sábado, 30 de março de 2024

GRAMÁTICA: PREPOSIÇÃO - COM GABARITO

 Gramática: Preposição

        Leia esta oração: André conversa com Ana sobre a escola.

        As palavras com e sobre estão ligando dois termos da oração. São preposições.

        Preposição é a palavra invariável que liga duas palavras entre si.

        As preposições podem ser:

·        Essenciais: a, ante, até, após, com, contra, de, desde, em, entre, para, per, perante, sem, sob, sobre, trás, etc.

·        Acidentais: são palavras que, não sendo realmente preposições, podem funcionar como preposições. Dentre elas, destacamos: afora, conforme, consoante, durante, exceto, salvo, etc.

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        LOCUÇÃO PREPOSITIVA

        Chamam-se locuções prepositivas as preposições formadas por mais de uma palavra.

        São locuções prepositivas: abaixo de, acerca de, a fim de, além de, ao lado de, apesar de, através de, de acordo com, em vez de, junto de, para com, perto de, etc.

        As preposições a, de, em, per podem aparecer ligadas com artigos, pronomes e advérbios, formando as contrações e combinações.

        Exemplos:

a)   João foi andando pela rua.

Na palavra pela, houve a ligação da preposição per com o artigo a.

b)   Não gosto desse queijo.

Na palavra desse, houve a ligação da preposição de com o pronome esse.

        A preposição a pode juntar-se a um outro a. Essa união chama-se crase.

        A indicação da crase é feita através de acento grave (à).

        Exemplos:

a)   Vou a a praia.

Vou à praia.

b)   José precisa ir a aquela padaria.

José precisa ir àquela padaria.

Entendendo a gramática:

01 – Sublinhe as preposições.

a)   Paulo está com fome.

b)   Coloquei o sino sobre a mesa.

c)   Desde ontem que não a vejo.

d)   Mamãe tomou chá com torradas.

e)   Marcelo viajou para São Paulo.

f)     José ficou entre a mesa e a cadeira.

g)   O café está sem açúcar.

02 – Complete as frases com preposições adequadas.

a)   Rodrigo está sem/com vontade de estudar.

b)   Vou de carro até/para o Rio de Janeiro.

c)   Estou sem/com dinheiro para viajar.

d)   Saí com/sem André para jantar.

e)   Desde dezembro que não vou à escola.

f)     O Flamengo jogou contra o Botafogo.

03 – Sublinhe o a quando for preposição, isto é, quando o a significar para.

a)   Vou a São Paulo.

b)   Dei o doce a André. Pergunte a ele se gostou.]

c)   Levo a notícia a todos.

d)   A garota mandou um cartão a seu tio.

e)   Lia começou a rir sem parar.

04 – Faça conforme o modelo.

        Nas = em + as.

·        Nos = em + os.

·        Na = em + a.

·        Dessa = de + essa.

·        Das = de + as.

·        Ao = a + o.

·        Aos = a + os.

·        Dos = de + os.

·        À = a + a.

·        Daqui = de + aqui.

·        Dela = de + ela.

·        No = em + o.

·        Aonde = a + onde.

05 – Organize frases com as locuções prepositivas abaixo:

a)   A fim de: resposta pessoal do aluno.

b)   Perto de: resposta pessoal do aluno.

c)   Através de: resposta pessoal do aluno.

d)   Além de: resposta pessoal do aluno.

06 – Complete com à, a ou às.

a)   Acordei às sete e trinta.

b)   Ofereci um bolo à professora.

c)   A fogueira começou a queimar às oito horas.

d)   Eu saí às pressas, mas fui à loja comprar a bola.

e)   Precisei sair às escondidas com a professora.

f)     Marquinhos foi à feira comprar frutas.

07 – Empregue a crase quando necessário.

a)   Fui a Paris e a Argentina. À Argentina.

b)   Entreguei o livro a professora. À.

c)   O avião saiu as 8 horas e chegou as 11 horas. Às – às.

d)   As vezes penso naquela piada que você me contou. Às.

e)   Preciso ir a sala contar a vocês o que aconteceu. à sala.

08 – Use corretamente sob ou sobre.

Sobre significa em cima de.

Sob significa embaixo de.

a)   O livro está sobre a mesa. (em cima de)

b)   Deixei o gato sob a cadeira. (embaixo de)

c)   Coloque a bandeja sobre o armário. (em cima de)

d)   Não coloque nada sobre o fogão. (em cima de)

e)   A empregada colocou o lixo sob a pia. (embaixo de).

f)     Deixe o dinheiro sobre a mesa. (em cima de).

09 – Crie uma frase com as palavras abaixo.

a)   Sobre: resposta pessoal do aluno.

b)   Sob: resposta pessoal do aluno.

 

GRAMÁTICA: VERBOS AUXILIARES - COM GABARITO

 Gramática: Verbos auxiliares

        Observe:

        Marquinhos sobe na árvore.

        Marquinhos está subindo na árvore.

        Quando dizemos “Marquinhos sobe na árvore”, o verbo subir aparece sozinho na sua conjugação.

        Quando dizemos “Marquinhos está subindo na árvore”, o verbo subir está auxiliado (ajudado) pelo verbo estar.

        Ser, estar, ter, haver são verbos auxiliares. Exemplos: Tenho brincado; estou brincando; havia brincado.

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Entendendo a gramática:

01 – Complete as frases com os verbos auxiliares do quadro.

        Haveremos – tem – está – foram – estão – foi.

a)   Os cachorros estão latindo no quintal.

b)   Os ladrões foram jogados na prisão.

c)   Titia tem estudado muito para o concurso.

d)   Helena está costurando na varanda.

e)   Papai foi perseguido pelo assaltante.

f)     Amanhã haveremos de prender os ladrões.

02 – Complete com o verbo ter no pretérito perfeito.

 Tiveste muita alegria. (2ª pessoa do singular)

·        Tivemos fé em Deus. (1ª pessoa do plural)

·        Tivestes amor ao próximo. (2ª pessoa do plural)

·        Tiveram medo de castigo. (3ª pessoa do plural)

·        Tive muita vontade. (1ª pessoa do singular)

·        Teve muita coragem. (3ª pessoa do singular)

03 – Reescreva as frases no futuro do presente.

a)   Eu fui muito estudiosa.

Eu serei muito estudiosa.

b)   Éramos muito unidos.

Seremos muito unidos.

c)   Ele há de vencer.

Ele haverá de vencer.

d)   Nós estivemos dançando.

Nós estaremos dançando.

e)   Eu tinha costurado a blusa.

Eu terei costurado a blusa.

f)     Eles estiveram estudando.

Eles estarão estudando.

04 – Organize frases, usando os verbos abaixo.

a)   Estar mais estudar: resposta pessoal do aluno.

b)   Ter mais escrever: resposta pessoal do aluno.

c)   Haver mais encontrar: resposta pessoal do aluno.

d)   Ser mais comprar: resposta pessoal do aluno.

05 – Agora, reescreva as frases, substituindo os verbos destacados pelo futuro do pretérito.

a)   O garoto ficou com saudades.

O garoto ficaria com saudades.

b)   Ela está lutando pela vida.

Ela estaria lutando pela vida.

c)   José é trabalhador.

José seria trabalhador.

d)   Mamãe haverá de combinar tudo.

Mamãe haveria de combinar tudo.

e)   Eles eram ótimos alunos.

Eles seriam ótimos alunos.

f)     Nós seremos felizes.

Nós seríamos felizes.

06 – Complete as frases com a forma verbal há (haver) ou tem (ter).

        Lembre-se que o verbo ter é mais comumente empregado no sentido de possuir e o verbo haver, no sentido de existir.

a)   Angélica tem cinco irmãos.

b)   muita injustiça no mundo.

c)   Na fábrica muita coisa para vender.

d)   Eu tenho cinco lápis e você tem sete.

e)   O que neste armário?

f)     Quantas figurinhas você tem?

07 – Organize uma frase com o verbo ter e outra com o verbo haver.

      Resposta pessoal do aluno.

ORTOGRAFIA: PALAVRAS EM EM - ÊM - Ê - EEM - COM GABARITO

 Ortografia: Palavras com EM – ÊM – Ê – EEM

        Leia e observe:

- Ele tem um livro.                      – Eles têm um livro.

- Ele vê a lua.                             – Eles veem a lua.

- Ele lê a história.                       – Eles leem a história.

- Ele crê em Deus.                     – Eles creem em Deus.

Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgQ7lXyOxvG_OcyJzYDtQbmszoviNcNkp87BRIOSEJKAQaT2a8bVAZxMnZT971T8X49FOmkIHLTL3fWqqPfOBqka6WYsWeMkB9EgfDsjGjNk25d-a9V_vXYvLgfYGboYQMMHNC4AkZLNeG93v3xW3mL4b3HKx1haHYKwDND1VYBuX5Ni2KDzTz2tu5K4ZA/s320/em-em-eem.jpg


Entendendo a ortografia:

01 – Complete no plural.

a)   Ele tem uma bola: Eles têm uma bola.

b)   Ele a flor: Eles veem a flor.

c)   Ele crê no que você disse: Eles creem no que você disse.

d)   Ele a canção: Eles leem a canção.

e)   Ele a lua: Eles veem a lua.

02 – Complete corretamente as frases.

a)   André vem contente e vocês vêm tristes.

b)   Vera lê o livro e os alunos leem o poema.

c)   O garoto vê a luz do sol, mas as crianças não veem.

d)   Marcos tem uma mochila e as garotas têm uma sacola.

e)   O professor crê nos alunos, mas os alunos não creem nele.

f)     Quero que você dê a bola e que eles deem o jogo.

03 – Organize frases com:

a)   Tem: resposta pessoal do aluno.

b)   Têm: resposta pessoal do aluno.

c)   Vem: resposta pessoal do aluno.

d)   Vêm: resposta pessoal do aluno.

04 – Faça a análise morfológica dos vocábulos destacados.

a)   João tem sete flores vermelhas.

João: dissílaba, oxítona, substantivo próprio, masculino.

Sete: dissílaba, paroxítona, numeral cardinal.

Vermelhas: trissílaba, paroxítona, adjetivo, feminino, plural.

b)   Nosso irmão apanhou um resfriado forte.

Nosso: dissílaba, paroxítona, pronome possessivo, masculino, singular.

Apanhou: trissílaba, oxítona, verbo apanhar, 1ª conjugação, 3ª pessoa do singular, pretérito perfeito.

Um: monossílabo átono, artigo indefinido, masculino, singular.

Forte: dissílaba, paroxítona, adjetivo, masculino, singular.

ORTOGRAFIA: PALAVRAS COM MAL OU MAU - COM GABARITO

 Ortografia: Palavras com MAL ou MAU

        Mau é um adjetivo, indica qualidade.

        Mal é um advérbio, indica modo.

        Usa-se mau quando se referir a um substantivo e puder ser substituído por bom.

        Usa-se mal quando se referir a um verbo e puder ser substituído por bem.

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgyQjOSFiy0TO0VMIdL2MylcZwHMRPzWBuwTgB4L5qET0aSOuHIm66U_sOKqbi_F70gaPta8t-9SaF2eAb_3O_sseBzFcZ7ZtTL8h-5md1Tqw_D1rYSHwMEi7Nl9xyRYlcaRR_-dqsT4F52mKMkm4iZt_gMtseByeTOHz9euEYhyQvEsGimrYQeOrwth1U/s1600/MAL.jpg


Entendendo a ortografia:


01 – Complete as frases, usando corretamente mal ou mau.

a)   Rodrigo era um mau aluno.

b)   Paulo está mal de saúde.

c)   Jorge tinha um mau comportamento.

d)   Ricardo foi mal nas provas.

e)   André é um mau companheiro.

f)     Mal terminou a festa, Cláudio saiu.

02 – Organize frases com as palavras:

a)   Mal: resposta pessoal do aluno.

b)   Mau: resposta pessoal do aluno.

03 – Faça a análise morfológica dos termos da frase abaixo.

        Roberto falou apressadamente comigo.

        Roberto: trissílaba, paroxítona, substantivo próprio.

        Falou: dissílaba, oxítona, verbo falar, 1ª conjugação, 3ª pessoa do singular, pretérito perfeito.

        Apressadamente: polissílaba, paroxítona, advérbio de modo, palavra invariável.

        Comigo: trissílaba, paroxítona, pronome pessoal, caso oblíquo, 1ª pessoa do singular.