o poema dos cuidados maternos.
OBS.: A oração está estruturada na ordem inversa. A ordem direta é ... que o poema dos cuidados maternos arce um artifício sentimental...

7 – (FM-CATANDUVA) – Ao deixar a estrada, segui pelo atalho.
Levando em conta a frase destacada, trata-se de oração.
a)     Adverbial temporal reduzida de infinitivo.
b)    Coordenada assindética.
c)     Substantiva subjetiva.
d)    Adverbial concessiva reduzida de infinitivo.
e)     Adverbial final.

8 – No período: Quando a menina me confirmou que os ladrões correram em direção ao estacionamento e disse que um deles quase foi atropelado na avenida principal notei que esse caminho era o mesmo que eu havia feito ao sair do museu do Cairo para ir à agência de viagens, que fica ali perto...
As orações destacadas são, respectivamente:
a)     Subordinada substantiva objetiva direta, subordinada adverbial final, coordenada explicativa.
b)    Subordinada substantiva objetiva direta subordinada adverbial final, subordinada adjetiva explicativa.
c)     Subordinada adverbial temporal subordinada completiva nominal, subordinada adjetiva explicativa.
d)    Subordinada substantiva objetiva direta, coordenada explicativa, subordinada adjetiva restritiva.
e)     Subordinada substantiva subjetiva, subordinada adverbial final, coordenada explicativa.


9 – (MACKENZIE) –
Os alfandegueiros de Santos
Examinaram minhas malas
Minhas roupas
Mas se esqueceram de ver
Que eu trazia no coração
Uma saudade feliz
De Paris.

As orações: Mas se esqueceram e de ver são, respectivamente.
a)    Subordinada adverbial concessiva – subordinada substantiva objetiva indireta, reduzida de infinitivo.
b)    Subordinada adverbial concessiva – subordinada substantiva completiva nominal, reduzida de infinitivo.
c)     Coordenada sindética aditiva – subordinada adjetiva explicativa.
d)    Coordenada sindética adversativa – subordinada adjetiva restritiva.
e)     Coordenada sindética adversativa – subordinada substantiva objetiva indireta, reduzida de infinitivo.

10 – (UNB) – Assinale a frase em que meio funciona como adverbio.
a)     Só quero meio quilo.
b)    Achei-o meio triste.
c)     Descobri o meio de acertar.
d)    Parou no meio da rua.
e)     Comprou um metro e meio.

11 – (VUNESP) –
a)     Classificar as orações destacadas nos seguintes períodos do texto:
Imperdoável melancolia de quem sabe, e sabe muito bem,
I – Que esta deliciosa cidade não é samba, apenas.
      Objetiva direta.
II – Mal se foi o Salgueiro, já vem chegando o Flamengo, preto e vermelho, apontando, ardente, na boca do túnel.
       Adverbial temporal.
III – Que se abre para a multidão em delírio.
       Adjetiva restritiva.

b)    Agrupar, junto às orações I, II ou III, as orações abaixo destacadas, de acordo com a identidade de classificação observada:
Quando me perguntava se sonhara com ela na véspera, e eu dizia que não, ouvia-lhe contar que sonhara comigo, e eram aventuras extraordinárias, que subíamos ao Corcovado pelo ar, que dançávamos na lua, ou então que os anjos vinham perguntar-nos pelos nomes, a fim de os dar a outros anjos que acabavam de nascer. (M. de Assis – Dom Casmurro).
I – Se sonhava com ela na véspera.
II – Quando me perguntava.
III – Que acabavam de nascer.

12 – (MACKENZIE) – As orações destacadas abaixo são, respectivamente,
I – Nem que precise, jamais lhe pedirei favores.
II – Era uma voz tão grave que metia medo.
III – Pode ficar certa de que é um vestido de menina.
IV – É certo que fracassei.
a)     ( X ) Oração subordinada adverbial concessiva / oração subordinada adverbial consecutiva / oração subordinada substantiva completiva  nominal / oração subordinada substantiva subjetiva.
b)    (   ) Oração subordinada adverbial concessiva / oração subordinada adverbial causal / oração subordinada substantiva completiva nominal / oração subordinada substantiva subjetiva.
c)     (   ) Oração subordinada adverbial concessiva / oração subordinada adverbial consecutiva / oração subordinada substantiva objetiva indireta / oração subordinada substantiva objetiva direta.
d)    (   ) Oração subordinada adverbial condicional / oração subordinada adverbial final / oração subordinada substantiva completiva nominal / oração subordinada substantiva objetiva direta.
e)     (   ) Oração subordinada adverbial concessiva / oração subordinada adverbial consecutiva / oração subordinada adjetiva restritiva / oração subordinada adjetiva restritiva.

13 – (FUVEST) – A liberdade de expressão é inerente ao sistema democrático. Mas a responsabilidade é o outro nome da liberdade. Impõe-se, por isso, uma discussão desarmada de preconceitos a respeito dos rumos da TV.
Reunindo os três períodos do texto acima em um só, de forma a manter as relações lógicas existentes entre eles obtém-se:
a)     Como a responsabilidade é o outro nome da liberdade, embora a liberdade de expressão seja inerente ao sistema democrático, impõe-se uma discussão desarmada de preconceitos a respeito dos rumos da TV.
b)    A responsabilidade é o outro nome da liberdade, enquanto a liberdade de expressão é inerente ao sistema democrático, porque se impõe uma discussão desarmada.
c)     Impõe-se uma discussão desarmada a respeito dos rumos da TV, ainda que a responsabilidade seja o outro nome da liberdade de expressão é inerente ao sistema democrático.
d)    Sendo a liberdade de expressão inerente ao sistema democrático, ao passo que a responsabilidade é o outro nome da liberdade, impõe-se, todavia, uma discussão desarmada de preconceitos a respeito dos rumos da TV.
e)     Impõe-se uma discussão desarmada a respeito dos rumos da TV, em vista do que, a liberdade de expressão é inerente ao sistema democrático, apesar de que a responsabilidade é o outro nome da liberdade.

14 – (MACKENZIE) – Seus músculos se avolumavam a tamanha grandeza que mais parecia um ser irreal.
No período acima, a palavra que introduz ideia de:
a)     Causa.
b)    Consequência.
c)     Tempo.
d)    Comparação.
e)     Finalidade.

15 – (MED. SANTA CASA) – Por definição, uma oração é subordinada adverbial causal se a conjunção é subordinativa causal. Um exemplo está na alternativa:
a)     Era magro e comprido como um coqueiro da Bahia.
b)    A criança sussurrava, gemia mais que chorava.
c)     Ei-lo sublime por terra qual no acaso é grande o sol.
d)    Eu conheço mais Ouro Preto do que você.
e)     A poesia.... “Há de sempre viver, porque o sentimento sempre há de existir, porque o belo nunca há de morrer.

16 – (PUC-SP) – Classifique as orações destacadas, de acordo com o código.
(1) Oração subordinada adjetiva restritiva.
(2) Oração subordinada adjetiva explicativa.
(3) Oração subordinada adverbial causal.
(4) Oração subordinada adverbial consecutiva.
(5) Oração subordinada adverbial concessiva.
(6) Oração subordinada adverbial condicional.
(7) Oração subordinada adverbial temporal.
(8) Oração subordinada adverbial final.
(9) Oração subordinada adverbial proporciona.
(10) Oração subordinada adverbial conformativa.
(11) Oração subordinada adverbial comparativa.
(12) Oração principal.
(13) Nenhuma delas.

a) ( 4 ) Era tudo tão imprevisto, que estaríamos perdidos.
b) ( 5 ) Admirava-o embora não o conhecesse.
c) ( 10 ) Fiz tudo como me disseram.
d) ( 11 ) Recendia perfumes que nem um galho de manacá.
e) ( 11 ) O favo de jati não era doce como seu sorriso.
f) ( 12 ) Mal chegamos, eles saíram.
g) ( 10 ) Digo estas coisas conforme lhe prometi.
h) ( 7 ) Ela me reconheceu, apenas lhe dirigi a palavra.
i) ( 1 ) Progride o aluno que estuda.
j) ( 3 ) Como não me atendessem, repreendi-os severamente.
l) ( 13 ) Acrescento que nada mais bonito existe do que um barco a vela. (Objetiva direta).


Texto para as questões de 17 a 20.

        Se não fosse a astronomia, não descobria eu tão cedo as dez libras de Capitu; mas não é por isso que torno a ela, é para que não cuides que a vaidade de professor é que me fez padecer com a desatenção de Capitu e ter ciúmes do mar. Não, meu amigo. Venho explicar-te que tive tais ciúmes pelo que podia estar na cabeça de minha mulher, não fora ou acima dela. É sabido que as distrações de uma pessoa podem ser culpadas, metade culpadas, um terço, um quinto, um décimo de culpadas, pois que em matéria de culpa a graduação é infinita. A recordação de uns simples olhos basta para fixar outros que os recordem e se deleitem com a imaginação deles. Não é mister pecado efetivo e mortal, nem papel trocado, simples palavra, aceno, suspiro ou sinal, ainda mais miúdo e leve. Um anônimo ou anônima que passe na esquina da rua faz com que metamos Sirius dentro de Marte, e tu sabes, leitor, a diferença que há de um a outro na distância e no tamanho, mas a astronomia tem dessas confusões. Foi isto que me fez empalidecer, calar e querer fugir da sala, para voltar Deus sabe quando, provavelmente, dez minutos depois.
                                                                                                    Machado de Assis.

17 – Em: Venho explicar-te que tive tais ciúmes pelo que podia estar na cabeça de minha mulher, não fora ou acima dela, ocorre oração subordinada adverbial que indica circunstância de:
a)     Concessão.
b)    Condição.
c)     Consecução.
d)    Tempo.
e)     Causa.

18 – Em: É sabido que as distrações de uma pessoa podem ser culpadas metade culpadas, um terço, um quinto, um décimo de culpadas, pois que em matéria de culpa a graduação é infinita, a 2ª oração é subordinada:
a)     Substantiva predicativa.
b)    Substantiva apositiva.
c)     Substantiva subjetiva.
d)    Adjetiva restritiva.
e)     Adverbial consecutiva.

19 – No período da questão anterior, a oração subordinada adverbial indica circunstância de:
a)     Condição.
b)    Finalidade.
c)     Concessão.
d)    Causa.
e)     Consequência.

20 – No texto, a oração que passe na esquina da rua é subordinada:
a)     Adverbial consecutiva.
b)    Adjetiva restritiva.
c)     Adjetiva explicativa.
d)    Substantiva objetiva direta.
e)     Substantiva subjetiva.