Música(Atividades):
Cotidiano
Chico Buarque
Todo dia ela faz tudo sempre igual
Me sacode às seis horas da manhã
Me sorri um sorriso pontual
E me beija com a boca de hortelã
Todo dia ela diz que é pra eu me cuidar
E essas coisas que diz toda mulher
Diz que está me esperando pro jantar
E me beija com a boca de café
Todo dia eu só penso em poder parar
Meio dia eu só penso em dizer não
Depois penso na vida pra levar
E me calo com a boca de feijão
Seis da tarde como era de se esperar
Ela pega e me espera no portão
Diz que está muito louca pra beijar
E me beija com a boca de paixão
Toda noite ela diz pra eu não me afastar
Meia-noite ela jura eterno amor
E me aperta pra eu quase sufocar
E me morde com a boca de pavor
Todo dia ela faz tudo sempre igual
Me sacode às seis horas da manhã
Me sorri um sorriso pontual
E me beija com a boca de hortelã.
Interpretação da letra:
1 – Como é a rotina diária do personagem da música?
A
rotina de um trabalhador na década de 70, contexto da ditadura militar, onde a
mulher era associada ao espaço privada.
2 – Como a mulher e retratada pelo compositor na canção?
Retire do texto uma frase que mostre essa imagem da mulher.
Como uma mulher dedicada e apaixonada.
“Todo dia ela diz que é pra eu me cuidar” / “E me beija com a boca de
hortelã.”
3 – Qual seria o papel do
homem na sociedade, de acordo com a canção? Retire do texto uma frase da canção
que mostre o papel masculino.
O papel do homem
nesta época era ser o único provedor de uma família.
“Me sacode as seis horas da manhã.”
4 – Os papéis do homem e da
mulher mudaram em nossa sociedade, da data de lançamento da canção até hoje?
Explique sua resposta e dê exemplos.
Sim, a música foi composta na década 70,
período da ditadura militar, nesta época era impossível para o autor pensar em
uma música em que a mulher tivesse papel “ativo” ou “independente”. Já nos dias
atuais cresce o número de mulheres chefes de família no país, segundo IBGE em
2014, 27,7 milhões de lares eram chefiados por mulheres.
5 – Em sua opinião, os
papéis feminino e masculino são iguais na sociedade? Justifique sua resposta.
Resposta pessoal
do aluno.
6 – Como o personagem da
música viveria a rotina?
Como natural,
pois não conhece uma outra forma.
7 – Em um texto literário,
geralmente apresenta-se uma reflexão sobre a realidade. O autor recaia, através
da linguagem, determinados fatos reais. Qual foi a realidade recriada pelo
autor do texto?
Recriou a rotina de um casal em que a
mulher fica em casa, acorda o marido e o espera no portão no final do dia.
8 – Observe a forma como o
texto como o texto se organiza. A primeira estrofe se repete no final, ou seja,
o texto termina onde começou, como um círculo se fechando. Qual a relação
entre essa estrutura circular, o título e o tema do poema?
A relação com a vida que o casal tem, a
rotina fazendo tudo igual na primeira estrofe e termina tudo se repetindo, por
isso o título cotidiano.
9 – Quem é o “eu” do poema?
E o “ela”?
Um homem simples, levando uma vida de
trabalhador. E “ela”, uma mulher dona de casa e apaixonada pelo seu marido.
10 – Comente a rotina do
casal, apresentada na 1ª estrofe.
Todo dia ela
fazia tudo igual, acordava o marido as seis horas da manhã, sorri e o beija.
11 – A rotina do casal vai
além da casa deles, isto é, é comum a outros casais. Transcreva um verso do
poema que comprove esta afirmação.
" Todo dia eu só penso em poder parar
Meio dia eu só penso em dizer não
Depois penso na vida pra levar
E me calo com a boca de feijão "
12 – O “eu” do poema se
rebela diante a situação rotina. Em que momento isso acontece? Por quê?
Ele se rebela
todos os dias ele pensa em poder parar. “Todo dia eu só penso em poder parar” /
“Meio dia eu só penso em dizer não.”
13 – Identifique no poema
expressões ou palavras que expressam a ideia de rotina. Transcreva-as.
“Acordar as seis horas da manhã” / “Diz
que está me esperando pro jantar” / “Ela pega e me espera no portão”.
14 – O autor aproveita de
outros dados, como o feijão que é um hábito alimentar comum no Brasil, para
reforçar a ideia de rotineiro. Comente.
Além de citar o feijão, também fala do
café que faz parte da cultura do brasileiro.
15 – A linguagem coloquial
escolhida pelo autor reforça a imagem de pessoa do povo. Comprove essa
afirmação com exemplos do texto.
Exemplos: pra/(para) e inicia vários
versos com os pronomes (o, as, lhe, nos, te, me...) segundo as normas
gramaticais não se inicia frases com os pronomes oblíquos.