AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA PARA O 6º
ANO
D6 - Identificar o tema de um texto.
Poema: SAPATO É MUITO CHATO
mas é um fato:
em pata de pato
não cabe sapato.
Não há sapato
pra pata de gato
ou pata de rato.
E eu constato
que nem no mato
se encontra sapato
pra carrapato!
Fonte: CIÇA. Trava-Trela. Rio de
Janeiro: Nova Fronteira, 2009.
QUESTÃO 01 (Prova Rio, adaptada)
A palavra que retrata o tema da poesia é
(A) carrapato.
(B) sapato.
(C) gato.
(D) pato.
D6 - Identificar o tema de um texto.
Leia o poema
Na minha casa de vento
tem chá de chuva
bolo de neblina
empadão de pensamento.
Na minha casa encantada
tem macarronada de nuvem
e pastel de trovoada.
A sobremesa é transparente
na minha casa de vento
sorvete de orvalho
pavê de faz-de-conta
e torta de tempo
(ruim ou bom, não importa).
Você quer jantar comigo?
(Roseana Murray)
QUESTÃO 02 (SAEP 2012)
O tema central desse poema é
(A) banquete
(B) casa encantada
(C) lanches
(D) casa de vento.
D6 - Identificar o tema de um texto.
Leia este poema:
Poema: Meu cachorro Relâmpago
Sérgio Caparelli
O meu cachorro Relâmpago
acordou com sarampo.
Veio dona Manuela:
"Deve ser varicela".
E depois a dona Dora:
"Para mim é catapora".
E a dona Fabíola:
"Mais parece varíola".
Por fim, o veterinário:
"Oh, que belo disparate!
O cachorro se manchou
é com molho de tomate".
(Tigres no quintal. Porto
Alegre: Kuarup, 1995).
QUESTÃO 03 (SAEP 2012)
O texto trata principalmente
(A) de diferentes tipos de pessoas.
(B) de vários tipos de doenças tropicais.
(C) de cachorros.
(D) do veterinário de cães.
D6 - Identificar o tema de um texto.
Leia o poema
Poema: Guaraná com canudinho
Uma vaca entrou num bar
e pediu um guaraná.
O garçom, um gafanhoto,
tinha cara de biscoito.
Olhou de trás do balcão,
pensando na confusão.
Fala a vaca, decidida,
pronta pra comprar briga.
- E que esteja geladinho
pra eu tomar de canudinho.
Na gravata borboleta,
Gafanhoto fez careta.
Responde: - vaca sem grana
Se quiser, vai comer grama.
- Ah, é? muge a vaca matreira,
Quem dá leite a vida inteira?
- Dou leite, queijo, coalhada,
Reclamo, ninguém me paga.
Da gravata, a borboleta
Sai voando satisfeita.
Gafanhoto leva um susto,
Acreditando muito a custo.
E serve, bem rapidinho,
Guaraná com canudinho.
(Sérgio Caparelli. Boi da cara
preta. Porto Alegre: L&PM, 1998).
QUESTÃO 04 (SAEP 2012)
O assunto principal tratado no texto é
(A) a discussão dos bichos.
(B) a bicharada reunida.
(C) como servir a bebida.
D) o diálogo dos animais.
D1 - Localizar informações explícitas em um texto.
Leia a poesia
Poesia: O sanfoneiro só tocava isso!
Geraldo Medeiros e Haroldo Lobo
O baile lá na roça foi até o sol raiar
A casa estava cheia, mal podia se andar.
Estava tão gostoso aquele rebuliço,
Mas é que o sanfoneiro só tocava isso!
De vez em quando alguém vinha pedindo pra mudar,
O sanfoneiro ria, querendo agradar,
Mas parece que a sanfona tinha qualquer enguiço,
É que o sanfoneiro só tocava isso!
Fonte: http://www.poesiasefrases.com.br/o-sanfoneiro-so-tocava-isso/
QUESTÃO 05 (SAEP 2012)
Segundo o texto, a sanfona parecia com defeito
porque
(A) o sanfoneiro sempre tocava a mesma
música.
(B) o sanfoneiro ria, querendo agradar.
(C) a casa estava cheia e tinha muito rebuliço.
(D) o baile na roça foi até o sol raiar.
D1 - Localizar informações explícitas em um texto.
Leia o texto
Poesia: O elefantinho
Onde vais elefantinho?
Correndo pelo caminho,
Assim tão desconsolado?
Andas perdido bichinho?
Espetaste o pé no espinho?
O que sentes pobre coitado?
– Estou com um medo danado.
– Encontrei um passarinho.
MORAES, Vinícius de. A
Arca de Noé: poemas infantis. São Paulo: Cia das Letras, p.36.
QUESTÃO 06 (Prova da Cidade - 2010)
O elefante estava correndo porque
A) espetou o pé no espinho e sentia dor.
B) estava com medo de um passarinho.
C) estava procurando um bichinho perdido.
D) ficou perdido e desconsolado.
D 02 – Inferir informação em texto verbal.
Texto:
Cuidado
Depois
da chuva, o menino vestiu uma roupa azul muito bonita e saiu todo alegre para
brincar.
A mãe
avisou:
—
Cuidado! A roupa é nova, não vá se sujar.
Pouco
depois o menino voltou com a roupa suja de lama. A mãe, zangada, falou:
— Mas
você não sabia que a roupa estava limpinha? Que roupa custa dinheiro? Será que
você não sabe que menino educado não fica deste jeito?
— Tudo
isso eu sei. O que eu não sabia é que o carro ia passar bem na poça d’água e
jogar lama em mim.
QUESTÃO
07
O
menino ficou sujo de lama porque
(A) a
mãe ficou zangada.
(B)
era desobediente.
(C)
era mal educado.
(D) o carro jogou lama nele.
D 02 –
Inferir informação em texto verbal.
Texto:
O porco e os espinhos
Tem
sempre uma pedra no caminho do amigo porco-espinho. Ele corre no mato, até se
diverte, dá susto nos outros e tem namorada. Mas, coitadinho, não pode dar
abraço apertadinho.
PIMENTEL, Luís. Novas ideias. São Paulo: Brasil.
QUESTÃO
08
O
porquinho não pode dar um abraço apertado porque ele
(A)
corre no mato.
(B) dá
susto nos outros.
(C)
tem namorada.
(D) tem espinho.
D
02 – Inferir informação em texto verbal.
Texto:
O velho crocodilo
Amanhã
vai casar-se o velho crocodilo.
Pensa
e pensa sentado na margem do Nilo;
Pra
noiva crocodila, o que dar de presente?
Talvez
uma escova, uma fita ou um pente.
Pras
pestanas? Pulseiras? Ou talvez um anel?
Finalmente
decide: será um chapéu.
E
sentado assim, lá na margem do Nilo,
Pensa
em quem convidar o Senhor crocodilo.
Pensa:
doce ou salgado será o banquete?
E
quanto à sobremesa: quem sabe sorvete?
Ou
quem sabe salame? Ou arenque do mar?
Pensa
velho crocó: como é duro casar!
Di-Versos hebraicos. Trad. Tatiana Belinky; Mira
Perlow. São Paulo: Scipione, 1991.
QUESTÃO
09
Segundo
esse texto, o velho crocodilo
(A)
desistiu de casar.
(B) estava indeciso.
(C)
fez a lista de compras.
(D)
foi convidar um amigo.
D6 – Identificar o tema ou assunto de um texto.
Poema:
Irene no céu
Irene
preta
Irene
boa
Irene
sempre de bom humor.
Imagino
Irene entrando no céu:
–
Licença, meu branco!
E São
Pedro bonachão:
–
Entra, Irene. Você não precisa pedir licença.
Manuel Bandeira
QUESTÃO
10
O
assunto do poema é
(A) a
revolta de Irene com São Pedro.
(B) o encontro de Irene com São Pedro.
(C) a
impaciência de São Pedro com Irene.
(D) a
discussão de Irene e São Pedro.
D6 –
Identificar o tema
ou assunto de um texto.
Texto:
Mãos à água!
Elas
entram em contato com muitas coisas e podem levar micro-organismos nocivos para
a boca, os olhos e outras partes do corpo. Por isso, as mãos pedem atenção
especial. Devem ser lavadas antes das refeições, depois de ir ao banheiro e
sempre que em contato com a sujeira. A pele da palma das mãos é diferente da
restante do corpo e pode ser lavada mais vezes.
Ciência Hoje das Crianças. jan./fev. 2007, ano 20, nº176.
QUESTÃO
11
Qual é
o assunto desse texto?
(A) A
importância da água para o corpo.
(B) A importância de higiene com as mãos.
(C) Os
cuidados de higiene com os alimentos.
(D) Os
micro-organismos nocivos ao corpo.
D6 – Identificar o tema de um texto.
Texto: Menina e Menino
Nem sempre os colegas entendem a
amizade entre meninos e meninas. Mas o melhor é não ligar para as piadinhas
sobre namoro, assim a turma esquece o assunto. Se você encontrou uma pessoa
legal, não interessa se é menino ou menina. Contar com um melhor amigo de outro
sexo tem até vantagens.
Afinal, assim você vai poder entender mais
como as meninas ou os meninos pensam.
Revista Recreio, v. 6, n. 273,
p. 12, jun. 2005.
O assunto desse texto é
A) a amizade entre menino e menina.
B) a forma de pensar das meninas.
C) o encontro com uma pessoa legal.
D) o respeito a pessoas diferentes.
D8: Realizar inferência do sentido de uma palavra
ou de uma expressão em um texto.
Texto:
O susto do periquito
O Periquito Kito andava pela mata e procurava algo
para comer. Encontrou muitas coisas gostosas, comeu muito e sentiu sono. Quando
estava dormindo, acordou com uma chuva de coisas caindo em cima dele. Tomou um
baita susto, começou a gritar e fugir, achando que era o fantasma da mata.
Disponível em:
<www.plenarinho.com.br.saladeleitura>. Acesso em: 14 abr. 2010.
QUESTÃO
13
Na frase “Tomou um baita susto,” a palavra “baita”
significa
A) alto.
B) bobo.
C) dolorido.
D) grande.
D6:
Identificar o tema
de um texto.
Texto:
Gato pula de torre
Um
felino deu trabalho aos bombeiros de Florianópolis, que tentaram resgatá-lo.
Ele ficou cinco dias preso em uma chaminé de 15 metros de altura. Como a escada
dos bombeiros estava quebrada, eles escalaram o local. Os bombeiros tentaram o
resgate, mas o bichano pulou. Ele só foi salvo porque ficou preso em uma
bananeira.
Disponível em: <http://entretenimento.r7.com>. Acesso
em: 12 abr. 2011.
QUESTÃO
14
O
assunto desse texto é
A)
a preparação física dos bombeiros.
B) a tentativa de resgate de um gato.
C)
os problemas no trabalho dos bombeiros.
D)
os truques dos felinos para se defenderem.
D07:
Realizar inferência de uma informação implícita em um texto.
Texto:
Toma lá, dá cá
Na
Vila Cotoxó, logo ali no meio da mata, fica a toca de um mico sapeca. É a toca
do Mico Zeca. Mico Zeca é um macaco, dono de uma loja muito gozada. Na loja do
Mico Zeca se leva comida para toda a semana, mas só se paga com banana. Todo
dia é uma folia. Logo cedo já tem fila. – Bom dia, Mico Zeca! – Como vai, seu
tatu? – Vou com uma fome danada. – Leve um pouco de caju. – Boa ideia! E como
eu pago, Mico Zeca? – Ora, seu tatu, só um pouco de caju vale um pouco de
banana. – Oba! – falou o tatu, com seu caju. E Mico Zeca, todo dia da semana,
dava um pouco de comida por um pouco de banana.
MUNIZ, Flavia. Toma lá, da cá. São Paulo: Moderna, 1992.
Adaptado: Reforma Ortográfica.
QUESTÃO
15
Nesse
texto, a maneira de pagar os alimentos na loja de Mico Zeca deixava os animais
A) satisfeitos.
B)
endividados.
C)
famintos.
D)
surpresos.
D10: Distinguir um fato de uma opinião.
Texto:
Regiões brasileiras
Nosso
país é realmente fantástico! Há abundância em tudo: vegetação, água, espécies
animais, extensão territorial, etc. Justamente pela grande diversidade natural,
social, econômica e também pela extensão territorial – temos 8 514 877 km2 em
extensão, foi necessário dividir nosso país em regiões, dessa forma fica mais
fácil administrar e estimular o desenvolvimento baseando-se nas características
regionais. Atualmente o Brasil é formado por 26 estados e um Distrito Federal,
divididos em cinco regiões: Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sul e Sudeste.
[...]
Disponível em: <http://www.smartkids.com.br/especiais/regioes-brasileiras.html>.
Acesso em: 24 out. 2014. Fragmento.
QUESTÃO
16
O
trecho desse texto que apresenta uma opinião é:
A) “Nosso país é realmente fantástico!”.
B)
“... temos 8 514 877 km² em extensão,...”.
C)
“... foi necessário dividir nosso país em regiões,...”.
D)
“Atualmente o Brasil é formado por 26 estados...”.
D12: Identificar o gênero do texto.
Leia
o texto abaixo.
Identidade
Às vezes nem eu mesmo
Sei
quem sou.
Às
vezes sou
“o
meu queridinho”,
Às
vezes sou
“moleque
malcriado”.
Para
mim
Tem
vezes que sou rei,
Herói
voador,
Caubói
lutador, jogador campeão.
Às
vezes sou pulga,
Sou
mosca também,
Que
voa e se esconde
De
medo e vergonha.
Às
vezes eu sou Hércules,
Sansão
vencedor,
Peito
de aço,
Goleador!
Mas
o que importa
O
que pensam de mim?
Eu
sou quem sou,
Eu
sou eu,
Sou
assim, sou menino.
BANDEIRA, Pedro. Cavalgando o Arco-Íris. São Paulo,
Moderna, 2002.
QUESTÃO
17
Esse
texto é
A)
um anúncio.
B) um poema.
C)
uma fábula.
D)
uma piada.
D06
– Identifica o tema
de um texto
Texto:
Viajando por aí...
Saiba
como as mudanças no clima podem ajudar uma borboleta a expandir seu
território Com o aumento da temperatura
causado pelo aquecimento global, a borboleta da espécie Aricia agestis
conseguiu expandir seu território. Você já deve ter ouvido falar que o
aquecimento global prejudica muitas espécies. Porém, um estudo feito por
pesquisadores da Inglaterra e dos Estados Unidos mostrou que as mudanças no
clima podem ajudar a borboleta da espécie Aricia agestis a expandir o ambiente
em que vive. Segundo os cientistas, o
aumento da temperatura durante os verões dos últimos vinte anos fez com que
essa borboleta ocupasse 79 quilômetros além de seu habitat natural. (...) Apesar de ampliar os horizontes da borboleta,
o aquecimento global ainda prejudica muitos bichos. “Nosso estudo mostra que as
mudanças no clima mudam também as interações entre as plantas e os animais, e a
consequência disso pode ser muito mais complexa do que se imagina”, completa a
pesquisadora.
Disponível em: <http://chc.cienciahoje.uol.com.br/>
Acesso em: 1 jun. 2012. Fragmento.
QUESTÃO
18
O
assunto desse texto é
A)
a alimentação das borboletas.
B) a expansão do território de uma espécie de borboleta.
C)
o aumento da temperatura.
D)
o estudo das características de uma espécie de inseto.
D12
– Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros
Texto:
Alpinistas italianos são resgatados após atingirem o pico do Monte Aconcágua
Outros dois integrantes do grupo foram encontrados mortos
Da
agência - Buenos Aires
Dois
alpinistas italianos foram resgatados nesta sexta-feira do Monte Aconcágua, na
Argentina. Eles foram levados, de helicóptero, para um hospital na cidade de
Mendoza. Outros dois integrantes do grupo já haviam sido encontrados mortos na
montanha. Marco Afazio, de 39 anos, e
Marina Acanazi, de 35 anos, estão internados em estado delicado. Já Mateo
Refrigerato, de 35 anos, ainda espera, em estado crítico, por socorro em um
acampamento. Após atingirem o cume, os três sobreviventes passaram duas noites
com temperaturas entre 20 a 30 graus abaixo de zero, sem barraca, saco de
dormir ou fogareiro.
(...)
Portal G1. Disponível em www.g1.com.br Acesso em: 09 de jan.2009
A
função desse texto é
A)
denunciar uma prática.
B)
explicar um fato.
C)
fazer uma descrição.
D) noticiar um acidente.
D10
– Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a
narrativa
Texto:
O REFORMADOR DO MUNDO
Américo
Pisca-Pisca tinha o hábito de pôr defeito em todas as coisas. O mundo para ele
estava errado e a natureza só fazia asneiras.
– Asneiras, Américo? – Pois
então?!... Aqui mesmo, neste pomar, você tem a prova disso. Ali está uma
jabuticabeira enorme sustendo frutas pequeninas, e lá adiante vejo colossal
abóbora presa ao caule duma planta rasteira. Não era lógico que fosse
justamente o contrário? Se as coisas tivessem de ser reorganizadas por mim, eu
trocaria as bolas, passando as jabuticabas para a aboboreira e as abóboras para
a jabuticabeira. Não tenho razão?
LOBATO, Monteiro. O reformador do mundo. In: Obra Infantil
Completa. São Paulo: Brasiliense, s.d.
QUESTÃO 20
Quando
falou sobre a reforma da natureza, Américo estava
A) num pomar.
B)
num rio.
C)
numa floresta.
D)
numa praça.