quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021

REPORTAGEM: MOTORISTAS DE BATOM CONQUISTAM A URCA - COM GABARITO

 Motoristas de batom conquistam a Urca

Moradores aprovam adoção de mulheres na linha 107

      Batom, lápis nos olhos, brincos. Foi a essa mistura que a empresa Amigos Unidos apelou para contornar as constantes reclamações dos moradores da Urca contra os motoristas da linha 107 (Central-Urca). Há um mês, a empresa removeu sete mulheres de outros trajetos para formar um time de primeira linha. “O público da Urca é muito exigente.” Os passageiros reclamavam que os motoristas homens não paravam no ponto e dirigiam de forma perigosa. “Agora só recebemos elogios”, contou o gerente de Recursos Humanos da empresa, Mario Mattos.

      Elogios que, às vezes, não se limitam ao desempenho profissional. “Hoje (ontem), um homem falou que queria ser o meu volante”, contou a motorista Ana Paula da Silva, 24 anos. Na empresa há três meses, Ana Paula da Silva faz da profissão uma forma de dar carinho a idosos e deficientes – os que mais têm dificuldades para entrar nos ônibus. “Às vezes, levanto para ajudar alguém a descer. Já parei o carro para atravessar a rua com um deficiente visual”, contou.

       Casada com um motorista de ônibus, Márcia Cristina Pereira, 38 anos, diz que 5 10 Unidade 4 Língua Portuguesa 31 não enfrenta dificuldades com os colegas de profissão, ainda que reconheça que, no começo, a desconfiança não foi pequena. “Eles me dão força. Recebo muitos elogios”, disse. Ao contrário de Márcia, a motorista Janaína de Lima, 32 anos, diz que se relaciona bem com todos os colegas, mas acha que já há competição. “Falta muito para os homens se relacionarem bem com os idosos e deficientes”, comparou. Morador da Urca há 25 anos, Ednei Bernardes aprovou a adoção de motoristas mulheres no bairro. “Elas respeitam mais as pessoas e as leis de trânsito”, resumiu.

JB, 23/07/02 – Cidade. C1.

01. Um dos usuários do ônibus concluiu:

 “Elas respeitam muito mais as pessoas e as leis do trânsito. ”Tal afirmativa, no contexto, permite concluir que

(A) as empresas de ônibus preferem os serviços da mulher.

(B) os homens são grosseiros e desrespeitam as lei de trânsito.

(C) os idosos e deficientes passam a receber um tratamento melhor. (D) os homens criam mais problemas com colegas de profissão.

(E) a população da Urca tornou-se exigente no transporte urbano.

Um comentário: