sábado, 30 de março de 2024

GRAMÁTICA: VERBOS - 2ª E 3ª CONJUGAÇÕES - COM GABARITO

 Gramática: Verbos – 2ª e 3ª conjugações

        Observe e leia as frases:

·        Josefa mexe o bolo.

·        Daniela recebeu um lindo presente.

·        Marcelo subiu no muro.

·        Pedrinho dorme.

        Mexer e receber são verbos da 2ª conjugação porque o infinitivo termina em er.

        Mexer e receberer: 2ª conjugação.

        Subir e dormir são verbos da 3ª conjugação porque o infinitivo termina em ir.

        Subir e dormirir: 3ª conjugação.

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiGdQFhV45Pxca6-SphwvUdweGRu1PBioI8spR3N5CyqtHiVfhuxYlTEBtTCxwRrBrqN8wmmMmZunG92m1ipFfKdMtYgyTAYg1XlNzhQhipYddNp-iV8eCzStPBrRLx9f2AtQWpzyS0BfzNCgFBqyZ6Bca_WqHDKj52vgOhQwlJambdEEEOr3HhUWU-_uo/s320/VERBOS%20er.jpg


Entendendo a gramática:

01 – Reescreva as frases na 3ª pessoa do plural.

a)   Eu partirei cedo.

Eles partirão cedo.

b)   Ela bebeu o suco.

Elas beberam o suco.

c)   Que eu reparta os doces.

Que eles repartam os doces.

d)   Se eu comesse o pudim.

Se eles comessem o pudim.

e)   Nós abriríamos a porta.

Eles abririam a porta.

f)     Eu dormia tarde.

Eles dormiam tarde.

02 – Escreva a pessoa e o tempo dos verbos.

·        Correrão: 3ª pessoa do plural, futuro do presente.

·        Saíste: 2ª pessoa do singular, pretérito perfeito.

·        Dormíamos: 1ª pessoa do plural, pretérito imperfeito do indicativo.

·        Saíssem: 3ª pessoa do plural, pretérito imperfeito do subjuntivo.

·        Vendêsseis: 2ª pessoa do plural, pretérito imperfeito do subjuntivo.

·        Comermos: 1ª pessoa do plural, futuro do subjuntivo.

03 – Reescreva as frases, passando os verbos para os tempos pedidos.

a)   André bebeu o suco de abacaxi. (futuro do presente)

André beberá o suco de abacaxi.

b)   Nós escrevemos a narração. (pretérito imperfeito do subjuntivo)

Se nós escrevêssemos a narração.

c)   Eu subi a escada com Vera. (pretérito mais-que-perfeito)

Eu subira a escada com Vera.

d)   Ele sentiu muita dor. (futuro do pretérito)

Ele sentiria muita dor.

04 – Relacione corretamente.

A – 1ª conjugação.

B – 2ª conjugação.

C – 3ª conjugação.

(C) Cair.                   (B) Escrever.                    (A) Andar.

(C) Exibir.                 (A) Podar.                        (C) Discutir.

(B) Ler.                     (A) Gritar.                         (A) Dançar.

 

GRAMÁTICA: VERBOS - TEMPOS E MODOS - CONJUGAÇÕES - 1ª CONJUGAÇÃO - COM GABARITO

 Gramática: Verbos – tempos e modos – conjugações: 1ª conjugação

        Leia e observe:

        - O gato comeu os peixes.

        - André carrega a cesta.

        - Os meninos levam flores para a professora.

        As palavras levam, comeu, carrega são verbos.

        Verbo é a palavra que indica ação, estado ou fenômeno da natureza.

        O verbo flexiona em número, pessoa, tempo, modo e voz.

 Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhonTVdwC2sAJsvUhdyC8HLY7499vhlG5okI0ok8G9XxxaB-KDf739Jk3UHr76fJJaCcbRn3EE8aDE7kmPgv0Zdr1KC2nvOuL_YeKvN5wfq3ZAZrKxL1RiGmes2MyVeqMcWPtS9qgGpfkJwtWpN3dL2t5xHmQA7Eio7KyjMFVxdNvOsKscR4GR3_Xn0L2E/s320/VERBOS%20AR.jpg


        São dois os números do verbo:

·        Singular: eu, tu, ele, ela.

·        Plural: nós, vós, eles, elas.

São três as pessoas do verbo:

·        1ª pessoa: aquela que fala. Eu, nós.

·        2ª pessoa: aquela com quem se fala. Tu, vós.

·        3ª pessoa: aquela de quem se fala. Ele, ela, eles, elas.

        São três os tempos do verbo: presente, pretérito ou passado e futuro.

·        É presente quando o verbo indicar uma ação que está ocorrendo no momento em que se fala. Ex.: Aninha estuda a lição.

·        É pretérito ou passado quando o verbo indicar uma ação, um fato já ocorrido; um fato que já aconteceu. Ex.: A festa acabou.

·        É futuro quando o verbo indicar um fato que ainda vai ocorrer. Ex.: Marcos responderá à carta.

        Os tempos verbais são: Presente. Pretérito: imperfeito, perfeito e mais-que-perfeito. Futuro: do presente, do passado.

        Os modos verbais são: Indicativo indica um fato real, uma certeza. Ex.: Eu brinco no jardim. Subjuntivo – indica dúvida. Incerteza. Ex.: Se eu brincasse no jardim. Imperativo – indica ordem, desejo, apelo. Ex.: André, larga o lápis!

        As formas nominais do verbo são: Infinitivo, gerúndio, particípio.

        O infinitivo pode ser pessoal ou impessoal.

        É pessoal se apresentar um sujeito; será impessoal se não se referir a nenhum sujeito.

        São três as conjugações do verbo:

·        1ª conjugação – terminação em ar – andar, cantar.

·        2ª conjugação – terminação em er – vender, comer.

·        3ª conjugação – terminação em ir – dormir, subir.

        Todo verbo é formado de radical e vogal temática.

        Radical é a parte do verbo que serve como base do significado. Obtêm-se o radical do verbo, retirando-se as terminações ar, er, ir do infinitivo. Ex.: Infinitivo: canta. Radical: cant. Terminação: ar.

        Vogal temática é a vogal que se junta ao radical e indica a que conjugação pertence o verbo.

·        Vogal temática a – 1ª conjugação – cantar.

·        Vogal temática e – 2ª conjugação – vender.

·        Vogal temática i – 3ª conjugação – partir.

        Conjugar um verbo é expressá-lo em todas as formas que possui.

Entendendo a gramática:

01 – Sublinhe os substantivos e pinte os verbos.

a)   Daniela abriu o guarda-chuva.

b)   Chove muito e não viajarei.

c)   Mamãe partiu o bolo.

d)   Os pássaros cantam e voam.

e)   Amanheceu um dia bonito.

f)     Vovó costura e borda.

g)   Entrei na loja e comprei a blusa.

02 – Escreva os tempos verbais.

a)   Daniela tomou suco: Pretérito perfeito.

b)   Papai viajará cedo: Futuro do presente.

c)   Vera cantava no salão: Pretérito imperfeito.

d)   Eu andei de carro: Pretérito perfeito.

e)   Se eu estudasse a lição: Pretérito imperfeito do subjuntivo.

f)     Quando eu falar com José: Futuro do subjuntivo.

03 – Reescreva as frases na 1ª pessoa do plural.

a)   Eu acordei cedo.

Nós acordamos cedo.

b)   Ela chegará tarde.

Nós chegaremos tarde.

c)   Eu arrumava a casa.

Nós arrumávamos a casa.

d)   Se eu terminar cedo.

Se nós terminássemos cedo.

e)   Quando ela chorar.

Quando nós chorarmos.

f)     Tu gostarias do jogo.

Nós gostaríamos do jogo.

04 – Escreva a pessoa e o tempo dos verbos.

 Andarás: 2ª pessoa do singular, futuro do presente.

·        Comprei: 1ª pessoa do singular, pretérito perfeito.

·        Brincarias: 2ª pessoa do singular, futuro do pretérito.

·        Cantávamos: 1ª pessoa do plural, pretérito imperfeito do indicativo.

·        Dançarão: 3ª pessoa do plural, futuro do presente.

·        Brinco: 1ª pessoa do singular, presente do indicativo.

05 – Reescreva as frases, passando os verbos para os tempos indicados.

a)   Marcelo conversou com o colega. (Futuro do presente).

Marcelo conversará com o colega.

b)   Nós levamos os meninos para o sítio. (Pretérito imperfeito).

Nós levávamos os meninos para o sítio.

c)   Ele estudará as lições. (Futuro do pretérito).

Ele estudaria as lições.

d)   Eu empregaria os garotos. (Futuro do subjuntivo).

Quando eu empregar os garotos.

e)   Eles cantavam muito. (Pretérito imperfeito do subjuntivo).

Se eles cantassem muito.

06 – Complete com as formas nominais dos verbos.

Verbo:       chorar        brincar        falar        lembrar.

Infinitivo:   chorar         brincar       falar        lembrar.

Gerúndio: chorando      brincando      falando      lembrando.

Particípio: chorado      brincado      falado      lembrado.

07 – Complete, usando o verbo no tempo e modo indicados.

a)   Eu chego sempre cedo. (chegar – presente do indicativo).

b)   Nós brincaríamos se tivéssemos tempo. (brincar – futuro do pretérito do indicativo).

c)   Elas não faltarão às aulas. (faltar – futuro do presente do indicativo).

d)   Se ele acordasse cedo ganharia o prêmio. (acordar – pretérito imperfeito do subjuntivo).

e)   Nós falamos tudo a seu respeito. (falar – pretérito perfeito do indicativo).

08 – Faça a correspondência.

     A - 1ª conjugação.

     B - 2ª conjugação.

     C - 3ª conjugação.

     (A) brincar.                                   (A) sapatear.

     (B) comer.                                    (B) aparecer.

     (A) trabalhar.                                (C) conduzir.

     (C) dormir.                                    (C) dirigir.

     (B) bater.                                      (A) bailar.

 

 

 

 

domingo, 17 de março de 2024

GRAMÁTICA: NUMERAL - COM GABARITO

 Gramática: Numeral

        Numeral é a palavra que indica a quantidade de seres ou a ordem e posição de um ser numa série.

        Os numerais classificam-se em: cardinais, ordinais, fracionários, multiplicativos.

Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgL9wYYzbdQR6fzi0qpJFOpeei9sU9PGDar4DoxSkxev2zAzwhQLS-TyRTo6dBGx4XetPCyFMFsbE9Nd3GgqEX0f116I_3H2sfsgVwOAath00EV2iWozs-M8XwipSybLxsQpuht_ls_QYWmV5hRLZP9hFrin3RYQOUbX4M_NDT3_sW9iwT1suqaY8SDvAo/s1600/NUMERAL.jpg

 

        Numerais cardinais são os que indicam a quantidade dos seres. Exemplos: Márcio tem oito livros. André tem vinte lápis.

        Numerais ordinais são os que indicam a ordem ou posição dos seres numa série. Exemplos: Paulo foi o segundo a chegar. Marcelo foi o sétimo a chegar.

        Numerais fracionários são os que indicam uma divisão, uma fração. Exemplos: Ganhei a metade das figurinhas. Rodrigo ganhou um terço do pudim.

        Numerais multiplicativos são os que indicam uma quantidade multiplicada. Exemplos: Ricardo tem o triplo das moedas de Daniel. José conseguiu o quíntuplo dos pontos.
        O zero é um numeral cardinal.
        Emprego do numeral cardinal ou ordinal.
        -- Na indicação de reis, papas, séculos, partes de uma obra, usam-se os numerais ordinais até o décimo. Daí em diante, devem-se empregar os cardinais. Exemplos:
Século VII (sétimo).                          Luís XV (quinze).
Século XX (vinte).                             Henrique VIII (oitavo).
João Paulo II (segundo).                  Capítulo II (segundo).
João XXIII (vinte e três).                   Capítulo XIII (treze).
        Se o numeral anteceder o substantivo, será obrigatório o uso do ordinal. Exemplos: segundo séculoquarto capítulo.
        -- O numeral antes do substantivo deve ser lido como ordinal, concordando com o substantivo a que se refere. Exemplos:
VIII Copa do Mundo (oitava).
III Maratona Mundial (terceira).
IV Prêmio Tom Jobim (quarto).
Entendendo a gramática.
01 – Leia as frases e sublinhe os numerais.
a)   Mamãe comprou dez laranjas e cinco abacates.
b)   Quero ser o primeiro aluno da classe.
c)   Preciso do triplo das seis laranjas que você comprou.
d)   Daniela recebeu um sexto dos morangos.
e)   Vera ganhou a metade das figurinhas e Carlos apenas sete.
02 – Escreva o numeral ordinal correspondente.
Três: terceiro.                                Sessenta: sexagésimo.
Dez: décimo.                                 Oitenta: octogésimo.
Quinze: décimo quinto.                 Duzentos: ducentésimo.
Trinta: trigésimo.                           Noventa: nonagésimo.
Cem: centésimo.                           Mil: milésimo.
03 – Classifique os numerais em destaque.
a)   Tomei meio litro de suco. Fracionário.
b)   Metade da sala faltou. Fracionário.
c)   Mário recebeu um terço do salário. Fracionário.
d)   André foi o sétimo colocado no concurso. Ordinal.
e)   Hoje eles ganham o décuplo do que ganhavam. Multiplicativo.
f)     Ele arriscou um palpite triplo na loteria. Multiplicativo.
04 – Escreva por extenso os numerais ordinais.
19º - décimo nono.                    60° - sexagésimo.
26° - vigésimo sexto.                 85° - octogésimo quinto.
37° - trigésimo sétimo.               500° - quingentésimo.
51° - quinquagésimo primeiro.   800° - octingentésimo.
70° - setuagésimo.                     1000° - milésimo.
05 – Escreva os numerais abaixo nas colunas indicadas.
Metade – sexagésimo – trezentos – quíntuplo – um décimo – dobro – cem – décimo – milionésimo – triplo – seis – óctuplo – trigésimo – um milésimo – sete.
Cardinais: trezentos – cem – seis – sete.
Ordinais: sexagésimo – décimo – milionésimo – trigésimo.
Multiplicativos: quíntuplo – dobro – triplo – óctuplo.
Fracionários: metade – um sétimo – um décimo – um milésimo.
06 – Reescreva as frases, colocando por extenso os numerais.
a)   Beto já leu os capítulos IX e XII do livro.
Beto já leu os capítulos nono e doze do livro.
b)   D. João VI era filho de D. Maria I.
D. João sexto era filho de D. Maria primeira.
c)   Estamos no século XX e falamos sobre o século V.
Estamos no século vinte e falamos sobre o século quinto.
d)   O capítulo VI do livro de História se refere ao século XIX.
O capítulo sexto do livro de História se refere ao século dezenove.
e)   Paulo VI e João XXIII foram papas.
Paulo sexto e João vinte e três foram papas.