quarta-feira, 7 de fevereiro de 2024

TEXTO: OS CACHORROS - RECREIO - COM GABARITO

 TEXTO: OS CACHORROS

Os zoólogos acreditam que o cachorro é originário de uma espécie de lobo que vivia na Ásia. Depois os cães se juntaram aos seres humanos e se espalharam por quase todo o mundo. Essa amizade começou há uns 12 mil anos, no tempo em que as pessoas começaram a caçar para se alimentar. Os cachorros perceberam que, se não atacassem os humanos, poderiam ficar perto deles e comer a comida que sobrava. Já os homens descobriram que os cachorros puderam ajudar a caçar, a cuidar de rebanhos e a levar conta da casa, além de serem ótimos companheiros. Um colaborava com o outro e a parceria deu certo.

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Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEggRIyFDS0Jo-xGqZW_3xBURLgydPpz0CYe8LE8ySuCazhA5xCgKlOhSrz8o9VUTJsVZfIjboHRt68e2dBqnLzasjiuKEDptsUTXd_iAuqWSPhz_14ItQmqzPNXDDB-OZ650qUjpKMUIoKd1uOuq928eVsBfGsZubnfPbyylME4U3W4ZDoWWB_3aAIA6_U/s320/CACHORROS.jpg


Entendendo o texto

01. Qual é a origem dos cachorros, de acordo com os zoólogos? Os zoólogos acreditam que os cachorros se originaram de uma espécie de lobo que vivia na Ásia.

02. Quanto tempo atrás começou a amizade entre humanos e cachorros, de acordo com o texto?

A amizade entre humanos e cachorros começou há aproximadamente 12 mil anos.

03. Por que os cachorros chegaram a se aproximar dos humanos, de acordo com o texto?

Os cachorros perceberam que, se não atacassem os humanos, poderiam ficar perto deles e comer a comida que sobrava.

04. Quais são algumas das maneiras pelas quais os cachorros ajudaram os humanos, conforme referência no texto?

Os cachorros ajudaram os humanos a caçar, a cuidar de rebanhos e a levar conta da casa, além de serem ótimos companheiros.

05. Como a parceria entre humanos e cachorros está descrita no texto?

A parceria entre humanos e cachorros é descrita como uma colaboração mútua onde uma ajuda o outro, resultando em uma relação bem-sucedida.

06. Qual é o assunto do texto?

A relação entre homens e cães.

segunda-feira, 5 de fevereiro de 2024

ORTOGRAFIA: PALAVRAS COM R OU RR - COM GABARITO

 Ortografia: Palavras com R ou RR

        No início ou no meio das palavras, depois de consoantes, usa-se r. entre vogais usa-se rr.

Exercícios:

01 – Copie as palavras, completando com r ou rr.

·        Relógio: relógio.

·        Carroça: carroça.

·        Rua: rua.

·        Ferradura: ferradura.

 Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh-1qPblgG47c9WjqgABNdXhkIEl8QuP_Uq-bGBU4gA2qANZN2LqubIKTrMwKFAb6neMwI8Y2m6GP2uu4xPoq0wLzyV8OXKWp8RZJdHqFijZolLPZq8XYbEUgJZTnoNSbzRRJLc2oKgl_CJnGR1XTk-I439xTkV4W-w6cNna6CxzOKBzGML0hslT2KoqG0/s1600/RR.png


·        Rádio: rádio.

·        Barraca: barraca.

·        Enriquecer: enriquecer.

·        Guerra: guerra.

·        Rapaz: rapaz.

·        Cachorro: cachorro.

·        Honra: honra.

·        Cigarra: cigarra.

02 – Separe as sílabas das palavras.

·        Carroça: car-ro-ça.

·        Relojoeiro: re-lo-jo-ei-ro.

·        Borracha: bor-ra-cha.

·        Riacho: ri-a-cho.

·        Ferradura: fer-ra-du-ra.

·        Honrado: hon-ra-do.

·        Ferrugem: fer-ru-gem.

·        Enriquecer: en-ri-que-cer.

·        Terreno: ter-re-no.

·        Raiva: rai-va.

·        Macarrão: ma-car-rão.

·        Rapadura: ra-pa-du-ra.

03 – Ordene as sílabas das palavras.

·        ro- ser-te: serrote.

·        re-mar-co: marreco.

·        pa-car-ra-to: carrapato.

·        ce-bur-ri: burrice.

·        ga-bar-ri: barriga.

·        li-re-ão-gi: religião.

·        rei-bar-ra: barreira.

·        dor-re-ma: remador.

·        re-dor-cor: corredor.

·        ca-re-do: recado.

ORTOGRAFIA: PALAVRAS COM S OU SS - LH OU LI - COM GABARITO

 Ortografia: Palavras com S ou SS – LH ou LI

        Emprega-se S:

·        No início da palavra – sapo.

·        No meio da palavra, depois de consoante – ganso.

        Emprega-se SS:

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEihkwTZoZjcrbdR_ejdTCE3Cprw0aFvIvPKHHuA-aFdU6o90pwNXA03PiggPMWZ7_Q7cXu4xYlVpO2RQ-fTqxPpAovOcWsVGlB92J0Id7pHAFVJg73jZ77rAqlXueOP6xR0GvaEn-u1CNBgH22m3wKOH44hUj8kjjoq9RF-UTHz_fTRb6f3syO3Qz9Efdg/s320/Palavras-com-LH.jpg


·        No meio da palavra, entre vogais – tosse, osso.

Entendendo a ortografia:

01 – Complete as palavras com SSS.

·        Sino.

·        Bolso.

·        Massa.

·        Classe.

·        Sacola.

·        Pensar.

·        Professora.

·        Vassoura.

·        Sorvete.

·        Cansado.

·        Interessante.

·        Passado.

02 – Complete as palavras com lh ou li.

·        Palha.

·        Milho.

·        Família.

·        Filho.

·        Telha.

·        lio.

·        Trabalho.

·        Barulho.

·        Auxílio.

·        Marília.

·        Mobília.

03 – Ordene as sílabas e escreva as palavras.

·        re-lhu-o-do: orelhudo.

·        al-fi-li: filial.

·        lha-pi: pilha.

·        xi-li-au-ar: auxiliar.

·        be-a-lha: abelha.

·        Ju-nho-li: Julinho.

·        lho-ve: velho.

·        a-ção-fi-li: filiação.

04 – Organize frases com as palavras abaixo.

a)   Família: resposta pessoal do aluno.

b)   Maravilha: resposta pessoal do aluno.

c)   Imobiliária: resposta pessoal do aluno.

ORTOGRAFIA: PALAVRAS COM X COM SOM DE CS E AM E ÃO - COM GABARITO

 Ortografia: Palavras com X com som de CS e AM e ÃO

        Exercícios:

01 – Complete as palavras com X, copie-as e depois leia.

  Tóraxtórax.

·        Reflexo – reflexo.

·        Crucifixo – crucifixo.

·        Reflexão – reflexão.

·        Fixo – fixo.

·        Maxilar – maxilar.

·        Oxigenada – oxigenada.

·        Oxigenar – oxigenar.

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh9RGKRxcPtiWn0-IaCp_tKh6_VzeNLgeCFnIbdIm6nD2Lkz5E6yUWTZS3p3L7Q-78RtdK0en3LqDgDDPQa2L6lrnh7zprWlh_58rVKYuxTo8v0Fy5SO9rN0XaPCldeTFCXzERbvi6O6Z1ofbNt_1c9lVojWoPBbgS-oJ4dvRpnu5X07GnQTPjccyYb7dA/s320/ORTO.jpg


02 – Faça como o modelo.

Oxigenada – o-xi-ge-na-da.

·        Maxilar – ma-xi-lar.

·        Fixador – fi-xa-dor.

·        Boxe – bo-xe.

·        Flexionar – fle-xi-o-nar.

·        Crucifixo – cru-ci-fi-xo.

·        Oxigenar – o-xi-ge-nar.

·        Sexo – se-xo.

·        Flexão – fle-xão.

        Palavras com AM e ÃO: Quando o verbo estiver no passado, usa-se am. Quando o verbo estiver no futuro, usa-se ão.

03 – Complete as frases com os verbos no pretérito perfeito ou no futuro do presente.

a)   Amanhã eles escreverão a carta. (escrever).

b)   Semana passada, Marcelo e André viajaram. (viajar).

c)   No próximo final de semana, eles correrão na orla. (correr).

d)   Nas férias, eles tomarão sorvete. (tomar).

e)   Ontem, eles subiram na árvore. (subir)

04 – Observe e faça como o modelo.

Os meninos estão felizes.

Os – Monossílabo, átono, artigo definido, masculino, plural.

Felizes – Trissílaba, paroxítona, adjetivo, plural.

a)   Uns alunos agem com vaidade.

Uns – Monossílabo, átono, artigo indefinido, masculino, plural.

Alunos – Trissílaba, paroxítona, substantivo comum, masculino, plural.

Vaidade – Trissílaba, paroxítona, substantivo abstrato, feminino, singular.

b)   Eu gosto de você.

Eu – Monossílaba, átono, pronome pessoal, caso reto, 1ª pessoa do singular.

Você – Dissílaba, oxítona, pronome pessoal de tratamento, singular.

c)   Cristina vende bala de coco.

Cristina – Substantivo próprio, paroxítona trissílaba, feminino.

Vende – 3ª pessoa do singular, presente do indicativo, 2ª conjugação (vender), dissílaba, paroxítona.

Coco – Dissílaba, oxítona, substantivo comum, singular.

GRAMÁTICA: FLEXÃO DOS ADJETIVOS - GÊNERO E NÚMERO - COM GABARITO

 Gramática: Flexão dos adjetivos – gênero e número

        Quanto ao gênero o adjetivo pode ser uniforme e biforme.

        Uniforme – quando o adjetivo apresenta uma única forma para os dois gêneros. Exemplos: Masculino: gato feliz; Feminino: gata feliz.

        Biforme – quando o adjetivo apresenta duas formas: uma para o masculino, outra para o feminino. Exemplos: Masculino: rapaz estudioso. Feminino: moça estudiosa.

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh3i4WgkPuaB7bev_0tCRSwKR3lIgJeOjHPScwDLf92V-KLtFw1tj2LWjxqGaISMigmEZVPn3Hi6X2YgZ_NY0yQcjSfJOI7vFJOF7pPDuZ_Ow-LDk4BzsfICV-0tXk5LB8ZThTwZmofd61spaNLs_Hf6P2-KTpGSUyfyI08bxtkptOMocMvEWtB-Gj5TJU/s1600/FLEX%C3%83O.jpg


   Quanto ao número, os adjetivos podem ser flexionados em singular e plural.

        Os adjetivos simples formam o plural da mesma maneira que os substantivos simples. Exemplos: Singular: lição fácil. Plural: lições fáceis.

        Flexão dos adjetivos compostos.

        De um modo geral, nos adjetivos compostos somente o último elemento varia, tanto em gênero quanto em número. Exemplos: camisa verde-clara; camisas verde-claras.

        Alguns adjetivos compostos não seguem essa regra; são exceções:

a)   Os adjetivos compostos azul-marinho e azul-celeste são invariáveis. Exemplos: sapato azul-marinho; sapatos azul-marinho. Blusa azul-celeste; blusas azul-celeste.

b)   Nos adjetivos compostos que indicam cores, se o último elemento for um substantivo, o adjetivo composto fica invariável. Exemplos: copo verde-abacate; copos verde-abacate. Blusa amarelo-ouro; blusas amarelo-ouro.

c)   No adjetivo composto surdo-mudo, os dois elementos variam. Exemplos: menino surdo-mudo; meninos surdos-mudos.

Entendendo a gramática:

01 – Passe para o feminino e plural.

a)   Padrinho feliz: Madrinhas felizes.

b)   Herói legal: Heroínas legais.

c)   Homem alegre: Mulheres alegres.

d)   Genro honesto: Noras honestas.

e)   Carneiro manso: Ovelhas mansas.

f)     Menino horrível: Meninas horríveis.

02 – Passe para o plural.

a)   O homem é alto e a mulher é baixa.

Os homens são altos e as mulheres são baixas.

b)   O carro novo e veloz.

Os carros novos e velozes.

c)   Animal selvagem e feroz.

Animais selvagens e ferozes.

d)   A casa azul e a flor cheirosa.

As casas azuis e as flores cheirosas.

03 – Escreva no plural.

a)   Camisa verde-laranja: camisas verde-laranja.

b)   Terno azul-marinho: ternos azul-marinho.

c)   Sapato verde-garrafa: sapatos verde-garrafa.

d)   Tênis marrom-café: tênis marrom-café.

e)   Fita vermelho-sangue: fitas vermelho-sangue.

f)     Papel verde-abacate: papéis verde-abacate.

g)   Camisa azul-celeste: camisas azul-celeste.

04 – Reescreva as frases no plural.

a)   O surdo-mudo é muito agradável.

Os surdos-mudos são muito agradáveis.

b)   A mãe comprou a blusa azul-choque para a filha.

As mães compraram as blusas azul-choque para as filhas.

c)   A tia vendeu a saia amarelo-ouro.

As tias venderam as saias amarelo-ouro.

d)   Ele fez operação médico-cirúrgica.

Eles fizeram operações médico-cirúrgicas.